5 dicas para gestores novos que vão aplicar a Avaliação De Desempenho5 min read


Qualquer novo cargo de gestão vem com uma nova responsabilidade. Mesmo que você já tenha certa experiência, isso não é garantia que a transição para um novo cargo passe sem problemas.

Novos gestores precisam construir confiança em suas relações do trabalho, pois este sentimento é uma dos pilares fundamentais de para uma relação gerente-empregado bem sucedida.

Confiar em seu gestor é crucial para o bom desempenho dos colaboradores.

Você deve estar se perguntando:

Como os novos gerentes fazem para construir a confiança quando se está iniciando no cargo?

A resposta: eficaz de gestão de desempenho. Gerentes, especialmente os novos, tem a oportunidade única de fornecer e receber feedback.

Esta troca de feedback e acompanhamento permanente do seu desempenho, seja através de software de avaliação de ou uma revisão 360, dá aos gerentes a percepção de que necessitam para construir relações produtivas com sua equipe.

Comece o seu novo papel de gestão com o pé direito com essas dicas que preparamos para você:

  1. Comece pelo básico

Descubra se sua empresa realiza apenas avaliações anuais de desempenho e comece a planejar como colocar suas ideias sobre a estrutura atual.

Novos gestores têm a chance de trazer a mudança, mas comece devagar. Estude os processos da empresa e, a partir daí, comece a implementar estratégias de forma constante. Dessa forma, você irá fazer uma gestão de desempenho constante e não estagnada,

A cada novo processo implementado, garanta que ele é consistente, para que  dessa forma, os funcionários saibam o que esperar.

  1. Compartilhe as expectativas

Faça uma boa primeira impressão por ser entusiasta e amigável.

Não tenha medo de compartilhar as expectativas com sua equipe. Como os colaboardores podem saber como se aproximar ou trabalhar com você, se eles não entenderem como você trabalha?

Por isso, deixe as pessoas saberem como você opera através da partilha de algumas indicações sobre o seu estilo de comunicação.

  1. Atente para detalhes pessoais

Preste atenção aos seus empregados.

Eles mencionam coisas sobre suas vidas pessoais ou parecem ser realmente apaixonados por alguma coisa fora do trabalho?

Atente a essas informações para conhecer mais sobre as pessoas que trabalham com você. Passamos grande parte de nosso dia no trabalho e nada mais comum do que se envolver com que partilha essa experiência com a gente.

Não seja aquele chefe que nem ao menos se lembra do nome dos colaboradores. Procure sempre ser gentil e amigável.

  1. Faça tudo o que disser

Faça o que você diz que vai fazer quando se trata de avaliações de desempenho, pois os empregados que se sentem valorizados pelo seu empregador são aqueles que possuem maior probabilidade em serem motivados para o trabalho.

Se você disser que vai fazer algo por seus colabordores e não cumprir, sua equipe vai passar a não lhe levar a sério, o que será péssimo para seu processo de gestão de desempenho.

  1. Seja transparente

Deixe sua equipe sempre informada sobre o que você está pensando, suas estratégias, diretrizes e etc. disponíveis para eles.

Sonegação de informações não ajuda ninguém, e não vai ajudá-lo a chegar ao topo. Por isso, compartilhe informações e seja transparente em seus pensamentos e ações relativas a projetos e metas.

  1. Interaja continuamente

“Bom dia”, “Como você está?”, “Como foi o final de semana?”. A famosa conversa fiada, mas que irá fazer com que esteja em constante interação com seus colaboradores.

Não hesite em falar rapidamente de assuntos fora do trabalho. Os colaboradores se agradam em saber que você se preocupa com eles e com suas vidas fora da empresa.

  1. Ser completo e ser competente

Estudos estimam que 70% dos empregados não possuem confiança na capacidade de seu líder, e isto faz com que eles não se envolvam completamente com o trabalho.

Assim, mostre para sua equipe que você está adequadamente preparado para a Avaliação de Desempenho através do envio de um esboço ou ponto de discussão.

Inclua perguntas que você quer que eles comecem a pensar. Usar este método em suas práticas de gestão diárias. Tais como, antes das reuniões ou durante projetos de longo prazo, irá mostrar à sua equipe que você se importa e estar no controle.

  1. Dê elogios e reconhecimento quando é necessário.

O elogio perde um pouco seu brilho quando é dado a todos e por qualquer motivo. Por isso, faça com que seu elogio seja significativo e genuíno.

  1. Não volte atrás em sua palavra

Uma das maiores maneiras de danificar um relacionamento gerente-empregado é prejudicar o desempenho da equipe para voltar atrás em algo que já foi definido por você.

Esta atitude fará com que você fique desacreditado perante os seus colaboradores e os deixará bastante frustrados.

  1. Ganhe o respeito deles

Se você usar a avaliação de desempenho para apoiar as suas decisões, os funcionários irão lhe valorizar e respeitar o processo utilizado por você. Fazendo isso, você mostrará a eles que possui uma base concreta e, certamente, ninguém quer trabalhar para alguém que toma decisões subjetivas e sem valor.

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