Perfil Profissional | Qual É O Seu Modelo E Como Descrevê-lo15 min read


Um perfil profissional é um breve resumo de suas habilidades, pontos fortes e experiências-chave. Ele também deve transmitir o que você está procurando ou o que você tem para oferecer à pessoa que está lendo.

Usar um perfil profissional é uma ótima maneira de destacar sua experiência e realizações, além de destacar seu currículo de todos os outros usando o objetivo padrão da carreira.

O perfil profissional pode ser usado como seu discurso – a introdução em pessoa que serve como um ponto de partida para o trabalho em rede em feiras de emprego ou reuniões profissionais.

Ou, pode ser usado em um perfil do LinkedIn ou outro material escrito para angariar interesse no que você tem a oferecer em uma capacidade profissional. Aqui estão algumas diretrizes para criar um perfil profissional atraente:

Criando um Perfil Profissional

  • Mantenha-o breve e focado

Claro que há muitas coisas maravilhosas que você pode dizer sobre seu histórico e habilidades. Os empregadores e potenciais mentores só querem saber as informações mais relevantes. Tente manter 500 caracteres ou menos ou um parágrafo curto.

  • Considere seu público

Saber quem estará lendo seu perfil profissional informará o tipo de informação que você deve incluir. Sinta-se à vontade para incluir informações técnicas ou de jargão se o público souber do que você está falando, mas mantenha habilidades e qualidades pessoais transferíveis, se não o fizerem.

perfil profissional

  • Ilustre com exemplos

Habilidades de comunicação fortes e qualidades de liderança não significam muito para os empregadores, se não tiverem contexto. Demonstre a partir de atividades extracurriculares, experiência de pesquisa, trabalho de curso, voluntário ou experiência de trabalho para fornecer exemplos de suas habilidades.

  • Seja claro sobre o que você está procurando

Quer garantir um estágio ou uma posição de período integral após a formatura? Apenas procurando informações sobre um campo de carreira que você está considerando?

Há uma grande diferença e as pessoas gostam de saber como elas estarão ajudando você. Torne isso mais fácil para elas, sendo aberto sobre suas expectativas.

  • Liderar com palavras e frases atraentes

Declarações contidas em um perfil profissional tendem a ser fragmentos de frases que enfatizam suas habilidades transferíveis. Além disso, trabalhe para transmitir seu entusiasmo e personalidade o máximo que puder.

Formato Simples de Perfil Profissional

Uma das coisas mais importantes que você pode fazer para tornar seu perfil profissional atraente para os empregadores é começar com uma declaração de perfil curta e poderosa.

Esta declaração deve ocupar o lugar de um Objetivo, que não é mais considerado etiqueta de currículo adequada. A razão para isto é que um objetivo indica o que você (o candidato a emprego) deseja.

Uma boa declaração do Perfil, no entanto, resume o que você tem a oferecer, e é com isso que um empregador realmente se importa.

Então, como você cria uma ótima declaração de perfil que mostre suas melhores habilidades de trabalho? Siga este formato simples de três partes e você terá uma declaração de perfil vencedora em pouco tempo:

Sua experiência / educação / habilidades específicas do trabalho

Quando se trata de chamar a atenção do empregador, nada funciona melhor do que a capacidade comprovada de fazer o trabalho. Sempre leve sua experiência na posição ou campo para o qual você está se candidatando.

Veja um exemplo para uma posição de gerente de varejo:

“Um profissional dedicado com mais de 3 anos de experiência em gestão de varejo.”

O que você poderia fazer se você não tem experiência direta como gerente completo, mas tem algum como gerente assistente? Considere combinar todos os anos de sua experiência juntos, conforme mostrado abaixo:

“Um profissional dedicado com mais de 5 anos de experiência combinada como profissional de atendimento ao cliente / gerente assistente em ambientes de varejo e hospitalidade.”

Se você não tem experiência alguma mas sua formação é na área em questão, isto também será relevante. Considere este exemplo:

“Formado recentemente pela Universidade… com estágio comprovado em programação, gerenciamento de estoque e recursos humanos.”

Dica: Não pense que não pode candidatar-se a um emprego, porque o seu perfil profissional não tem todos os anos de experiência que o anúncio exige.

Muitas vezes, isso não é uma exigência inflexível e você pode mencionar sua experiência combinada em posições relacionadas ou ambientes / setores de trabalho.

Sua especialidade ou área de especialização

Esta próxima parte da declaração do perfil profissional é usada para se diferenciar da concorrência. Ao se candidatar a um emprego, você deve sempre estar procurando uma vantagem sobre os outros candidatos.

Salientar que você é um especialista em uma ou mais áreas do trabalho é uma ótima maneira de fazer isso. Veja um exemplo para nosso gerente de varejo:

“Especializou-se em maximizar os lucros do site por meio da retenção de colaboradores e controle eficiente de estoque.”

O melhor desta parte da declaração de perfil é que você provavelmente já tem uma ideia de qual é a sua especialidade. É provável que exista uma parte do seu trabalho para a qual você tenha um talento especial.

Essa é sua especialidade e você pode demonstrar essa área de especialização com histórias e exemplos durante uma entrevista.

Dica: Se você puder encontrar uma maneira de mencionar como sua área de especialização beneficiará a empresa (ou seus clientes), trabalhe nela. Isso faz com que você se destaque da concorrência ainda mais.

Vamos para a parte final (e mais fácil) da sua declaração de perfil profissional:

Seu desejo de contribuir para esse empregador específico

Lembre-se de como dissemos no começo do artigo que os objetivos não eram aconselháveis, porque era muito sobre o que você queria? Bem, aqui está como continuar seu objetivo, mas de uma forma que o empregador quer ouvir:

“Agora, buscando contribuir com minha experiência, habilidades e conhecimentos para a equipe de gerenciamento da Empresa… .”

Em vez de declarar o que você quer, faça a última frase da declaração de perfil profissional sobre seu desejo de contribuir para o empregador.

E como é simples “recortar e colar” para colocar um nome específico de empresa ou empregador no final, agora você tem uma declaração de perfil que pode ser personalizada para cada posição que queira se candidatar.

Então, combinando as três partes, aqui está a declaração de perfil completa para o nosso gerente de varejo:

Exemplo de Perfil Profissional

Um profissional dedicado com mais de 3 anos de experiência em gestão de varejo. Especialista em maximizar os lucros do site através da retenção de colaboradores e controle eficiente de estoque.

Agora, estou procurando contribuir com minha experiência, habilidades e conhecimentos para a equipe de gerenciamento da (nome da empresa).

Uma declaração de perfil simples que posiciona você como um candidato vencedor para o trabalho. Experimente no seu currículo!

Dicas úteis

  • Tente fazer sua declaração de perfil não mais do que 4-5 linhas. O objetivo é torná-lo curto e poderoso.
  • Lembre-se de ler atentamente o anúncio de vagas para ver quais habilidades e experiências você deve escrever no seu perfil. Não perca espaço mencionando coisas que eles não estão procurando.
  • Detenha-se pouco nas suas habilidades pessoais ou habilidades baseadas em personalidade em uma declaração de perfil, a menos que essas sejam as principais habilidades que o empregador esteja procurando.
  • Nesta fase inicial, eles querem saber que você pode fazer o trabalho, não que você tenha uma boa atitude (é para isso que serve a entrevista). Portanto, atenha-se às habilidades específicas do trabalho em sua declaração de perfil profissional.

6 Novas Habilidades de um Perfil Profissional Moderno

Houve um tempo em que sua trajetória de carreira era definida se você dominasse certas habilidades difíceis. Hoje em dia, com o clima de negócios em um estado de fluxo constante, uma mistura de habilidades é essencial para ser contratado e permanecer no trabalho.

Encontrar os gerentes, executivos, representantes de vendas e profissionais de finanças certos pode ser difícil para as empresas, mas ser contratado não será difícil se você tiver essas novas habilidades em seu currículo:

O conhecimento de outras culturas

Apenas saber sobre o seu assunto e interesses não vai mais atrapalhar. Um estudo revelou que os CEOs em todo o mundo acham que a competência cultural é uma das habilidades de liderança mais críticas e menosprezadas. Trabalhadores com agilidade cultural e capacidade de adaptação encontrarão muitas oportunidades.

Construindo esta habilidade

Mantenha suas habilidades de observação engajadas e atentas aos elementos que o ajudarão a fazer negócios. Não hesite em fazer perguntas e observe como as pessoas agem, se vestem e se tratam.

A capacidade de gerenciar e alavancar a diversidade

A conectividade encolheu o mundo em um lugar pequeno. Trabalhar com pessoas de diferentes países, fusos horários e gerações torna imperativo entender e gerenciar a diversidade.

Diferentes pessoas naturalmente têm diferentes visões, motivações e estilos de comunicação. Um colaborador inteligente será capaz de alavancar a diversidade, prometer a inclusão e dar à empresa uma vantagem competitiva.

Construindo esta habilidade

Aumentar o envolvimento de todos na equipe e criar um ambiente inclusivo. Deixe claro que todas as pessoas devem se basear em suas experiências, perspectivas e origens únicas para promover as metas de negócios.

perfil profissional

A aptidão para se conectar com as pessoas

A tecnologia pode ter substituído muitos de nós, mas os humanos trazem valor à mesa com sua capacidade de ser social e de se conectar.

Pesquisas mostraram que 85% do sucesso de uma organização se deve a habilidades em engenharia humana, personalidade e capacidade de comunicar, negociar e liderar.

Isso leva a balança a favor dos colaboradores com forte inteligência emocional, em vez daqueles com alto QI ou experiência relevante.

Construindo esta habilidade

Faça um esforço para se conectar genuinamente com as pessoas. Coloque seu smartphone de lado, preste atenção, ajude se necessário e sempre esteja presente para sua equipe.

A capacidade de ouvir e processar com cuidado

Você pode ter conseguido chegar ao topo uma vez, mas apenas a capacidade de compartilhar conhecimento não ajudará no local de trabalho moderno.

Um bom líder é aquele que não apenas ouve, mas assimila o que está ouvindo. Essa habilidade é extremamente importante e envolve prestar atenção, reservar julgamento, esclarecer, refletir, resumir e compartilhar.

Construindo esta habilidade

Ouvir também precisa que você considere humores, linguagem corporal, expressões faciais e tendências comportamentais naturais. Mostre que você se importa, seja empático e não julgue os outros.

A vontade de continuar aprendendo e reinventar

Não é suficiente saber as coisas, enquanto você trabalha. É importante continuar aprendendo para que você acompanhe o ritmo do mercado de trabalho em constante mudança.

Os empregadores valorizam os colaboradores que são flexíveis e abertos a aprender algo novo, pois são melhores em enfrentar desafios e assimilar novos conceitos.

Com o local de trabalho mudando em ritmo acelerado, é importante adaptar e reinventar. Aqueles que não o fizerem serão deixados para trás na corrida.

Construindo esta habilidade

Nunca tenha um ego quando se trata de aprender. Leia, comunique-se, faça cursos ou procure ajuda. Concentre-se em construir sua caixa de ferramentas – as várias habilidades que você não conhece, mas que podem ajudá-lo em sua vida profissional.

O jeito de entender dados e análises

Afirmando que os dados não estão mais confinados ao departamento de TI ou especialistas técnicos, um estudo revela que dados e análises estão entre as novas habilidades mais importantes que um colaborador pode ter hoje.

O Google Analytics pode ajudar a segmentar uma base maior de clientes, oferecer suporte a projeções e aumentar os fluxos de receita. Mas somente se você for capaz de ler e entender!

Construindo esta habilidade

Se você está intrigado com dados e análises, procure o material de aprendizagem correto. Esqueça a tecnologia e concentre-se nas perguntas para as quais deseja respostas. Considere o seu objetivo final e trabalhe para isso.

Para além das competências regulares que os empregadores procuram, estas competências de empregabilidade podem ser cultivadas, desenvolvidas e mantidas, enriquecendo seu perfil profissional.

Eles podem não ser naturais para você, mas podem ser enraizados e polidos. Lembre-se de documentá-los e divulgá-los quando estiver solicitando um novo emprego.

Maturidade profissional

A maturidade profissional é a capacidade do profissional em adequar-se às diferentes situações, assumir responsabilidades e gerir seu trabalho efetivamente, sem precisar da interferência direta do líder.

Quando o colaborador alcança esse nível, sua produtividade é maior e ele consegue lidar melhor com mudanças, inovando e apresentando resultados expressivos mesmo nos momentos de desafio.

Do contrário, o líder terá que assumir o papel de acompanhar todo o desenvolvimento de seu trabalho, motivando-o continuamente e apoiando-o na construção do resultado.

Perfil Profissional de um Líder Democrático

O líder democrático é aquele que praticamente divide a tarefa de liderança com seus colaboradores. Ele incentiva a participação de seus liderados em todos os projetos da equipe.

Mesmo que um profissional não esteja trabalhando em uma demanda específica, ele não só tem o direito de se envolver, opinar e dar sugestões, como é incentivado a isso.

Essa comunicação efetiva, muito encontrada nos estilos de liderança democrático, é trabalhada principalmente em situações em que há a necessidade de ouvir os feedbacks da equipe, como em reformulações de processos ou construções de projetos inovadores dentro da empresa.

Sabendo dividir bem suas responsabilidades com a equipe, esse tipo de líder consegue altos níveis de rendimento e produtividade de seu time.

Características

Quando trabalha em equipe, o líder democrático tende a se colocar como orientador do grupo. Ele ajuda na definição do problema e incentiva a equipe a participar até que todos, como um grupo, possam chegar às soluções para o problema.

Ao longo do processo, ele coordena as atividades e sugere ideias que possam ajudar a equipe na resolução. Profissionais que tem liderança nata, trabalham bem em equipe e não têm problemas em tomar decisões em conjunto.

Suas principais características são, portanto:

  • Administração participativa;
  • Líder como incentivador;
  • Estratégia de interdependência entre profissionais;
  • Decisões repartidas.

Outra característica bem presente nesse tipo de líder é a boa comunicação, já que a todo momento ele deve interagir com a equipe, inclusive incentivando os colaboradores mais tímidos a participarem das discussões.

perfil profissional

Perfil Profissional de um Líder Autocrático

A liderança autocrática é um estilo de liderança que se caracteriza, na generalidade, pelo controlo individual sobre todas as decisões e pelas poucas opiniões dos membros do grupo.

Habitualmente, os líderes autocráticos fazem escolhas com base nas suas próprias ideias e julgamentos e raramente aceitam conselhos dos seguidores. A liderança autocrática envolve controlo absoluto e autoritarismo sobre um grupo.

Este estilo de liderança tem associado alguma conotação negativa mas, em algumas situações, este é o estilo de liderança mais apropriado.

A liderança autocrática é algo intuitiva, que traz benefícios quase imediatos e que, para muitos líderes, acaba por ser um comportamento natural.

Características da liderança autocrática:

  • Pouca, ou nenhuma, opinião dos membros do grupo;
  • Os líderes é que tomam as decisões;
  • Os líderes do grupo ditam todos os métodos e processos de trabalho;
  • Raramente são confiadas decisões ou tarefas importantes aos membros do grupo;
  • Os líderes mantêm o controle e responsabilidade dos projetos que lhes são atribuídos.

Benefícios da liderança autocrática

Este tipo de liderança traz vários benefícios para o líder que a utiliza, nomeadamente:

  • Redução do stress, porque o líder tem o controlo total;
  • As decisões podem ser tomadas mais rapidamente. Não existe necessidade de grandes consultas antes de avançar;
  • Os colaboradores têm tendência a ser mais rápidos e mais produtivos, desde que o líder esteja presente;
  • Permite que os membros do grupo se tornem altamente qualificados a executar certas tarefas;
  • Processos de trabalho mais simplificados: menos burocracia, menos pessoas envolvidas nas tomadas de decisão, identificação mais rápida das áreas pouco eficientes.

Para elaborar um perfil profissional diferenciado, concentre-se nos temas mais amplos do seu histórico profissional. Vá além dos títulos de cargos e pense sobre o que você fez consistentemente bem ao longo de sua carreira.

Você sempre se destacou nas equipes líderes, ajudando as pessoas, aumentando a satisfação do cliente, promovendo um produto ou uma causa, por exemplo?

Você pode usar essas informações para ajudar a construir sua marca e fortalecer sua seção de habilidades.

https://youtu.be/tfHxjywyMDI&t

Clique no link abaixo e conheça a ferramenta que irá transformar os resultados dos seus colaboradores.

>> Clique Aqui e conheça o RHbot Gratuitamente <<