O que é uma consultoria de marketing digital?5 min read


Empresas e profissionais de todas as esferas da vida usam o marketing digital para expandir seus negócios e, quando começam a buscar soluções, se deparam com dúvidas se realmente vale a pena fazê-lo.

Os parâmetros de trabalho da consultoria de marketing digital são os mesmos de outros trabalhos de consultoria, ou seja, o objetivo é aconselhar, apontar falhas e ajudar o cliente a desenvolver estratégias que lhe permitam atingir seus objetivos.

Seguindo os seguintes meios:

Compreender os valores, a missão e os objetivos da empresa a curto, médio e longo prazo;

Diagnosticar tudo sobre a presença online de uma marca;

Confirmar o alvo após analisar os dados de diagnóstico;

Indicação detalhada de mudanças (por exemplo, atividades e políticas envolvendo presença online).

Visão detalhada de seu negócio

Um diagnóstico feito no início de uma consulta já é uma ótima arma para melhorar os mais diversos aspectos do seu negócio.

Muitas vezes os dados aos quais você tem acesso não são analisados ​​por falta de conhecimento, e escondem informações importantes:

Os consultores transformarão todos os números e gráficos que você não conhece em informações úteis para conquistar mais clientes e aumentar as vendas.

Além disso, o consultor avaliará seus concorrentes para comparar determinados aspectos e mostrar como melhorá-los.

Especialização em campanhas

Os consultores de marketing digital não atendem apenas a sua empresa. Isso significa que ele tem uma boa experiência com vários tipos de atividades online.

Em outras palavras, você pode economizar muito dinheiro cortando anúncios e outros tipos de serviços online para que você gaste apenas no essencial.

Outra vantagem de fazer isso é que geralmente possui templates, que são modelos prontos para execução das estratégias que seu negócio irá empregar.

Isso economiza muito tempo, por exemplo, e significa que você não precisa esperar dias para iniciar uma nova venda. Como tempo é dinheiro, essa é uma grande vantagem.

Opiniões positivas

Os consultores geralmente ajudam você a obter a luz que falta, resultando em uma ideia extraordinária. Isso pode acontecer, por exemplo, durante um diagnóstico quando você está online, porque muitas informações relevantes que geralmente estão escondidas de você estão lá.

Algumas empresas podem achar que um determinado produto não recebe tanta atenção porque o marketing se concentra nas vantagens menos atraentes.

Também pode ser que um produto ao qual você não presta muita atenção tenha um potencial de vendas incrível que nunca foi explorado.

Outro ponto é que os consultores geralmente conhecem as técnicas de divulgação e promoção de negócios que pessoas fora do marketing digital nunca viram ou imaginaram.

Dessa forma, você pode inovar a forma como sua empresa divulga e interage com o público interessado.

Tomadas de decisões prontamente feitas

Um consultor pode não ser um super-herói, mas ele vai ajudá-lo a começar a trabalhar mais rápido.

Algumas empresas contratam consultores para auxiliar o setor de marketing, enquanto outras os contratam para iniciar seus esforços de marketing.

No primeiro caso, a vantagem é que o consultor pode ser o elo que faltava para sua equipe que só trabalhou com marketing tradicional e não teve tanto sucesso no ambiente online.

No segundo caso, onde você começa em 0, o consultor atuará como um “marketing” que tem todos os contatos e o ajudará a liderar uma equipe de freelancers.

É sempre bom ter todos esses contatos para que você não precise agendar entrevistas, realizar testes e esperar meses para montar sua equipe de marketing.

Sem falar na economia que você faz por não ter que comprar seis computadores e outros acessórios para a equipe.

Seu investimento é um retorno

O trabalho dos consultores está diretamente relacionado à qualidade. O retorno para o cliente deve ser maior que o investimento em marketing digital para que o consultor continue trabalhando.

Por isso, você pode ter certeza de que ele fará o possível para colocar sua empresa no caminho certo para atrair mais clientes e vendas.

Isso significa que um bom consultor está sempre aprendendo para oferecer aos seus clientes as principais estratégias de marketing digital da época.

Vale ressaltar que não adianta pegar todas as orientações dos orientadores sem aplicá-las. Pior ainda, basta mudar a estratégia.

É incrível quantas empresas não conseguem se dar bem simplesmente porque decidiram seguir um “palpite” de marketing que viram em algum canto perdido da internet. 

Se você não quer ficar atolado em estatísticas negativas, é melhor se alinhar com um consultor.

O que a consultoria de marketing digital não faz

O papel do consultor é direcionar essas atividades e poder aconselhar o fornecedor a realizá-las, ao invés de fazê-las.

Portanto, é altamente recomendável que a empresa tenha um funcionário responsável pelos esforços de marketing digital e, sempre que possível, responsável por métricas relevantes como visitas, leads e oportunidades de negócios para gerar comprometimento com o projeto.

Também, como a maioria dos modelos de consultoria de negócios, a consultoria de marketing digital geralmente é negociada por um pacote de horas.

É importante alinhar os métodos de trabalho com os consultores para que não surjam problemas, definindo pontos como: tempo de apoio às preocupações, tempo de reuniões de definição estratégica, tempo de estudo e canais de contato.