25 competências para avaliar em um gestor11 min read


O gestor que deseja ser líder precisa desenvolver algumas competências e qualidades que irão fazer com que seu trabalho seja mais fácil.

Algumas características fazem parte da personalidade dos líderes natos, mas outras é preciso desenvolver e praticar no dia a dia, conforme as experiências vividas.

Veja 25 competências para avaliar em um gestor:

  1. Confiança

A confiança é fundamental, pois se você confiar em seu colaborador terá a certeza e a convicção que ele irá atender suas expectativas e fará de tudo para atingir as metas definidas.

Passar confiança à sua equipe os motiva e fortalece sua liderança.

Um verdadeiro líder também deve passar confiança a seus colaboradores. É preciso que eles saibam que, mesmo em situações de extrema pressão, você estará lá firme e forte para ajudá-los no que for preciso.

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  1. Criatividade

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Desenvolver a criatividade de seus colaboradores é fundamental. Você não imagina o quanto eles podem contribuir para o sucesso do negócio com ideias criativas e inovadoras.

Como gestor, você também deve estimular sua criatividade, no sentido de sempre buscar maneiras melhores de resolver situações, em especiais problemas inesperados.

Ter a criatividade desenvolvida, certamente,  irá aperfeiçoar o trabalho realizado na empresa.

  1. Diplomacia

Ser diplomático é ser capaz de manter o equilíbrio e acalmar os ânimos entre partes conflitantes.

Para isso, é preciso trabalhar na busca de estabelecer uma comunicação entre as partes que estão em conflitos.

Um líder diplomático, é aquele que sabe lidar com a tensão e busca sempre um consenso que seja justo e correto para todos os envolvidos.

  1. Saber delegar funções

Ser um líder inclui a tarefa de delegar responsabilidades e funções à sua equipe.

Isso não quer dizer que você deve ser autoritário. Um bom gestor sempre, antes de delegar tarefas, precisa explicar à sua equipe o motivo da importância de se cumprir o que está sendo colocado e ter certeza da capacidade dela.

É preciso ainda sempre se certificar se não há nenhuma dúvida acerca do que foi exposto.

Outro ponto importante, é que você não deve exigir de seus colaboradores coisas impossíveis de cumprir. Certifique-se sempre se o que você está solicitando é plausível e está de acordo com as condições de trabalho oferecidas a seus empregados.

  1. Cordialidade

A cordialidade está ligada a um protocolo que deve ser seguido para que a comunicação seja feita de forma respeitosa e educada entre gestores e colaboradores.

A cordialidade e a prestatividade andam lado a lado. Não pense que seus colaboradores irão lhe respeitar mais se você sempre elevar o tom de voz com eles. Dessa forma, eles se sentirão com medo, mas, no fundo, não o respeitarão.

  1. Discrição

Por lidar com muitas informações sigilosas você deve ter o cuidado de ser discreto, isso dirá muito sobre sua ética no trabalho.

A discrição deve ser mantida também nos momentos de feedback e conversas individuais com os colaboradores.

Nunca chame a atenção de seus colaboradores em público. Mantenha a discrição, pois isso evitará constrangimentos e fofocas na empresa.

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  1. Controle emocional

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Um bom gestor precisa controlar suas emoções, mantendo sempre a calma e o equilibro mesmo em momentos de tensão. Para isso, é preciso ter autoconhecimento elevado.

Um líder equilibrado passa calma e confiança a seus colaboradores.

Além disso, o equilíbrio emocional faz com que nunca haja precipitação antes de tomar qualquer decisão. Ao invés disso, tudo é ponderado com calma para avaliar os prós e contras de qualquer situação.

  1. Ser exigente

Um bom gestor deve estabelecer um padrão alto de trabalho. Para isso, é preciso realizar cobranças e exigências para que os altos padrões sejam sempre mantidos.

Ser exigente é estar a par de tudo e atento aos mínimos detalhes, fazendo avaliações e ponderando as melhores formas de desenvolver as metas e objetivos estipuladas no trabalho.

  1. Flexibilidade

A flexibilidade é uma competência relacionada à capacidade de se adaptar a mudanças e alterações bruscas e maleáveis.

Um bom líder tem que ser capaz de se adaptar rapidamente a qualquer situação, ainda mais em situações de crise.

A flexibilidade permite que, mesmo na adversidade, se encontre soluções criativas e eficazes.

Um bom líder também deve estar sempre disposto a mudar seu ponto de vista quando está equivocado.

  1. Requinte

O requinte está ligado à capacidade de atentar aos pequenos detalhes do trabalho. Estimule a seus colaboradores a serem caprichosos em seus ofícios, sempre valorizando, é claro, a técnica adequada.

  1. Objetividade

Uma pessoa objetiva é aquela que transmite tudo aos seus colaboradores, sem rodeios.

Ficar divagando sobre um assunto faz com que os colaboradores percam o foco.

É preciso sempre expor o que deseja e quais as expectativas acerca de um determinado tema. E, é, claro, se certificar se os colaboradores compreenderam o que se desejou passar.

  1. Atenção

Ser atento é estar sempre ligado e consciente em relação ao que está se passando em sua volta.

Por este motivo, líderes atenciosos são aqueles que estão atentos a todos os indicadores relacionados ao trabalho, podendo interferir de forma eficiente e rápida caso haja alguma situação urgente, em especial problemas.

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  1. Comprometimento

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Está comprometido é se mostrar completamente envolvido e interessado nas atividades que estão sob sua supervisão.

Para isso, o gestor deve dar tudo de si e sempre buscar formas de engajar e motivas seus colaboradores, para sempre manter o nível de produtividade equilibrado.

  1. Comunicação

A comunicação é extremamente importante em qualquer ambiente de trabalho.

Se houver algum ruído na comunicação entre gestores e colaboradores, certamente, haverá um comprometimento no trabalho.

A comunicação inclui além de saber se expressar de forma clara, está sempre pronto a ouvir e a trocar ideias.

A comunicação também é uma importante ferramenta de persuasão.

  1. Foco

Muita gente confunde foco com atenção, mas são competências diversas.

Líderes focados são aqueles que conseguem manter a concentração em suas tarefas e não desviam de seus objetivos por qualquer motivo.

  1. Estar atento aos detalhes

Um gestor detalhista é aquele que atenta aos pequenos detalhes que servem para atestar a precisão e qualidade de seu trabalho.

Dessa forma, mais de uma vez ele revisa e avalia o que foi apresentado para que o produto final seja apresentado com a menor percentagem de erros possível.

  1. Motivar sua equipe

Ser um gestor motivador é sempre inspirar e estimular sua equipe a ser melhor e superar seus desafios.

Dessa forma, esse gestor nunca esquece de reconhecer quando seus colaboradores estão agindo corretamente, e quando não estão, os recoloca no caminho certo.

  1. Estar sempre em busca de conhecimento

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O bom gestor deve estar sempre busca de conhecimento e de aperfeiçoar seu trabalho.

Por isso, é preciso perseguir o aprendizado, o autoconhecimento e ter em mente que sempre podemos aprender com as experiências vividas e com nossos colaboradores.

Além disso, o verdadeiro líder não guarda o conhecimento para si, mas compartilha com sua equipe para que todos evoluam e se desenvolvam.

  1. Ser organizado e ter disciplina

Um gestor organizado faz o trabalho render mais e ser mais produtivo. Além de também nortear os colaboradores a serem organizados e terem disciplina.

Se você não cumprir os prazos planejados como poderá exigir de seus colaboradores que eles cumpram?

Por isso, a organização, a disciplina e seguir à risca o que foi planejado são de extrema importância.

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  1. Proatividade

Ser proativo é se antecipar a fazer determinado trabalho ou planejamento antes que haja algum dado para a empresa ou para o trabalho que está sendo realizado pela equipe.

Ser proativo é ter iniciativa, ou seja, não esperar ser mandado ou ser chamado atenção para iniciar algo.

A proatividade, certamente, é a característica dos bons líderes.

  1. Incentivar a responsabilidade social

A responsabilidade social é muito importante nos dias de hoje. Além de ser muito bom para a imagem da empresa.

Uma empresa sustentável é aquela que sempre busca estratégias que contemplem a sociedade e diminuam o impacto ambiental.

Dessa forma, a empresa possui práticas com base no desenvolvimento da cidadania e valorização da ética.

  1. Ser sistemático

planejamento

Um gestor sistemático é aquele que define um planejamento e consegue segui-lo passo a passo.

Esse gestor estimula o cumprimento das normas e protocolos, sempre visando a harmonia das relações e o desenvolvimento crescente da empresa.

  1. Educador e treinador

Essa é uma das características mais latentes dos verdadeiros líderes: estimular o aprendizado de sua equipe e, dessa forma, conduzir o desenvolvimento tanto pessoal, quanto profissional dela.

Para isso, é preciso dominar o que se faz, sendo plenamente apto para orientar e treinar seus colaboradores.

A empatia é uma característica que deve estar presente, pois é preciso que o líder se mostre sempre acessível à seus colaboradores e eles, por sua vez, se sintam confortáveis em procurar o gestor.

  1. Saber trabalhar em equipe

Incentivar o trabalho em equipe é uma das grandes características dos verdadeiros líderes.

Deve-se fazer os colaboradores enxergarem que os resultados obtidos em grupos se sobressaem ao individual.

O líder deve estimular uma postura participativa e colaborativa, onde todos tenham espaço e possam emitir sua opinião.

Dessa forma, há um envolvimento e comprometimento em cumprimento das metas e objetivos planejados.

Liderar-pessoas

  1. Trabalhar a valorização do cliente

O cliente é sempre o alvo de todo o produto e/ou serviço executado. Por isso, eles devem ser o foco dos gestores e colaboradores.

Assim, os bons gestores devem buscar sempre a satisfação da necessidade de sua clientela, sempre ouvindo seus elogios e críticas.

Dessa forma, sua empresa terá mais do que um cliente, mas um verdadeiro parceiro de negócio.

Sistema de Avaliação de Desempenho

O mercado está em constante evolução e é imprescindível que sua empresa acompanhe essas mudanças para se manter forte e competitiva. O conceito onde o funcionário é um mero “peão” no jogo empresarial já não existe mais.

Encontrar mão de obra qualificada está cada vez mais difícil, e manter seus melhores talentos motivados e produtivos é um grande desafio para os gestores.

Por isso a importância de um Sistema de Avaliação de Desempenho, para dar subsídios aos gerentes obtendo dados concretos e 100% confiáveis sobre desempenho, produtividade e evolução de cada colaborador.

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Veja essa frase do Peter Drucker:

O que pode ser medido, pode ser melhorado!

Disse tudo, não é mesmo?

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