Método de brainstorming: como organizar um brainstorming de sucesso6 min read


O trabalho em equipe sempre foi um aspecto incentivado pelos especialistas, justamente pelo aumento da criatividade e das ideias inovadoras que podem surgir nas reuniões de grupo. O método de brainstorming pode ser uma técnica ideal para incentivar os funcionários a trabalharem juntos e encontrarem novas soluções ou ideias.

Para dar eficiência, o método de brainstorming deve ser cuidadosamente organizado. Apesar de parecer uma reunião simples, onde os participantes apresentam ideias espontâneas a partir de um determinado tema, ainda requer planejamento prévio.

Sem intervir nas discussões dos participantes, o organizador do brainstorming deve garantir que o tópico do debate seja claramente formulado e que as ideias sejam mantidas e plenamente exploradas.

Método de brainstorming – por que é útil abordar tal prática na empresa

Embora existam funcionários talentosos e experientes que podem ser delegados para resolver determinados problemas, a cooperação sempre será uma solução mais viável. Em outras palavras, mentes mais brilhantes podem contribuir significativamente para o bom andamento do negócio se forem reunidas e incentivadas a trabalhar em conjunto.

As sessões de brainstorming são baseadas na cooperação. Um participante pode desenvolver uma ideia valiosa com base nas ideias que ouviu de seus colegas. Se tal sessão não tivesse ocorrido, ideias desse tipo teriam permanecido desconhecidas.

Além de seu papel na geração de ideias inovadoras, o método de brainstorming é importante para desenvolver as habilidades dos colaboradores para encontrar soluções de forma rápida e fácil.

Tais exercícios podem aumentar a confiança dos funcionários, mas também sua devoção ao empregador. Gerenciado de forma correta, o brainstorming tem o papel de estimular a colaboração em equipes de trabalho.

Como organizar uma sessão de brainstorming bem-sucedida?

Uma sessão de brainstorming bem organizada deve gerar ideias que podem ser realmente úteis para a empresa. Justamente por isso, a reunião exige um planejamento detalhado.

Para não correr o risco de se tornar uma discussão perdida, a sessão precisa de um organizador. Seu papel é orientar os participantes, expor o tema do debate e fornecer explicações abrangentes sobre as expectativas do encontro.

As ideias podem ser escritas em um quadro magnético ou em um caderno, para ser um ponto de partida na geração de novas perspectivas e soluções. Combinar ideias é uma técnica de brainstorming bem-sucedida, por isso os participantes devem ser orientados a usar as ideias entregues, aprimorando-as até a versão final.

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Regras de um brainstorming semelhante a um livro

1. Quantidade, não qualidade

Embora o objetivo final do brainstorming seja gerar ideias inovadoras, os participantes devem ser incentivados a apresentar o maior número possível de soluções, sem serem inibidos por possíveis erros. O objetivo de tal sessão é confiar na quantidade de ideias oferecidas, antes de prestar atenção à sua qualidade.

Em termos simples, os funcionários podem verbalizar tudo o que podem pensar sobre um determinado tópico. Quanto mais ideias forem oferecidas, maiores serão as chances de identificar uma boa solução final.

Para garantir a geração do maior número possível de ideias, todos os participantes devem ser incentivados a falar. Grandes equipes podem ser divididas em equipes menores, para que cada funcionário tenha a oportunidade de expressar seu ponto de vista. Além disso, a vantagem de equipes pequenas será sentida no grau de familiaridade e espontaneidade dos funcionários.

2. As críticas devem ser descartadas

Os participantes precisam entender que não existem boas ideias nem ideias ruins, e o objetivo das sessões de brainstorming é gerar uma grande quantidade de ideias em um tempo relativamente curto. Esse conceito não deixa espaço, em hipótese alguma, para críticas ou preconceitos.

Uma ideia insegura ou incompleta de um participante pode levar a uma ideia inovadora, se todos os colaboradores buscarem o mesmo objetivo e participarem ativamente.

Comentários negativos sobre uma solução gerada por um participante não devem ser permitidos, independentemente de sua qualidade. Se os funcionários parecerem constrangidos ou inseguros, apenas por medo de críticas, eles devem ser incentivados a falar e expressar seu ponto de vista.

3. Combinando ideias

É recomendado que as ideias sejam anotadas, para que possam ser facilmente visualizadas pelos participantes. Após a primeira rodada de debates e discussões, é possível combinar as ideias, para que o resultado final seja um sucesso.

Para facilitar o trabalho dos participantes, as ideias consideradas inovadoras podem ser destacadas com um marcador vermelho. Em seguida, paralelamente às ideias destacadas, observam-se as soluções resultantes da combinação das ideias iniciais.

E neste caso, recomenda-se que todos os participantes intervenham e expressem seu ponto de vista. Este processo pode continuar até que algumas ideias essenciais tenham sido formuladas e que agreguem valor real ao problema em questão.

Para tornar o método de brainstorming muito mais interessante, ele oferece a cada participante um conjunto de notas autoadesivas, nas quais anotar suas ideias. Posteriormente, todas essas notas podem ser coladas em um quadro.

Na etapa de combinação de ideias, os participantes farão as anotações que considerarem inovadoras e as colocarão em outro espaço, juntando ideias que possam levar à criação de soluções finais.

Exercícios de brainstorming

Para dar frutos, o método de brainstorming requer exercícios. Para garantir o sucesso dessas sessões em momentos-chave da jornada da empresa, exercícios de brainstorming podem ser organizados para ajudar os funcionários a se familiarizar com a estrutura, mas também com o procedimento de realização dessas reuniões.

Assim, os colaboradores podem ser convidados, uma vez por mês, para reuniões que utilizam o método de brainstorming. Recomenda-se que os tópicos de discussão sejam o mais próximos possível das situações reais da empresa. Além disso, a empresa pode oferecer aos funcionários a oportunidade de escolher seus próprios temas para debate.

É fundamental que todos os colaboradores participem desses exercícios de brainstorming, independentemente do departamento ao qual pertencem ou do cargo que ocupam.

Alguns tópicos gerais a serem discutidos podem ser: benefícios extras salariais oferecidos pela empresa, ideias de teambuilding, vouchers de bonificação em lojas de calçados masculinos, loja de acessórios femininos, reorganização do espaço de trabalho e muito mais.

Apesar de serem temas aparentemente simples, eles preparam os colaboradores para sessões de brainstorming com impacto na empresa e os treinam para pensar estrategicamente e identificar soluções em colaboração com a equipe.

O método de brainstorming é uma técnica extremamente utilizada nas empresas, pela sua simplicidade, mas também pelos baixos custos envolvidos. O principal benefício é a geração de ideias valiosas, incentivando a colaboração entre os membros da equipe.

Sessões desse tipo estimulam a criatividade e preparam os colaboradores para o ambiente dinâmico e em constante mudança da organização, dando-lhes a oportunidade de expressar suas opiniões e se envolver no processo de tomada de decisão.