8 dicas para evitar erros na avaliação de seus colaboradores3 min read


A Avaliação de Desempenho é um processo que traz muitos benefícios tanto ao desenvolvimento de carreira dos colaboradores quanto para que a empresa alcance melhores resultados de produtividade e, consequentemente, lucratividade.

Veja 8 dicas para evitar que a Avaliação de Desempenho de sua empresa seja um fracasso.

  1. Discuta os problemas assim que eles aparecerem

A chave para todo o desenvolvimento de desempenho é o feedback regular, pois assim o desempenho é reforçado por pequenas mudanças regulares de comportamento.

O feedback dado de forma constante também permite que se resolvam problemas antes que eles se tornem significativos.

  1. Busque regularmente o feedback de seus pares e subordinados

Não adianta ter a pretensão que você sabe tudo. Ninguém sabe. Desse modo, você como gestor deve também solicitar a seus colaboradores e pares que lhe concedam feedbacks regulares.

Com isso, você terá uma visão mais aprofundada do que está fazendo. O processo de feedback 360 graus é uma ótima ferramenta nestes casos.

  1. feedbacks precisos

O feedback deve ser específico, pois a generalidade não ajuda de forma significativa na melhora do desempenho.

Se você for específico e claro haverá mais chances do colaborador agir corretamente em prol de uma mudança.

Você pode ainda trabalhar em ações em conjunto mostrando um problema e já abordando a solução.

  1. Faça com que seus colaboradores tenham contato com coisas novas

Dê a seus colaboradores a oportunidade de experimentar coisas novas e diferentes. Isso será importante para que eles tenham contato com variadas oportunidades de desenvolvimento.

Crie planos de aprendizado com objetivos e atividades claras e monitore como o plano está se desenvolvendo.

  1. Não hesite em dar críticas construtivas

Não dê apenas feedbacks positivos, pois aprendemos mais com nossos erros. Por este motivo, seja construtivo e não espere para enfrentar os problemas.

Para isso ocorrer, você pode ter uma boa conversa sobre os erros e possibilidades de melhoria. Tão importante quanto falar o que há de errado, é ouvir o que seus colaboradores tem a dizer sobre suas dificuldades em relação ao trabalho.

  1. Busque meios para apoiar seus colaboradores

Pergunte aos seus colaboradores o que você pode fazer para apoiá-los ou que recursos podem ser úteis para a melhoria do trabalho.

  1. Defina metas possíveis

Ok, você já sabia disso, mas sempre vale a pena lembrar. Defina objetivos que sejam realizáveis e pertinentes no tempo limite que você estabelecer.

Não estabeleças metas fantasiosas e com poucas chances de serem cumpridas. Isso só irá atrapalhar o trabalho e deixar você desacreditado diante de seus funcionários.

  1. Evite o medo da avaliação anual

Se você fornecer feedback regular e seguir as dicas acima, você vai evitar que a avaliação anual seja um momento de medo entre seus colaboradores.

Tome nota de todo o processo e a sua Avaliação de Desempenho anual será completa e eficaz.

Deseja aplicar Avaliação De Desempenho?

Clique no link abaixo e experimente gratuitamente  o RHbot e descubra como pode ser  fácil e rápido aplicar em sua empresa.

>>Sim! Quero experimentar o RHbot!