Como Fazer Um Plano de Desenvolvimento Individual Eficaz!5 min read


Os profissionais estão mudando e, por consequência, o mercado também ou vice versa. Por isso, é cada vez mais comum que colaboradores demandem das empresas um Plano de Desenvolvimento Individual, que alinhe necessidades pessoais com objetivos profissionais.

O Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) é um plano de ação, composto de ações de desenvolvimento, de responsabilidade do avaliado e/ou da empresa,  que levará o indivíduo de um estado atual para um estado desejado.

Imagine-o como um roteiro para escrever sua história ideal. Entretanto, a vida não é um trajeto linear. Neste sentido, o PDI deve servir como suporte para que o profissional não perca o foco, dando passos estratégicos, que estejam alinhados com um objetivo maior, de longo prazo.

Plano de Desenvolvimento Individual

Como elaborar um Plano de Desenvolvimento Individual

Montar um Plano de Desenvolvimento Individual requer tempo e atenção, uma vez que você vai precisar analisar diversos segmentos de sua vida,  visitar o passado, entender o presente e pensar o futuro.

Para ajudar você nessa tarefa, elaboramos uma lista de 4 etapas, que irá ajudá-lo a começar seu Plano de Desenvolvimento Individual

1. Saiba para onde quer ir

É preciso ter sempre em mente onde você se encontra atualmente e para onde quer ir. Sendo assim, é importante analisar seu estado atual e o estado desejado. O objetivo do profissional deve estar muito bem definido, flexível e aberto às diversas possibilidades para que o Plano de Desenvolvimento Individual seja considerado eficaz.

Observe todas as áreas de sua vida e avalie seu nível de satisfação com cada uma.

Busque uma visão abrangente, incluindo aspectos como família, carreira, relacionamento, saúde, espiritualidade, finanças, qualidade de vida, equilíbrio emocional e tudo que envolva seu universo.

Assim, você tem maior clareza sobre o que precisa e o que não precisa melhorar.

2. Alinhe expectativas 

Faça uma análise do seu estado atual e do estado desejado pela sua empresa. Ambas as partes devem estar na mesma direção, para que a soma de esforços traga resultados satisfatórios para todos.

Mapeie suas competências, técnicas e comportamentais, e analise pontos fortes os não tão fortes.

Nesta perspectiva, aspectos como características pessoais, habilidades e conhecimentos, que somados formam as competências do profissional, são critérios primordiais para qualquer PDI.

 

3. Elabore um plano de Ação

Agora é hora de sair do campo das ideias e definir as ações concretas que levarão ao alcance do objetivo desejado e elaborar estratégias que contribuirão positivamente no caminho a ser trilhado.

Eleito o objetivo e feito o diagnóstico, o plano já pode ser iniciado demonstrando os pontos a desenvolver e ações necessárias. Inclua ações de desenvolvimento que requeiram novos conhecimentos e aperfeiçoamento do comportamento. Isso quer dizer que, se forem elencados treinamentos, deverá haver uma contrapartida de ações que demonstre a aplicação deste novos conhecimentos.

Vale lembrar que o prazo é fundamental para a realização das ações.

4. Tenha um tutor

Embora seja de responsabilidade do profissional segui-lo, o ideal é que ao longo do cumprimento do Plano de Desenvolvimento Individual, haja um coach ou mentor, para auxiliá-lo a manter o foco na direção do estado desejado.

A necessidade de mostrar avanços periódicos a um tutor faz diferença no esforço de seguir o plano à risca.

Caso este tutor não seja o seu gestor, mantenha-o informado de seu progresso.

Sistema de Avaliação de Desempenho

O mercado está em constante evolução e é imprescindível que sua empresa acompanhe essas mudanças para se manter forte e competitiva. O conceito onde o funcionário é um mero “peão” no jogo empresarial já não existe mais.

Encontrar mão de obra qualificada está cada vez mais difícil, e manter seus melhores talentos motivados e produtivos é um grande desafio para os gestores.

Por isso a importância de um Sistema de Avaliação de Desempenho, para dar subsídios aos gerentes obtendo dados concretos e 100% confiáveis sobre desempenho, produtividade e evolução de cada colaborador.

Com a Análise de Desempenho em Competências ou Metas, identifique seus Talentos e estabeleça o Sistema de Recompensa para os Melhores Resultados, além do Plano de Desenvolvimento Individual para Melhorias e Aperfeiçoamento. 

O Software Avaliação Permite:

  • Mais de 15 relatórios automáticos e personalizáveis
  • Otimizar suas análises e obter dados com maior confiança e credibilidade
  • Gestão Completa de Metas e Competências Integradas com o PDI.
  • Relatório Nine BOX Personalizável
  • Descrição de Cargos Detalhada.
  • Estruturação do PDI para Metas e Competências
  • Com Consenso, Comitê, Pesos por Competências e Avaliadores.
  • Notificações de questionários respondidos em tempo real.

A instalação do Plano Piloto de Avaliação de Desempenho é Gratuita, clique no botão abaixo e entre para o time das grandes empresas que buscam desempenho e produtividade.

 

Deseja Aplicar o Plano De Desenvolvimento Individual na Sua Empresa?

Plano de Desenvolvimento Individual

Fique tranquilo! Com o Software Avaliação você conseguirá aplicar muito facilmente, visto que com a ferramenta você conseguirá acompanhar todo o processo juntamente com os seus colaboradores e seus gestores.

Ao final do processo, você terá acesso a dezenas de relatórios, planilhas e gráficos personalizáveis conforme sua necessidade.

Nós da Software Avaliação, já ajudamos mais de 200 Empresas no Brasil e no exterior e podemos ajudar você também na aplicação do PDI.

Clique no link abaixo para uma breve apresentação do Software Avaliação, e saiba como nossas ferramentas podem ajudar você a liderar sua equipe a alcançar suas metas e objetivos.

>> Clique Aqui e conheça o Software Avaliação Gratuitamente <<

Como Fazer Um Plano de Desenvolvimento Individual Eficaz!5 min read
4 (79.59%) 49 votes


E-book Grátis

Descubra os 10 passos infalíveis para uma Avaliação de Desempenho Perfeita.

Informe seu e-mail ao lado

100% livre de spam.

Desculpe, os comentários deste artigo estão encerrados.

3 Comentários

  1. Tatiana disse:

    Estou construindo meu plano de PDI, espero por em prática logo.

  2. Luciana Inamura disse:

    Importantíssimo a aplicação do PDI

  3. Rogério Heindelberg disse:

    Desenvolver um plano de carreira é essencial para manter os colaboradores empenhados no trabalho.