Administração Da Produção | Uma Função De Ponta Nas Organizações15 min read


A administração da produção significa planejamento, organização, direção e controle das atividades de produção. A administração da produção lida com a conversão de matérias-primas em produtos acabados. Reúne homens, dinheiro, máquinas, materiais, métodos e mercados para satisfazer as necessidades dos clientes.

Administrador de produção é o profissional que garante que os produtos e serviços sejam produzidos de forma eficiente e que a quantidade correta seja produzida, com o custo e o nível de qualidade exigidos.

A gestão da produção também lida com a tomada de decisão em relação à qualidade, quantidade, custo, etc., da produção. Aplica princípios de gerenciamento à produção.

O gerenciamento de produção faz parte do gerenciamento de negócios. É também chamado de função de produção. A administração de produção está sendo lentamente substituído pela administração de operações.

O objetivo principal da administração da produção é produzir bens e serviços com a qualidade certa, quantidade certa, no momento certo e com custo mínimo. Também tenta melhorar a eficiência.

Uma organização eficiente pode enfrentar a concorrência de forma eficaz. O gerenciamento da produção garante a utilização total ou ideal da capacidade de produção disponível.

Se você está interessado em trabalhar na manufatura e gosta de liderar projetos e pessoas, o papel do administrador de produção pode ser para você.

Como gerente de produção, você estará envolvido no planejamento, coordenação e controle dos processos de fabricação. O escopo do trabalho depende da natureza do sistema de produção.

Muitas empresas estão envolvidas em vários tipos de produção, aumentando a complexidade do papel. É provável que você também seja responsável por recursos humanos e materiais.

administração da produção

Responsabilidades da Administração da Produção

Como administrador de produção, você precisará:

  • Supervisionar o processo de produção, elaborando um cronograma de produção
  • Garantir que a produção seja rentável
  • Decidir quais recursos são necessários
  • Elaborar um cronograma para o trabalho
  • Estimar custos e definir os padrões de qualidade
  • Monitorar os processos de produção e ajustar os cronogramas conforme necessário
  • Ser responsável pela seleção e manutenção de equipamentos
  • Monitorar padrões de produtos e implementar programas de controle de qualidade
  • Fazer a ligação entre diferentes departamentos, por exemplo fornecedores, gerentes
  • Trabalhar com os gerentes para implementar as políticas e metas da empresa
  • Garantir que as diretrizes de saúde e segurança sejam seguidas
  • Supervisionar e motivar uma equipe de colaboradores
  • Rever o desempenho do colaborador
  • Identificar necessidades de treinamento

Você estará envolvido no estágio de pré-produção (planejamento), bem como no estágio de produção (controle e supervisão). Uma grande parte do trabalho é lidar com o gerenciamento de pessoas.

Você também poderá estar envolvido com design e compra de produtos. Em algumas empresas maiores, planejadores, controladores e engenheiros de produção e supervisores irão ajudá-lo. O papel da administração da produção pode ser integrado a outras funções, como marketing, vendas e finanças.

Importância da Administração da Produção

A produção é um processo científico que envolve a transformação da matéria-prima (insumo) no produto ou serviço desejado (produto), agregando valor econômico. A produção pode categorizar amplamente em seguir com base na técnica:

  • Produção através da separação

Envolve a produção desejada através da separação ou extração de matérias-primas. Um exemplo clássico de separação ou extração é o óleo em vários produtos combustíveis.

  • Produção por modificação ou melhoria

Envolve mudança nos parâmetros químicos e mecânicos da matéria-prima, sem alterar seus atributos físicos. Processo de recozimento (aquecimento a altas temperaturas e depois resfriamento), é exemplo de produção por modificação ou melhoria.

  • Produção por montagem

Produção de carro e computador são exemplos de produção por montagem.

Organizações de sucesso têm função de linha e função de suporte bem definidas e eficientes. A produção se enquadra na categoria de função de linha que afeta diretamente a experiência do cliente e, portanto, o futuro da própria organização.

O objetivo da administração da produção é agregar valor ao produto ou serviço, o que criará uma relação ou associação forte e duradoura com o cliente. E isso pode ser alcançado por uma associação saudável e produtiva entre o pessoal de Marketing e Produção.

Pessoas de função de marketing são representantes da linha de frente da empresa e fornecem insights para as necessidades reais dos clientes.
Um planejamento e controle efetivos dos parâmetros de produção para alcançar ou criar valor para os clientes é chamado de administração da produção.

Gestão de produção refere-se à aplicação de princípios de gestão para a função de produção em uma fábrica. Em outras palavras, a administração da produção envolve a aplicação do planejamento, organização, direcionamento e controle do processo de produção.

A aplicação da gestão ao campo da produção tem sido o resultado de algumas mudanças. Uma delas é o desenvolvimento do sistema de produção da fábrica.

Até o surgimento do conceito de manufatura, não existia o conceito de administração como conhecemos. É verdade que as pessoas operavam negócios de um tipo ou outro, mas, na maior parte, essas pessoas eram proprietárias de negócios e não se consideravam também como gerentes dos negócios.

A essência de qualquer negócio é atender às necessidades do cliente, fornecendo serviços e bens e, no processo, criar valor para os clientes e resolver seus problemas. Administração da produção e operações fala sobre a aplicação de organização empresarial e conceitos de gestão na criação de bens e serviços.

Gerenciamento de Operações

Para agregar valor aos clientes em produtos e serviços, é essencial que a empresa faça o seguinte:

  • Identifique as necessidades do cliente e converta-as em um produto ou serviço específico (números de produtos necessários para um período de tempo específico)
  • Com base na exigência do produto, trabalhe para identificar os requisitos de matéria-prima
  • Contrate fornecedores internos e externos para criar uma cadeia de suprimentos para matéria-prima e produtos acabados entre fornecedor → unidade de produção → clientes.

Administração da Produção vs. Administração de Operações

Uma comparação de alto nível que permite uma gestão de produção e operações distinta possui as seguintes características:

  • Saída

A gerência de produção lida com a fabricação de produtos como computador, carro, etc., enquanto o gerenciamento de operações cobre produtos e serviços.

  • Uso de Saída

Produtos como computadores e carros são utilizados durante um período de tempo, enquanto os serviços precisam ser consumidos imediatamente.

  • Classificação do trabalho

Para produzir produtos como computadores e carros, mais equipamentos e menos mão de obra são necessários, enquanto os serviços exigem mais mão de obra e menor equipamento de capital.

  • Contato com o cliente

Não há participação do cliente durante a produção, enquanto que para os serviços é necessário um contato constante com o cliente. A administração da produção e de operações são muito essenciais para atingir o objetivo de uma organização.

administração da produção

Tendências Recentes na Administração da Produção e Operação

As tendências recentes na gestão de produção e operação estão relacionadas à concorrência global e ao impacto que ela tem sobre as empresas de manufatura. Algumas das tendências recentes são:

  • Mercado global

A globalização dos negócios fez com que muitas empresas manufatureiras tivessem operações em muitos países, onde elas tinham certa vantagem econômica, o que resultou em um nível de competição entre as empresas de manufatura em todo o mundo.

  • Estratégia de produção / operação

Cada vez mais empresas estão reconhecendo a importância e a necessidade de estratégias de produção, relacionando-as ao sucesso geral de seus negócios.

  • Gestão da qualidade total

A abordagem TQM foi adotada por muitas empresas para alcançar a satisfação do cliente, sem nunca cessar a busca pela melhoria da qualidade de bens e serviços.

  • Redução de tempo

A redução do tempo no ciclo de fabricação e a velocidade de comercialização para um novo produto, bem como agilidade na entrega, proporcionam vantagem competitiva às empresas em relação aos concorrentes.

  • Gerenciamento da cadeia de suprimentos

O gerenciamento da cadeia de suprimentos dos fornecedores até o cliente final reduz o custo de transporte, armazenamento e distribuição.

  • Produção enxuta

O sistema de produção tornou-se um sistema de produção enxuto que utiliza uma quantidade mínima de recursos, para produzir um alto volume de produtos de alta qualidade, com alguma variedade.

Âmbito da Gestão de Produção / Operações

A administração da produção e operações se preocupa com a conversão de insumos em produtos, utilizando recursos físicos, de modo a fornecer as utilidades desejadas ao cliente, atendendo aos demais objetivos organizacionais de efetividade, eficiência e adotabilidade.

Distingue-se de outras funções, como pessoal, marketing, finanças, etc., por sua principal preocupação com a conversão usando recursos físicos. A seguir estão as atividades listadas nas funções de gerenciamento de produção / operações:

  • Localização das instalações
  • Layouts de plantas e manuseio de materiais
  • Design do produto
  • Projeto de processo
  • Controle de produção e planejamento
  • Controle de qualidade
  • Gestão de materiais
  • Gerenciamento de manutenção

Localização das instalações

A localização das instalações é uma decisão a longo prazo que envolve pesquisa e análise sobre os fatores geograficamente estáticos que podem afetar a organização. É uma importante tomada de decisão a nível estratégico para a empresa.

Layout de plantas e manuseio de materiais

O layout da planta refere-se ao arranjo físico das instalações. É a configuração de departamentos, centros de trabalho e equipamentos no processo de conversão.

A administração da produção deve projetar um arranjo físico que atenda à qualidade e quantidade de saída necessárias de maneira mais econômica.

O manuseio de material refere-se à movimentação de materiais do almoxarifado para um equipamento e outro de produção, durante o processo de fabricação. Esta etapa da administração da produção também é definida como a “arte e ciência de mover, empacotar e armazenar produtos de qualquer forma”.

Design de produto

O design de produto lida com a conversão de ideias em realidade. Toda organização empresarial tem que projetar, desenvolver e introduzir novos produtos como uma estratégia de sobrevivência e crescimento.

Desenvolver os novos produtos e lançá-los no mercado é o maior desafio enfrentado pelas organizações. Todo o processo de identificação de necessidades para manufaturas físicas de produto envolve três funções: marketing, desenvolvimento de produto, manufatura.

Projeto de processo

O projeto de processo é uma decisão macroscópica de uma rota de processo geral para converter a matéria-prima em produtos acabados. Essas decisões da administração da produção abrangem a seleção do processo ideal, escolha de tecnologia, análise de fluxo de processo e layout das instalações.

Planejamento e controle da produção

Este item pode ser caracterizado como o processo de planejamento da produção com antecedência, definindo a rota exata de cada item, fixando as datas de início e fim de cada item, dando ordens de produção às lojas e acompanhando o progresso dos produtos. para encomendas.

Controle de qualidade

O controle de qualidade pode ser definido como um sistema que é usado para manter um nível desejado de qualidade em um produto ou serviço.

A administração da produção deverá realizar um controle sistemático de vários fatores que afetam a qualidade do produto. O controle de qualidade visa a prevenção de defeitos na fonte, depende de um sistema de feedback eficaz e procedimento de ação corretiva.

Gerenciamento de materiais

A gestão de materiais é o aspecto que se preocupa principalmente com a aquisição, controle e uso de materiais necessários e fluxo de bens e serviços conectados com o processo de produção, tendo alguns objetivos predeterminados em vista. Os principais objetivos da gestão de materiais são:

  • Minimizar o custo do material
  • Comprar, receber, transportar e armazenar materiais de maneira eficiente e reduzir os custos relacionados
  • Reduzir custos através de simplificação, padronização, análise de valor, substituição de importações, etc.

Qualidades Necessárias na Área de Administração da Produção

Você está interessado em uma carreira na área de administração da produção? Então conheça alguns requisitos que todo gerente de produção aspirante precisará desenvolver.

  • Habilidades Fortes de Liderança

Em muitos casos, um gerente de produção será responsável por liderar equipes de até 60 funcionários em um ambiente de produção rápido e movimentado.

Fornecer orientação clara aos supervisores, líderes de equipe e operadores não é tarefa fácil e a administração da produção requer tomar decisões importantes em situações de alta pressão.

Você precisará motivar a equipe para garantir que as metas de produção sejam atingidas, mantendo os padrões de qualidade da empresa. É quase uma garantia que um gerente de contratação pergunte sobre as habilidades de liderança de um candidato em uma entrevista.

administração da produção

Certifique-se de ter exemplos de situações em que você liderou e motivou uma equipe com sucesso, bem como uma ocasião em que você teve uma situação difícil ou um relacionamento de estresse com um subordinado.

  • Excelentes habilidades de comunicação

O autor americano e escritor de discursos James Humes primeiro cunhou a frase, “a arte da comunicação é a linguagem da liderança” e esta citação ainda soa verdadeira hoje.

Não há como negar que você não pode ser um líder forte sem boas habilidades de comunicação e qualquer aspirante a gerente de produção precisará mostrar isso na fase de entrevista.

Um gerente de produção precisará comunicar efetivamente as metas de negócios para sua equipe e garantir que essas metas sejam efetivamente comunicadas para toda a equipe.

Se as metas não estiverem sendo cumpridas, é responsabilidade do gerente de produção identificar por que isso está acontecendo por meio da comunicação com todos os envolvidos.

  • Um forte conhecimento dos padrões de fabricação

Independentemente de você estar interessado em um papel na indústria alimentícia, farmacêutica ou de dispositivos médicos, é extremamente importante que você tenha um forte conhecimento dos padrões exigidos.

A administração da produção precisará cultivar e implementar medidas de desempenho para garantir que os padrões de produção sejam atendidos e, portanto, o conhecimento dos padrões da empresa é essencial.

Se esta é uma área que você está carente, a boa notícia é que há uma variedade de provedores de treinamento que oferecem cursos e certificações nesses padrões e práticas.

  • Procedimentos de saúde e segurança

Você poderia imaginar uma fábrica ocupada ignorando os procedimentos de saúde e segurança das melhores práticas e sendo um lugar seguro para se trabalhar? Claro que não!

Portanto, não é surpresa que os gerentes de produção precisem ter um conhecimento sólido e atualizado das mais recentes políticas e procedimentos necessários para gerenciar uma fábrica segura e em conformidade.

Infelizmente acidentes podem acontecer no local e você será responsável por minimizar a possibilidade de ocorrerem. Semelhante às certificações em práticas e padrões de fabricação, uma qualificação em saúde e segurança lhe daria uma vantagem significativa aqui.

  • Habilidades organizacionais excepcionais

Gerenciar grandes equipes de colaboradores em vários projetos, mantendo os padrões de qualidade, não é tarefa fácil e, como resultado, ter fortes habilidades de organização é outro requisito fundamental para um bom administrador de Produção.

Certifique-se de ter exemplos de quando você gerenciou vários projetos ao mesmo tempo e efetivamente priorizou seu trabalho para garantir que os principais objetivos fossem atingidos.

A administração da produção envolve ser especialista no desenvolvimento do lado de produção das operações em termos de fluxo de processo, engenharia de produção e gerenciamento de pessoal.

É preciso ter experiência na transformação de matérias-primas em bens e alguém que tenha a garantia de fornecer mais força e profundidade em áreas estrategicamente vitais de uma fábrica.

Um verdadeiro profissional estabelece objetivos funcionais alinhados aos objetivos organizacionais. Os principais pontos fortes devem incluir a coordenação de todos os aspectos do movimento de matéria-prima do produto, compra de produtos e entrega de produtos acabados.

https://youtu.be/tfHxjywyMDI&t

Clique no link abaixo e conheça a ferramenta que irá transformar os resultados dos seus colaboradores.

>> Clique Aqui e conheça o RHbot Gratuitamente <<