Os profissionais estão mudando e, por consequência, o mercado também ou vice versa. Por isso, é cada vez mais comum que colaboradores demandem das empresas um Plano de Desenvolvimento Individual, que alinhe necessidades pessoais com objetivos profissionais.
O Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) é um plano de ação, composto de ações de desenvolvimento, de responsabilidade do avaliado e/ou da empresa, que levará o indivíduo de um estado atual para um estado desejado.
Imagine-o como um roteiro para escrever sua história ideal. Entretanto, a vida não é um trajeto linear. Neste sentido, o PDI deve servir como suporte para que o profissional não perca o foco, dando passos estratégicos, que estejam alinhados com um objetivo maior, de longo prazo.
Como elaborar um Plano de Desenvolvimento Individual
Montar um Plano de Desenvolvimento Individual requer tempo e atenção, uma vez que você vai precisar analisar diversos segmentos de sua vida, visitar o passado, entender o presente e pensar o futuro.
Para ajudar você nessa tarefa, elaboramos uma lista de 4 etapas, que irá ajudá-lo a começar seu Plano de Desenvolvimento Individual
1. Saiba para onde quer ir
É preciso ter sempre em mente onde você se encontra atualmente e para onde quer ir. Sendo assim, é importante analisar seu estado atual e o estado desejado. O objetivo do profissional deve estar muito bem definido, flexível e aberto às diversas possibilidades para que o Plano de Desenvolvimento Individual seja considerado eficaz.
Observe todas as áreas de sua vida e avalie seu nível de satisfação com cada uma.
Busque uma visão abrangente, incluindo aspectos como família, carreira, relacionamento, saúde, espiritualidade, finanças, qualidade de vida, equilíbrio emocional e tudo que envolva seu universo.
Assim, você tem maior clareza sobre o que precisa e o que não precisa melhorar.
2. Alinhe expectativas
Faça uma análise do seu estado atual e do estado desejado pela sua empresa. Ambas as partes devem estar na mesma direção, para que a soma de esforços traga resultados satisfatórios para todos.
Mapeie suas competências, técnicas e comportamentais, e analise pontos fortes os não tão fortes.
Nesta perspectiva, aspectos como características pessoais, habilidades e conhecimentos, que somados formam as competências do profissional, são critérios primordiais para qualquer PDI.
3. Elabore um plano de Ação
Agora é hora de sair do campo das ideias e definir as ações concretas que levarão ao alcance do objetivo desejado e elaborar estratégias que contribuirão positivamente no caminho a ser trilhado.
Eleito o objetivo e feito o diagnóstico, o plano já pode ser iniciado demonstrando os pontos a desenvolver e ações necessárias. Inclua ações de desenvolvimento que requeiram novos conhecimentos e aperfeiçoamento do comportamento. Isso quer dizer que, se forem elencados treinamentos, deverá haver uma contrapartida de ações que demonstre a aplicação deste novos conhecimentos.
Vale lembrar que o prazo é fundamental para a realização das ações.
4. Tenha um tutor
Embora seja de responsabilidade do profissional segui-lo, o ideal é que ao longo do cumprimento do Plano de Desenvolvimento Individual, haja um coach ou mentor, para auxiliá-lo a manter o foco na direção do estado desejado.
A necessidade de mostrar avanços periódicos a um tutor faz diferença no esforço de seguir o plano à risca.
Caso este tutor não seja o seu gestor, mantenha-o informado de seu progresso.
Sistema de Avaliação de Desempenho
O mercado está em constante evolução e é imprescindível que sua empresa acompanhe essas mudanças para se manter forte e competitiva. O conceito onde o funcionário é um mero “peão” no jogo empresarial já não existe mais.
Encontrar mão de obra qualificada está cada vez mais difícil, e manter seus melhores talentos motivados e produtivos é um grande desafio para os gestores.
Por isso a importância de um Sistema de Avaliação de Desempenho, para dar subsídios aos gerentes obtendo dados concretos e 100% confiáveis sobre desempenho, produtividade e evolução de cada colaborador.
Com a Análise de Desempenho em Competências ou Metas, identifique seus Talentos e estabeleça o Sistema de Recompensa para os Melhores Resultados, além do Plano de Desenvolvimento Individual para Melhorias e Aperfeiçoamento.
O RHbot Permite:
- Mais de 15 relatórios automáticos e personalizáveis
- Otimizar suas análises e obter dados com maior confiança e credibilidade
- Gestão Completa de Metas e Competências Integradas com o PDI.
- Relatório Nine BOX Personalizável
- Descrição de Cargos Detalhada.
- Estruturação do PDI para Metas e Competências
- Com Consenso, Comitê, Pesos por Competências e Avaliadores.
- Notificações de questionários respondidos em tempo real.
A instalação do Plano Piloto de Avaliação de Desempenho é Gratuita, clique no botão abaixo e entre para o time das grandes empresas que buscam desempenho e produtividade.
Deseja Aplicar o Plano De Desenvolvimento Individual na Sua Empresa?
Fique tranquilo! Com o RHbot você conseguirá aplicar muito facilmente, visto que com a ferramenta você conseguirá acompanhar todo o processo juntamente com os seus colaboradores e seus gestores.
Ao final do processo, você terá acesso a dezenas de relatórios, planilhas e gráficos personalizáveis conforme sua necessidade.
Nós da RHbot, já ajudamos mais de 200 Empresas no Brasil e no exterior e podemos ajudar você também na aplicação do PDI.
Clique no link abaixo para uma breve apresentação do RHbot, e saiba como nossas ferramentas podem ajudar você a liderar sua equipe a alcançar suas metas e objetivos.