O Que São Benefícios Corporativos e Como Aplicá-los na Sua Empresa!17 min read


As empresas que possuem benefícios corporativos são as empresas privadas que combinam através de proprietários e compradores, juntamente com vendedores de uma estrutura de governança democrática.

Os benefícios cooperativos resolvem, geralmente, problemas econômicos gerais de produção ou sobre a produção, visando os custos e movimentos corporativos.

Membros de empresas corporativas pagam preços mais baixos ou estabilizados por produtos e serviços que são devidos ao poder de compra da própria cooperativa.

As empresas geralmente vendem para corporativas visando também receber preços mais elevados ou estabilizados em seus serviços e produtos.

Os benefícios são distribuídos aos membros com base aos participantes de acordo com seus usos dos produtos ou serviços da corporativa, ou seja, uma pessoa que compra, basicamente, 10 % dos produtos ou serviços, tem em retorno o recebimento de 10 % nos benefícios.

As pessoas que fazem parte deste serviço também se beneficiam através da propriedade compartilhada, resultando em um resultado compartilhado, visando responsabilidade financeira e na redução de despesas dos custos operacionais.

E, o desenvolvimento de benefícios corporativos pode, principalmente, aumentar a produtividade da empresa, agradando a equipe toda, criando uma relação mais confortável dentro do ambiente de trabalho.

Benefícios Corporativos

Evitando ao máximo possíveis demissões e diminuindo os trabalhos que são feitos de forma errada.

Com a grande evolução do mercado de trabalho, aumento de profissionais, serviços e produto, criou-se a necessidade de um reajuste corporativo, em que, antes disto, focava-se somente em contratar, pagar e, algumas vezes, demitir.

Mas, hoje em dia, não é mais possível administrar um capo empresarial com esta visão.

É necessário que haja uma reestruturação, que busca maior lucratividade e produtividade e, só é possível alcançar estes aspectos com o desenvolvimento da equipe e da empresa.

Estes benefícios corporativos visam uma maior produtividade e maior organização da equipe, incentivando a composição de benefícios mais favoráveis para os funcionários.

Através de benefícios que irão auxilia-los com a vida fora do profissional, auxiliando na vida pessoal com benefícios que tragam mais facilidade na vida pessoal.

E, ignorar estas mudanças nos benefícios empresariais e corporativos pode resultar em perdas que serão difíceis de recuperar na empresa.

E, com isso, até hoje, surgem diversos novos benefícios que auxiliar cada dia mais a vida do trabalhador, visando maior comodidade e melhores resultados na produtividade no ambiente de trabalho.

Portanto, todas as empresas e organizações corporativas devem sempre visar o bem-estar e “bom funcionamento” do funcionário dentro da empresa porque, um funcionário satisfeito, irá gerar um maior número de produtividade e, um melhor resultado final para os negócios da empresa.

Tipos de Benefícios Corporativos

Uma corporativa, em seu sentido mais simples, é formada quando seus indivíduos se organizam visando um objetivo comum principal, o que, geralmente, é um objetivo econômico.

Para os fins comerciais, uma corporativa está de acordo através da criação de uma empresa sem fins lucrativos em benefícios desses indivíduos que utilizam dos serviços.

De acordo com os dados da Associação Nacional de Corporativas de Negócios, aproximadamente 100 milhões de americanos pertencem a uma das 47 mil corporativas existentes.

Destas existentes, 10.500 corporativas de crédito estão presentes em segmentos de grande porte.

Com isso, é possível definir alguns dos principais recursos e benefícios que são oferecidos por muitas e diversas organizações, como exemplificadas abaixo.

Benefício de Assistência (Crianças e Idosos):

Um dos pacotes mais prevalecentes de benefícios são os cuidados infantis e cuidados com idosos.

Através destas questões, o empregador irá oferecer tanto em termos de pagamento quanto em referências visando um cuidado com os respectivos, a partir da boa produtividade do funcionário.

Tempo de Compensação:

Embora algumas empresas sem fins lucrativos ofereçam pagamento de horas extras para funcionários, muitos, também, oferecem o conhecido “tempo de compensação”, em que significa que através de cada hora extra que irá tirar depois do horário, isto significará uma hora de folga.

Este sistema ainda é recente e está sendo estudado porque existe um sistema que mantenha registros cuidadosos, visando sempre manter a conta dos horários dos funcionários.

Deixando um tempo limite para que não haja uma sobrecarga de horas extras para cada pessoa, prejudicando a produtividade geral.

Benefícios Familiares:

As políticas e a cultura do ambiente de trabalho podem resultar em impactos enormes no equilíbrio entre o trabalho e a vida dos funcionários e suas famílias.

Ou seja, uma empresa ou empregador pode oferecer oportunidades de trabalho a distância, também conhecido como home office, criando as próprias horas de trabalho ou, pode oferecer uma licença para cuidar de familiares doentes ou de uma criança recém-nascida ou recém-adotada.

Estas culturas e políticas das empresas beneficiam as famílias, incluindo o reconhecimento das responsabilidades familiares que os pais, não somente as mães, possuem, exemplificando através de promoções, bônus e aumentos, mesmo aproveitando dos benefícios familiares.

Horários Flexíveis:

Em algumas empresas pode haver a possibilidade de flexibilidade em relação ao tempo de trabalho, podendo ser perguntado sobre o compartilhamento do trabalho, jornadas de trabalho comprimidas, ou seja, trabalhar 10 horas por dia durante 4 dias, ou o uso do home office.

Estas questões devem ser discutidas no ambiente de trabalho e previamente organizadas para que não haja discrepância quanto a produtividade ou os horários de trabalho cumpridos.

Plano de Saúde:

O plano de saúde é um dos benefícios padrão que as organizações, geralmente, oferecem aos seus funcionários em tempo integral.

Porém, vale lembrar que a maioria dos estágios e empregos de tempo parcial ou empregos temporários, provavelmente, não oferecem benefícios de cuidados de saúde.

Além disso, este é um benefício que não estará aberto a negociações por ser um benefício pré-regulado através de leis que existem para que a empresa ou empregador ofereça benefícios de saúde consistentes a todos os funcionários.

Deve, sempre, ter uma pessoa ou equipe especializada na organização para que seja possível a explicação dos prós e contras de qualquer plano e compensação.

Portanto, deve-se sempre consultar os detalhes e custos dos planos porque os serviços médicos mudam constantemente, podendo haver diferentes escalas salariais para médicos que estão fora da rede empresarial.

Além disso, algumas empresas e empregadores também oferecem planos de assistência aos empregados, ou seja, planos de saúde mental que fornecem, através de uma agência terceirizada, tratamento de aconselhamento confidencial no tratamento de estresso, abuso de substancias, problemas em relacionamentos ou problemas familiares e preocupações pessoais.

Também podem estar presentes serviços de necessidades pessoais especificas como fisioterapia, alergias, prescrições, visando um tratamento adequado para os funcionários.

E, por fim, inclui-se, também, em alguns locais, os serviços de planos odontológicos, podendo ter diferentes tipos de coberturas dentárias, podendo considerar cuidados preventivos e cirúrgicos.

Recursos de Trabalho:

Uma empresa ou empregador possui recursos que pode facilitar a vida profissional, como equipamentos, escritórios, software, políticas, etc.

Algumas empresas e empregadores estão dispostos a fazer ajustes e investimentos visando acomodar as necessidades do funcionário no trabalho.

Caso haja necessidade de qualquer coisa no ambiente de trabalho, considere os recursos a disposição para avaliar a oferta de trabalho de forma correta.

Seguro de Vida e Invalidez:

O seguro de vida é um serviço que oferece, normalmente, uma cobertura básica para os funcionários, deixando aberta a opção de comprar uma cobertura adicional para suas famílias.

O seguro de invalidez fornece uma porcentagem de salários perdidos no caso de o funcionário não conseguir trabalhar por conta de alguma lesão ou doença que não esteja relacionada com o trabalho.

O período e custo deste serviço variam de plano para plano.

Além disso, quando há uma lesão que ocorreu durante o trabalho, é segurado por lei que o empregador ou empresa forneçam um seguro de compensação do trabalhador.

Aposentadoria Gradual:

Para os trabalhadores e funcionários que possuem objetivo de se aposentar eventualmente, algumas empresas e empregadores oferecem oportunidades para ir reduzindo, com o tempo, as responsabilidades e as horas de trabalho.

Como uma forma de ajudar e acelerar o conhecimento e as habilidades do funcionário para repassar para outras gerações de funcionários.

Além disso, neste período vale lembrar que o reconhecimento da pessoa dentro da empresa, vale muito para crescimento da imagem empresarial, mostrando uma importância maior do funcionário dentro da empresa.

Desenvolvimento Profissional:

Em algumas empresas e empregadores, existem programas que visam desenvolvimento profissional, em que é um serviço valioso para as pessoas que entraram recentemente na empresa.

Expressar interesses nos funcionários resulta em uma visão mais positiva do funcionário, destacando que existe o interesse em crescer junto com a própria organização.

Gastos com Mudanças:

Se um cargo dentro de uma empresa necessita de uma mudança, ocasionalmente, um empregador pode ajudar com as despesas da mudança.

Ajudando a pagar o custo de movimento de diferentes maneiras, ajudando a pagar uma porcentagem do salário como uma contribuição para as despesas da mudança.

Isso difere de empresa para empresa, ou seja, alguns podem ajudar na contribuição plana, alguns ajudam a reembolsar um empregado pelo curso de movimento.

Portanto, se a deslocação for necessária afim de realizar este trabalho, é importante perguntar se a compensação por despesas de locomoção é uma possibilidade.

Planos de Investimento (Aposentadoria):

No campo empresarial, existem 2 tipos mais comuns de aposentadoria:

Os planos permitem que os funcionários deduzam uma parte do seu salário pré-imposto e o coloquem em um fundo especifico para aposentadoria.

Ajudando para que os funcionários possam se situar em uma faixa de imposto menor, investindo o dinheiro da conta, não podendo ser retirado até que o funcionário atinja a idade ideal para aposentadoria.

Além disso, uma empresa ou empregador podem contribuir para a porcentagem do empregado. A maioria das empresas oferece planos de aposentadoria, porém, somente diferem em como são administrados.

Os benefícios desses tipos de planos de aposentadoria são comparáveis e, algumas empresas oferecem benefícios de aposentadoria pré-definidos.

Licença (Médica; Pessoal; Parental):

A lei que fala sobre a licença familiar e médica exige que a maioria das organizações que possuam 50 ou mais funcionários tenha que oferecer até 3 meses de licença não remunerada relacionada a doença pessoal, familiar ou licença parental para o nascimento de uma criança.

Porém, alguns empregadores só oferecem para casos específicos, já outros oferecem algum tipo de tempo remunerado.

E, muitas vezes, um empregador irá exigir que a pessoa utilize das férias para estes tipos de acontecimentos.

Reembolso de Matrícula:

Estes tipos de programa ajudam o funcionário com auxílio educação, reembolsando tipos de atividades acadêmicas e escolares.

As empresas de grande porte são mais comuns em oferecer um plano formal e, as empresas de menor porte, geralmente, estão dispostas a negociar um tempo longe do trabalho por conta de fins educacionais, mesmo não podendo ajudar com o custo.

Além de muitas empresas oferecerem vários tipos de bolsas e descontos.

Férias:

Um dos benefícios mais importantes em um trabalho, além de ser o benefício mais flexível e variável.

De acordo com a lei, um funcionário tem direito a 30 dias de férias por ano, não sendo acumulável e nem pode transferir para outra pessoa.

Portanto, cada empresa possui diferentes formas de trabalhar com as férias, por isso, é importante pesquisar e ver como a empresa ou empregador determinam esta questão.

Gestão de Benefícios Corporativos

Benefícios Corporativos

Os benefícios corporativos garantem que o funcionário tenha acesso a diversas vantagens empresariais, como acesso a planos de saúde, capital de aposentadoria.

Compensação de invalidez, licença por doença e tempo de férias, participação nos livros, financiamento educacional, creches e outras formas de benefícios especializados.

Receber esta variedade de benefícios juntamente com o salário é um padrão no emprego profissional, de forma integral.

Importância dos Recursos Humanos

O departamento dos Recursos Humanos é a área de organização que é responsável por organizar, implementar e gerenciar estes benefícios para todos os funcionários na empresa.

Os Recursos Humanos (RH) possuem uma variedade de responsabilidades, incluindo: contratação, treinamento, avaliação e compensação de toda a empresa.

Os benefícios e compensações, porém, são o centro das operações de Recursos Humanos, desempenhando um papel principal na capacidade financeira e no gerenciamento de talentos de qualquer empresa ou organização.

Os Recursos Humanos contribuem muito para a experiência global dos funcionários em todas as áreas da empresa, visando observar o tempo de um empregado com a empresa.

Os benefícios são um papel essencial na manutenção de altos níveis de satisfação, pois, um ponto muito importante da empresa é a satisfação dos funcionários, sendo, muitas vezes, ignorada em favor da satisfação dos clientes, mas, é um fator tão crítico para um negócio saudável quanto qualquer outro fator.

Além disso, os Recursos Humanos possuem papel importante garantindo a máxima eficiência operacional.

Os benefícios das empresas garantem que os funcionários possam se sentir atendidos e seguros dentro do ambiente de trabalho, enviando em troca seu investimento de tempo e esforço na produtividade da empresa.

A segurança fornecida no ambiente de trabalho é um importante motivador de fidelidade e satisfação dos funcionários.

Além disso, o departamento de Recursos Humanos é responsável por entender os benefícios que os funcionários possuem direito legal e, principalmente, implementá-los de forma adequada e legal.

Os Recursos Humanos também visam colaboração com o departamento jurídico para fornecer os benefícios exigidos por cada país em que frequentemente operam.

Portanto, os Recursos Humanos são o principal ponto para uma gestão dos benefícios corporativos feita de forma adequada e correta.

Este departamento é o elemento principal de qualquer negócio bem-sucedido porque é uma área de grande investimento no foco da empresa: seus funcionários.

Com isso, a satisfação dos funcionários auxilia a empresa alcançar uma alta eficiência e produtividade, administrando da melhor forma os benefícios e compensações.

Programa de Benefícios Corporativos

Os trabalhadores têm um papel muito significativo no negócio, pois contribuem e beneficiam do sucesso de uma empresa que possuem em conjunto.

Os empregos nas cooperativas de trabalhadores tendem a ser de longo prazo, oferecem treinamento extensivo e proporcionam melhores salários do que empregos similares em empresas convencionais.

Além disso, as cooperativas de trabalhadores oferecem oportunidades para uma maior participação nas decisões de gerenciamento e governança que ajudam o negócio a ter sucesso.

Diante de uma reportagem apresentada pelo New York Times, foi constatado que “colocando as necessidades dos trabalhadores à frente dos lucros, abordam a raiz da disparidade econômica”.

Então, é preciso buscar, principalmente, um maior desenvolvimento no investimento e na análise dos benefícios corporativos já que, como constatado, é uma das principais, se não a principal, medida a ser tomada e ser iniciada dentro de uma empresa ou por um empregador.

Os benefícios corporativos fazem com que o funcionário se sinta confortável e bem tratado, resultando em um melhor trabalho feito, aumentando a produtividade da empresa, além de sua imagem e crescimento organizacional.

Importância dos Benefícios Corporativos

Benefícios Corporativos

Os benefícios corporativos, como apontado, são o principal foco das empresas tradicionais, investindo nos trabalhadores e na gestão da organização.

Os funcionários possuem, então, a maior parte do patrimônio de uma empresa ou um negócio, controlando as ações e a produtividade da empresa.

Por este motivo, mostra-se a importância dos benefícios corporativos como essenciais para uma empresa.

Este investimento nos funcionários mostrou-se ser uma ferramenta eficaz para criar e manter empregos sustentáveis, gerando riqueza, melhorando a qualidade de vida dos funcionários, aumentando o desenvolvimento econômico empresarial.

Os benefícios são importantes porque, ao colocar as necessidades dos trabalhadores antes dos lucros da empresa, as corporativas de trabalhadores bem-sucedidas criam uma democracia na riqueza ao invés de concentrá-la.

Tornando possível a apropriação das empresas para empresários de todos os âmbitos, resultando na criação de habilidades e participação na força de trabalho.

Um crescente consenso sobre os benefícios corporativos reconhece as expectativas de trabalhadores como uma ferramenta oportuna e poderosa para estabilizar empregos, expandir as oportunidades de propriedade e reorientar os negócios para uma prosperidade ampla.

Em uma empresa que visa os benefícios corporativos, os lucros não vão para investidores distantes, mas, sim, vão para diretamente os trabalhadores.

Como resultado disso, o dinheiro permanece fundamentado na economia local, criando um tipo de riqueza comunitária.

Com a organização dos trabalhadores, que geralmente vivem e gastam localmente, essas empresas ficam conectadas e responsáveis diante de suas comunidades.

Em outras palavras, o envolvimento dos clientes e dos funcionários na tomada de decisões altera seu comportamento em relação à empresa, tanto a curto como a longo prazo.

Por isso, é possível investir nesse desenvolvimento a partir de 4 simples passos, destacados abaixo:

  • Reunir os funcionários

Desenvolver a união de funcionários e a união da empresa pode ter um impacto muito positivo na força de trabalho da empresa.

Os funcionários que estão mais envolvidos, mostram um melhor rendimento no trabalho, resultando em uma ótima maneira de proporcionar uma experiência para novos e experientes funcionários.

Especialmente para aqueles que podem ter se mudado para a atual posição da organização e não possuem muito contato dentro da empresa.

Algo tão simples como uma união pode resultar em feedbacks extraordinários de acordo com seu crescimento.

  • Orgulhe-se dos funcionários

Um desenvolvimento do relacionamento patrão e empregado pode mostrar aos clientes e parceiros os valores que são atendidos na empresa.

Mostrando que a empresa é uma corporação e uma organização que busca o bem maior e resultados positivos, mas, isso tudo, enquanto mantem uma relação muito boa e amigável com seus funcionários.

Transparecendo uma segurança interna para seus clientes.

  • Melhoria da imagem

A partir de um maior desenvolvimento neste relacionamento e nos benefícios corporativos, a empresa melhora em diversos níveis sua reputação e, principalmente, ganhará reconhecimento e respeito, tanto dentro quanto fora da empresa.

E, este é um fator muito importante porque quando há respeito e reconhecimento dentro da empresa, há um crescimento significativo no rendimento e da produtividade à medida que os funcionários se sentem mais confortáveis e se sentem bem-vindos na empresa.

Onde constantemente reconhecem os devidos funcionários que merecem reconhecimento, criando uma empresa com uma imagem muito melhor e muito mais reconhecida.

  • Melhor ambiente de trabalho

É importante, sendo este, basicamente, um dos principais pontos a serem investidos e desenvolvidos em uma empresa, o acompanhamento e crescimento da sensibilidade dentro de um ambiente de trabalho.

Ou seja, se o funcionário se sente confortável e bem reconhecido, é comprovado que o mesmo fará um trabalho melhor e mais compensatório, o que resulta em um melhor benefício para a empresa.

Portanto, é um ponto essencial o investimento nos benefícios corporativos visando um sucesso empresarial.

Nós do RHbot possuímos as ferramentas e a experiência de já ter ajudado mais de 200 empresas no Brasil e no exterior com Benefícios Corporativos, e podemos ajudar sua empresa também neste processo!

Clique no link abaixo e conheça a ferramenta que irá transformar os resultados dos seus colaboradores.

>> Clique Aqui e conheça o RHbot Gratuitamente <<