O Que é Administração de Recursos Humanos e Como Aplicar. Entenda!18 min read


Entenda os Benefícios, Objetivos e a Importância da Administração de Recursos Humanos nas empresas e como aplicar da maneira correta em sua organização!

Administração de Recursos Humanos

O que é Administração de Recursos Humanos

A administração de Recursos Humanos é o processo de contratação e desenvolvimento de funcionários para que eles se tornem mais valiosos para a organização.

A Administração de Recursos Humanos inclui:

  • Realização de análises de trabalho
  • Planejamento de necessidades de pessoal
  • Recrutamento das pessoas certas para o trabalho
  • Gerenciamento de salários, oferecendo benefícios e incentivos
  • Avaliação do desempenho

Administração de Recursos Humanos Por Chiavenato

A Administração de Recursos Humanos, segundo Chiavenato, consiste em planejar, organizar, desenvolver, coordenar e controlar os métodos capazes de promover o desempenho eficiente do pessoal.

Ao mesmo tempo em que a organização representa o meio que permita às pessoas que com ela colaborem para alcançar os objetivos individuais relacionados direta ou indiretamente com o trabalho.

Também significa conquistar e manter as pessoas na organização, trabalhando sempre com eficiência para produzir resultados eficazes.

Administração de Recursos Humanos do Operacional ao Estratégico

O gerenciamento operacional de RH e a gestão estratégica de RH são dois lados da mesma entidade.

O RH operacional exige operações diárias essenciais para atender às necessidades de seus funcionários, enquanto a gestão estratégica de RH se preocupa com a previsão de resultados e garantindo que sua empresa tenha o capital humano mais qualificado para atingir seus objetivos.

Ambas as facetas dos recursos humanos são componentes fundamentais que podem levar o seu negócio ao sucesso.

Administração de Recursos Humanos Operacional:

Atuando operacionalmente, os membros da equipe de recursos humanos são administradores de alto nível.

As tarefas que realizam geralmente são altamente visíveis para seus funcionários porque estão focadas nas questões de trabalho diário atribuídas às necessidades atuais de sua equipe.

Estas incluem tarefas vitais, tais como recrutamento, entrevistas e contratação, e gerenciamento de riscos.

O gerenciamento operacional de RH pode usar e manter sistemas informatizados de informações de RH, e também pode supervisionar seu departamento de folha de pagamento.

Administração de Recursos Humanos Estratégico:

A Administração de Recursos Humanos Estratégica requer que os profissionais de RH considerem a imagem geral do crescimento da sua empresa, implementando maneiras de contribuir diretamente para seus objetivos de longo prazo.

O RH estratégico é parte integrante do planejamento futuro do seu negócio em relação aos funcionários.

Em uma capacidade estratégica, os membros da equipe de RH tentam projetar as futuras necessidades de negócios e trabalhar para desenvolver funcionários e programas atuais para atender a essas necessidades.

Olhando para o futuro, as equipes de RH podem considerar muitas opções para manter seu negócio competitivo e crescendo, incluindo a terceirização de certos empregos.

Administração de Recursos Humanos nas Organizações

A linha estratégica de pesquisa é focada principalmente em teorias e práticas de estratégia de gerenciamento de RH em organizações e consequentemente o acompanhamento da estratégia com o uso de sistemas de medição.

O foco central é, em primeiro lugar, desvendar a criação de sistemas e práticas estratégicas de GRH, e os resultados finais da gestão de recursos humanos e organizacionais.

Em segundo lugar, a equipe de pesquisa também está interessada em desenvolvimentos no campo de sistemas estratégicos de medição de HRM.

Em terceiro lugar, estamos cada vez mais em direção a uma abordagem sustentável da gestão de recursos humanos.

Faz-se isso usando uma abordagem econômica e gerencial de HRM e, posteriormente, buscando o valor agregado de HRM em organizações.

  • Relações de trabalho:

Com a linha de pesquisa sobre a relação de trabalho, estuda-se o relacionamento empregado-organização e seus resultados em diferentes níveis, reconhecendo assim que os funcionários são gerenciados em vários níveis e como esses níveis distintos interferem uns com os outros.

No nível do trabalho, estuda-se a perspectiva do empregador referente ao que a organização oferece aos empregados no nível do trabalho e o que é esperado dos funcionários em troca.

Considerando que as organizações estão mudando cada vez mais sua abordagem de investimento mútuo para o emprego em uma abordagem de sub investimento (em que muito é perguntado pelos funcionários em comparação com o que lhes é oferecido), é importante estudar o impacto dessas mudanças para diferentes empregados e resultados organizacionais.

Além disso, a nível individual, estuda-se a perspectiva do empregado pertencente à relação de troca de membros do líder.

O gerente de linha como agente da organização implementa a relação de trabalho com o empregado individual.

Portanto, é importante estudar a LMX como uma importante faceta do relacionamento amplo-empregado-organização.

O objetivo é contribuir com a compreensão de como o relacionamento empregado-organização afeta funcionários e organizações.

Estuda-se especificamente os processos operacionais nesta ligação.

  • Gerenciamento de desempenho:

Esta linha de pesquisa concentra-se no gerenciamento de desempenho e no comportamento organizacional.

A pesquisa é dedicada a uma melhor compreensão de como as organizações podem desempenhar de forma mais efetiva pelo gerenciamento melhor (gerenciamento de RH e desempenho).

O objetivo é examinar e melhorar a eficácia de várias práticas, sistemas e políticas de gerenciamento de desempenho e gerenciamento de RH nas organizações.

Além disso, a pesquisa realizada dentro desta equipe enfoca o papel do bem-estar dos funcionários no Gerenciamento de Recursos Humanos – Relacionamento com o desempenho organizacional.

A questão central é como o sistema de gestão organizacional, a estratégia, a cultura e o comportamento podem ser otimizados para facilitar e melhorar o bem-estar e efetividade dos funcionários, o desempenho da equipe e da organização.

  • Gestão estratégica:

Esta linha de pesquisa utiliza a estrutura estratégia e prática para examinar as características dos processos de planejamento estratégico e o uso de instrumentos de planejamento estratégico em organizações públicas e sem fins lucrativos, tanto de uma perspectiva social quanto de sistemas.

Mais especificamente, examinamos a relação entre as características dos processos estratégicos de tomada de decisão e os resultados próximos e / ou distal.

As características do processo de tomada de decisão estratégica abrangem os profissionais de planejamento estratégico (por exemplo, características e papéis da equipe), as práticas de planejamento estratégico (por exemplo, características do processo) e a práxis de planejamento estratégico (por exemplo, ferramentas estratégicas e planos estratégicos).

Os resultados imediatos de interesse são: qualidade das decisões estratégicas, eficácia do planejamento estratégico, compreensão compartilhada e compromisso com a estratégia e a comunicação estratégica.

Os resultados distantes de interesse são o desempenho organizacional, estratégia realizada e legitimidade estratégica.

Os dados são coletados em configurações de lucro público e social usando projetos de pesquisa e projetos experimentais de pesquisa em combinação com dados secundários.

  • Recrutamento e marca de empregador:

O recrutamento visa identificar e atrair o capital humano certo para atingir os objetivos e as estratégias da organização.

Mesmo em tempos de recessão econômica, a “guerra pelo talento” continua à medida que as organizações lutam para encontrar um equilíbrio entre a manutenção de uma força de trabalho magra, atraindo o talento necessário para manter uma vantagem competitiva.

As tendências demográficas sugerem que a aquisição de capital humano será ainda mais importante no futuro.

Além disso, dado que o recrutamento influencia a quantidade e a qualidade dos candidatos e contratados, tem implicações para todas as outras práticas de recursos humanos.

Como resultado, o recrutamento tornou-se uma das funções de recursos humanos mais críticas para o sucesso organizacional e a sobrevivência.

Como essas evoluções garantem uma compreensão completa do recrutamento e da atração organizacional, a pesquisa nesse domínio cresceu exponencialmente nos últimos anos.

Estudos recentes mudaram o campo com base em teorias de marketing e branding e construções para elucidar ainda mais o processo de recrutamento.

Dentro do domínio do recrutamento e da marca do empregador, os principais tópicos de pesquisa da nossa equipe de pesquisa são o estudo de fontes de recrutamento, comportamentos de busca de emprego, comunicação boca-a-boca, mídia social, imagem do empregador e diversidade de candidatos.

Administração de Recursos Humanos

  • Responsabilidade social corporativa e empreendedorismo social:

A responsabilidade social corporativa e as empresas sociais têm em comum o desafio de combinar a sustentabilidade econômica e social.

Nesta linha de pesquisa, o foco é o estudo de empresas sociais, que desenvolvem atividades geradoras de receita para realizar metas sociais.

As empresas sociais são consideradas como “casos extremos de hibridação” porque a realização dos objetivos sociais e econômicos são fundamentais para o funcionamento das empresas sociais, embora possa implicar práticas que nem sempre são compatíveis.

O estudo das empresas sociais é, portanto, considerado particularmente interessante para obter informações sobre os desafios da introdução da responsabilidade social corporativa em organizações com foco principal na sustentabilidade econômica.

Estuda-se os antecedentes, valores e objetivos dos gerentes e membros do conselho nas empresas sociais em relação à dinâmica e à tomada de decisões na equipe de alto nível e no conselho de administração, influenciando o desempenho da organização.

Avaliando o desempenho organizacional, não só consideramos o desempenho financeiro, mas também visamos medir o desempenho social.

Portanto, desenvolvemos atividades de pesquisa para poder avaliar o desempenho não financeiro das empresas (sociais).

  • Gerenciamento de carreira:

Este fluxo de pesquisa concentra-se no ciclo de vida do empregado a partir do “estágio do candidato a emprego” e termina na idade de aposentadoria.

Todos os problemas de desenvolvimento de RHM e gestão de talentos no meio estão sendo pesquisados a partir de uma perspectiva de correspondência.

Ao fazê-lo, a ênfase é tanto sobre as necessidades de desenvolvimento do indivíduo quanto sobre as soluções potenciais que as organizações podem surgir, a fim de reter suas pessoas de forma a permanecerem motivadas e comprometidas.

Este fluxo de pesquisa permitiu várias publicações em torno das seguintes equipas: sistemas de carreira, escadas de carreira triplas, contrato psicológico, criação de emprego, diferentes gerações no piso de trabalho, comportamento de autogestão de carreira, etc.

  • Organizações de aprendizagem:

Os principais campos de interesse são a organização de aprendizagem, habilidades profissionais, gerenciamento de mudanças, inteligência emocional, estilos cognitivos e liderança.

Benefícios da Administração de Recursos Humanos

O benefício de uma função de RH está no processo de ligação da função de recursos humanos com os objetivos estratégicos de uma empresa, a fim de melhorar e impulsionar o desempenho.

Em termos simples, a gestão de recursos humanos envolve recrutamento, contratação e gerenciamento de funcionários.

No entanto, um sistema de recursos humanos bem-sucedido requer muitas mais peças da organização, envolvendo cultura organizacional e administrando saúde e segurança.

Com a compreensão desses elementos de um sistema de gerenciamento de RH, os empresários e gerentes podem efetivamente estruturar seus processos de negócios.

  • Cultura Organizacional:

A cultura organizacional é a montagem de valores, regras de trabalho, visão da empresa, tradições e crenças que uma empresa adotou ao longo dos anos.

O sistema de gerenciamento de RH desempenha um papel vital na influência da cultura organizacional dentro de uma empresa.

Estabelecendo diretrizes, procedimentos e padrões da empresa, os funcionários sabem e aprendem os comportamentos que são aceitáveis no local de trabalho.

Por exemplo, uma política pode indicar que a pontualidade é importante dentro da empresa, o que promove habilidades aprimoradas de gerenciamento de tempo entre os funcionários, ou a equipe de RH pode adaptar uma política de gerenciamento de tempo mais flexível que valha a liberdade dos funcionários para gerenciar seus próprios horários.

Portanto, a cultura organizacional afeta a maneira como as pessoas trabalham e cooperam entre si e com os clientes.

  • Planejando a Mudança:

O mundo dos negócios muda rapidamente. A tecnologia está mudando e sendo atualizada constantemente, os funcionários vêm e vão, e as finanças do negócio variam de tempos em tempos.

É responsabilidade da equipe de RH ajudar a estabilizar a empresa para mudanças contínuas e isso não pode ser ignorado.

Planejar mudanças significa ajudar os funcionários a entender seus papéis, levando em consideração a imagem maior da empresa.

Trata-se de construir pontes entre departamentos e gerentes e fazer com que as pessoas falem sobre as circunstâncias do “caso e o caso”.

O RH usa essa informação e desenvolve um plano de gerenciamento para desastres, mudanças no fluxo de trabalho e para tranquilizar os funcionários em tempos de desastre ou mudanças alarmantes.

  • Treinamento e desenvolvimento:

Quase todos os funcionários, incluindo aqueles que são altamente qualificados e qualificados, exigem treinamento em algum momento devido ao fato de que cada organização faz as coisas de maneira diferente aos outros.

Políticas e procedimentos precisam ser firmemente transmitidos a todos os funcionários como parte do processo de embarque -, portanto, ter todos com o mesmo comprimento de onda.

O sistema de gerenciamento de RH também é responsável pelo desenvolvimento contínuo dos funcionários.

Esta educação contínua mantém atualizadas as habilidades dos funcionários, de modo que eles trazem ideias originais e modernas para a empresa.

  • Saúde e segurança:

O sistema de gerenciamento de RH desempenha um papel fundamental na garantia de saúde e segurança no local de trabalho.

Isso pode ser alcançado através de políticas e procedimentos, mas a função de RH pode dar um passo adiante para garantir que os funcionários compreendam os riscos de certas atividades.

Por exemplo, se houver maquinaria pesada no escritório, a RH pode postar sinais de alerta e cartazes listando as etapas a serem tomadas em caso de emergência.

Isso minimiza a possibilidade de ocorrência de um acidente e ajuda a eliminar qualquer ação judicial posterior que possa ser tomada contra a empresa.

  • Recrutamento:

Embora o recrutamento possa parecer um dado para os sistemas de gerenciamento de RH, é o principal centro de todas as políticas e sistemas de RH.

Obter trabalhadores qualificados, mantê-los envolvidos dentro da empresa, treiná-los corretamente para concluir com êxito seus trabalhos e encorajá-los a ser submetidos a uma maior educação.

Atribuir-lhes benefícios e compensação são todos impulsionadores para o sucesso organizacional e devem estar continuamente na mente de Gerentes de RH.

Portanto, desenvolver e implementar o Sistema de Gestão de Recursos Humanos certo para o seu negócio é importante.

Embora seja possível cuidar dessas funções manualmente, um sistema automatizado garante que haja muito tempo disponível para a equipe de recursos humanos para desenvolver e manter os dados que entram nesses sistemas.

Objetivos da Administração de Recursos Humanos

Os objetivos são metas pré-determinadas às quais a atividade individual ou de grupo em uma organização é dirigida.

Os objetivos da gestão de pessoal são influenciados por objetivos organizacionais e objetivos individuais e sociais.

As instituições são instituídas para atingir determinados objetivos específicos.

Os objetivos das instituições econômicas são principalmente gerar lucros, e as instituições educacionais são principalmente educação e / ou realizar pesquisas e assim em diante.

No entanto, o objetivo fundamental de qualquer organização é a sobrevivência.

As organizações não estão apenas satisfeitas com esse objetivo. Além disso, o objetivo da maioria das organizações é o crescimento e / ou lucros.

As instituições adquirem e gerenciam vários recursos, inclusive humanos, para atingir os objetivos especificados.

Assim, os recursos humanos são gerenciados para desviar e utilizar seus recursos para a realização dos objetivos organizacionais.

Portanto, basicamente, os objetivos da GRH são extraídos e contribuem para a realização dos objetivos organizacionais.

Os outros objetivos da GRH são atender às necessidades, aspirações, valores e dignidade dos funcionários individuais e ter uma preocupação devida pelos problemas socioeconômicos da comunidade e do país.

Os objetivos da Administração de Recursos Humanos podem ser os seguintes:

  1. Criar e utilizar uma força de trabalho capaz e motivada, para atingir os objetivos organizacionais básicos.
  2. Estabelecer e manter uma sólida estrutura organizacional e relações de trabalho desejáveis entre todos os membros da organização.
  3. Garantir a integração de indivíduos ou grupos dentro da organização por coordenação dos objetivos individuais e grupais com os da organização.
  4. Criar instalações e oportunidades de desenvolvimento individual ou grupal para combiná-lo com o crescimento da organização.
  5. Para alcançar uma utilização efetiva dos recursos humanos na consecução dos objetivos organizacionais.
  6. Identificar e satisfazer as necessidades individuais e grupais, proporcionando salários adequados e equitativos, incentivos, benefícios dos empregados e segurança social e medidas para desafiar o trabalho, prestígio, reconhecimento, segurança, status.
  7. Manter a moral dos funcionários e as relações humanas sólidas, mantendo e melhorando as várias condições e instalações.
  8. Fortalecer e apreciar os recursos humanos continuamente, fornecendo programas de treinamento e desenvolvimento.
  9. Considerar e contribuir para minimizar os males socioeconômicos, como desemprego, subemprego, desigualdades na distribuição de renda e riqueza e para melhorar o bem-estar da sociedade, oferecendo oportunidades de emprego para mulheres e setores desfavorecidos da sociedade. .
  10. Fornecer uma oportunidade para expressão e gerenciamento de voz.
  11. Proporcionar liderança justa, aceitável e eficiente.
  12. Fornecer instalações e condições de trabalho e criar uma atmosfera favorável para manter a estabilidade do emprego.

Importância da Administração de Recursos Humanos

Administração de Recursos Humanos

Uma organização não pode construir uma boa equipe de profissionais que trabalham sem bons recursos humanos.

As principais funções da equipe de Gerenciamento de Recursos Humanos incluem recrutar pessoas, treiná-las, avaliações de desempenho, motivar funcionários, comunicação no local de trabalho, segurança no local de trabalho e muito mais.

Os efeitos benéficos dessas funções são discutidos aqui:

  • Avaliações de desempenho:

A Administração de Recursos Humanos encoraja as pessoas que trabalham em uma organização, a trabalhar de acordo com seu potencial e lhes dá sugestões que podem ajudá-las a melhorar.

A equipe se comunica individualmente com a equipe e fornece todas as informações necessárias sobre seus desempenhos e também define seus respectivos papéis.

Isso é benéfico, pois permite que eles formem um esboço de seus objetivos antecipados em termos muito mais claros e, assim, os ajuda a executar os objetivos com os melhores esforços possíveis.

As avaliações de desempenho, quando tomadas regularmente, motivam os funcionários.

  • Manutenção da atmosfera de trabalho:

Este é um aspecto vital da GRH porque o desempenho de um indivíduo em uma organização é em grande parte conduzido pela atmosfera de trabalho ou cultura de trabalho que prevalece no local de trabalho.

Uma boa condição de trabalho é um dos benefícios que os funcionários podem esperar de uma equipe eficiente de recursos humanos.

Um ambiente seguro, limpo e saudável pode trazer o melhor em um empregado.

Uma atmosfera amigável proporciona aos funcionários a satisfação profissional também.

  • Gerenciando Disputas:

Em uma organização, existem várias questões sobre as quais podem surgir disputas entre os empregados e os empregadores.

Você pode dizer que os conflitos são quase inevitáveis.

Em tal cenário, é o departamento de recursos humanos que atua como consultor e mediador para resolver essas questões de forma efetiva.

Eles primeiro ouviram as queixas dos funcionários.

Então, eles apresentam soluções adequadas para classificá-los. Em outras palavras, eles tomam medidas oportunas e impedem que as coisas saem das mãos.

  • Desenvolvimento de Relações Públicas:

A responsabilidade de estabelecer boas relações públicas está em grande medida com a Administração de Recursos Humanos.

Eles organizam reuniões de negócios, seminários e vários encontros oficiais em nome da empresa, a fim de construir relacionamentos com outros setores de negócios.

Às vezes, o departamento de RH desempenha um papel ativo na preparação dos planos de negócios e marketing para a organização também.

Qualquer organização, sem uma configuração adequada , é obrigada a sofrer sérios problemas ao gerenciar suas atividades regulares.

Por esta razão, hoje, as empresas devem colocar muito esforço e energia na criação de uma Administração de Recursos Humanos forte e efetiva.

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