Na avaliação 360 graus, conhecida também como Feedback 360°, Feedback com Múltiplas Fontes, e Avaliação Multivisão, o funcionário recebe feedbacks de diversas fontes ao seu redor (daí o nome 360º). É como se ele estivesse sentado e todos os stakeholders o avaliassem por meio de um questionário ou outro documento.
Esses stakeholders podem ser seus pares de trabalho, superiores, subordinados, clientes internos e externos. Neste tipo de avaliação é considerada também a avaliação que o próprio colaborador faz de si mesmo.
A Avaliação 360° trata-se de uma avaliação em que o avaliado será analisado e pontuado por ele mesmo, seus gestores, subordinados e outros colaboradores da organização. É fundamentada na técnica do feedback, um dos melhores processos de desenvolvimento profissional, pois não se trata de uma opinião que vai expressar sentimento ou emoção e sim de informações e críticas honestas e assertivas, que vão auxiliar no ajuste da performance de uma pessoa.
Tal avaliação é feita por meio de um questionário específico, que visa descrever os comportamentos e competências considerados essenciais pela organização, a fim de facilitar o alcance de seus objetivos estratégicos. Este método de avaliação de desempenho é o mais adequado para situar o colaborador com relação às competências desejadas pela empresa.
Ao receber uma avaliação 360°, é preciso estar aberto para refletir essas informações, pois este é um processo capaz de motivar a criação de um ambiente favorável a relacionamentos, troca de experiências, principalmente ao desenvolvimento pessoal, profissional e organizacional.
A implantação da avaliação de desempenho 360°, através da visão dos stakeholders sobre o avaliado, facilita a identificação de qualidades do colaborador que muitas vezes não são destacadas pelos seus pares de trabalho, bem como as necessidades de melhoria pouco discutidas por seus superiores, por exemplo.
Com o resultado desta avaliação, o profissional terá insumos para seu desenvolvimento seja como líder, gestor e profissional. É também uma forma de aprimorar e potencializar sua performance, criando planos de ação para desenvolver melhorias em algumas atividades, bem como reforçar ou melhorar atitudes avaliadas.
É extremamente importante o profissional ter visão sistêmica, para que possa se posicionar em uma estrutura organizacional. Entender o seu papel no processo em que atua também é fundamental para que as pessoas percebam quais as funções dos colegas de trabalho, e desta forma contribuir de modo voluntário e amplo para o sucesso de todos em uma organização.
Ter a oportunidade de realizar uma avaliação como esta é ter em mãos conhecimentos para se autodesenvolver e aprimorar seu desempenho.
Assista Ao Vídeo Abaixo e Saiba como o RHbot pode transformar os Resultados das suas Equipes de Trabalho.
Clique no link abaixo e comece agora mesmo a criação de Equipes de Alta Performance!