Quando uma empresa perde um profissional, ela perde muito mais do que o dinheiro propriamente dito. O gasto com a rotatividade envolve desde despesas com rescisão e contrato de trabalho, até o tempo de selecionar e recrutar outro profissional, treiná-lo, esperar pelo período de adaptação, etc. Isso sem falar na possibilidade de uma ação trabalhista e a empresa precisar arcar com advogados e indenizações. Caso a sua empresa tenha um determinado número de colaboradores que se demitem ou semestre ou por ano e você não tem certeza sobre o quanto isso é ruim, faça o seguinte cálculo:
Divida o número de colaboradores que deixam um cargo pelo número total de colaboradores da empresa
Por exemplo, uma empresa com 120 colaboradores perde 18 deles em um ano independente do motivo (seja devido a aposentadoria, substituições ou demissões, o motivo não é importante). Essa empresa registrou um turnover de 15% (18/120 = 0,15 ou 15%).
A partir do resultado, a empresa pode tirar várias conclusões. No exemplo acima, por exemplo, conclui-se que metade dos colaboradores afastou-se no período de tempo escolhido. Você pode, ainda, verificar o gasto da sua empresa em cada fase do afastamento:
Custo de saída
Os gastos envolvem benefícios a serem pagos, multas rescisórias, férias a pagar, 13º salário proporcional, entre outros. Calcule o quanto você precisou pagar a cada funcionário com a sua saída e o quanto isso significou no orçamento da empresa no período analisado. Além disso, a empresa pode sofrer ações trabalhistas, geralmente por parte dos funcionários demitidos. Nestes casos, será preciso investir na contratação de advogado, envolver-se com a justiça do trabalho, sindicato e gastar muitos meses para recuperar a sua imagem no mercado, seja através do marketing para público externo, seja investimento nos talentos internos.
Também é preciso pensar que o custo envolve a “perda” de tempo. O setor de recursos humanos irá usar um bom tempo para processar a burocracia de desligamento. Além disso, o gestor da área precisará realocar outro colaboardor para a função, e esta pessoa precisará, além de aprender as tarefas que necessitam ser cobertas, dobrar a sua quantidade de trabalho.
Custo de nova contratação
Hoje em dia, é possível divulgar novas vagas de emprego com muita facilidade nas redes sociais, sem precisar gastar nada. Quem mais perde na fase da nova contratação, muitas vezes, é a equipe desfalcada. O gestor vai precisar usar seu tempo para realizar entrevistas e analisar curriculuns. As responsabilidades daquele colaborador precisarão ser atendidas até o substituto aparecer. Porém, pode acontecer de algumas das tarefas do colaborador desligado simplesmente não poderem serem feitas por mais ninguém.
Perda de clientes
Dependo de qual foi a área desfalcada, a empresa pode perder a fidelidade de alguns clientes que gostavam muito do trabalho de determinado colaborador. Por exemplo, se a área de TI da empresa costuma ter uma taxa alta de rotatividade de programadores, alguns clientes podem começar a desconfiar da qualidade dos serviços entregues, já que periodicamente uma pessoa nova assume a função. A perda de clientes não é apenas uma perda direta de dinheiro, mas também de prestígio no mercado de trabalho. Empresários das mesmas áreas compartilham informações e experiências sobre os seus fornecedores e rumores sobre a falta de estabilidade de empresa pode espalhar-se.
A melhor maneira de diminuir a rotatividade da empresa é descobrir por que ela acontece.
O setor de recursos humanos precisa se responsabilizar por entrevistas completas de desligamento, em que possa conversar com o olaboardor e entender seus motivos, além de apresentar um documento, como um questionário, para que a pessoa possa ser assertiva sobre os pontos positivos e negativos da sua experiência.
Assim como aplicar anualmente avaliações de desempenho para identificar os melhores colaboradores e premiá-los de alguma forma, pois servirá de exemplos para os demais também se empenharem a estar entre os melhores.
Apenas desta maneira a empresa conseguirá investir na melhoria das áreas que mais afastam as pessoas da empresa; pode ser uma gestão de má liderança, falta de programa de bonificação ou ambiente de trabalho hostil.
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