Os efeitos da avaliação de desempenho4 min read


A avaliação de desempenho consiste em uma comunicação transparente entre colaborador e empresa, em que ambos tentar alinhar expectativas, com o apoio da área de recursos humanos.

É através de avaliações periódicas que os colaboradores podem expressar aspectos negativos que acreditam existir na empresa, na sua equipe ou com a sua gestão, assim como pontos positivos e onde ele acredita que poderia ser mais útil, sugerir mudanças e analisar como está sendo o seu trabalho, além de receber o feedback de outras pessoas do time, para direcioná-lo no caminho certo.

Infelizmente, avaliações de desempenho são privilégios de poucos, apesar de ser um primeiro passo essencial para qualquer empresa, seja ela pequena, média ou grande.

Muitos ainda acreditam que o feedback é o momento do terror.

Para pessoas que não possuem muita prática em gestão, a avaliação realmente pode ser usada da maneira errada e pode se transformar em uma ferramenta de controle ou crítica; mas essas características são totalmente errôneas.

Por isso, antes de o responsável aplicar avaliações e realizar reuniões de feedback, é muito importante que sejam pesquisadas e estudadas as melhores maneiras de agir com colegas de trabalho e como manter uma relação saudável do ambiente empresarial.

Um colaborador que está, por exemplo, há 6 meses em uma empresa e nunca soube se o seu trabalho está indo no caminho certo, conforme a empresa precisa, depois de um tempo irá “estacionar” o seu progresso, pois acreditará que o nível de trabalho que está realizando é o suficiente.

Também é comum que as empresas que não aplicam avaliação alguma, nem individual nem em grupo, também não trabalhem com o planejamento estratégico (do contrário, a análise do trabalho seria indispensável).

Uma equipe sem estratégia e sem metas não tem pelo o que dar o retorno para os colaboradores, não é?
Logo, avaliações de desempenho desencadeiam uma série de mudanças positivas para a empresa, como:

  • Valorização sobre retorno: trabalhar sem retorno é como ficar à deriva.O colaborador vai para o trabalho sem saber se está evoluindo, se está fazendo parte de algo maior, do crescimento da empresa, se os resultados que entrega são satisfatórios ou têm resultados significativos.

    Através da avaliação de desempenho, o colaborador poderá refletir sobre o seu desenvolvimento e saber como o seu gestor vê o seu trabalho.

    Os aspectos que precisam ser melhorados jamais podem ser enxergados como uma crítica, falha ou com negatividade. Ao contrário, são vistos como uma maneira de aperfeiçoar aquele talento.

    Ele só irá atingir o nível acima se realmente compreender onde deve melhorar e esta compreensão só virá se ele não se sentir julgado, nem ameaçado.

 

  • Ambiente transparente: a avaliação gera um espaço em que colaboardor e líder podem ter uma conversa transparente a respeito do que acreditam estar no caminho certo e o que não está.Nenhuma equipe consegue alcançar as suas metas se os integrantes não se comunicam e não são claros quanto as suas expectativas, e isso vale para qualquer colaborador, em qualquer nível de carreira.

    A avaliação de desempenho deve considerar fatos, exemplos, métricas, indicadores e números, tornando o processo imparcial, auxiliando, de fato, o colaborador a alcançar performances melhores.

    Quando o colaborador sabe o que tem que melhorar e que receberá apoio para tanto, irá produzir mais e trará resultados cada vez mais positivos.

 

  • 100% da força de trabalho: periodicamente, receber um feedback é melhor do que não participar de reunião/conversa alguma durante meses ou anos.Com o tempo, se a relação entre empregado e empresa não é repensado ou avaliado, o funcionário liga o piloto automático.

    Quando acontece a avaliação, então o funcionário sente que é lembrado pela empresa que o seu trabalho tem importância.

    É mais interessante ainda agregar benefícios no final de uma etapa, como plano de carreira ou bonificações, para que a pessoa sinta que é valiosa para a organização.

    Afinal, todos gostam de ser recompensados por um trabalho duro e saber que o seu talento é essencial. Se as pessoas souberem que se ao final de um ano de trabalho os objetivos estabelecidos forem alcançados eles ganharam uma recompensa, trabalharão mais para isso.

Um dos grandes motivos que amedrontam e paralisam algumas empresas de aplicar, é o fato delas nunca terem feito e não saber exatamente como proceder com o processo, nem como formular corretamente as questões ou o peso que cada uma deve ter.

Se esse for o caso na sua empresa, experimente gratuitamente o SoftwareAvaliação clicando no link abaixo, ou entre em contato conosco pelo e-mail contato@menvie.com.br que podemos esclarecer todas suas dúvidas .

Clique Aqui para experimentar gratuitamente o SoftwareAvaliação e simplificar seu processo.