Quais perguntas que você, como gestor, deve se fazer em uma Avaliação de Desempenho? E como você deve proceder a partir das respostas.
Veja a seguir:
- Nós fizemos a escolha certa de contratação?
Sim: O colaborador tem as habilidades certas e personalidade condizente com a cultura organizacional da empresa. Ótimo!
Não: Que pena! Comece a documentar os pontos positivos e negativos deste empregado para trabalhar na mudança desta situação.
- O empregado está progredindo?
Sim: O empregado está no ritmo certo em relação ao desempenho de sua função.
Não: É o caso de fornecer mais treinamento?
- Este colaborador está envolvido em determinada equipe de trabalho?
Sim: O colaborador fez amigos e está contribuindo para a equipe em que está inserido.
Não: Um solitário? E se você facilitar algumas interações, tipo um almoço de equipe?
- Já se passou tempo o suficiente para que este colaborador tenha tido sucesso? Tem havido apoio suficiente para esta pessoa para ter sucesso?
Sim: O programa de Onboarding, isto é o programa de integração para novos colaboreadores e as técnicas de socialização, tem funcionado.
Não: O apoio esporádico deixou o empregado sem um claro senso de propósito ou direção. Esta é uma questão de gestão, você deve analisar como pode virar o jogo.
- Será que o empregado se beneficiaria se tivesse um mentor?
Sim: Um mentor iria ajudar o avanço do empregado e o ajudaria com o trabalho complexo.
Não: Neste momento, o empregado está se saindo bem e não há a necessidade de um mentor.
- Você tem notado algum comportamento que seja considerado um alerta?
Sim: Discuta o(s) problema(s) com o empregado imediatamente. Defina com ele metas e expectativas. E cobre disciplina no cumprimento dos prazos.
Não: Boa notícia.
- A empresa oferece treinamento adicional que possa ajudar o empregado?
Sim: É importante conseguir este feito antes que o colaborador se sinta sem suporte, afinal você quer que o empregado seja um membro produtivo da equipe.
Não: Considere a implantação de atividades em equipe e a utilização de mentores para dar um suporte aos empregados.
- Será que este profissional lida de forma adequada com o problema que ele foi contratado para resolver?
Sim: Parabéns! Você realizou uma ótima contratação.
Não: Defina expectativas, discuta a descrição do trabalho com o empregado e certifique-se que ele sabe o motivo pelo qual ele foi contratado.
- Será que este colaborador possui habilidades que lhe levarão ao sucesso?
Sim: Ótimo! Boa contratação para a empresa.
Não: Você verificou as referências antes de realizar a contratação? O empregado precisa de muito mais habilidade ou um pouco mais de habilidade? Você está disposto a começar de novo?Não seria um caso fornecer um treinamento para que ele desenvolva as habilidades necessárias?
- Será que este colaborador possui habilidades gerenciais?
Sim: Considere as oportunidades de aprendizagem adicionais para ajudar o empregado a visualizar os diversos aspectos da empresa. Isso irá prepara-lo para um possível avanço.
Não: Tudo bem também, caso este colaborador esteja realizando bem a função para qual ele foi contratado.
Pronto!
Essas 10 perguntas pensadas com carinho, com base nos subsídios da avaliação de desempenho, irão lhe trazer maior acerto em suas decisões.
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