Por que utilizar um Sistema de Gestão de Desempenho?2 min read


Muitas empresas tem dúvidas sobre a diferença de se investir em um sistema de gerenciamento de desempenho ou apenas na realização da avaliação de desempenho.

A diferença é que a Avaliação de Desempenho é conduzida somente uma vez no ano, e, por isso, geralmente o processo de avaliação não é visto como motivacional ou útil pelos participantes.

Enquanto isso, os Sistemas de Gestão de Desempenho são utilizados ​​durante todo o ano para ajudar a melhorar a comunicação  entre avaliados e gerentes e, dessa forma, otimizar o trabalho.

Além disso, estes sistemas ajudam a aumentar a probabilidade de concluir com sucesso as metas de desenvolvimento profissional e pessoal, definindo expectativas claras e auxiliando com o acompanhamento ao longo do ano.

Veja como os Sistemas de Gestão de Desempenho ajudam com o engajamento dos colaboradores e diminuem a taxa de turnover, isto é a rotatividade causada por demissões:

  • O sistema de gestão de desempenho fornece maior sensação de segurança aos empregados;
  • A diminuição da taxa de  turnover está relacionada com a qualidade da experiência de trabalho;
  • Os colaboradores passam a não terem dúvidas sobre o nível de interesse e apoio vindo dos líderes.

A diminuição da rotatividade dos colabporadores e engajamento estão associados a sentimentos de eficácia e segurança.

Pesquisas indicam que os colaboradores estão mais dispostos a renunciar a aumentos de salários se lhes forem concedidos uma maior sensação de segurança e sentimentos de eficácia.

Dessa forma, um Sistema de Gestão de Desempenho pode agir como esse componente chave, facilitando metas individualizadas e mostrando de forma contínua aos colaboradores como essas metas podem ser alcançadas.

Com o uso do sistema é possível:

  • avaliados e gerentes podem acompanhar o progresso das metas definidas com ferramentas de acompanhamento compartilhadas;
  • Os dados de avaliação podem ser usados para detectar riscos;
  • Permite o uso de e-mail de lembrete automatizado para encorajar os colaboradores  a tomarem notas sobre suas realizações ao longo do ano, o que permite uma melhor comunicação e aumento da produtividade;
  • Gerentes e avaliados podem trabalhar de forma mais colaborativa e as expectativas tem mais chances de serem atendidas.

Quer experimentar um Sistema de Gestão De Desempenho em breve?

Clique no link abaixo e experimente gratuitamente  o SoftwareAvaliação, que além da avaliação de desempenho, permite você gerenciar as Metas, PDI e ocorrências sobre os colaboradores durante todo ano.

>>Sim! Quero experimentar o RHbot!