Trabalho em Equipe Nas Empresas: Entenda como Funciona o Processo21 min read


Quando somos crianças a professora nos coloca para brincar com as outras crianças, em seguida para fazer atividades em conjunto com os outros. Isso é uma preparação para o que vai permear sua vida profissional, ou seja, o trabalho em equipe nas empresas.

Várias formigas pegam uma folha e carregam em conjunto, várias leoas caçam em grupo, isso também é trabalho em equipe.

Nós humanos também trabalhamos em equipe, seja no local de trabalho ou não, o mais importante é que o trabalho em equipe nos faz entender que fazemos parte de um time, ou seja, damos a nossa contribuição e trabalhamos em sinergia.

Esse será o tema de estudo de hoje, iremos aprender mais sobre o trabalho em equipe nas empresas.

Trabalho em Equipe nas Empresas

Trabalho em Equipe Nas Empresas – O que é

Trabalho em equipe nas empresas ou trabalho de equipe é quando um grupo ou uma sociedade resolve criar um esforço coletivo para resolver um problema.

O trabalho em equipe nas empresas pode também ser descrito como um conjunto ou grupo de pessoas que dedicam-se a realizar uma tarefa ou determinado trabalho.

O trabalho em equipe possibilita a troca de conhecimento e agilidade no cumprimento de metas e objetivos compartilhados. Na sociedade em que vivemos, o trabalho em equipe nas empresas é muito importante, pois cada um precisa da ajuda do outro.

O trabalho em equipe é quando, em um grupo, as pessoas ajudam umas as outras, ou seja, trabalham igualmente, não brigam, concordam uns com os outros, etc…

Nas empresas o trabalho em equipa é crucial para a concretização dos objetivos por ela delineados. John C. Maxwell, no seu livro Teamwork Makes The Dream Work refere que trabalhar em conjunto é importante em todas a vertentes da vida, sejam elas pessoais ou profissionais.

Se houver um objetivo estabelecido pelo desempenho de um grupo de pessoas, é mais provável que cada um se sinta obrigado a agir nesse sentido e produzindo assim maiores resultados.

O trabalho em equipe nas empresas tem se mostrado crucial não somente na área de tecnologia da informação, mas também em quase todas as áreas de negócio, já que a evolução tecnológica afetou (positivamente) também outras áreas, como a indústria, os transportes, a logística, a medicina, a educação etc., disseminando e pulverizando o conhecimento em múltiplas áreas de especialização.

O século XXI firmou a metodologia do trabalho em equipe nas empresas como forma definitiva de executar projetos e também meios de produção.

Trabalho em Equipe nas Empresas

O trabalho em equipe nas empresas continua sendo a vantagem competitiva definitiva – precisamente por ser tão poderoso e ao mesmo tempo tão raro” – afirma o autor Patrick Lencioni logo no início do livro “Os Desafios das Equipes”, da Editora Campus.

Brian Clegg e Paul Birch, autores do livro “Trabalho em equipe – Motive e energize sua equipe já”, da Qualitymark, completam dizendo que “o trabalho em equipe supostamente combina os talentos dos indivíduos para gerar algo mais do que é possível com cada indivíduo tomado em separado”.

Não há dados que comprovem quando surgiu a ideia de reunir indivíduos em grupos em prol de um objetivo comum, mas sabe-se que esta concepção de equipe existe há muito tempo, desde que se começou a pensar no processo do trabalho.

Os professores da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, Carlos Haroldo Piancastelli, Horácio Pereira de Faria e Marília Rezende da Silveira, do Departamento de Enfermagem Aplicada da mesma universidade, fizeram um artigo sobre o trabalho em equipe.

Lá, eles colocam que a ideia da equipe advém:

  • Da necessidade histórica do homem de somar esforços para alcançar objetivos que, isoladamente, não seriam alcançados ou seriam de forma mais trabalhosa ou inadequada;
  • Da imposição que o desenvolvimento e a complexidade do mundo moderno têm imposto ao processo de produção, gerando relações de dependência ou complementaridade de conhecimentos e habilidades para o alcance dos objetivos.

“O trabalho em equipe nas empresas, portanto, pode ser entendido como uma estratégia, concebida pelo homem, para melhorar a efetividade do trabalho e elevar o grau de satisfação do trabalhador”, afirmam os autores do estudo.

Mas, antes de discutir as questões que envolvem o trabalho em equipe e a importância do mesmo para o sucesso da organização, é preciso diferenciar o grupo da equipe. Sim, são duas coisas diferentes.

De acordo com Carlos Basso, sócio-diretor da Consultoria CR Basso, toda equipe é um grupo, porém, nem todo grupo é uma equipe.

“Grupo é um conjunto de pessoas com objetivos comuns, em geral se reúnem por afinidades. O respeito e os benefícios psicológicos que os membros encontram, em geral, produzem resultados de aceitáveis a bons. No entanto este grupo não é uma equipe.

Já Equipe é um conjunto de pessoas com objetivos comuns atuando no cumprimento de metas específicas. A formação da equipe deve considerar as competências individuais necessárias para o desenvolvimento das atividades e atingimento das metas.

O respeito aos princípios da equipe, a interação entre seus membros e especialmente o reconhecimento da interdependência entre seus membros no atingimento dos resultados da equipe, deve favorecer ainda os resultados das outras equipes e da organização como um todo. É isso que torna o trabalho desse grupo um verdadeiro trabalho em equipe”.

Pedimos a Suzy Fleury, psicóloga e consultora empresarial e esportiva, para exemplificar essa diferença: “Grupo são todas as pessoas que vão ao cinema para assistir ao mesmo filme.

Elas não se conhecem, não interagem entre si, mas o objetivo é o mesmo: assistir ao filme. Já equipe pode ser o elenco do filme: todos trabalham juntos para atingir uma meta específica, que é fazer um bom trabalho, um bom filme”.

Fazer com que todas as pessoas da organização caminhem na mesma direção não é tão difícil quanto parece. É necessário muita estratégia, objetivos definidos, comunicação eficaz, feedbacks constantes e lideranças compartilhadas.

“Este é o ideal de toda equipe e caracteriza a equipe de alta performance, onde todas as potencialidades são usadas da melhor forma”, destaca Fátima Motta, professora da ESPM e consultora especializada em desenvolvimento de Lideranças e Comportamento Humano.

Mas, infelizmente, muitas empresas amargam casos de insucesso com suas equipes de trabalho. Os objetivos finais não são alcançados, todos se sentem entediados e, no fim, contribuem pouco para a organização.

Segundo pesquisas da empresa de consultoria em recursos humanos Hay, somente 25% das experiências com trabalho em equipe são bem-sucedidas, e mais, quando dão certo, os resultados tendem a desaparecer rapidamente. Então, qual será a justificativa para este quadro conflitante?

O consulto Paulo Araújo, em um artigo escrito para o Jornal Profissional & Negócios, parceiro de conteúdo do Empregos.com.br , afirmou: “Talvez o fato de, não raras vezes, valorizarmos técnicas de trabalho em equipe aclamadas em outros países, esquecendo de avaliar sobre como adaptá-las para nossa cultura regional, nosso jeito de ser e de viver, nossos valores e crenças.

Precisamos aprender a trabalhar em equipe, maximizar o potencial de cada pessoa, aprender a viver com diferenças e extrair o melhor da diversidade que existe dentro de cada organização. É preciso entender que trabalhando em equipe temos mais chances reais de superar nossos limites”.

Para reverter este quadro, pedimos aos especialistas ouvidos pelo Empregos.com.br para que listassem algumas dicas do que precisa ser feito para ter uma equipe eficaz:

  • Defina claramente a missão, os valores da empresa, as metas e objetivos da equipe. Todos têm que saber qual o objetivo do trabalho, para que o esforço seja feito na mesma direção. Cada pessoa tem que estar ligada ao significado maior do trabalho, que é o objetivo que foi definido, e ver o mesmo como um desafio. A comunicação clara é fundamental para alcançar esse objetivo. Melhor errar pelo excesso de comunicação, jamais pela falta.
  • Respeite a individualidade e estimule a diversidade da equipe. Equipes são formadas de pessoas, que têm histórias de vida, conhecimentos e experiências bem diferentes. É papel do líder aceitar e estimular as diferenças, fazendo com que cada um dê o seu melhor. No time de futebol, por exemplo, cada jogador tem um talento que o difere dos demais: assim deve ser na equipe de trabalho, sempre todos tendo como alvo o mesmo gol.
  • Estabeleça os papéis. Se os integrantes da equipe não sabem qual a função ou papel a desempenhar, dificilmente vão poder atingir o objetivo comum. Pode ser necessário treinar as pessoas; é papel do líder identificar se existe ou não a necessidade de treinamento.
  • Motive e reconheça os talentos. Com o tempo, é natural que a equipe perca o entusiasmo do começo. É preciso evitar que uns poucos trabalhem e todos os outros fiquem olhando (como acontecia nos trabalhos do tempo do colégio). É fundamental saber o que cada membro está fazendo de valor e reconhecer a performance de cada integrante. Não permita, no entanto, que alguém solte a máxima: “Eu já fiz a minha parte”.
  • Aprenda a lidar com o conflito. Em um grupo, é inevitável que haja choque de opiniões, personalidades e estilos. O desafio é saber valorizar a diferença e tornar os inevitáveis conflitos um bom motivo para crescer e superar as adversidades. Lembre-se: Cooperar é diferente de competir.
  • Avalie e monitore. O monitoramento do trabalho e dos resultados é fundamental para que cada integrante saiba como está o seu desempenho, em que e como pode melhorar. Informações incompletas podem acabar com o trabalho de qualquer equipe.

Algumas vantagens do trabalho em equipe nas empresas:

  • “Compare o membro de uma equipe e o indivíduo isoladamente – qual deles você veria com mais frequência em seu relatório de desempenho?” – Questionam os autores de “Trabalho em equipe – Motive e energize sua equipe já”, da Qualitymark.
  • São notórios os benefícios que uma equipe bem afinada pode trazer para a organização. Primeiro, porque uma equipe é formada de pessoas, que trazem consigo histórias de vida e competências diferentes, mas que se relacionam. Um é bom em analisar relatórios, outro fala muito bem em público, e o terceiro tem uma boca capacidade para detectar e resolver problemas. Estas são algumas características que, somadas, podem formar uma equipe coesa e eficiente.
  • “A interação entre os pares e o potencial de cada indivíduo ficam ainda maiores quando utilizados em uma equipe. No time, todos são responsáveis mutuamente pelo resultado, diferente de quando se trabalha sozinho. Com o excesso de problemas e a necessidade de responder rápido em várias frentes que as empresas têm hoje, tornou-se quase impossível trabalhar de forma isolada, no esquema cada um por si”, analisa Fátima Motta, da ESPM.

Trabalho em Equipe nas Empresas

Como Medir o Desempenho do Colaborador

Uma das tarefas mais difíceis do gestor é manter a equipe trabalhando unida e comprometida com as metas e sucesso da empresa. Lidar com pessoas não fácil, cada colaborador possui suas características e personalidade.

Então como encontrar uma maneira de obter o respeito de todos e manter a equipe motivada e produtive? É simples: Justiça!

Algo que ninguém tolera é a injustiça, e muitos colaboradores se veem injustiçados. Você já deve ter se deparado com burburinhos como estes:

  • “Trabalho muito e não tenho reconhecimento”
  • “Fulano chega sempre atrasado e ninguém fala nada”
  • “Fulano passa o dia no Facebook e eu aqui me matando”

Estes são só alguns exemplos do que uma má administração de equipe pode ocasionar. A mente do ser humano funciona assim: “Se ele ganha o mesmo que eu e não faz nada, porque eu devo fazer?”

Quando seus melhores talentos começarem a pensar dessa maneira, sua produtividade descerá ladeira a baixo! Você não pode deixar que as coisas cheguem a esse ponto.

Você deve manter sua equipe em um nível sadio de competição, sempre puxando para cima. Sua equipe deve formar exemplos, um colaborador deve ver o esforço do outro e pensar “Fulano tem dado duro e foi reconhecido, vou me esforçar para produzir tanto ou mais do que ele!”

E a única maneira de você jogar limpo e transparente com sua equipe é ter dados concretos para apresentar. A Avaliação de Desempenho não é um plus que grandes empresas devem ter. É uma realidade que TODAS as empresas deveriam se preocupar.

O capital humano é o maior ativo de qualquer empresa. Pense comigo:

  • Você tem CERTEZA de qual funcionário é seu melhor talento?
  • Você tem CERTEZA de qual colaborador é o mais produtivo?
  • Quantos colaboradores da sua equipe chegaram atrasado nos 2 últimos meses?
  • Quantos colaboradores da sua equipe faltaram e apresentaram atestado nos últimos 6 meses?

Se você é um gestor de equipe, você deveria ter todos estes dados a poucos cliques de alcance. Deveria possuir um sistema atualizado com tudo o que acontece na sua equipe, e assim ter total controle sobre ela.

Como recompensar o melhor colaborador e evitar perdê-lo para um concorrente por falta de reconhecimento? Como planejar ações de melhoria e desenvolvimento para seus colaboradores que podem render mais?

Como saber quais competências cada colaborador tem de melhor, e desenvolver e a primorar as que possui deficiência?

A resposta para todas as perguntas é: Avaliação de Desempenho.

Com a Avaliação de Desempenho você resolve todas estas situações:

Um colaborador foi demitido e acionou sua empresa na justiça: Com a Avaliação de Desempenho, você terá dados concretos e atualizados (desde a entrada do funcionário na empresa até sua saída) e poderá justificar o porque da demissão.

Terá anotações de cada atraso, de cada conduta equivocada ou falta de preparo para exercer a função requerida, tendo assim uma base sólida para se defender.

Evitar que “Uma maçã podre estrague o cesto de frutas”: Um colaborador revoltado causa grandes danos a uma equipe. Fora o próprio desempenho ruim, pode instigar seus colegas a também fazerem corpo mole ou sabotar a empresa por algum motivo.

Com a avaliação de desempenho, você terá subsídios para refutar qualquer argumento que este colaborador tenha para infectar a equipe. Mostre ao resto da equipe que as reclamações dele não tem fundamento, baseado em dados concretos que ele não poderá negar.

Evitar Gastos Desnecessários Com Treinamentos Equivocados: É muito comum nas empresas, equipes inteiras receberem treinamentos. Mas, isso é correto? Não seria bem mais assertivo que cada colaborador recebesse o treinamento que mais precisa para se qualificar, ou para exercer melhor a sua função?

Com a Avaliação de Desempenho, você consegue filtrar cada competência em que seu colaborador é melhor e pior, e assim estabelecer o Plano de Desenvolvimento Individual para que ele se qualifique da melhor maneira possível.

Qual a Importância do Trabalho em Equipe Nas Empresas

O psicólogo Abraham Maslow constatou que os indivíduos têm diversas necessidades, com diferentes forças.

Sabemos que necessitamos de alimento, de abrigo, pagar nossas contas, de segurança no emprego, entre outras coisas, mas também de nos relacionar com os outros e de sermos aceitos por eles. Sem isso nosso trabalho se torna enfadonho e sem graça.

Trabalhar em equipe é mais divertido do que trabalhar individualmente, o que pode contribuir para melhorar nosso desempenho. Assim está em Provérbios 30:24-27: “Há (…) coisas na terra que são pequenas, mas extremamente sábias: as formigas, criaturas sem força, todavia no verão preparam a sua comida (…) os gafanhotos não têm rei, porém todos saem, e em bandos se repartem”.

Quando falamos de trabalho em equipe, logo nos lembramos das formigas e dos gafanhotos, seres tão pequenos, mas que dão um grande exemplo de união, força e autogerenciamento. As primeiras têm um líder, vivem em uma sociedade eficazmente organizada e não precisam receber ordens para executar seu trabalho.

Você já viu de perto um formigueiro? Já notou como elas andam em fileiras e sincronia perfeitas, e preparam seu alimento no verão para os dias de chuva, quando não podem trabalhar? Já os gafanhotos não têm um líder, porém sabem o que devem fazer exatamente. Mas o que é trabalho em equipe?

Suponha que você e mais duas pessoas estão trabalhando em uma plantação de feijão, onde cada um ganha o salário correspondente ao seu dia de trabalho. A atividade funciona da seguinte maneira: em fila, você cava o buraco, o segundo joga a semente e o terceiro integrante tapa o buraco.

Cada integrante deste grupo se preocupa apenas em realizar a sua tarefa, nada entendendo da importância do trabalho dos outros, “é cada um por si”.

Um certo dia o segundo membro da equipe faltou ao trabalho por motivo de saúde, porém a atividade continuou, pois cada um recebia o salário correspondente ao seu dia de trabalho e eles sabiam muito bem qual era sua responsabilidade, sem a necessidade de um líder para orientá-los.

Você cavava o buraco, o segundo não jogou a semente – pois havia faltado -, mas o terceiro tapava o buraco e assim prossegue o dia inteiro.

Muitas pessoas, que atuam em diversas organizações, estão trabalhando em grupo e não em equipe, como se estivessem em uma linha de produção, onde o trabalho é individual e cada um se preocupa em realizar apenas sua tarefa.

No trabalho em equipe, cada membro sabe o que os outros estão fazendo e sua importância para o sucesso da tarefa. Eles têm objetivos comuns e desenvolvem metas coletivas que tendem a ir além daquilo que foi determinado.

Se no exemplo anterior você e os demais integrantes do grupo trabalhassem como equipe, conhecendo a importância do trabalho de cada membro, tendo uma visão e objetivos comuns, certamente vocês diriam: “nosso colega faltou, vamos ter que substituí-lo ou mudar o modo como estamos plantando, senão nosso trabalho será improdutivo”.

“Toda equipe é um grupo, porém nem todo grupo é uma equipe.” – Carlos Basso, sócio-diretor da Consultoria CR Basso. Grupo é um conjunto de pessoas com objetivos comuns, em geral se reúnem por afinidades. No entanto, esse grupo não é uma equipe. Pois, “equipe é um conjunto de pessoas com objetivos comuns atuando no cumprimento de metas específicas.

Grupo são todas as pessoas que vão ao cinema para assistir ao mesmo filme. Elas não se conhecem, não interagem entre si, mas o objetivo é o mesmo: assistir ao filme. Já equipe pode ser o elenco do filme: Todos trabalham juntos para atingir uma meta específica, que é fazer um bom trabalho, um bom filme”.

– Suzy Fleury, psicóloga e consultora empresarial e esportiva. Ter uma equipe altamente eficaz é mais do que ter um grupo de pessoas, visto que o trabalho em equipe precisa ser planejado.

Benefícios do Trabalho em Equipe Nas Empresas

O trabalho em equipe é fundamental e indispensável para o crescimento contínuo da organização. Isso porque é justamente por meio do aproveitamento dos múltiplos talentos que a empresa produz resultados cada vez maiores e melhores.

Para que a equipe trabalhar em conjunto, é preciso profissionalismo, maturidade, respeito ao ponto de vista do outro e compreensão de que cada pessoa possui diferentes experiências individuais que influenciam em sua visão de mundo.

Quando trabalham em equipe, os profissionais trocam conhecimento entre si, ajudam a trazer novas ideias e geram maior lucratividade à organização.

Alguns dos benefícios do trabalho em equipe:

  • Maior criatividade – A troca de informações e experiências favorece a ampliação de visão dos profissionais, estimulando a criação e inovação para o desenvolvimento de novas soluções.
  • Aumento de aprendizagem – Além do estímulo à criatividade, a troca de conhecimentos contribui significativamente para enriquecer a aprendizagem de todos.
  • Maior envolvimento e comprometimento – Quanto maior a participação dos colaboradores nas tomadas de decisão, mais eles sentem que realmente fazem parte da organização. Esta sensação de pertencimento impacta diretamente na motivação e comprometimento.
  • Habilidades diferentes para cada necessidade – Ninguém consegue ser bom em tudo. Por isso, trabalhar em equipe é o único caminho para enfrentar todos os desafios do mercado. Cada profissional possui um ponto forte, e cabe aos líderes trabalhar corretamente a gestão de competências do time, de modo as habilidades se complementem e a equipe seja forte e completa.
  • Melhor ambiente de trabalho – O trabalho em equipe influencia diretamente no clima organizacional: quanto mais fluidos e conectados em direção a um mesmo sentido, mais positivo será o ambiente, estimulando a motivação, bem estar, produtividade, engajamento e a lucratividade.

Trabalho em Equipe nas Empresas

Habilidades Essenciais Para o Trabalho em Equipe Nas Empresas

Equipes efetivas não só fazem a diferença para aumentar a produtividade e alcançar objetivos de negócio, como ajudam a manter um ambiente de trabalho saudável e positivo.

Quando é funcional, o trabalho em equipe nas empresas, por um lado, melhora a motivação dos colaboradores e, por outro, oferece grandes oportunidades para o exercício da liderança.

No entanto, interagir com os outros de forma produtiva envolve uma série de habilidades e hábitos importantes. Entre essas habilidades está a capacidade de entender, monitorar e utilizar nossas emoções.

Afinal, sentimentos e emoções ignorados afetam comportamentos, dificultam relacionamentos e anulam os resultados de iniciativas que envolvem várias pessoas, comprometendo as relações de trabalho.

Conhecidas como soft skills, essas habilidades interpessoais favorecem não só o trabalho do time e a capacidade de agregar valor de maneira colaborativa, como geram confiança.

Difícil de obter, fácil de perder, a confiança é cada vez mais reconhecida não como uma virtude intangível, mas como uma das soft skills mais importantes que interferem na retenção, no desempenho e na produtividade nas organizações.

No livro TrustBetrayal in theWorkplace, os autores Dennis e Michelle Reina sugerem que gestores devem entender de forma integral as dinâmicas complexas que envolvem a geração de confiança, comprometendo-se com práticas que apoiem a construção dessa virtude intangível com colaboradores.

Tais práticas incluem: gerenciar expectativas; estabelecer limites; delegar de forma adequada; incentivar intenções de apoio mútuo; manter acordos; apresentar comportamento consistente.

Outra ação poderosa para construir confiança no time envolve compartilhar informação. Quando gestores trocam ideias e capacitam a equipe a se responsabilizar pelas coisas, os colaboradores passam a compreender melhor a posição do líder, seu comportamento e decisões, aumentando o nível de confiança mútua.

No fim das contas, líderes confiáveis obtêm muitas recompensas: colaboradores engajados, retenção de talentos, cultura organizacional positiva e – o mais importante – maior produtividade e resultados.

Nesse sentido, será cada vez mais importante investir em gestores capazes de construir confiança no time. Afinal, o nível de confiança dos seguidores é o que mede o grau da legitimidade de um líder.

Exemplos de Trabalho em Equipe nas Empresas

Alguns exemplos de trabalho em equipe nas empresas que acontecem no dia-a-dia:

  • Colaborador se ausenta da empresa por motivos de saúde, e a equipe se ajuda fazendo um esforço a mais para que a falta do colega não atrase o andamento das atividades.
  • O respeito as áreas comuns da empresa como cozinha, banheiro, área de lazer também é uma forma de trabalho em equipe. Todos precisam ser conscientes e fazer cada um a sua parte para manter a organização e limpeza para um bom uso de todos.
  • Também podemos considerar um exemplo de trabalho em equipe a troca e adequação de folgas entre os colegas de time. Um cobrindo a folga do outro quando há uma necessidade. Uma ajuda mútua entre os colegas, onde todos entendem a importância de colaborar para o bem do trabalho e vida pessoal de cada um.

Estes exemplos de trabalho em equipe nas empresas mostram que tanto ações complexas quanto as básicas vivenciadas no dia-a-dia são importantes para manter a equipe unida, engajada e focada em prol um dos outros e da empresa como um todo.

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