Perguntas não tradicionais para sua Avaliação de Desempenho que vão surpreender2 min read


Para os empregados e gestores, a expectativa de uma Avaliação de Desempenho pode ser vista sob uma perspectiva estressante.

As avaliações podem ter um efeito profundo sobre a cultura da empresa. Então por que não se considerar a avaliação como um momento positivo e de evolução?

Uma forma de garantir que a Avaliação de Desempenho seja uma experiência positiva para avaliados e gerentes é incluir uma lista de perguntas focadas realmente nas atividades desempenhadas, com o objetivo de dar o suporte necessário aos avaliadores.

Vejamos algumas perguntas que podem ser feitas:

  • Perguntas tradicionais x Perguntas não tradicionais

É importante lembrar que, com a inclusão de perguntas abertas, as Avaliações de Desempenho pode representar não só uma medida de desempenho, mas também um diálogo útil entre o funcionário e o gerente.

Sendo assim, a chave é usar perguntas que exigem mais do que apenas um “sim” ou resposta “não” (tradicional), pois perguntas superficiais não irão fornecer informações úteis para fazer uma avaliação completa do desempenho dos funcionários.

Por isso, é preciso que você se concentre em  questões que solicitam um nível mais profundo do feedback.

Confira a seguir algumas perguntas que exigem respostas reflexivas:

  • Qual é a coisa que você mais gosta no seu trabalho e o que você menos gosta?
  • O que podemos fazer, como uma organização, para atingirmos nossos objetivos de forma mais eficaz?
  • Quais são os seus objetivos pessoais e profissionais?
  • Quais são os seus mais fortes motivadores para vir trabalhar todos os dias?
  • Por que é que este trabalho é significativo para você?
  • O que você tentaria fazer se soubesse, de antemão, que não poderia falhar?

A escolha de incluir esses tipos de perguntas em sua avaliação também pode conceder-lhe uma visão real de como seus colaboradores se visualizam dentro da empresa e como acham que podem contribuir para o sucesso da organização.

Algumas perguntas podem se concentrar ainda no desempenho de outros funcionários. Veja a seguir:

  • Quem é a pessoa mais produtiva na equipe?
  • Quais são as três coisas que você pode fazer para tornar-se mais produtivo?

Incluindo variações destas questões não tradicionais dentro de sua Avaliação de Desempenho pode fornecer-lhe uma oportunidade única de ouvir seus colaboradores, o que certamente irá melhorar e otimizar seus negócios.

Isso também pode garantir que os colaboradores se sintam valorizados, sabendo que têm voz na empresa, o que consequentemente irá aumentar o envolvimento em fazer com que a empresa ofereça da melhor forma seus produtos e serviços.

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