Idalberto Chiavenato: os benefícios da Avaliação de Desempenho4 min read


Saiba os benefícios da Avaliação de Desempenho em uma empresa. Este processo desenvolve a carreira dos colaboradores e, consequentemente, favorece a empresa.

Implementar um processo de Avaliação de Desempenho numa empresa não é tarefa fácil, porém quando esta é aplicada com eficiência os resultados podem ser vistos claramente e todos os colaboradores unem esforços para um propósito em comum.

Segundo o autor brasileiro Idalberto Chiavenato, a Avaliação de Desempenho é um processo que serve para julgar ou estimar o valor, a excelência e as qualidades de uma pessoa e, sobretudo, a contribuição desta pessoa para o negócio da organização. Só que conseguir estimar o valor de um colaborador é um trabalho árduo e que exige preparação.

A importância do feedback

Chiavenato também reforça o sistema de feedbacks. Ele afirma que toda pessoa precisa receber feedback em relação a seu desempenho para que saiba como está performando no seu trabalho. Sem esse retorno, todo mundo caminharia às cegas dentro de suas funções.

Outro ponto positivo dos feedbacks é facilitar para a empresa o acesso a como as pessoas desempenham suas atividades e identificar os possíveis talentos.

Conheça a Avaliação Participativa por Objetivos

Chiavenato aponta seis etapas de Avaliação Participativa por Objetivos. Confira:

  1. Formulação de objetivos de forma consensual (gerente e colaborador);
  2. Comprometimento pessoal para alcançar os objetivos ;
  3. Negociação dos recursos e meios necessários para alcançar os objetivos (materiais, equipamentos, equipe de trabalho, treinamento e desenvolvimento, outros);
  4. Desempenho (colaborador escolhe seus meios de alcançar os objetivos);
  5. Monitoramento constante dos resultados (autoavaliação, se necessário o gerente o auxilia);
  6. Feedback intensivo e contínuo (o colaborador precisa saber como está seu trabalho).

Neste tipo de avaliação, o foco é no futuro e não na apreciação do passado.

A metodologia ajuda o planejamento de uma empresa e quando aplicada com efetividade pode melhorar o planejamento estratégico da organização, o acompanhamento do progresso e a revisão final dos resultados conquistados.

Nas palavras de Chiavenato, “a avaliação de desempenho constitui um poderoso meio de resolver problemas de desempenho e melhorar a qualidade do trabalho e a qualidade de vida dentro das empresas”.

Com a avaliação por desempenho, a empresa também consegue enxergar problemas de supervisão de pessoas, integração de equipes, dissonâncias e desaproveitamento de talentos internos.

Esse modo dinâmico de avaliação colabora com a continuidade de planos estratégicos para a organização, pois avalia constantemente empregados e gestores de uma maneira consensual e benéfica.

Sistema de Avaliação de Desempenho

O mercado está em constante evolução e é imprescindível que sua empresa acompanhe essas mudanças para se manter forte e competitiva. O conceito onde o funcionário é um mero “peão” no jogo empresarial já não existe mais.

Encontrar mão de obra qualificada está cada vez mais difícil, e manter seus melhores talentos motivados e produtivos é um grande desafio para os gestores.

Por isso a importância de um Sistema de Avaliação de Desempenho, para dar subsídios aos gerentes obtendo dados concretos e 100% confiáveis sobre desempenho, produtividade e evolução de cada colaborador.

Com a Análise de Desempenho em Competências ou Metas, identifique seus Talentos e estabeleça o Sistema de Recompensa para os Melhores Resultados, além do Plano de Desenvolvimento Individual para Melhorias e Aperfeiçoamento. 

O RHbot Permite:

  • Mais de 15 relatórios automáticos e personalizáveis
  • Otimizar suas análises e obter dados com maior confiança e credibilidade
  • Gestão Completa de Metas e Competências Integradas com o PDI.
  • Relatório Nine BOX Personalizável
  • Descrição de Cargos Detalhada.
  • Estruturação do PDI para Metas e Competências
  • Com Consenso, Comitê, Pesos por Competências e Avaliadores.
  • Notificações de questionários respondidos em tempo real.

A instalação do Plano Piloto de Avaliação de Desempenho é Gratuita, clique no botão abaixo e entre para o time das grandes empresas que buscam desempenho e produtividade.

 

Gostaria de aplicar todos esses métodos e estratégias eficazes na sua organização? Fale com a gente!

Acesse este link e experimente GRATUITAMENTE o RHbot.

Sim! Eu quero saber os benefícios do RHbot