Qual modelo de Avaliação de Desempenho aplicar na empresa?6 min read


questionário-avaliacao-de-desempenho

As Avaliações de desempenho existem para melhorar a comunicação entre colaboradores e gestores, alinhar os objetivos das pessoas com o do crescimento da empresa e proporcionar um ambiente saudável para o crescimento profissional.

Existem diversos tipos de Avaliação de Desempenho e cada empresa adota o que considera mais adequado, levando em consideração as características envolvidas em cada cargo e equipe.

É interessante que a empresa tente implementar mais de um tipo de avaliação, para que, dessa forma, tenha um cenário mais amplo sobre em que situação se encontra o colaborador e qual a melhor maneira de direcioná-lo.

Veja alguns tipos de Avaliação de Desempenho:

  • Avaliação por competências 

A avaliação de competências detecta os conhecimentos e aptidões dos colaboradores e dimensiona as expectativas e metas a partir das competências e talentos de cada um, e pode ser aplicada em qualquer uma das avaliações citadas abaixo.

Esta avaliação tem um objetivo muito claro e preciso: foca diretamente nas competências que precisam ser aperfeiçoadas.

Os resultados são avaliados a partir dos critérios individualizados que foram adotados conforme cada colaborador e não são comparados com o restante da equipe.

avaliacao-desempenho-modelo

Por exemplo, a empresa pode optar por três avaliações conjuntas: a autoavaliação, a avaliação feita pelo líder e a avaliação feita por um grupo de stakeholders.

Confira abaixo alguns tipos de avaliações:

  •  Avaliação direta ou 90°

A avaliação direta é feita pelo superior imediato do colaborador, que assume a responsabilidade de passar um feedback e direcionar todos os integrantes da sua equipe.

Esta avaliação é uma boa escolha para quem está num nível mais abaixo na hierarquia, pois as dificuldades e os talentos são conversados e desenvolvidos com alguém mais capacitado e que conhece o trabalho do funcionário, já que é a liderança imediata que melhor conhece os indicadores de desempenho esperados em cada função na sua equipe.

O ponto negativo desta avaliação acontece quando existe uma incompatibilidade entre o gestor e o funcionário.

Existe a possibilidade de que a maior barreira para o desenvolvimento da equipe seja o próprio líder, então neste caso o processo poderia ser prejudicado por uma descrença na própria liderança.

Caso a empresa esteja nesta situação, ela pode pensar em implementar a avaliação 180 graus.

  • Avaliação Conjunta ou 180° 

Este modelo de avaliação é realizado com avaliador e avaliado.

Ou seja, o colaborador avalia seu chefe e o chefe avalia cada integrante da equipe e os dois discutem os resultados. Basicamente, o momento da avaliação é compartilhado a fim de promover uma discussão saudável.

É uma excelente possibilidade de troca, com uma comunicação transparente, clareza e objetividade.

Empresas que aplicam esta avaliação geralmente já possuem uma cultura de avaliação amadurecida e liberdade de comunicação interpessoal entre líderes e subordinados, em que algumas etapas da gestão de pessoas já foi vencida.

  • Avaliação 360°

Na avaliação 360º, um número predeterminado de pessoas que, de alguma forma, se relacionam com o colaborador são escolhidas para fazer a avaliação, como pares, superiores, subordinados e mesmo clientes e fornecedores podem fazer parte do processo.

Este formato de avaliação geralmente é interessante para níveis mais elevados na hierarquia, em que o colaborador têm responsabilidades de delegação de tarefas, liderança de mais de uma pessoa e gestão de equipes.

Neste caso, a avaliação 360° é interessante para o colaborador receber o feedback de quem é afetado diretamente por ele.

Autoavaliação 

Este tipo de avaliação permite que os colaboradores tenham a possibilidade de participar ativamente no processo, já que  fazem o próprio julgamento sobre o seu desempenho, analisando e respondendo à ferramenta de avaliação e concluindo com seu parecer final.

Esta avaliação tem como objetivo manter o colaborador à vontade para criar os seus próprios objetivos, enxergar as falhas que está cometendo, estabelecer suas metas e analisar como ele se vê na empresa.

É um momento que permite reflexão ao colaborador e pode ser usado em conjunto com outras avaliações.

As respostas são levadas para uma entrevista com o gestor para que ambos façam comparações (na avaliação 90 graus, por exemplo, é possível comparar as respostas da própria avaliação com as dadas pelo chefe), comparem suas escalas de valores e estabeleçam metas de aperfeiçoamento e desenvolvimento, além de fornecer uma conversa transparente sobre o objetivo do colaborador e seu bem-estar.

Sistema de Avaliação de Desempenho

O mercado está em constante evolução e é imprescindível que sua empresa acompanhe essas mudanças para se manter forte e competitiva. O conceito onde o funcionário é um mero “peão” no jogo empresarial já não existe mais.

Encontrar mão de obra qualificada está cada vez mais difícil, e manter seus melhores talentos motivados e produtivos é um grande desafio para os gestores.

Por isso a importância de um Sistema de Avaliação de Desempenho, para dar subsídios aos gerentes obtendo dados concretos e 100% confiáveis sobre desempenho, produtividade e evolução de cada colaborador.

Com a Análise de Desempenho em Competências ou Metas, identifique seus Talentos e estabeleça o Sistema de Recompensa para os Melhores Resultados, além do Plano de Desenvolvimento Individual para Melhorias e Aperfeiçoamento. 

O RHbot Permite:

  • Mais de 15 relatórios automáticos e personalizáveis
  • Otimizar suas análises e obter dados com maior confiança e credibilidade
  • Gestão Completa de Metas e Competências Integradas com o PDI.
  • Relatório Nine BOX Personalizável
  • Descrição de Cargos Detalhada.
  • Estruturação do PDI para Metas e Competências
  • Com Consenso, Comitê, Pesos por Competências e Avaliadores.
  • Notificações de questionários respondidos em tempo real.

A instalação do Plano Piloto de Avaliação de Desempenho é Gratuita, clique no botão abaixo e entre para o time das grandes empresas que buscam desempenho e produtividade.

 

Como o RHbot pode te ajudar?

Com o RHbot, você pode avaliar seus colaboradores com tranquilidade e excelência, pois com poucos clics. Clique no link abaixo e Experimente Gratuitamente, sem nenhum custo…

>>Sim! Quero experimentar o RHbot…