Professores de inglês têm mais relevância do que tecnologia no aprendizado4 min read


Pesquisa aponta que o inglês continuará sendo o idioma mais falado no mundo na próxima década, tornando essencial o papel dos professores de línguas.

Segundo a British Council, a língua inglesa continuará sendo a mais falada no mundo na próxima década, à medida que os professores continuarão ocupando papel de destaque no ciclo de aprendizagem do idioma, mesmo em meio aos avanços tecnológicos como inteligência artificial e automação. 

O levantamento foi divulgado durante a conferência New Directions LATAM 2023, onde também foi apontado que o ensino seguirá ganhando novas formas conforme a população e suas necessidades locais. 

O papel dos professores se tornará ainda mais fundamental para preparar os alunos para teste de nivelamento de inglês, ensinar as particularidades do idioma e elaborar novos métodos de aprendizagem que acompanhem a sociedade.

O papel do professor no ensino do inglês 

Ainda segundo a British Council, o inglês é um idioma que penetra em diferentes culturas. Estima-se que cerca de 67% da população em todo o globo esteja exposta à língua inglesa ou fale o idioma. Essa proximidade com o inglês pode acontecer em diferentes formas, seja pelo consumo de conteúdos audiovisuais, presença das redes sociais ou exibição de informativos que utilizem a língua como oficial. 

Mas independentemente de como ocorra esse contato, o professor ainda é fundamental para quem busca um aprendizado mais aprofundado no idioma. O contato com a língua fora de sala ainda é eficaz, mas não o suficiente para oferecer ao estudante o conhecimento necessário para se comunicar. 

Atualmente, é comum ver professores optando por métodos de ensino diferenciados para acompanhar tanto os alunos que já tiveram contato com o idioma quanto os que ainda estão iniciando no aprendizado. Na maioria das aulas, o ensino é feito por meio de temas que fazem parte da rotina dos estudantes, visando promover mais engajamento em sala. 

Nesse sentido, os professores usam séries, filmes, temas fomentados na internet, entretenimento e outros assuntos que possam gerar mais interesse. Esse tipo de abordagem favorece o processo de aprendizado e faz com que os estudantes enxerguem no dia a dia as expressões e frases utilizadas em aula. 

Essa forma de ensino, bastante popular, é uma evolução do que os professores de inglês do passado costumavam fazer. Anos atrás, as aulas tinham o foco na tradução gramatical, e atualmente, se baseiam em efetividade e emoções para despertar o interesse dos alunos. 

A pesquisa destaca que os ensino da língua inglesa precisará acompanhar as necessidades da população, o que, em tese, é feito por muitos professores no dia a dia. Com o avanço tecnológico, a tendência é que os mestres do idioma passem a utilizar essas ferramentas como aliadas no ensino, visando fortalecer ainda mais o engajamento das aulas de inglês. 

O futuro do inglês 

A tecnologia está cada vez mais presente no dia a dia da população, com o uso de smartphones, inteligência artificial, automação de tarefas e entre outros. Essas inovações no cotidiano já causam impactos na sociedade e devem fazer o mesmo com o ensino de idiomas. 

Um estudo realizado pela organização sem fins lucrativos KnowledgeWorks, chamado  “Navigating the Future of Learning: Forecast 5.0”, traz algumas reflexões sobre o futuro da aprendizagem, destacando que, nos próximos anos, os professores precisaram lidar com alunos com pensamentos mais voltados para o lado social e com cérebros mais acelerados.

A pesquisa também informa que, futuramente, o ensino híbrido ou blended learning, que já vem se firmando nos últimos anos, será uma tendência no ensino. A aprendizagem projetada por dados também é um ponto levantado que, apesar de já ser bastante explorado em espaços empresariais, também poderá migrar para o ambiente educacional. 

O aprendizado personalizado é destacado como uma forma de tornar o ensino ainda mais eficiente. A ideia central é personalizar a experiência de cada aluno, considerando suas limitações e dificuldades, propondo tarefas específicas que solucionem os problemas e estimulem habilidades. 

Esse processo poderá ganhar suporte da tecnologia, por exemplo, com análises em tempo real por meio de softwares e até mesmo jogos que facilitem a captura de informação. A gamificação é, inclusive, um dos outros métodos que a pesquisa considera que irá fazer parte do futuro do aprendizado. 

Os jogos podem ajudar a engajar os estudantes por meio de feedbacks, recompensas, ranqueamento e sistema de pontos, princípios já conhecidos por crianças e jovens inseridos nesse universo. O objetivo da gamificação é tornar o processo de aprendizado mais interessante e dinâmico, favorecendo também a relação entre aluno e professor na sala de aula.