Como aplicar Avaliação de Desempenho 360°?4 min read


A Avaliação de Desempenho 360 graus é uma ferramenta de análise de desempenho para empresas. Nela, o trabalho do colaborador é avaliado por mais de uma pessoa.

Os principais focos são liderança, proatividade, flexibilidade, aptidão, disponibilidade, integração, produtividade, ética e organização.

Avaliação de Desempenho 360 graus

Através de um questionário online e confidencial enviado aos avaliadores, superiores e outros colaboradores da organização, diversas perguntas são respondidas sobre a conduta do profissional (que escolhe quem responderá ao formulário).

Antes da implementação deste processo, o RH precisa se responsabilizar pelo treinamento de avaliadores e avaliados, para o correto preenchimento das respostas e também para deixar claro que a avaliação de desempenho tem esse nome porque se preocupa inteiramente com o desenvolvimento dos colaboradores.

Confira o que fazer e o que evitar na hora de implementar o processo da sua empresa:

Planeje bem o seu formulário

Avaliação de Desempenho 360 graus

Imagine que o seu formulário de avaliação possui 50 itens e você pede que sejam examinadas 10 pessoas. Isso significaria que cada colaborador teria 500 questões para pensar, e provavelmente o feedback não seria bem feito, já que tanto os avaliadores estariam cansados quanto os avaliados passariam por alguns pontos sem prestar muita atenção. Geralmente, três ou quatro pessoas é um número razoável.

Você pode, por exemplo:

  • Escolher um colega no mesmo nível hierárquico, um gerente de outro departamento que trabalhe em conjunto e um cliente;
  • Escolher três clientes;
  • Escolher apenas colegas do avaliado.

O formulário também deve ser feito para preencher em 15 minutos. Faça perguntas simples e que envolvam no máximo cinco competências. Também preocupe-se com a usabilidade da ferramenta, para não gerar muitos questionamentos ou falhas no processo. Sistemas ou processos imprecisos ou confusos podem levar a resultados improdutivos, metas de desenvolvimento não apropriadas, stress, cinismo, descrença e falta de participação.

Treine os gestores

Avaliação de Desempenho 360 graus

Muitos gestores não sabem o que fazer com os resultados da avaliação de desempenho e acabam por não utilizá-los em favor do colaborador e de seus resultados.

O passo inicial é realizar uma capacitação no conceito de gestão por competências, feedback e acompanhamento diário de seus colaboradores. Isso deve ficar bem claro para todos.

A avaliação de desempenho implica avaliar as competências gerenciais (para gestores), competências organizacionais (ligadas à empresa) e competências funcionais (ligadas à descrição do cargo).

Se o processo seguinte à avaliação não ocorrer, o exame já será realizado com pouca ou quase nenhuma motivação.

Seja claro sobre confidencialidade

Avaliação de Desempenho 360 graus

É um problema muito grave se as informações contidas em uma avaliação de desempenho se espalham pelos corredores.

Para chegar ao processo de 360°, a empresa precisa ter a cultura da avaliação bastante madura, tanto para líderes quanto para liderados, ou seja, que fique bem claro que o processo de avaliação é feito para desenvolvimento das pessoas, trazendo melhoria das competências técnicas, organizacionais e pessoais, e também da relação entre chefes e subordinados, fornecedores, clientes etc.

Portanto, estabeleça critérios éticos com os avaliadores para que isso não aconteça.

Foque no desenvolvimento, não na performance

Avaliação de Desempenho 360 graus

Se alguém enfrenta consequências negativas ou é demitido como resultado de uma avaliação 360°, você pode esquecer de receber um feedback honesto e confiável da próxima vez que você executar o processo.

Os entrevistados vão deliberadamente exagerar as suas respostas, sabendo que elas podem trazer tais consequências.

A avaliação 360° deve ser utilizada para reflexão e desenvolvimento, não como instrumento de mensuração de performance.

Entregue o feedback da maneira certa

Avaliação de Desempenho 360 graus

A empresa pode estudar a melhor maneira de trabalhar os resultados, como:

  • Levar o próprio avaliado a compartilhá-los com seu superior imediato para discutir seu plano de desenvolvimento, alinhando suas necessidades com aquelas identificadas pela empresa;
  • Fazer uma reunião com um profissional treinado, que pode explicar e esclarecer o feedback e também lidar com as reações emocionais das pessoas;
  • Proporcionar aos profissionais treinamentos, cursos ou alterações em suas condições de trabalho para que possam desenvolver as competências necessárias.

Como o RHbot pode facilitar seu processo?

Através do RHbot, sua Avaliação de Desempenho 360° terá todos os recursos tecnológicos necessários para ser um sucesso.

Você conseguirá facilmente configurar os pesos dos avaliadores, visto que a avaliação de um superior deve ter um peso maior que um subordinado, por exemplo.

Existem outras diversas funcionalidades exclusivas da ferramenta, que criamos para torná-la ainda mais poderosa nesse tipo de avaliação, assim como recursos que reduzem o tempo gasto no processo da consultora responsável.

Clique no link abaixo e Experimente Gratuitamente, sem nenhum custo…

>>Sim! Quero experimentar o RHbot