Principais Indicadores de RH Para Aplicar em Sua Empresa!18 min read


Entenda a Importância dos Indicadores de RH e como aplicá-los de maneira correta na sua empresa, abordando todas as etapas do processo.

O que são os Indicadores de RH?

Indicadores de RH

Indicadores de RH são ferramentas de medida que determinam o valor e a eficácia das iniciativas que são basicamente desenvolvidas no setor de Recursos Humanos, ou seja, onde tipicamente incluem áreas de treinamento, retorno no capital humano, custos de trabalho, e despesas dadas por cada funcionário presente na empresa.

Além disso, essa ferramenta fez com que as avaliações se tornassem mais objetivas, onde possuem o foco de estudo nas áreas de conhecimento, habilidades, capacidade de trabalho, ou seja, áreas que causam, ou podem causar, um impacto em custos avaliados da empresa.

Conforme aponta ARRUDA, 2011, “indicadores são dados ou informações que representam um determinado fenômeno e que são utilizados para medir um processo ou seus resultados”.

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Em outras palavras, os indicadores de RH são ferramentas que utilizam de algoritmos para criação e aplicação de fórmulas que ajudam a avaliar e medir o grau de contribuição de uma administração empresarial da equipe de Recursos Humanos para o desenvolvimento do negócio.

Estas ferramentas de análise ajudam a observar investimentos que possibilitam e resultam no crescimento das organizações numa perspectiva com a possibilidade de medir os diversos processos da área.

E, com isso, é possível medir estas aplicações mensalmente, mantem um relatório ativo e completo, estando sempre atualizado, servindo sempre para entender e controlar um processo, além de contribuir para construção de metas de melhorias de desempenho.

Com isso, é possível observar a utilização de indicadores de RH quando executivos tomam decisões baseadas em fatos, o que, pela importância das decisões, afetam o negócio de forma completa.

E, para que os líderes e executivos possam ser convencidos de que as decisões estão beneficiando ou prejudicando a empresa, a equipe de Recursos Humanos precisa apresentar um documento plausível e com fatos que demonstrem o real alcance destas decisões e, é neste momento, que utiliza-se do indicador de RH, sendo a chave para uma análise correta de que a organização necessita de uma ferramenta que investigue a fundo os fatos.

E, para maior facilidade dos executivos e líderes, quando há dificuldade de escolher qual indicador de RH é melhor e mais favorável para empresa, é possível contatar um especialista na área, estando disponível para realizar uma consulta empresarial resultando no melhor indicador de RH que há no mercado e que seja compatível com a visão e valores da empresa.

As funções do RH juntamente com os indicadores consistem em práticas que possuem um efeito positivo nos funcionários e nas ferramentas aplicadas no processo, ressaltando a importância para a equipe de Recursos Humanos pelo fato de que eles são, nos momentos de contratação, desenvolvimento e auxílio para e com os funcionários, os líderes.

As medidas mostram o desenvolvimento de competência demonstrado através da conexão do RH com os indicadores, destacando os efeitos positivos na organização/empresa.

Ou seja, a equipe de Recursos Humanos, separada dos indicadores, era um processo positivo porém, não tão lucrativo quanto quando reunido com os indicadores, por que, além disso, os indicadores de RH permitem que os líderes e os tomadores de decisões se tornem mais efetivos, resultando em um resultado final melhor a cada utilização.

Portanto, o objetivo claro dos indicadores de RH é destacar-se como ferramenta para medição dos resultados, criar relatórios e diagnósticos de acordo com os aspectos de melhoria e planejamento, visando os resultados e metas estipulados pela organização, ou seja, é um instrumento empresarial que permite a avaliação de diversos setores de uma empresa, como, a qualidade, os custos e, principalmente, a produtividade interna da empresa.

Pode-se deduzir, então, os 3 objetivos básicos dos indicadores de RH, que são:

  • O conhecimento da atual situação que a empresa se encontra;
  • Análise dos resultados, com foco na comparação com o projeto de metas e;
  • Auxiliar na definição de novas metas e novos projetos para o futuro.

Para chegar a razão especifica da situação, os indicadores de RH realizam uma pesquisa profunda visualizando a elaboração de planos de ações estratégicas.

E, com isso, os indicadores de RH se tornam um instrumento completamente eficaz na organização, onde, inicialmente, identificaram os problemas organizacionais que prejudicaram a empresa.

Ou seja, os indicadores não são considerados um fim em si mesmos pois antes é preciso definir o que e porque a necessidade de medir algo e como isto irá ajudar a alcançar a meta desejada.

Conceitos dos Indicadores de RH

Além do entendimento geral do papel dos indicadores de RH nos setores e cargos de uma empresa, é necessário, também, entender o âmbito conceitual dos indicadores, ou seja, alguns dos conceitos mais utilizados precisam ser analisados e estudados para um melhor entendimento de todo processo de RH. São eles:

  • Índices:

É o número que informa o desempenho dentro de um processo através dos seus indicadores de desempenho.

  • Metas:

É o valor que deve ser estudado e retratado, durante um período, pelos indicadores de desempenho de processos.

  • Tolerância:

Caso a meta não seja atingida, deve existir um limite para tolerância, ou grau de gravidade do resultado, ou seja, as taxas de tolerância relatam o andamento do processo, se está crítico ou não e, esta resposta deverá ser informada e alguma providência ou ação deverá ser tomada para o bem total da empresa.

Portanto, pode-se definir a eficácia dos indicadores de RH como dependentes das fases durante todo processo, ou seja, é necessário ter o foco completo no processo e nos recursos aplicados na empresa, visando um melhor aproveitamento dos dois lados.

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Principais Indicadores de RH

Como apontado acima, os indicadores de RH são considerados ferramentas de auxílio para monitorar e avaliar medidas que permitem uma análise mais completa e aprofundada nas informações gerais da empresa.

Porém, apesar de existir diversos modelos de indicadores, é possível identificar os 5 principais e mais usados nas áreas de Recursos Humanas das empresas. São eles:

  • Absenteísmo

O modelo de absenteísmo refere-se às faltas e atrasos frequentes de funcionários e, a medição desta frequência é um dos fatores mais importantes no RH, destacando dados sobre a motivação individual de cada funcionário, sendo um dos pontos mais importantes na produtividade, necessitando de informações para comparar e analisar os dados e referências do funcionário ao longo de alguns meses, para que o resultado esteja coerente e emitido de forma correta.

  • Rotatividade

Este modelo, também conhecido como turnover, consiste na avaliação das taxas de entrada e saída de funcionários considerados estáveis e apontados dentro da média aceitável.

É utilizado, na maioria das vezes, como um medidor da saúde organizacional, que indicam se alguns valores precisam ser reavaliados pelos líderes para alavancarem no ponto.

  • Colaboradores

O modelo de colaboradores, ou também conhecido como headcount, é baseado no número de colaboradores presentes em uma empresa, ou seja, conforme nota-se um crescimento no número de colaboradores, é possível visualizar um ponto positivo na empresa, em que, a partir disso, caminha para um movimento mais seguro e com melhores resultados.

Porém, a queda de colaboradores pode trazer um prejuízo indesejável para a empresa, ressaltando fatores preocupantes que irão necessitar de ajustes para que haja uma melhoria.

  • Avaliações

Este modelo é baseado em análise sobre as avaliações de desempenho presentes na empresa, incluindo a liderança e a auto avaliação que irá ser feita dentro da empresa.

Esta análise traz um resultado poderoso e muito importante para os analistas de RH, que irão deduzir e avaliar as partes essenciais da organização, onde os resultados podem trazer mudanças positivas e ajustes negativos que precisam ser revistos para um melhor aproveitamento e melhor resultado para a empresa.

  • Treinamento

O modelo de treinamento, dentro todos os outros indicadores de RH, tem um impacto muito grande no diagnostico geral da empresa, pois o investimento em treinamentos faz com que a empresa cobre-se para sempre estar atenta e atualizada sobre a forma de como treinar seus funcionários, onde o treinamento é considerado essencial para uma realização bem feita e organizada das tarefas designadas e, portanto, deve ser uma das ações mais importantes durante a contratação e atuação de seus já funcionários.

Contudo, o sucesso de uma equipe de Recursos Humanos e de uma organização que tem seu foco na produtividade e, consequentemente, no desenvolvimento de seus funcionários, está completamente relacionado com o investimento dos líderes em suas equipes e.

Com isso, mostrando que os indicadores de RH devem ser usados de forma inteligente e organizada, podendo resultar em fortes mas positivas mudanças dentro de um cenário de desenvolvimento da empresa.

Como aplicar os Indicadores de RH?

Indicadores de RH

Cada empresa, de acordo com sua análise, ou caso prefira, com a análise de um especialista, irá ser definido quais serão os parâmetros para o indicador de RH ideal para o caso da empresa, ou seja, quais indicadores que deseja medir e melhorar.

Com isso, analisa-se que os indicadores de RH são uma ferramenta de análise essencial para uma empresa ou organização, onde, juntamente com a equipe de RH, deve avaliar os critérios e fatos de forma clara, permitindo que o resultado consiga extrair o máximo de informações possíveis e, a partir deste momento, serão utilizadas como base para novos planejamentos e projetos implementados naquele local.

Portanto, para que um indicador de RH seja corretamente aplicado, é necessário que os líderes e executivos responsáveis pela empresa se reúnam e decidam qual o fator mais importante a ser ajustado e quais as medidas que devem ser reajustadas.

A partir deste momento, os especialistas ou a própria equipe de Recursos Humanos irá avaliar as informações dos líderes e executivos e, com a análise de todos os fatores, irão determinar qual indicador de RH terá um melhor aproveitamento dentro da empresa, estando entre eles citados acima como os principais indicadores de RH.

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Com isso, as empresas precisam buscar cada vez mais mecanismos que irão auxiliar e desenvolver a empresa, ajudando a mensurar e avaliar os progressos desejados e os pontos de melhoria necessários, ou seja, a indicação das ações que possuem resultados positivos analisadas como aquelas que precisam ser corrigidas e investidas é importantíssimo para avaliar um ambiente de trabalho de forma mais profunda.

Visando a produtividade dos profissionais presentes e as demandas exigidas para um melhor aproveitamento da equipe, resultando em mais motivação e engajamento.

Além disso, os indicadores de RH irão trazer uma visão diferente do estado atual da empresa, onde irá resultar na resposta sobre em que caminho a empresa deve seguir a partir de então e, focando no objetivo principal, que é chegar ao estado mais desejado da empresa.

Os indicadores irão dar uma dimensão maior e mais realista da visão empresarial, permitindo traçar estratégias e movimentos organizacionais mais corretas para investir no que está dando resultados positivos e, principalmente, eliminar os pontos negativos que prejudicam a produtividade e o desempenho dos colaboradores e, consequentemente, o crescimento e desenvolvimento da empresa.

Ou seja, pode-se, então, concluir que os indicadores de RH são uma ferramenta poderosa no desenvolvimento empresarial, trazendo novos comportamentos no âmbito organizacional e, criando uma facilidade maior no momento de traçar novos planos e estratégias que possuam resultado mais efetivo para resolver os pontos negativos e, criar soluções para trazer os pontos positivos a um desenvolvimento acelerado e crescente.

Com isso, os indicadores de RH são um investimento positivo que uma empresa ou organização pode buscar, resultando no investimento de novas habilidades e competências para todo o corpo empresarial.

Etapas de Criação dos Indicadores de RH

Primeiramente, é importante destacar que nem todos os sistemas de medidas são iguais, sendo algumas consideradas simples e, outras completamente complexas.

O primeiro passo desse sistema está na construção de uma administração de RH baseada em medidas ao estabelecer as metas. Cria-se, então, uma lista de informações a serem medidas, para que possam ser acompanhadas e analisadas no RH, como por exemplo:

informações operacionais; medidas avançadas; análises avançadas; análise inicial. Estes fatores são considerados formadores da ferramenta e do sistema dos indicadores de RH, de modo que se constroem indicadores que possam evoluir a medida que aumenta a velocidade e frequência da coleta de dados.

Para uma empresa, vale notar que, sair do modo operacional não é fácil, porque, basicamente, todos os modelos estatísticos estão presentes ali e, basta observa-las de outra perspectiva.

E, o objetivo, neste segundo momento é criar modelos que ofereçam bases compatíveis de acordo com o tempo e as decisões tomadas, também focando em eliminar prejuízos.

Alguns indicadores de RH mais avançados são compostos por medidas a partir da automatização de tarefas e redução dos gastos no tempo-espaço dos funcionários dentro do entorno empresarial.

E, é neste momento, que os indicadores de RH “oferecem” os seus serviços de organização, promovendo programas e ações, visando medir seus resultados.

E, a partir de então, as empresas começam a repassar os processos de reestruturação do sistema de Recursos Humanos para colocar uma base mais focada na automatização, inclusive a terceirização de processos que não são considerados essenciais ou centrais para a posição da empresa.

Em seguida, as empresas iniciam um processo de visualização dos indicadores de um modo mais realista, necessitando colocar os números em vários contextos diferentes para que iniciem a fazer sentido, onde as medidas retiradas pelo sistema começam a dar origem a movimentos qualitativos, repassando a eficácia das medidas dos indicadores através da visualização dos resultados.

No âmbito do setor de Recursos Humanos, é visto a necessidade de análise da importância das competências, buscando, também, novas avaliações comportamentais através de previsões e análises baseadas nos indicadores utilizados até o segundo momento do processo.

Logo, a ferramenta se torna essencial, mostrando a importância de estratégias que permitam que as metas de treinamentos, contratações e programas de benefícios se tornam bem vindos dentro da empresa.

E, à medida que se analisa a junção do movimento da equipe de Recursos Humanos com os indicadores de RH, é possível observar 3 principais mudanças no cenário empresarial:

  • Qualidade no momento das contratações;
  • Tempo para procura mais qualificada de candidatos;
  • Melhoria na criação e desenvolvimento de competências necessárias no setor empresarial.

O próximo momento se dá no crescimento da gestão do processo de Recursos Humanos, no que se relaciona os resultados e as pesquisas e, dentro do RH essa ferramenta dos indicadores tem se mostrado essencial para o funcionamento da mesma.

E, este desenvolvimento se dá pelo fato de que, com os indicadores de RH, as empresas são capazes de prever quais poderão ser suas áreas mais sensíveis e, suas áreas mais fortes dentro da empresa, antecipando movimentos do futuro relacionados ao absenteísmo, treinamento e outras medidas, criando modelos que irão prever e projetar soluções para qualquer situação definida dentro da empresa.

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E, com isso, esta nova modalidade que encontra-se no setor de Recursos Humanos transformou diretamente a rotina dos funcionários em diversas empresas, pois, a administração dos Recursos Humanos que, antes, agia somente de forma visando a necessidade, agora consegue pautar novas ocasiões que os departamentos podem atingir para solução dos problemas e investimento nos pontos fortes da empresa, resultando em um desenvolvimento e a um alcance mais rápido das metas empresarias.

Importância dos Indicadores do RH

Indicadores de RH

Os indicadores de RH foram criados para que fosse possível facilitar a análise das atividades e dos fluxos operacionais da empresa e, a utilização dos mesmos deve ser vista como um fator essencial no plano empresarial pois, muitas das vezes, por uma questão burocrática ou por uma falta de planejamento.

Os pontos administrativos são mal organizados e, deve-se, sempre, recordar que são os fatores administrativos que fornecem os dados que irão responder se a organização está funcionando de forma correta e eficiente em cada área do entorno empresarial.

E, para combater a competitividade, que é cada vez mais crescente, os empresários e líderes devem investir no uso de ferramentas que irão auxiliar no crescimento e desenvolvimento de suas empresas, com grande conhecimento da organização para alcançar os resultados desejados.

A utilização, execução e elaboração dos indicadores de RH em uma empresa é de suma importância para os que visam maior crescimento e desenvolvimento e, com a utilização correta dos indicadores, é possível descobrir e analisar os pontos positivos e negativos da empresa e os movimentos/projetos que podem ser investidos e melhorados.

Juntamente com a observação de que os funcionários são a parte essencial da empresa, cuidando da produtividade e de parte física empresarial e, é muito importante que este âmbito da empresa esteja satisfeito com a saúde organizacional ao redor e, analise o reconhecimento e satisfação adquiridas através de dados.

Com isso, é possível analisar de forma profunda e correta os pontos das empresas que precisam de reajustes, tanto as partes favoráveis quanto as partes que pode prejudicar o andamento do setor.

A partir disto, os dados recolhidos serão analisados e estudados e, o resultado final pode trazer um novo setor de planejamento e estratégias para investir e ampliar o que há de melhor na empresa e, o que está sendo realizado de forma incorreta, resultando em um ambiente de trabalho mais agradável para todos presentes.

Os indicadores de RH são um auxílio essencial no processo de gestão de negócios, devendo ser utilizado para compreensão geral dos processos e dos resultados alcançados, servindo também para identificar o que não está sendo feito corretamente na empresa, seja por desempenhos pessoais; processos feitos inadequadamente; rotinas trabalhistas incoerentes ou excessos burocráticos e, estes fatores serão analisados de forma completa com os indicadores.

O ponto principal do resultado da análise se dá no processo decisório, ou seja, o processo que influencia diretamente os resultados.

Com isso, a empresa deve analisar todos seus aspectos para que o processo seja realizado de forma correta, auxiliando a corrigir o que está inadequado e auxiliar a aprimorar o que está bem sucedido e, é deste processo, que surge a necessidade de analisar se os processos, recursos e infraestrutura estão beneficiando ou prejudicando os líderes ao executarem suas funções.

Por fim, a empresa, em geral, deve utilizar dos indicadores de RH para investirem em suas qualidades e melhorarem suas atividades na empresa, apoiando seus líderes e gestores, afim de alcançar as metas e os resultados buscados pela empresa.

Ou seja, os indicadores de RH são extremamente importantes para o processo de Recursos Humanos, trazendo informações necessárias que irão analisar todo o processo empresarial, visando sua melhoria completa.

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