Tipos de Avaliação de Desempenho Profissional4 min read


Todas as empresas buscam resultados melhores. Entretanto, são poucas as que investem na melhoria do desempenho dos colaboradores.

Uma ferramenta que vem ganhando espaço no mundo corporativo são as avaliações de desempenho profissional.

Os tipos de avaliação de desempenho são variados no mercado e cada um possui um objetivo singular.

tipos de avaliação de desempenho

Os tipos de avaliação variam desde aqueles que procuram fazer uma análise individual, onde apenas uma pessoa é responsável por avaliar o desempenho; ou ainda avaliações mais amplas e complexas, como a avaliação de desempenho 360 graus, que busca uma análise mais detalhada do avaliado.

Se você ainda não sabe para que serve uma Avaliação de Desempenho Profissional, vale olhar esse artigo onde tratamos do assunto. Agora, vamos ver os tipos de avaliação profissional:

Autoavaliação de Desempenho

auto-avaliacao

O auto conhecimento é fundamental para um processo de avaliação, porém é apenas o primeiro passo para a melhoria no desempenho.

A autoavaliação é útil tanto para ser feita por si e para si, quanto aplicada pela empresa, ocasião em que o gestor também pode fazer uma avaliação que depois será analisada em conjunto com a avaliação que o próprio colaborador fez de si.

Esse modelo é aplicado por grandes empresas e é considerado uma importante ferramenta para o desenvolvimento do profissional dentro do grupo

Avaliação 180 graus

Group of business people working at office

A Avaliação 180º é uma ferramenta que tem como foco a gestão estratégica de pessoas, onde o avaliado é analisado somente pelos seus superiores, ou seja, permite que o gestor realize uma avaliação de cada membro da sua equipe, tendo por base as metas que lhe foram determinadas durante o período.

Este tipo de Avaliação de Desempenho fornece orientação, aconselhamento, informação, equipamentos, metas, objetivos e cobra resultados, enquanto o subordinado fornece desempenho e resultados e cobra recursos do gerente.

Com a Avaliação 180 graus°, o superior tem uma variedade de funcionalidades em sua avaliação e autoavaliação, podendo contar com o auxílio de gráficos, consenso prático e Plano de Desenvolvimento Individual, de forma que o desenvolvimento do colaborador ganha nova direção, enquanto os relatórios para os Recursos Humanos e os diretores passam a ser mais completos e fidedignos.

Avaliação 360°

comprometimento

Outro tipo de Avaliação de Desempenho é o chamado 360º. Que é um modelo de avaliação funcional, onde o profissional é avaliado por uma série de avaliadores, tais como a chefia imediata, os colegas de trabalho, os subordinados e até os clientes da empresa. Ou seja, compreende a utilização de feedback envolvendo todas as pessoas que se encontram no entorno do avaliado, subordinados, pares e superiores.

Algumas vezes, a pessoa avaliada escolhe os avaliadores, sujeitos à aprovação de um gestor, com o entendimento de que as avaliações produzidas serão confidenciais, por exemplo, os formulários preenchidos podem não conter o nome do avaliador e os resultados podem ser consolidados para cada nível.

Avaliação de Desempenho por Competências

recursos_humanos_orientador

Por último, mas não menos importante, temos a Avaliação de Desempenho por Competências. Esse é outro tipo de avaliação de desempenho profissional.

A avaliação de desempenho por competências é definida como uma análise sistemática do desempenho de cada profissional da empresa, em função das tarefas que desempenha, das metas que possui, das atitudes que são esperadas e dos resultados a serem alcançados, além do seu potencial de desenvolvimento.

Para tanto, a avaliação de desempenho por competências mensura o desempenho do profissional, relacionando-o com as competências ideais para o desempenho de sua função e para o cumprimento dos objetivos organizacionais.

Entende-se por competência o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que o profissional deve possuir, de acordo com a atividade.

É um processo que mensura principalmente qual é a contribuição de cada colaborador para a organização, assim como a qualidade da execução das responsabilidades, destacando os pontos fortes e fracos e o potencial de cada colaborador.

Estes são os principais tipos de avaliação de desempenho profissional que uma empresa pode implementar. Claro que a escolha depende de uma variedade de fatores, como a maturidade da empresa, capacidade de execução do time de Recursos Humanos, entre outros. O importante é não deixar os funcionários desprovidos de qualquer tipo de acompanhamento.

Quer saber qual o melhor tipo de Avaliação de Desempenho para sua empresa?

Cadastre-se no link abaixo e tenha uma consultoria grátis do RHbot . Esta consultoria irá lhe ajudar a encontrar o melhor meio para a revisão melhor estrutura, com base na cultura da sua empresa, para implantar esses processos.

Faça como as empresas mais bem sucedidas do mercado e invista nos seus colaboradores!

>>>Clique aqui para acessar<<<<<