A Avaliação de Desempenho 360 graus é uma ferramenta de análise de desempenho para empresas. Nela, o trabalho do colaborador é avaliado por mais de uma pessoa.
Os principais focos são liderança, proatividade, flexibilidade, aptidão, disponibilidade, integração, produtividade, ética e organização.
Através de um questionário online e confidencial enviado aos avaliadores, superiores e outros colaboradores da organização, diversas perguntas são respondidas sobre a conduta do profissional (que escolhe quem responderá ao formulário).
Antes da implementação deste processo, o RH precisa se responsabilizar pelo treinamento de avaliadores e avaliados, para o correto preenchimento das respostas e também para deixar claro que a avaliação de desempenho tem esse nome porque se preocupa inteiramente com o desenvolvimento dos colaboradores.
Confira o que fazer e o que evitar na hora de implementar o processo da sua empresa:
Planeje bem o seu formulário
Imagine que o seu formulário de avaliação possui 50 itens e você pede que sejam examinadas 10 pessoas. Isso significaria que cada colaborador teria 500 questões para pensar, e provavelmente o feedback não seria bem feito, já que tanto os avaliadores estariam cansados quanto os avaliados passariam por alguns pontos sem prestar muita atenção. Geralmente, três ou quatro pessoas é um número razoável.
Você pode, por exemplo:
- Escolher um colega no mesmo nível hierárquico, um gerente de outro departamento que trabalhe em conjunto e um cliente;
- Escolher três clientes;
- Escolher apenas colegas do avaliado.
O formulário também deve ser feito para preencher em 15 minutos. Faça perguntas simples e que envolvam no máximo cinco competências. Também preocupe-se com a usabilidade da ferramenta, para não gerar muitos questionamentos ou falhas no processo. Sistemas ou processos imprecisos ou confusos podem levar a resultados improdutivos, metas de desenvolvimento não apropriadas, stress, cinismo, descrença e falta de participação.
Treine os gestores
Muitos gestores não sabem o que fazer com os resultados da avaliação de desempenho e acabam por não utilizá-los em favor do colaborador e de seus resultados.
O passo inicial é realizar uma capacitação no conceito de gestão por competências, feedback e acompanhamento diário de seus colaboradores. Isso deve ficar bem claro para todos.
A avaliação de desempenho implica avaliar as competências gerenciais (para gestores), competências organizacionais (ligadas à empresa) e competências funcionais (ligadas à descrição do cargo).
Se o processo seguinte à avaliação não ocorrer, o exame já será realizado com pouca ou quase nenhuma motivação.
Seja claro sobre confidencialidade
É um problema muito grave se as informações contidas em uma avaliação de desempenho se espalham pelos corredores.
Para chegar ao processo de 360°, a empresa precisa ter a cultura da avaliação bastante madura, tanto para líderes quanto para liderados, ou seja, que fique bem claro que o processo de avaliação é feito para desenvolvimento das pessoas, trazendo melhoria das competências técnicas, organizacionais e pessoais, e também da relação entre chefes e subordinados, fornecedores, clientes etc.
Portanto, estabeleça critérios éticos com os avaliadores para que isso não aconteça.
Foque no desenvolvimento, não na performance
Se alguém enfrenta consequências negativas ou é demitido como resultado de uma avaliação 360°, você pode esquecer de receber um feedback honesto e confiável da próxima vez que você executar o processo.
Os entrevistados vão deliberadamente exagerar as suas respostas, sabendo que elas podem trazer tais consequências.
A avaliação 360° deve ser utilizada para reflexão e desenvolvimento, não como instrumento de mensuração de performance.
Entregue o feedback da maneira certa
A empresa pode estudar a melhor maneira de trabalhar os resultados, como:
- Levar o próprio avaliado a compartilhá-los com seu superior imediato para discutir seu plano de desenvolvimento, alinhando suas necessidades com aquelas identificadas pela empresa;
- Fazer uma reunião com um profissional treinado, que pode explicar e esclarecer o feedback e também lidar com as reações emocionais das pessoas;
- Proporcionar aos profissionais treinamentos, cursos ou alterações em suas condições de trabalho para que possam desenvolver as competências necessárias.
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Você conseguirá facilmente configurar os pesos dos avaliadores, visto que a avaliação de um superior deve ter um peso maior que um subordinado, por exemplo.
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