Como ser um GRANDE Líder8 min read


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Ser um bom líder e ter a responsabilidade pelo bem-estar e sucesso de muitas pessoas é uma grande responsabilidade a assumir. Gerir o seu próprio trabalho e seus colaboradores e ter certeza que a equipe está trabalhando de forma coesa são desafios que nem todos estão aptos a alcançar. Mesmo se ler toneladas de artigos de liderança, ele ainda pode sentir como uma tarefa colossal.

Nós entendemos. E, por isso,  montamos este guia passo a passo para ensinar-lhe exatamente como ser um bom líder com quem os funcionários vão amar trabalhar e irão se inspirar.

O que é liderança?

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Exercer liderança dentro de uma organização é estabelecer uma visão clara, e depois orientar sua equipe para trabalhar a partir dessa visão, a capacitando e treinando com grandeza.

Sendo assim, o líder é aquele profissional que permanece calmo durante uma crise, ficando sempre focado em seu objetivo final.

Para ser um bom líder, é preciso ter grande poder de comunicação, respeito, humildade e paixão pelo que faz.

Muitas pessoas são líderes natos. Mas, é possível que esta característica seja desenvolvida ao longo do tempo, através da orientação adequada. Os melhores líderes estão sempre aprendendo e buscando melhores maneiras de desenvolver as habilidades de seus colaboradores.

Isso acontece, pois os líderes tem consciência de que muitas pessoas estão contando com ele e se inspirando em seu trabalho.

Certamente, este é um trabalho difícil, que requer um equilíbrio entre os estilos de personalidade, conflitos e interesses de todos os envolvidos.

Introdução à Liderança

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Ser um bom líder é a parte mais importante de ter uma equipe engajada e produtiva. Então, é preciso começar a pensar sobre o Retorno Sobre o Investimento (ROI) que está diretamente ligado ao  envolvimento dos colaboradores e sobre a importância do papel do gestor nos resultados financeiros da empresa.

Se o gestor não é eficiente, muito potencial é desperdiçado por erros bobos. Dessa forma, tanto os colaboradores quanto a empresa ficam insatisfeitos e frustrados.

Como líder faça sua equipe ser melhor

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Uma das melhores partes de conselho para os gestores é mudar seu foco para longe de si e redirecioná-lo para a sua equipe.

Há um conceito chamado de “liderança servidora“, originalmente cunhado em um ensaio de 1970. Neste ensaio esta liderança que está sempre pronta a servir é descrita como um sentimento natural em que satisfazer seus colaboradores e clientes vêm em primeiro lugar, pois também se trata de uma satisfação pessoal.

A diferença se manifesta no cuidado tomado pelo líder em tornar como prioridade as necessidades dos colaboradores.

Os melhores líderes entendem que é sua equipe quem irá conduzir o seu sucesso. E a sua missão é garantir e trabalhar para que os colaboardores desenvolvam suas carreiras e sejam bem sucedidos.

Uma 2015 pesquisa da Gallup descobriu que cerca de 50% dos 7.200 profissionais entrevistados deixou um emprego “para ficar longe do seu chefe”.

Em seu livro, Andy Grove apresenta 5 passos para resgatar um colaborador desmotivado:

  • Encontrar com eles, o mais rápido possível, e perguntar o motivo da desmotivação;
  • Ouvir atentamente que eles tem a dizer e ponderar suas colocações;
  • Encontrar maneiras claras para ajudar a mudar as coisas para eles para fazer as coisas melhor;
  • Acompanhar e implementar as mudanças que você disse que faria rapidamente;
  • Ainda que você os perca para outro departamento, você ainda poderá fazer com que esses profissionais continuem na empresa. Como você sabe, o índice turnover, isto é, a rotatividade dos colaboradores, prejudica a imagem da organização e acarreta custos desnecessários de recrutamento e treinamento para a empresa.

Os gerentes são mesmo necessários?

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Será que os gerentes são realmente necessários ou só são uma capa democrática na empresa?

O Google, para fazer uma experiência se livrou de todos os seus gestores por um tempo. Após o período de teste, os gestores foram trazidos de volta para que os funcionários avaliassem se eles eram importantes ou não.

A hipótese original do projeto, foi que, especialmente para engenheiros, gerentes são desnecessários. Eles pensaram que os gestores só acrescentaram camadas de burocracia no serviço excluindo o “trabalho real”.

Afinal da pesquisa, que mediu os comportamentos de gerenciamento de chaves e seu impacto usando dados de pesquisas e Avaliações de Desempenho, eles descobriram que os bons gerentes realmente fazem diferença em uma empresa.

As equipes com bons gestores possuem menor índice turnover e maiores pontuações em métricas de felicidade e motivação dos empregados.

A conclusão desse experimento é que:  os gerentes são incrivelmente importantes, mas os gerentes ruins podem, certamente, destruir uma empresa.

Como ser um bom líder

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Tornar-se um bom líder não acontece de uma hora para outra. Como você está lidando com pessoas diferentes, ser um bom gestor para todos é uma medida difícil de acertar. Certamente, isto é algo que é preciso trabalhar continuamente.

Vamos determinar os fatores que fazem um gestor ser um bom líder e, após isso, lhe dar algumas dicas para construir e aperfeiçoar sua liderança.

Qualidades de um bom líder

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Como mencionado anteriormente, os gestores realmente importam e são essenciais para uma empresa, pois possuem enorme impacto sob a linha de fundo e no envolvimento dos colaboradores.

Muitas vezes, as empresas pecam por não escolher pessoas por talentos para liderança para exercer a gestão. Na maioria das vezes, quando alguém é promovido para gestor, é porque eles estão no trabalho por mais tempo, ao invés de ser porque possuem mais talento.

Grandes líderes muitas vezes têm características semelhantes, é isso que os tornam tão simpáticos e amáveis diante de seus colaboradores.

Felizmente, a maioria dessas qualidades podem ser aprendidas e desenvolvidas ao longo do tempo, com treinamento e com a prática. O que é preciso mais do que qualquer coisa é um verdadeiro compromisso para realmente querer ser um bom líder.

Depois de ter esse objetivo em mente, você pode trabalhar conscientemente na construção dessas habilidades.

A pesquisa da Gallup descobriu que grandes líderes têm estas 14 qualidades:

  1. Motivam os colaboradores com uma missão e visão convincente;
  2. Tem foco para dirigir os resultados;
  3. Criam uma cultura clara de responsabilização;
  4. Constroem relacionamentos que criam confiança, diálogo aberto e total transparência;
  5. Tomam decisões com base na produtividade e não em preferências pessoais;
  6. São bons treinadores;
  7. Buscam capacitações para suas equipes;
  8. Expressam interesse no sucesso e bem-estar pessoal dos membros da equipe;
  9. São bons comunicadores;
  10. Focam em bons resultados;
  11. Ajudam os colaboradores no desenvolvimento de suas carreiras;
  12. São produtivos e orientados para resultados otimizados;
  13. Possuem uma visão clara e uma estratégia para a equipe;
  14. Tem habilidades técnicas fundamentais que ajudam a aconselhar a equipe.

Você pode usar seus próprios questionários e recolher feedback dos funcionários para compreender quais qualidades seus colaboradores consideram essenciais em bons gestores. Converse com eles para saber o que esperam de seus líderes.

As relações interpessoais são essenciais nesse processo. Não adianta saber tudo na teoria e na prática ser um gestor frio e sem envolvimento emocional com seus colaboradores e com a função que desempenha.

Assim, trabalhar na melhoria e evolução de sua inteligência emocional pode ser a chave para a criação desses relacionamentos significativos com os empregados.

A relação entre colaborador e gestor

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A chave para construir um bom relacionamento com seu empregado é mostrar a eles que você realmente se importa não apenas no quanto eles podem ser produtivos e lucrativos para a empresa, mas também os valoriza como pessoas e profissionais em constante evolução. Afinal, nenhum profissional gosta de ser tratado como uma máquina que ao ficar obsoleta é colocada de lado.

Se você começar a construir e estreitar as relações de confiança com seus colaboradores, eles irão começar a respeitá-lo e o sucesso virá naturalmente para ambos os lados. Como em qualquer relacionamento, as fundações da relação gestor e empregado é a confiança e o respeito.

Você deve se concentrar em três elementos quando olhar para o relacionamento com seu empregado e como deseja melhorá-lo, que são:

  • o conhecimento técnico da função desempenhada;
  • a frequência de comunicação; e
  • qualidade do relacionamento.

Aplique o processo de Avaliação de Desempenho para identificar os pontos fortes e fracos de seus colaboradores e assim conseguir desenvolvê-los com maior assertividade!

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