O Sistema de Gestão de Desempenho trata-se de uma estratégia do Recursos Humanos para otimizar e desenvolver as competências da equipe.
Complementando a Avaliação de Desempenho, o Sistema de Gestão de Desempenho abrange todo o calendário anual de trabalho, sendo essencial para a coleta de informações indispensáveis e para a tomada de decisão no que diz respeito à gestão de pessoas.
Nesta perspectiva, o Sistema de Gestão de Desempenho constrói um arquivo com toda a trajetória dos colaboradores dentro da empresa, incluindo os pontos fortes e fracos, os desenvolvimentos, as atitudes tomadas e posturas adotadas.
Este processo de revisão também auxilia da disseminação das estratégias, da cultura e valores organizacionais da empresa.
O elemento fundamental do Sistema de Gestão de Desempenho é a Avaliação de Desempenho Individual, que, como já falamos é feita de forma constante.
A Avaliação de Desempenho Individual do colaborador envolve dois tipos de revisão que são definidas em: quantitativa e qualitativa.
- Avaliação Quantitativa: aquela que foca em competências técnicas e comportamentais;
- Avaliação Qualitativa: foca em metas e objetivos individuais.
Vale ressaltar que todos os objetivos, competências e metas incluídas na Avaliação de Desempenho Individual devem estar completamente alinhados aos valores culturais e às estratégias de consolidação e crescimento da organização.
Dessa forma, o Sistema de Gestão de Desempenho se faz fundamental para o desenvolvimento de carreira dos funcionários, para estabelecer a necessidade de treinamentos, para promoções, mudanças de cargos, definição de gratificações, construção de feedback, acompanhamento de metas e etc.
Uma empresa que implanta o Sistema de Gestão de Desempenho, certamente, possui uma equipe mais forte e centrada, onde o clima organizacional tende a ser mais agradável e os colaboradores engajados em suas funções e no trabalho em prol da lucratividade e boa colocação da empresa.
Como implantar um Sistema de Gestão de Desempenho
Para aplicar um Sistema de Gestão de Desempenho, é necessário ter um software que dê suporte ao modelo escolhido, pois ficaria totalmente inviável fazer isso manualmente.
Os arquivos ficariam enormes, difíceis de achar e manusear. Por isso, se escolhe programas de computador.
Atualmente, há diversos softwares de gestão de desempenho no mercado. Estes programas se adaptam às necessidades e personalizações da empresa.
Outro ponto positivo, é que há suporte de treinamento para colaboradores e gestores.
O software escolhido deverá estabelecer com clareza os objetivos pretendidos pela empresa.
Dessa forma, há a possibilidade de dar feedbacks constantes aos empregados, e não uma vez ao ano no processo de Avaliação de Desempenho
Com o feedback dado de forma continua, o colaborador terá a chance de corrigir seus erros ainda no início, antes que se transforme em uma bola de neve.
Assim, haverá mais chance de se ter um trabalho bem sucedido e como o esperado, fazendo com que o tempo será mais bem aproveitado em termos de produtividade.
Do mesmo modo que a Avaliação de Desempenho, o Sistema de Gestão de Desempenho também permite a identificação dos talentos mais expressivos da empresa. Esses talentos devem ser reconhecidos em eficiência e qualidade, e devem ser um modelo a ser seguido por outros colaboradores.