Avaliação de Desempenho35 min read


Leia abaixo um artigo completo descrevendo  tudo sobre Avaliação de Desempenho: o que é, como fazer, tipos e métodos; formulários, questionários, melhores práticas, PDI, importância, automatização e os benefícios.

O que é Avaliação de Desempenho?

Avaliação de Desempenho é um processo adotado por empresas para mensurar o desempenho e comportamento de seus colaboradores a partir de critérios comuns.

Através da Avaliação de Desempenho é possível acompanhar o desenvolvimento individual, até mesmo o andamento do trabalho em equipe.

Dessa forma, o gestor descobre as potencialidades do colaborador, ou seja, o que ele realmente possui talento para ser aplicado à empresa.

Também é possível identificar os pontos fracos dos colaboradores e capacitá-los para sanar os pontos de melhorias identificados.

Já para a empresa, tem a oportunidade de formar uma equipe mais forte e eficiente treinada para trabalhar de acordo com as suas necessidades, o que favorece a boa colocação no mercado, uma imagem íntegra e a geração de lucros.

A Avaliação de Desempenho acaba sendo um meio para identificar problemas dentro da empresa e também uma forma de valorizar o capital humano. Além do mais, todo colaborador precisa obter uma apreciação sobre seu trabalho e desempenho. Somente a partir daí, que eles poderão desenvolver suas potencialidades e expor suas dificuldades.

Avaliação de Desempenho

Não que este seja o objetivo principal, mas ela também pode ser usada para basear gratificações, aumentos salariais, promoções e transferências.

Para usufruir dos benefícios da Avaliação de Desempenho, é muito importante que o gestor adote um sistema que se adeque às necessidades de sua empresa, e que seja de acordo com a política organizacional interna, visto que cada empresa possui  sua cultura específica!

Como fazer a Avaliação de Desempenho

Avaliação de Desempenho

Cada empresa implementa da forma que mais se adeque a sua cultura, mas iremos ensinar um método de Avaliação de Desempenho eficaz de como fazer, tanto para a empresa, quanto para os colaboradores.

É importante ressaltar que a revisão não deve ser um processo que vise a punição, a demissão ou aumento de trabalho mas sim, uma forma de identificar talentos e problemas.  Cabe a empresa decidir o quanto de esforço deseja dedicar à solução dos problemas,

Uma a Avaliação de Desempenho eficiente, deve ser dividida em três etapas:

  1. Observação diária do comportamento do colaborador

Nesta etapa será possível analisar pontos como: comprometimento, comunicação, postura, pontualidade, relacionamento com a equipe e os progressos e limitações.

O feedback deve ser dado após essa avaliação inicial;

  1. Identificação de pontos fortes e fracos

Após fazer as observações iniciais, o gestor irá aplicar o questionário de Avaliação de Desempenho.

Com as informações coletadas, será possível identificar mais a fundo os pontos fortes e fracos dos colaboradores e, a partir daí, traçar um plano estratégico juntamente com eles com resoluções para curto médio e longo prazo.

É nesta etapa que o colaborador deve ser incentivado e motivado. O gestor deve mostrar a seu colaborador que ele é é importante para a empresa, e que o desenvolvimento de sua carreira será muito benéfico para ele e para a organização.

  1. Análise da evolução do colaborador

Após a Avaliação de Desempenho e a definição estipulação das metas de desenvolvimento  (PDI), engana-se quem pensa que o processo terminou.

O gestor deve avaliar constantemente se as metas estão sendo cumpridas e/ou se os colaboradores estão tendo dificuldade. É preciso analisar se está havendo ou não evolução. Se não estiver funcionando, deve-se convocar outra reunião e ponderar o que está dando errado e como poderia ser consertado. Sendo assim, uma nova estratégia deve ser traçada.

Se você esperar até a próxima Avaliação de Desempenho para corrigir os problemas, o processo não valerá de nada.

Tipos de questionário para Avaliação de Desempenho

Dar a seus colaboradores um meio para eles expressarem suas opiniões, possibilita que as empresas tenham subsídios para construir feedbacks eficientes e um plano de ação preciso.

Estas medidas irão cooperar de forma definitiva na tomada de decisão, gerenciamento, contratação e retenção de pessoal.

Veja tipos de questionários de Avaliação de Desempenho:

  1. Questionários para Avaliação de Desempenho tradicional

Há diversos modelos de questionário para coletar informações e dados de desempenho do colaborador, tanto em forma individual, quanto em equipe.

Cada empresa deve personalizar seu questionário de acordo com suas necessidades.

Veja algumas perguntas que são frequentemente colocadas nos mais diversos tipos de questionários de avaliação:

  • Como o colaborador lida com os clientes?
  • Como o colaborador se comunica com os membros de sua equipe?
  • Como o colaborador expressa sua opinião?
  • Como o colaborador demonstra cooperação dentro da equipe?

Com perguntas como essas é possível compreender como as dinâmicas individuais e em equipe influenciam no desempenho e produtividade da empresa.

2. Questionários para medir o comportamento da liderança

O feedback que os colaboradores dão a seus gestores é tão importante quanto o que os gestores dão a eles.

Isso porque, a partir daí é possível identificar se a empresa está com deficiência no gerenciamento e se há pontos que precisam de melhoras.

Nesta perspectiva, é possível identificar se os colaboradores se sentem confiantes e amparados com relação a seus gestores.

  • Seu gestor costuma lhe dar feedback?
  • Seu gestor  apoia sua decisão de investir em novos projetos?
  • Seu gestor se preocupa em desenvolver sua equipe?
  • Seu gestor traduz a estratégia organizacional em metas de equipe e individuais?

3. Questionários para medir o nível das entregas de colaboradores, equipes e/ou gestores

Assim como as competências, as entregas dos colaboradores devem ser medidas, afinal é através delas que a empresa atinge seus objetivos.

Neste quesito se enquadram as responsabilidades/tarefas combinadas  entre gestor e subordinado para o período avaliado. registre as metas com a maior riqueza de detalhes possível, bem como a forma pela qual elas deverão ser comprovadas (evidências de realização).

É importante avaliar se as metas/entregas foram cumpridas e em que percentual.

  • A meta 1 (descreva a meta) foi cumprida em qual percentual?
  • A meta 2 (descreva a meta) foi cumprida em qual percentual?
  • A meta 3 (descreva a meta) foi cumprida em qual percentual

Lembre-se que metas devem ser factíveis (de acordo com o tempo e as competências do colaborador) e desafiadoras (requerem esforço adicional). Atente para os extremos: muitas metas não cumpridas e muitas metas superadas.

4. Questionário de avaliação 360 graus

Podem ser usadas as mesmas perguntas anteriormente citadas. A diferença é que o avaliado se autoavalia e é avaliado por superiores, pares e clientes.

Sistema de Avaliação de Desempenho

O mercado está em constante evolução e é imprescindível que sua empresa acompanhe essas mudanças para se manter forte e competitiva. O conceito onde o funcionário é um mero “peão” no jogo empresarial já não existe mais.

Encontrar mão de obra qualificada está cada vez mais difícil, e manter seus melhores talentos motivados e produtivos é um grande desafio para os gestores.

Por isso a importância de um Sistema de Avaliação de Desempenho, para dar subsídios aos gerentes obtendo dados concretos e 100% confiáveis sobre desempenho, produtividade e evolução de cada colaborador.

Com a Análise de Desempenho em Competências ou Metas, identifique seus Talentos e estabeleça o Sistema de Recompensa para os Melhores Resultados, além do Plano de Desenvolvimento Individual para Melhorias e Aperfeiçoamento. 

O RHbot Permite:

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  • Com Consenso, Comitê, Pesos por Competências e Avaliadores.
  • Notificações de questionários respondidos em tempo real.

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Pontos a se considerar em qualquer questionário de avaliação

Avaliação de Desempenho

Independente do modelo aplicado, é preciso considerar dois fatores:

  1. Tudo deverá ser protegido pelo total anonimato

A obrigatoriedade do anonimato é fundamental para garantir que os colaboradores serão sinceros em sua resposta. Normalmente, no caso da avaliação 360 graus os avaliadores são escolhidos de forma randômica dentre a lista de indicados, assim não há como saber quem avaliou cada um. Estes indicados deverão ter interface frequente com o avaliado para que a avaliação seja o mais realista possível.

  1. Acompanhe e promova mudanças

Os colaboradores tem que perceber que as opiniões deles são importantes e levadas em consideração pela empresa.

Se após a Avaliação de Desempenho, eles constatarem que nada mudou, o processo acaba perdendo o crédito e os colaboradores tendem a se desmotivar, considerando que no momento do feedback são feitas combinações que são de responsabilidade de ambas as partes.

Por isso, o feedback e o levantamento do que foi apurado na Avaliação de Desempenho é tão importante.

3. Use uma linguagem acessível

Certifique-se que seus colaboradores estão entendendo o que está sendo tratado. Seja objetivo e use uma linguagem coloquial, nada de termos técnicos ou subjetivos.

Como Fazer Um Questionário de Avaliação de Desempenho

Avaliação de Desempenho

O modo que o questionário de Avaliação de Desempenho será construído e como os critérios de revisão serão definidos são fundamentais para que o processo seja bem-sucedido.

Confira 5 passos para construir um questionário de Avaliação de Desempenho:

  1. Defina os objetivos claramente

A delimitação clara dos objetivos da empresa e de cada departamento é o componente mais importante da Avaliação de Desempenho.

Esses objetivos devem estar de acordo com esses objetivos antes de aceitar o emprego.

A partir daí, devera se descrever os objetivos individuais que se espera de cada funcionário.

Os tipos de questionários de Avaliação de Desempenho são:

  • Quantificáveis: aqueles que são possíveis de classificar;
  • Calendarizados: devem definidos em um período pré-determinado;
  • Atingíveis: os objetivos definidos devem ser alcançáveis e de aceitação comum entre gestor e funcionário;
  • Ajustáveis: Os objetivos devem ser flexíveis e estarem abertos à mudanças, caso sejam necessárias.
  1. Os objetivos individuais devem ser classificados

Em geral, os objetivos individuais se dividem em 5 grupos, que são:

  • Objetivo de negócio: são aqueles relacionados a contribuição de cada funcionário para o plano de estratégias da empresa;
  • Objetivos de comportamento: é o tipo de comportamento esperado do funcionário para cumprir suas funções;
  • Objetivo de auto-desenvolvimento: considera as ações realizadas para melhorar o desempenho pessoal;
  • Objetivos de incentivo: diz respeito aos resultados concretos que precisam ser atingidos em um determinado período de tempo.
  1. Estrutura do questionário de avaliação

Apesar de já existirem modelos de questionários prontos, é importante que cada empresa personalize seu questionário com base na sua realidade.

Há empresas que optam por fazer a mesma ficha de avaliação de desempenho dos colaboradores  e outras optam por tipos diferentes para cada setor ou cargo.

Não importa o modelo escolhido, todos os questionários devem considerar:

  • Competências técnicas relacionadas à função exercida;
  • Competências comportamentais vinculadas aos valores e estratégia da empresa (caso seja o caso);
  • Metas de desempenho (entregas)
  1. Escolher uma escala de classificação 

Agora, você deve escolher como irá fazer a avaliação de desempenho.

Se por escalas, que classificam o desempenham a partir de pontos (de 1 a 5), ou a partir de escalas comportamentais que fazem a classificação a partir de conceitos, que são: insatisfatório, regular, bom, muito bom e excelente.

Depois disso, você estará pronto para escolher o melhor método de Avaliação de Desempenho para aplicar em sua empresa.

Modelos de Avaliação de Desempenho

Avaliação de Desempenho

Cada modelo de questionário de Avaliação de Desempenho possui suas vantagens e desvantagens. Assim, é responsabilidade da área de recursos humanos, gestores e alta direção definir qual o modelo que melhor atende às necessidades de sua empresa.

Independente do modelo, é importante que a Avaliação de Desempenho expresse de forma transparente para seu capital humano o que a empresa pretende com os dados que serão coletados. Dessa forma, o engajamento será maior entre os profissionais.

Para cada Avaliação, é possível escolher um tipo de formato, isto é, a forma que as informações serão coletadas, que pode ser por depoimentos, escalas numéricas, checklist e, até mesmo, uma associação de dois ou mais formatos.

Veja 5 tipos de modelos de Avaliação de Desempenho

  1. Avaliação por competência

Um dos modelos mais tradicionais, a avaliação por competência permite a enumeração de habilidades, conhecimentos e atitudes, que são necessários para a ocupar um determinado cargo.

Para isso, deve-se elaborar  um dicionário de competências técnicas e comportamentais bem formatado e adequado à cada cargo.

As vantagens desse tipo de Avaliação de Desempenho é permitir que se examine o potencial do colaborador como um todo, o que possibilita que o profissional tenha total clareza do que precisa melhorar para que seu trabalhe alcance a excelência e sua carreira ganhe em desenvolvimento.

Este tipo de avaliação, permite ainda que se trace um panorama do que se deseja para as próximas contratações.

A desvantagem é que as competências precisam ser revistas de tempos em tempos sempre considerndo os valores e a estratégia da empresa.

  1. Avaliação por objetivos

Pensada por Peter Drucker, este tipo de avaliação faz uma análise levando em conta os objetivos da empresa. Dessa forma, o processo é numérico e objetivo.

A avaliação por objetivo exige que os gestores façam uma reunião prévia com sua equipe para traçar as metas que devem ser alcançadas em um determinado período.

Ao final desse tempo estipulado, há uma nova reunião para ponderar se as metas foram cumpridas, o que realmente deu certo e o que precisa de atenção e melhorias.

A vantagem dessa avaliação é a objetividade do processo que possibilita a percepção do cumprimento dos objetivos traçados e se as metas colocadas foram viáveis.

A desvantagem, por outro lado, é que essa revisão não leva em consideração as competências dos colaboradores.

  1. Avaliação relacionada à custo

Neste tipo de revisão, os colaboradores  são avaliados de acordo com os custos e benefícios que proporcionam à empresa. Isto é, o quanto o colaborador produz é comparado com tudo que a empresa gasta para mantê-lo em sua equipe.

A avaliação em relação ao custo é ótima para empresas que estão em crescimento, por oferecer um panorama preciso do Retorno sobre o Investimento (ROI) de cada colaborador e por deixar bem claro que os empregados precisam produzir para que haja o crescimento da organização que fazem parte.

A desvantagem é que acaba sendo um tipo de avaliação bastante restrito, que não leva em consideração as potencialidades dos colaboradores. Além do mais, há áreas em que não é possível atrelar produtividade ao custo, como áreas contábeis e jurídicas, por exemplo.

  1. Avaliação por distribuição forçada

Essa avaliação usa categorias de desempenho, como:

  • Insatisfatório;
  • Mediano;
  • Satisfatório
  • Muito satisfatório.

De acordo com a distribuição de colaboradores nessa categoria, são estipulados percentuais e, frequentemente, se bonifica aqueles que se enquadram na percentagem dos mais produtivo.

A vantagem desse tipo de avaliação é que pode haver uma contenção em atribuir notas acima da média para todos os avaliados.

Já a desvantagem, é que, em geral, se cultiva na empresa um clima competitivo entre os colaboradores, o que acaba diminuindo a produtividade e aumentando o clima de tensão na organização.

  1. Avaliação por incidentes críticos

Neste tipo de avaliação, se faz um relato detalhado de situações em que o colaborador se destacou de forma positiva e nas em que ele se saiu mal.

Para isso, é preciso ter um histórico sempre atualizado com as ações dos colaboradores da empresa. Este é um trabalho meticuloso que precisa de muita atenção.

É ideal para empresas com poucos empregados, pois indica-se que os acontecimentos sejam registrados no exato momento que acontecem.

As vantagens da avaliação por incidentes críticos são que os colaboradores são avaliados por todas as suas ações e não por um evento recente. Além de obrigar ao gestor prestar o máximo de atenção no trabalho que está sendo executado.

Mas, por ser uma avaliação a longo prazo, o feedback acaba não sendo tão frequente, o que pode fazer com que problemas sérios se perpetuem na organização.

Outro ponto é que acaba sendo difícil saber também se um incidente negativo possui reflexo nos positivos e vice-versa.

Tipos de Avaliação de Desempenho mais comuns

Avaliação de Desempenho

  1. Avaliação de desempenho 360 graus

Esse método de avaliar, que também é conhecido como Feedback 360 graus, é muito utilizado por empresas de todo o mundo por ser o mais completo e eficiente.

O diferencial deste tipo de avaliação de desempenho é a possibilidade dos colaboradores avaliarem e sem avaliados por seus colegas de trabalho, superiores, subordinados e até mesmo clientes.

A Avaliação de Desempenho 360 graus também considera a avaliação que o funcionário faz de si mesmo e de seu trabalho.

O formulário da Avaliação de Desempenho 360 graus é específico, pois tem por objetivo descrever as competências e comportamentos tidos como de extrema importância pela empresa.

Dessa forma, é possível traçar os objetivos estratégicos no trabalho. Assim, este método acaba sendo o mais adequado para que o colaborador saiba o que a empresa espera de seu trabalho.

Ao final do processo, Avaliação 360 graus deve apresentar dados e informações necessários para que se identifique pontos fortes e pontos a serem melhorados no trabalho desempenhado pelos colaboradores.

Os resultados apresentados possibilitam a elaboração de um plano de ação com objetivos e metas definidos claramente em um determinado período de tempo para progressos, competências e comportamentos tanto individuais quanto em equipe.

Não é porque o colaborador é avaliado por diferentes pessoas que ele vai saber quem o avaliou. Os questionários devem ser estritamente confidenciais.

A confidencialidade garante que os colaboradores fiquem mais a vontade no processo.

  1. Autoavaliação (avaliação 180 graus)

A Auto Avaliação é uma das etapas Avaliação de Desempenho tradicional. Este tipo de avaliação consiste em um método mais moderno de Avaliação de desempenho.

Na Autoavaliação, os colaboradores avaliam seu próprio rendimento e o que consideram como dificuldades, a partir de um questionário de avaliação (o mesmo usado pelo superior).

O processo de Auto Avaliação também possibilita ao gestor identificar e ajudar com as competências dos funcionários e buscar as melhores áreas em que eles possam se encaixar com os objetivos da organização.

  1. Avaliação de desempenho feita pelo líder (avaliação 90 graus)

Este é um processo de Avaliação de Desempenho unilateral, onde cada gestor avalia os membros  de sua equipe de trabalho.

O próprio gestor deverá comunicar os resultados aos colaboradores no momento da reunião de feedback.

A desvantagem deste processo é que os colaboradores não tem a chance e refletir sobre seu desempenho de forma estruturada e nem de se preparar para o feedback.

  1. Avaliação de Desempenho por objetivos

O gestor e sua equipe discutem juntos os objetivos e metas da empresa e como podem trabalhar para melhorar o desempenho em um determinado período de tempo.

Ao terminar esse tempo estabelecido, o gestor e sua equipe voltam a se reunir para fazer a avaliação dos resultados do trabalho, isto é, os progressos, as dificuldades, as metas alcançadas e o que não teve sucesso.

Esse tipo de avaliação traz resultados ótimo resultados, pois faz com que gestor e equipe de colaboradores se engajem no processo.

  1. Avaliação por escala gráfica

O gestor prepara uma tabela contendo os itens a serem avaliados e para esses componentes é possível dar conceitos, como: Excelente, bom, regular, insuficiente.

Este método é bastante simples e fácil de ser aplicado. Entretanto, a desvantagem desse tipo de avaliação de desempenho é a superficialidade.

  1. Avaliação de desempenho por competência

A Avaliação de Desempenho por competências é um método de avaliação onde é feito o levantamento do histórico de desempenho e conhecimento dos colaboradores e, após isso essas informações são cruzadas com as competências profissionais que a organização deseja.

Neste sentido, a Avaliação de Desempenho por competências tem por objetivo avaliar se os colaboradores  s estão de acordo com as perspectivas da organização. Este processo é dividido em 4 etapas, que são:

  1. Definição das competências;
  2. Levantamento de evidências;
  3. Comparação das competências com as evidências;
  4. Julgamento dos resultados (isto é, se o empregado está apto ou não ao cargo).

Vale ressaltar, que os resultados de cada colaborador  podem ser  comparados com seus resultados de avaliações anteriores e /ou de outros avaliados, fazendo com que se possa estabelecer um ranking de pontuação.

Erros mais comuns na Avaliação de Desempenho

Avaliação de Desempenho

Agora que já explicamos os meios mais comuns de Avaliação de Desempenho, iremos falar sobre os erros mais que comum que as empresas que aplicam esta estratégia de gestão de pessoas cometem. Veja a seguir:

  1. Pressa

Ao aplicar a Avaliação de Desempenho, independente da metodologia escolhida, nunca espere que o processo seja aplicado em um período curto de tempo. Uma avaliação bem sucedida precisa de análises e pesquisas, tanto dos sucessos quanto do que não deu tão certo assim. Isso certamente levará um tempo.

  1. Não ter equipe de recursos humanos capacitada

Caso a própria empresa não se sinta preparada para aplicar a Avaliação de Desempenho, há empresas de Recursos Humanos capacitadas para realizar todas as etapas do processo de avaliação.

Para uma avaliação bem sucedida, é necessário que os gestores sejam capacitados para compreender os objetivos da avaliação e o que esse processo quer alcançar. Por isso, mesmo que se gaste mais contratando uma empresa especializada, o investimento valerá a pena a longo prazo.

  1. Feedback mal aplicado

O feedback não deve ser encarado somente como uma bronca ou “puxão de orelha”. É claro que nenhum colaborador estará pronto para ouvir que seu desempenho profissional está abaixo do esperado.

Por isso, a partir do feedback é possível que o gestor oriente a evolução do profissional e caso ele não esteja desenvolvendo as competências necessárias, é possível buscar novas estratégias para que o colaborador supere suas dificuldades e seja mais produtivo para empresa.

Desse modo, a empresa não deve apenas apontar o que está errado, mas oferecer recursos para que o colaborador evolua em seus desempenhos.

  1. Não está vinculada com a cultura da empresa

Muitas empresas realizam Avaliação de Desempenho e arquivam os resultados e não realizam o processo novamente ou demoram um longo período para realizar outra avaliação. Isso está errado, pois a Avaliação de Desempenho deve ser incorporada a cultura institucional e deve ser encarada, tanto pelos gestores como por colaboradores, como um processo sério que realmente faz a diferença no contexto organizacional.

  1. Deixar-se vencer pelo cansaço

Em empresas que possuem uma grande quantidade de colaboradores e, consequentemente, possuem um elevado número de avaliações, é compreensível que os responsáveis pela avaliação fiquem cansados.

Após inúmeras avaliações, os critérios de avaliação podem se misturar à fadiga e isso pode interferir no resultado, tanto para o lado positivo quanto negativo.

Para que os resultados sejam mais verdadeiros possíveis, não se recomenda que as avaliações sejam feitas uma seguida da outra. Isso evita os erros de avaliação por causa do cansaço.

Plano de Desenvolvimento Individual (PDI)

Avaliação de Desempenho

É  um planejamento realizado com cada colaborador que tem por objetivo o desenvolvimento de sua carreira, a partir do trabalho e treinamento de competências que são imprescindíveis para que se assumam determinadas funções na empresa.

O Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) auxilia para que haja o fortalecimento de cada talento na empresa de forma plena, sendo um processo coordenado por gestores.

Com o PDI, o líder faz com que a sua equipe fique mais forte, pois maximiza a capacidade de realização de seus colaboradores.

Os colaboradores também se sentem mais motivados e engajados, pois conseguem visualizar o quanto a empresa se importa com seu trabalho.

Funcionário feliz é sinônimo de profissional  produtivo e melhores resultados para a empresa, tanto em relação aos lucros quanto no que diz respeito à imagem da organização no segmento de mercado em que está inserida.

Os resultados do Plano de Desenvolvimento Individual acontecem a curto, médio e longo prazo, pois os colaboradores se preparam tanto para cumprir com maestria as necessidades que seu cargo exige quanto para assumir responsabilidades em projetos futuros e, quem sabe até, uma promoção.

Etapas do Plano de Desenvolvimento Individual

Avaliação de Desempenho

Para ser eficaz, o Plano de Desenvolvimento Individual deve passar pelas seguintes etapas:

  1. Alinhamento de situações

Na primeira fase, é preciso fazer uma análise do estado atual do colaborador e do estado que se deseja que ele alcance.

  1. Mapeamento

Após chegar a um consenso do que o colaborador deve desenvolver, é preciso fazer um mapeamento dos pontos fortes, competências comportamentais, aspectos pessoais, experiências, conhecimento, desempenho e etc.

A partir daí, o gestor tem a possibilidade de fazer um relatório detalhado do profissional

  1. Definição de estratégias

Nesta etapa, será iniciada a aplicação do PDI.

É preciso definir tarefas que devem ser cumpridas pelo colaborador para contribuir para o processo evolutivo de sua carreira.

Nesta etapa, também entram possíveis treinamentos, qualificações e/ou especializações.

  1. Acompanhamento

Nesta fase, é preciso que o colaborador tenha um mentor que acompanhe seu trabalho e o ajude a continuar no foco para o cumprimento do Plano de Desenvolvimento Individual.

O mentor pode ser o próprio gestor ou um profissional contratado pela empresa, como um coach, por exemplo.

O coach é um treinador ou instrutor que estará sempre pronto para treinar e ensinar os colaboradores  que fazem parte do Plano de Desenvolvimento Individual.

Nova Avaliação de Desempenho 2.0

Avaliação de Desempenho

O modelo de Avaliação de Desempenho tradicional, com questionários que buscam avaliar o desempenho dos colaboradores e reuniões de feedback para acompanhar a evolução, desempenho e possíveis regressões, foram popularizados na década de 1960, passando a ser aplicados em grandes empresas por todo o mundo.

Este modelo ainda é muito utilizado e, até muito pouco tempo atrás, pouco se questionava sobre o funcionamento desse sistema.

Contudo, nos últimos anos, com a crescente utilização de artifícios virtuais, o modelo tradicional passou a ser substituído.

As ferramentas virtuais de Avaliação de Desempenho, como softwares específicos para esse fim, permite que o planejamento estratégico seja feito e revisto trimestralmente e não apenas uma vez por ano. Assim, esse novo tipo de avaliação fornece uma análise mais real dos serviços desempenhados pelos colaboradores da empresa.

A essência de qualquer tipo de Avaliação de Desempenho é deixar bem claro aos colaboradores o que a organização espera deles e que ela está disposta a trabalhar no desenvolvimento de sua carreira.

Benefícios da Avaliação de Desempenho

Avaliação de Desempenho

Este novo processo de avaliação é baseado na premissa de avaliados e avaliadores acompanharem periodicamente seus desempenhos e posições dentro da empresa, sem esperar um semestre ou ano para isso. Dessa forma, é possível identificar competências e desenvolver todo o seu potencial em concordância com os objetivos da empresa.

Veja os benefícios de uma Avaliação de Desempenho 2.0:

  • Estimula o trabalho e equipe em prol do crescimento da empresa e desenvolvimento de carreiras, no lugar da competitividade;
  • Permite que o face-a-face entre gestores e colaboradores seja mais frequente, o que quebra um pouco a rigidez da hierarquia;
  • O processo leva menos tempo, pois o próprio programa realiza análises quantitativas e qualitativas das variáveis incluídas no questionário. Essas análises possibilitam a criação de rankings, de relatórios administrativos e gerenciais e de desempenhos, gráficos etc;
  • Os colaboradores podem avaliar seus pares e gestores no total anonimato;
  • Cria um histórico de avaliação e desempenho de cada colaborador que pode ser acessado a qualquer momento;
  • Contribui para a  redução do índice turnover, isto é, na diminuição da rotatividade de colaboradores, que causa gastos indesejáveis de rescisão contratual e treinamento para a empresa;
  • O feedback pode ser mais frequente e dado de forma online, mas esse processo, de forma alguma, extingue os encontros presenciais.

A importância do feedback na Avaliação de Desempenho

Avaliação de Desempenho

Uma Avaliação de Desempenho sem feedback perde completamente sua razão de ser. De nada adiantará avaliar a performance dos colaboradores  se eles não tiverem um retorno sobre o que foi avaliado.

O feedback é um retorno que pode ser considerado como uma crítica ou sugestão, sendo positivo ou negativo. Em todos os casos,ele possui uma forma construtiva, que visa sempre melhorias no ambiente do trabalho.

Pode ser dado aos colaboradores de diversas formas: sob forma de elogio, como uma análise e, até mesmo, como uma opinião falada diretamente ao interessado.

Sendo assim, ele é uma das ferramentas essenciais para o desenvolvimento de equipes de alta performance. Quando usado de forma correta, ajuda na identificação dos pontos e forte e fracos dos colaboradores.

Ao identificar o que precisa de ajustes, através dele permite que o profissional desenvolva plenamente suas habilidades e estejam de acordo com as expectativas da empresa.

Por sua função construtiva, ele é tido como um excelente instrumento de aprimoramento e aprendizado, pois a partir desse retorno de seus superiores, os empregados podem buscar a perfeição de seus afazeres, além de serem colocados no caminho traçado pela empresa.

Mas, por avaliar o trabalho, muitas vezes, é visto com a “hora da bronca”, o que faz com que o processo seja mal visto e indesejado pelos colaboradores.

O feedback não deve ser visto, de forma alguma, como uma bronca, conselho ou lição de moral do chefe, mas como um instrumento para alterar aquilo que está inapropriado.

Para resolver essa tensão, o gestor precisa mostrar a seus colaboradores que ele é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento de suas carreiras.

Por isso, ele deve ser tratado pelos gestores como uma demonstração de consideração e respeito pelos colaboradores. Assim, quando este for uma crítica construtiva, deve ser dado de forma particular, de modo a não deixar o colaborador constrangido perante seus colegas.

Não pode ser carregado com carga emocional, pois, se for assim, é bem provável que um processo construtivo se transforme em desentendimentos e ressentimentos na organização.

Além do mais, para o feedback ser eficaz, é preciso que os gestores além de apontar os erros de execução de trabalho, devem ser acompanhados pelas soluções e rotas a serem seguidas pelos colaboradores.

Se bem recebido, certamente, será uma fonte de motivação e renovação de energia para os colaboradores apresentarem ótimos resultados em suas funções.

Também não deve ser dado somente quando houver algo a ser reparado, mas também para dar elogios e reconhecer trabalhos bem feitos que contribuíram positivamente à empresa.

A sua falta,  frequentemente deixa os colaboradores desorientados e sem rumo em seu trabalho.

Por isso, ele pode ser comparado a uma bússola que fornece a direção correta para que se atinja os objetivos de evolução pessoal, as metas da empresa e a satisfação do cliente, que é o que mais importa.

Também deve ser uma relação de segurança e confiança entre gestores e colaboradores.

Contudo, é necessário que o gestor se certifique que o feedback foi entendido claramente pelo colaborador, pois se não for bem compreendido e mal interpretado, é possível que seja gerado efeito contrário ao que se pretendia.

6 Motivos Para Aplicar Avaliação de Desempenho

Avaliação de Desempenho

Avaliações de desempenho formais podem ser de grande benefício para o empregador e o empregado. Infelizmente, no entanto, elas estão cada vez mais subestimadas  e subutilizadas por ambas as partes.

Uma pesquisa recente da Society for Human Resource Management descobriu que 72% das organizações realizam avaliações formais apenas uma vez por ano.

Os empregadores devem reconhecer que as avaliações formais tem um enorme impacto sobre quão satisfeito, motivado e produtivo seus funcionários são.

1. Valorização dos colaboradores

Colaboradores precisam sentir que eles estão sendo valorizados e estão realizando um bom trabalho. A avaliação formal é uma grande oportunidade para dar a sua equipe um feedback sincero, estimulando-os a trabalhar de forma mais inteligente e melhor.

Pessoas realmente valorizam elogios frequentes e reconhecimento, então deixá-los saber que você está ciente do bom trabalho que eles estão fazendo vai ajudar você a manter o pessoal engajado e motivado.

2. Estabelecimento de metas

Os colaboradores mais produtivos são aqueles que estão constantemente com metas em dia são focados em sua busca por resultados. Definir metas alcançáveis antes do processo de avaliação ajuda a motivar os profissionais.

A avaliação é também uma ocasião para realinhar os objetivos de negócios como a mudança de condições de mercado;

3. Resolver problemas de comunicação

Muitas vezes os gerentes estão muito ocupados no dia  para ter uma visão geral sobre um empregado. A avaliação é um grande momento para resolver quaisquer preocupações que você ou que possam ter.

4. Fortalecer relacionamento

É importante para a coesão da equipe  e a produtividade geral que os gerentes tenham um bom relacionamento com sua equipe. Aproveitar esta ocasião para alinhar as prioridades e discutir vários assuntos de interesse para o negócio com membros de sua equipe; quase como uma sessão de brainstorming.

5. Reorientar sua equipe

Avaliações podem ser usadas para ajudar a comunicar a sua visão aos membros da equipe. Esta é sua chance de esclarecer e articular a sua visão, garantindo que todo mundo está no mesmo caminho.

É também uma oportunidade para gerenciar as expectativas de promoção dos colaboradores, principalmente, para aqueles com uma ideia exagerada de suas próprias habilidades e papel dentro da empresa.

6. Avaliar as necessidades de treinamento de sua equipe

Diferentes pessoas dentro da sua equipe terá forças diferentes. Use a avaliação para avaliar os pontos fracos de seus colaboradores, identificando as áreas que podem exigir treinamento e apoio adicional.

Deixando sua equipe saber que você está preocupado com o seu desenvolvimento vai ajudar a criar uma cultura de ambição, por sua vez, conduzir o negócio para ser mais produtivo e lucrativo.

Realizado corretamente e com frequência avaliações pode ter um efeito muito positivo sobre o sucesso de sua equipe.

Uma vez por ano as vezes não é suficiente para realmente entender o quão bem seus funcionários estão realizando, e como eles estão satisfeitos.

Artigos Sobre Avaliação De Desempenho

Abaixo segue indicação de artigos sobre avaliação de desempenho com dicas e melhores práticas.

Por que Sistematizar?

Há algumas décadas, talvez, não se imaginaria que ela pudesse ser feita a partir de softwares em computadores.

Nessa época, os gestores se perdiam em meio aos vários questionários impressos de papel. O processo automatizado trouxe organização, rapidez e flexibilidade ao processo.

Um dos grandes benefícios de se utilizar um Software para aplicar a Avaliação de Desempenho, é reunir um só lugar os questionários com as variáveis definidas pelos gestores juntamente com o RH da empresa.

Além disso, ao final do processo, com poucos cliqueis os softwares geram gráficos, relatórios e tabelas a partir do cruzamento de variáveis, gerando subsídios reais e concretos para tomada de decisão na empresa.

O programa também funciona como um banco de dados que armazena o histórico de revisões de desempenho anteriores. Todas as informações acerca dos funcionários estão sempre à mão e fáceis de acessar por mecanismos de busca interno.

Dessa forma, fica fácil para o gestor consultar a evolução de seus colaboradores de um ano para outro.

feedback também fica mais fácil e mais completo, pois é dado com base em toda a trajetória e história evolutiva do funcionário na empresa. Assim, tudo que o gestor disser não será baseado apenas em sua memória, mas em dados concretos.

Um  Sistema de Avaliação de Desempenho permite ainda, a lembrança de prazos estipulados a partir do envio automáticos de e-mails ou mensagens.

Ao optar por esse serviço, pode se escolher entre Auto Avaliação, Avaliação 180 graus, Avaliação 360 graus, Avaliação por equipe, Avaliação de Desempenho por competência e etc.

Um grande problema na escolha do software, é que normalmente são engessados e obrigam as empresas a se adequarem a ele, o que não ocorre com o SoftwareAvaliação,  que com poucos clientes o sistema pode ser personalizado às necessidades e ao processo escolhido pelo gestor. 

Se você está em busca de um software configurável que você consiga adequar a cultura de sua empresa, você pode experimentar gratuitamente o Software de Avaliação.

Com ele, você pode de forma ágil e fácil realizar a avaliação de desempenho de seus funcionários, do modo que achar que mais combine com a sua equipe.

O RHbot permite que você gere relatórios personalizáveis, ranking de competências, cargos e colaboradores, avaliação de metas e estruturação e acompanhamento do Plano de Desenvolvimento Individual a partir da revisão de desempenho de cada funcionário.

Saiba mais sobre o RHbot assistindo os vídeos abaixo:

Clique no Link abaixo e Experimente grátis o Software de Avaliação e comprove todas as facilidades do programa.

Software De Avaliação De Desempenho