Meritocracia nas empresas


Não há dúvida: absolutamente todo mundo quer ser valorizado pelo seu desempenho e esforço. E um dos motivos que podem fazer as pessoas desistirem de fazer o seu melhor é observar outros colegas ganharem benefícios com menos trabalho. Muitos já passaram por essa situação, geralmente em um ambiente de trabalho em que o RH não possui um sistema organizado de acompanhamento e motivação dos colaboradores. Em muitas companhias, esse departamento julga e classifica as pessoas de acordo com as percepções subjetivas dos seus avaliadores.

Em ambientes assim, é comum um alto índice de desmotivação e desinteresse. Em geral, as pessoas não fazem nada além das suas obrigações. Os colaboradores não se preocupam com o resultado da empresa porque percebem que este tipo de comportamento resultará em nenhum benefício pessoal. Por isso, as empresas que querem mudar essa situação devem trabalhar com  o setor de RH para a adoção do sistema de meritocracia, que é o recebimento de acordo com a entrega de resultados, graças ao mérito de cada profissional.

A empresa que adota a meritocracia determina até onde o colaborador deve chegar para ter o seu mérito transformado em uma gratificação ao final de cada período estabelecido, de maneira quantitativa. São definidos critérios, pesos e medidas para cada desafio pessoal e profissional, através de acordos estabelecidos entre o colaborador e a organização (setor de RH junto com os gestores), fazendo com que cada membro seja responsável pelos resultados combinados. Uma vez que as metas são estabelecidas, é possível observar claramente, a longo prazo, o aumento da satisfação do cliente e o crescimento do negócio.

Uma tática de desenvolvimento

A meritocracia deve ser considerada um sistema estratégico. Para funcionar, ela deve partir de uma solicitação da gerência em conjunto com o RH e os gestores, sendo que o RH atuará como administrador das competências dos colaboradores, enquanto as metas serão traçadas pela diretoria. Como cada regional ou departamento estará responsável por uma cota da meta geral, é possível que ocorram a motivação e o companheirismo por parte dos colaboradores para o benefício de todos. À medida em que os colaboradores alcançam suas metas e que estas estejam vinculadas aos objetivos organizacionais, recebem prêmios, como bônus, viagens e promoções, entre outros.

Na busca pela superação, as pessoas tendem a trabalhar mais em equipe, pois entendem que não se chega sozinho a lugar algum. Também tendem a pensar mais fora da caixa, ao perceber que o desenvolvimento constante trará benefícios, tanto profissionais quanto pessoais (ganhar uma viagem, por exemplo). Somando essas vantagens, a estratégia de implementação da meritocracia também funciona como uma retenção de talentos. Ninguém irá querer abandonar a empresa sabendo que é valorizado e que será recompensado.

O feedback em um sistema de meritocracia 

A prática do feedback deve ser usada pelo gestores. Colaborador e organização precisam alinhar suas expectativas, para que um saiba para onde o outro quer ir: a empresa deve entender as necessidades do colaborador para conduzi-lo a um objetivo comum, assim como a organização necessita ser clara quanto ao que espera do trabalho do colaborador.

Avaliações de Desempenho periódicas – usando ferramentas como o Software Avaliação, por exemplo – são essenciais para registrar as metas que devem ser alcançadas e acompanhar onde o colaborador está acertando ou errando. Essas análises também são importantes para estabelecer um prazo para a realização dessas metas e o recebimento dos benefícios ou recompensas.

Com os propósitos estabelecidos, os profissionais se manterão empenhados na obtenção dos resultados e estabelecerão metodologias que os farão aprimorar os processos já adotados. Novas ideias também podem ser apresentadas e, quando implantadas, podem otimizar o desempenho de todo um departamento. Todos ganham!

 

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