O que são KPIs e por que você deve prestar atenção neles para gerenciar seus colaboradores3 min read


Quando os indicadores de gestão de pessoas passam a fazer parte do planejamento estratégico maior de uma empresa, eles passam a ser denominados KPIs.

KPI é a sigla que corresponde a Key Performance Indicator, uma técnica de gestão conhecida em português como Indicador-chave de Desempenho.

Neste caso, eles não são mais apenas métricas que controlam o trabalho da área de RH, mas sim indicadores do sucesso da organização como um todo.

Por meio dos KPIs, todos os colaboradores conhecem e tornam-se envolvidos nos objetivos da corporação, a fim de alinhar os esforços em torno das estratégias estabelecidas por seus superiores.

Dessa forma, por meio dos resultados apontados nos KPIs, é possível quantificar o desempenho da empresa e permite que os trabalhadores entendam o quanto suas atividades colaboram para o sucesso desses números.

São através dos KPIs que líderes se baseiam para analisar e decidir sobre uma mudança de atuação, caso os números apontem para um resultado diferente daquele esperado.

 

Por que é importante utilizar KPI ?

Os KPIs voltados para gestão de pessoas não possuem resultados tão definidos.

Por exemplo, se uma empresa oferece treinamentos para diminuir os erros em determinada atividade, ela pode ter como medida o número de erros que os colaboradores cometem e, do outro lado, o lucro alcançado.

Neste caso, um resultado indireto poderia ser um aumento no lucro da empresa.

Portanto, na área de recursos humanos, o uso de indicadores é essencial para demonstrar os resultados dos investimentos em gestão de pessoas e conhecer a situação atual da empresa.

Se as análises não forem mensuradas ou catalogadas como indicadores e com nomes específicos, será muito difícil utilizá-las como métricas, por mais subjetivas que possam ser.

As empresas deveriam investir da definição de KPIs como um incentivo para incluir o RH no desenvolvimento de metas e estratégias de negócios e para que exista colaboração entre todos os departamentos para determinar onde existe oportunidade de melhorias.

Algumas dos KPIs mais comuns dos recursos humanos são:

  • Qual é a satisfação dos colaboradores?
  • O quanto os colaboradores estão engajados?
  • Quantos colaboradores são evangelistas da empresa?
  • Qual é o turnover da empresa?
  • Por quanto tempo os colaboradores permanecem na empresa?
  • Qual é o índice de absenteísmo?
  • Qual é a competitividade salarial da empresa?
  • Quanto tempo leva para contratar boas pessoas?
  • Quanto tempo leva para o treinamento virar resultado
  • O quanto os nossos processos internos são eficientes
  • Onde existe retrabalho?

Os indicadores são alguns passos rumo a uma cultura organizacional de planejamento que seja orientada por métricas e resultados, já que se a empresa não mensura nada, não sabe se o crescimento está aumentando, retrocedendo ou está parado.

Os indicadores de Recursos Humanos terão um uso eficaz na organização se eles forem úteis na identificação de problemas organizacionais, tiverem um acompanhamento sistemático e forem utilizados como base para a melhoria dos seus índices.

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