8 passos para o sucesso profissional3 min read


Cada um chega ao sucesso da sua forma, mas há competências e práticas que os grandes profissionais tem em comum.

arte teste 4

1- Vise o longo prazo: a visão ao longo prazo serve de diretriz para as atitudes de curto prazo. Tenha o hábito de pensar como a sua atitude de hoje impactará no seu amanhã.

“Olhe para uma semente e enxergue uma árvore frutífera”, mas antes, “avalie se a semente plantada resultará no fruto desejado.”

2- Tenha metas claras: a grande maioria dos profissionais de sucesso sabe exatamente aonde quer chegar. Coloque metas claras e, o mais importante possíveis.

“Nenhum vento sopra a favor de quem não sabe pra onde ir”.

3- Tenha um planejamento: trata-se do caminho escolhido para chegar ao objetivo. Vale salientar que é um:

“processo contínuo (e não estático) de tomar decisões que envolvem riscos, organizar as atividades necessárias à execução dessas decisões, e, através de uma retroavaliação, medir o resultado delas confrontando com as expectativas alimentadas.”

Peter Drucker

Não basta “executar certo” os projetos e operações, temos que executar os “projetos e operações certos”.

4- Tenha coragem com responsabilidade: pessoas de sucesso não ficam paralisadas pelo medo de agir; elas tem atitude, mas com o risco calculado. Tenha atitude para colocar em prática aquilo que é planejado, ainda que você precise fazer pequenos ajustes posteriormente, coloque em prática. Lembre-se que:

“Feito é melhor do que perfeito”.

5- Tenha foco: tenha foco nas suas tarefas. O foco, diferente do que muitos pensam, é uma característica que pode ser aprendida e desenvolvida com o passar do tempo. A falta de foco faz com que inúmeras pessoas não cheguem aos seus objetivos profissionais.

 “Algumas pessoas acham que foco significa dizer sim para a coisa em que você vai se focar. Mas não é nada disso. Significa dizer não às centenas de outras boas ideias que existem. Você precisa selecionar cuidadosamente.”

Steve Jobs

6- Esteja atento: uma das características comuns nas pessoas de sucesso é a percepção que elas tem para identificar as oportunidades que surgem. “Cavalo encilhado não passa duas vezes”.  Além disso, é importante que estejamos preparados para aproveitar melhor quando essa chance aparecer, muitas vezes elas não aparecem como gostaríamos, ou de forma escancarada, para aproveitá-las é necessário atenção, análise da situação, entender que “de um limão pode-se fazer uma limonada”.

7- Invista no desenvolvimento pessoal: é importante lembrar que treinamento é investimento, não é gasto. Mais do que conhecimento, o treinamento possibilita a capacidade de se destacar profissionalmente e superar expectativas. Profissionais bem capacitados aumentam a produtividade, além de serem indispensáveis para as empresas.

8 – Tenha mentores: você não irá chegar ao sucesso sozinho. Todos nós precisamos de uma referência, uma inspiração. Gastar horas e horas trabalhando e aprendendo pode fazer de você um expert, mas quem o incentiva para isso? Sempre há o que aprender com alguém com mais experiência que você.

MENVIE - LUA

O sucesso só depende de você!

Se você gostou desse artigo, não deixe de compartilhar. Até logo.