Como lidar com a alta rotatividade de colaboradores da sua empresa4 min read


A alta rotatividade de colaboradores implica em custos para a empresa e também prejudica a imagem da organização do mercado. Saiba como manter seus colaboradores.

tipos de avaliação de desempenho

Os colaboradores não ficam muito tempo trabalhando na sua empresa? É preciso investigar as causas dessa deste problema.

Segundo pesquisa da consultoria Robert Half, de 2010 até 2013, a rotatividade de colaboradores no Brasil cresceu em 82%. Essa grande porcentagem de alternância pode resultar em diversos custos para a empresa, especialmente relacionados ao desligamento e a substituição, como gastos de rescisão do antigo profissional, despesas de seleção do novo contratado, e, por fim, a disponibilização de outro profissional para treinamento e capacitação do novo colaborador.

O valor que as empresas podem gastar com as rescisões costuma variar, mas pode chegar até ao equivalente a oito salários nominais por empregado, dependendo do cargo. O que vale dizer que, pelo mesmo valor, mantém-se o mesmo colaborador trabalhando durante oito meses.

Existe, ainda, outro problema: uma empresa que tem histórico de grande rotatividade também acaba perdendo credibilidade. Clientes ou sócios podem associar o fato à queda na qualidade de produtos e temer que os serviços passem para as mãos de colaboradores que não possuem tanta prática, além de acreditar que, se muitas pessoas saem, há um grande problema no negócio.

Bons profissionais também podem não querer ingressar na empresa justamente porque a saída de empregados é grande, o que demonstra falta de valorização das pessoas no ambiente de trabalho.

O que fazer para evitar a alta rotatividade?

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A rotatividade pode se dar devido a um fenômeno das novas gerações, que se interessam mais por um aperfeiçoamento constante e novas experiências. Porém, esses não são os principais motivos.

A maioria das pessoas prefere uma combinação entre reconhecimento e recompensa que as conduza à mais realização pessoal do que a um salário exorbitante, e muitas companhias acabam não prestando atenção ao fato de que também precisam proporcionar qualidade de vida.

Para encarar essa questão, as empresas precisam ficar atentas aos fatores que vão além da questão salarial. Para isso, a equipe de RH pode fazer aplicações periódicas de avaliações de desempenho para questionar o funcionário quanto a uma série de fatores, como:

  • nível de satisfação dos colaboradores;
  • possíveis descontentamentos;
  • pontos que ele gostaria de melhorar em seu trabalho ou que acredita serem fortes, mas que não são valorizados;
  • o recebimento de feedback; como ele vê o trabalho do seu gerente.

A empresa também precisa trabalhar na implementação de um plano de carreira como forma de estímulo, bem como a participação nos lucros ou bonificação.

Quando o colaborador pede demissão ou é demitido, o RH também pode fazer uma entrevista pessoal para saber o motivo. A empresa precisa estar constantemente preocupada em receber o feedback dos colaboradores.

Para gerenciar todo esse processo, dependendo do tamanho da empresa, pode ser considerado o uso de serviços online ou programas de computador, como o SoftwareAvaliação, que oferece ferramentas para pesquisas de clima organizacional e análises de desempenho dos empregados.

Com os resultados obtidos, as empresas podem colocar em prática as ações mais adequadas para reter talentos e manter o bom clima de trabalho.

Quando a mudança é benéfica

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Sim, existe uma rotatividade considerada saudável dentro das empresas, que faz com que o corpo de colaboradores se renove com o passar do tempo. Essa reestruturação tira um pouco os colaboradores da zona de conforto, traz gente nova, com ideias e visões diferentes, o que faz com que a empresa cresça.

Essa mudança é, muitas vezes, necessária, dependendo do momento ou do tipo de projeto que está sendo implementado. Um ponto a se considerar seria a atualização do corpo de colaboradores aproveitando os talentos entre as áreas: antes de fazer uma seleção para a contratação de novos empregados, pode ser uma boa ideia olhar para os próprios colaboradores.

Dessa forma, a rotatividade se torna positiva e pode chegar a ser uma motivação para os
funcionários, que descobrem que existe a possibilidade de conhecer novas áreas e participar de outros projetos da companhia.

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