As atitudes e valores existentes entre a administração e colaboradores afetam diretamente o clima da empresa. Tais atitudes e suas consequências podem ser identificadas e tratadas a partir da pesquisa de clima organizacional, que expõe, através de dados coletados, os diversos fatores que afetam a motivação e o desempenho dos colaboradores, além de sua interação com a liderança.
A pesquisa também é importante para que a organização se avalie, faça as adaptações necessárias e planeje suas próximas estratégias de forma eficiente.
A importância de realizar pesquisas organizacionais
O fator humano é decisivo na luta pela excelência e para se obter êxito na competitividade. O sucesso de uma empresa se faz com atitudes que conduzam a um ambiente de trabalho saudável, visando o bem-estar das pessoas. Quando o faturamento está abaixo do esperado, seus colaboradores se sentem estressados, alguns até pedindo demissão para trabalhar com seu concorrente, e você sentindo que alguma coisa precisa ser mudada e não sabe exatamente o que. Não espere o sinal vermelho piscar, é a hora do lembrete: uma efetiva política de gestão organizacional, torna possível, por meio da pesquisa, conciliar os interesses da empresa com os propósitos individuais de seus colaboradores, gerando desenvolvimento e bem-estar profissional e pessoal.
Comece por você
Pergunte a si mesmo: – Qual a principal razão para que os colaboardores permaneçam na minha organização? A resposta você vai saber somente se questioná-los. Só assim você vai ter uma percepção geral do ambiente de trabalho, se estão satisfeitos com seu emprego e o que é preciso aprimorar para o sucesso de seu negócio.
É hora de ouvir seus colaboradores
No planejamento do clima de trabalho, é de suma importância saber o que os colaboradores pensam sobre a empresa, conhecer suas opiniões, sugestões e analisá-las. O ponto de vista dos colaboradores, revelado na pesquisa, viabiliza a adequação do ambiente ao que eles esperam dele. A partir dessas informações, o relacionamento entre colegas e com a direção do negócio, pode ser aprimorado e as pessoas vão se sentir mais valorizadas, resultando em incentivo para melhor desempenho de suas funções.
Como elaborar uma pesquisa entre os colaboradores
Reúna uma equipe e planeje cuidadosamente tudo aquilo que vocês gostariam de saber a respeito de seus colaboradores e do seu negócio. Analise criteriosamente e listem o que julgarem importante. As perguntas básicas, referentes à família, ao transporte, lazer, à escolaridade, saúde, etc., já devem ter sido feitas no momento da admissão. Se julgar necessário, podem ser repetidas.
A pesquisa exige questões com uma construção bem elaborada, de maneira clara, numa linguagem acessível a todos. Evite a linguagem corporativa. É importante que seus colaboradores sejam informados que suas respostas serão mantidas em sigilo e, se possível, no anominato. As perguntas variam de acordo com cada situação e objetivos almejados.
A melhor forma de aplicar este tipo de pesquisa é através da contratação de uma empresa especializada que será responsável pela aplicação e geração dos resultados e relatórios.
Utilize perguntas de acordo com seus objetivos
-Este é o seu primeiro emprego?
-Qual é o grau de importância do seu trabalho?
-Você considera seu trabalho significativo e com objetivo claro?
– O que o motiva a dar o melhor de si no seu trabalho?
– O que acha de treinamentos e desenvolvimento de carreira?
– O que você pensa do desempenho do gerente?
– Como você se relaciona com os colegas?
– Você, alguma vez, pôde tomar decisão independente no seu trabalho?
– O seu ambiente de trabalho contribui para o seu desempenho?
– Em uma semana, quantas vezes você se estressa no trabalho?
– Se está de saída, qual o motivo de seu desligamento desta empresa?
Qual é o momento certo de fazer a pesquisa
É importante realizar a pesquisa no momento certo. Com isso, poderá atender melhor às demandas internas e às necessidades dos clientes. Fica muito mais fácil resolver problemas de desempenho operacional e administrativo antes que eles se agravem. Por isso, a pesquisa também deve ser realizada com uma certa regularidade, para que se possa identificar e sanar os problemas o mais cedo possível.
Analise os resultados
A cada resultado, é fundamental analisar com seriedade os resultados obtidos e planejar com os líderes as mudanças a serem trabalhadas pela empresa.
A realização de uma pesquisa possibilita um diálogo enriquecedor com seus colaboradores. Ela analisa a fundo o clima organizacional, propiciando que através da implantação de ações, haja o aumento da satisfação e engajamento, resultando em maior produtividade e menos frustrações diárias.
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