5 erros comuns em Avaliações 360°


A Avaliação 360° ou multi avaliador é aquela em que os gestores, pares, subordinados e clientes avaliam um colaborador.

Esta técnica pode ser muito valiosa se aplicada corretamente. Veja abaixo 5 erros comuns de empresas que aplicam o Avaliação 360°e saiba como solucionar:

  • Erro 1: convocar muitos avaliadores

Recrutar uma grande quantidade de avaliadores para avaliar um profissional  não é muito aconselhável, pois os empregados acabam ficando sobrecarregados e o processo perde a qualidade e também demora mais tempo.

Tente aplicar  a Avaliação 360° em equipes de trabalho, ou seja, entre aqueles que realmente estão trabalhando juntos.

  • Erro 2: fazer muitas perguntas

Imagine um questionário com 50 elementos para a avaliação e que um empregado terá que avaliar 10 colegas de trabalho.

Fazendo as contas, temos 500 itens a serem avaliados, o que faz com que cada avaliação feita seja menos significativa a cada pergunta que passa, devido ao cansaço.

Recomenda-se que para a Avaliação 360° sejam disponibilizadas até cinco competências para a avaliação. É importante que o processo seja concluído em até 15 minutos, pois dessa forma não irá influenciar negativamente na rotina de trabalho.

  • Erro 3: a Avaliação 360° deve ter uma gestão clara

Se o processo de Avaliação de 360°não tiver um gerenciamento, ela perde totalmente o valor.

Por isso, os gestores devem ter disponíveis boas ferramentas de gestão e no início do processo deve ser ditas a eles as metas e expectativas dos ciclos de avaliação.

  • Erro 4: pedir para os colaboardores avaliarem coisas que não dominam

Algumas coisas, como metas pessoais de um colaborador, funcionam melhor se não forem compartilhadas.

Por isso, certifique-se que a Avaliação 360° não inclua as metas de desempenho – uma vez que estas são objetivas e podem ser mensuradas a parte, compondo também a avaliação de desempenho. Peça que avaliem os comportamentos observáveis ou competências como  comunicação,  trabalho em equipe, qualidade do trabalho, negociação, relacionamento interpessoal etc.

  • Erro 5: não garantir a confidencialidade

Se o processo não for feito de forma anônima, o colaborador não se sentirá completamente à vontade para tecer comentários sobre seus pares.

O vazamento de informação também pode causar um clima ruim nos departamentos.

Por isso, garanta o sigilo com relação a quem avaliou quem.

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