Tipos de discriminação religiosa no local de trabalho3 min read


De acordo com a Lei de 2010, existem quatro tipos diferentes de discriminação que podem ocorrer no local de trabalho por causa de religião ou crença, ou falta de religião ou crença:

Discriminação direta: quando uma pessoa é tratada de forma menos favorável do que outra no trabalho por causa da religião a que pertence ou das crenças religiosas ou filosóficas que possui. Tanto a discriminação perceptiva quanto a associativa são formas de discriminação direta .

Discriminação indireta: quando um empregador aplica uma determinada política, procedimento ou modo de trabalho que se aplica igualmente a todos, mas prejudica injustamente aqueles de uma determinada religião ou com uma determinada crença religiosa ou filosófica.

Assédio: quando uma pessoa é submetida a uma conduta indesejada relacionada à sua religião ou crença que tenha o objetivo ou efeito de violar sua dignidade ou criar um ambiente de trabalho intimidador, hostil, degradante, humilhante ou ofensivo para ela.

Vitimização: quando uma pessoa é tratada injustamente porque fez uma reclamação ou tomou uma ação legal sobre discriminação religiosa ou assédio, ou apoiou uma reclamação ou reclamação feita por outra pessoa, por exemplo, atuando como testemunha. Isso também se aplica se houver suspeita de que alguém fez ou apoiou uma reclamação de discriminação, mesmo que falsa.

Uma maneira de evitar essa discriminação é convidar os colaboradores a lerem artigos sobre religião, de modo que possam ao menos entender e aceitar a crença do colega.

Exemplos de discriminação religiosa no trabalho

Dado que a lei reconhece várias formas diferentes de discriminação religiosa e de crença, existem várias maneiras pelas quais um funcionário ou candidato a emprego pode ser discriminado no local de trabalho. Abaixo, apresentamos exemplos comuns de discriminação religiosa por meio de discriminação direta e indireta, assédio e vitimização.

A discriminação direta no local de trabalho pode incluir:

  • não contratar alguém porque eles são considerados muçulmanos
  • pagar menos a alguém ou recusar certos benefícios de funcionários porque eles são judeus
  • recusar a alguém uma função voltada para o cliente porque é rastafári
  • recusar a alguém um pedido de trabalho flexível porque não é cristão
  • selecionando alguém para redundância porque passa o tempo socializando com os sikhs
  • disciplinar ou dispensar alguém porque está namorando um cientologista.

A discriminação indireta no local de trabalho pode incluir:

  • exigindo um código de vestimenta que exclua pessoas que usam itens de vestuário como parte de sua fé, como mulheres muçulmanas usando hijabs ou homens sikhs usando turbantes
  • proibindo o uso de itens religiosos sagrados, como a pulseira simbólica kara usada pelos sikhs ou o colar de crucifixo usado pelos cristãos
  • exigindo que as pessoas trabalhem em dias religiosos, como muçulmanos no Ramadã, pessoas da fé judaica no sábado ou cristãos no domingo.

O assédio no local de trabalho refere-se essencialmente a qualquer forma de comportamento de intimidação por parte do empregador ou de outros funcionários por causa da religião ou crença de alguém, enquanto a vitimização pode incluir qualquer coisa, desde ser rotulado como causador de problemas até oportunidades negadas ou ser disciplinado ou demitido, por reclamar de tratamento injusto ou conduta ilegal.

Por exemplo, uma testemunha de Jeová pode ser implacavelmente provocada por colegas de trabalho por causa da leitura da Bíblia durante os intervalos e reclamar com seu gerente de linha. Se o gerente de linha do funcionário recusar ao funcionário uma promoção merecida porque ele não é um ‘jogador de equipe’, isso potencialmente forneceria dois exemplos separados, mas relacionados, de discriminação religiosa.