Sustentabilidade Ambiental | Consciência Verde Regulando As Profissões16 min read


A sustentabilidade ambiental é definida como a interação responsável com o meio ambiente para evitar o esgotamento ou a degradação dos recursos naturais e permitir a qualidade ambiental a longo prazo.

A prática da sustentabilidade ambiental ajuda a garantir que as necessidades da população atual sejam atendidas sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atender às suas necessidades.

Quando olhamos para o ambiente natural, vemos que ele tem uma capacidade notável de se rejuvenescer e sustentar sua viabilidade.

Por exemplo, quando uma árvore cai, ela se decompõe, adicionando nutrientes ao solo. Esses nutrientes ajudam a sustentar condições adequadas para que futuras mudas possam crescer.

Quando a natureza é deixada sozinha, tem uma tremenda capacidade de cuidar de si mesma. No entanto, quando o homem entra em cena e usa muitos dos recursos naturais fornecidos pelo ambiente, as coisas mudam.

As ações humanas podem esgotar os recursos naturais e, sem a aplicação de métodos de sustentabilidade ambiental, a viabilidade a longo prazo pode ser comprometida.

A sustentabilidade ambiental está aumentando a atenção às preocupações ambientais globais, proporcionando o incentivo para as empresas avaliarem seu impacto ambiental, como o uso de recursos naturais.  A sustentabilidade ambiental nos negócios oferece a oportunidade de integrar metas e programas abrangentes .

Hoje, mais do que nunca, a sustentabilidade ambiental está na vanguarda do debate sobre políticas públicas, seja como foco de pesquisa científica inovadora ou por meio de iniciativas políticas locais e globais, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e o Acordo de Paris (COP22).

sustentabilidade ambiental

Sustentabilidade Ambiental e os Empregos Verdes

Nosso futuro coletivo depende de empregos de sustentabilidade ambiental que se tornem comuns. Felizmente, eles continuam a se multiplicar à medida que mais pessoas em todo o mundo começam a reconhecer a importância vital de reduzir os impactos negativos da humanidade no clima e nos ecossistemas globais.

As pessoas com empregos verdes estão contribuindo para o potencial de uma existência melhor para todos nós, um futuro no qual poderíamos evitar os efeitos catastróficos do aquecimento global, da poluição e do esgotamento de recursos.

Cada um de nós precisa fazer da sustentabilidade ambiental nosso próprio modo de vida. Significa encontrar maneiras de viver e trabalhar em harmonia com o mundo natural, seguindo práticas que reduzem nossa dependência de recursos essenciais.

E significa garantir que não comprometamos a capacidade das gerações futuras de ter uma boa qualidade de vida. Profissionais de sustentabilidade ambiental e outras pessoas com empregos nessas áreas conseguem ajudar nossas cidades, organizações, indústrias e instituições a reduzir suas pegadas ecológicas.

Eles nos ajudam a minimizar e cuidar de nossos resíduos com responsabilidade. Eles encontram ou promovem maneiras de diminuir nossa poluição da atmosfera.

Eles ajudam a garantir que nossas bacias hidrográficas não estejam contaminadas ou esgotadas. E eles nos ajudam a planejar desastres em potencial, incluindo aqueles que são raros ou imprevisíveis.

Em suma, as pessoas com carreiras em sustentabilidade estão na vanguarda de uma revolução verde que absolutamente deve acontecer. E agora é um ótimo momento para se tornar um deles.

Exemplos de Carreiras de Sustentabilidade Ambiental

Nem sempre é tão óbvio porque a sustentabilidade é importante. Afinal, os impactos positivos das práticas sustentáveis ​​às vezes só se revelam após um tempo significativo.

Mas isso não deve impedi-lo de construir uma carreira que faça uma contribuição real para um futuro melhor para nós mesmos, gerações subsequentes e todas as outras vidas que compartilham este planeta conosco.

Você tem a chance de fazer uma grande diferença. Basta lembrar que conseguir um emprego em sustentabilidade ambiental pode exigir persistência e um pouco de criatividade.

Embora existam muitos caminhos de carreira bem definidos para pessoas que querem empregos verdes, algumas oportunidades são um pouco mais ocultas.

Em muitos casos, os profissionais de sustentabilidade ambiental criam suas próprias oportunidades dentro de ocupações que não são necessariamente associadas à esse tema.

Eles são capazes de apresentar o business case para práticas sustentáveis ​​e expandir seus papéis de acordo. Então você pode ter a oportunidade de fazer a diferença, mesmo que não trabalhe em um campo diretamente relacionado à sustentabilidade.

Ainda assim, exemplos diretos de empregos de sustentabilidade ambiental são numerosos. Por exemplo, o setor mundial de energia renovável, por si só, apoia empregos para pelo menos 7,7 milhões de pessoas.

Eles trabalham em áreas como energia solar, energia eólica, biocombustíveis, energia hidrelétrica, energia de biomassa e tecnologia geotérmica.

E é provável que seus números continuem aumentando, pois é vital que paremos de usar combustíveis fósseis. Além disso, muitos outros tipos de profissionais trabalham diretamente em questões ambientais e de sustentabilidade dentro das empresas, organizações sem fins lucrativos, agências governamentais e instituições de pesquisa que as empregam.

Eles muitas vezes receberam pelo menos parte de seu treinamento em escolas de tecnologia ambiental. Conheça algumas ocupações de sustentabilidade ambiental que merecem um olhar mais atento:

Técnico em Engenharia Elétrica

À medida que as concessionárias de energia passam para o uso de tecnologias de energia mais limpas, muitos profissionais técnicos estão tendo a chance de contribuir para a revolução verde.

Muitos técnicos de engenharia elétrica agora ajudam a projetar, instalar, testar e manter equipamentos de energia renovável para concessionárias e fabricantes ecológicos.

Técnico em Turbina Eólica

Você sabia que esta é a ocupação que mais cresce na América? Entre 2016 e 2026, o número de postos de trabalho neste comércio deverá aumentar em 96 por cento.

Nenhuma outra ocupação se aproxima desse nível de crescimento. Os técnicos em energia eólica instalam, mantêm e consertam turbinas gigantes que geram eletricidade limpa a partir do movimento natural do ar.

Técnico Solar Fotovoltaico

Em todo o mundo, mais empregos foram criados na indústria solar do que em qualquer outro setor de energia renovável. Em 2014, quase 2,5 milhões de pessoas em todo o mundo tinham empregos relacionados à energia solar fotovoltaica.

Como técnico solar, você poderia estar envolvido na instalação e manutenção de diferentes tipos de painéis solares e equipamentos que geram e armazenam energia limpa dos raios solares.

Gerente de Sustentabilidade

Com experiência em gestão de negócios e muito conhecimento sobre práticas de sustentabilidade ambiental, você pode ajudar as organizações a reduzir seus impactos negativos no meio ambiente.

Os gerentes de sustentabilidade geralmente aconselham os principais executivos, lideram e supervisionam iniciativas verdes e identificam áreas de melhoria contínua, como conservação da água, eficiência energética, eliminação de resíduos e redução de emissões de carbono.

Especialista em Sustentabilidade ou Coordenador

Nesses papéis, os profissionais geralmente executam ou coordenam os planos gerais dos gerentes de sustentabilidade. Mas, em muitos casos, eles desenvolvem campanhas ecológicas, propõem e gerenciam seus próprios planos.

Isso acontece na medida em que se relacionam com a redução do consumo de energia e recursos de uma organização ou a obtenção de financiamento para vários projetos de sustentabilidade ambiental.

Consultor de Sustentabilidade

Organizações que não possuem seus próprios profissionais contratam consultores externos para ajudá-los a se tornarem ambientalmente mais responsáveis.

Portanto, como consultor de sustentabilidade, você pode ajudar muitas empresas diferentes e outras organizações a identificar maneiras de se alinhar aos limites ecológicos e tornar as considerações ambientais centrais em seus processos de tomada de decisão.

Técnico de AVAC – Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado

Já ouviu falar de aquecimento e resfriamento solar ou geotérmico? Atualmente, existem várias tecnologias limpas que são muito mais eficientes em termos energéticos e ambientalmente amigáveis ​​do que os métodos tradicionais de geração de climas quentes ou frios de interiores.

Como um técnico de AVAC, você pode se especializar em instalar, manter e reparar esses tipos de sistemas de controle de clima verde.

Engenheiro de Sustentabilidade

As pessoas nesta profissão desenvolvem e lideram estratégias para o desenho e implementação de processos sustentáveis ​​e programas de conformidade ambiental.

Em alguns casos, eles também apoiam iniciativas destinadas a reduzir as emissões de carbono ou a conservar recursos por meio da coordenação com agências governamentais ou organizações próximas.

Analista Ambiental

Nesta ocupação, você poderia investigar os impactos da atividade humana em vários sistemas ecológicos e ajudar a planejar planos de ação que reduzam os danos aos nossos recursos de solo, ar e alimentos e água.

Um background em ciências como hidrologia, biologia e geologia é frequentemente necessário para ter sucesso nesse campo.

Arquiteto Sustentável

Os edifícios em que vivemos e trabalhamos costumam contribuir muito para o consumo de recursos e as emissões de gases de efeito estufa.

É por isso que o trabalho dos arquitetos ecológicos é tão valioso. Eles sabem como projetar edifícios residenciais, comerciais e industriais que são eficientes em termos energéticos e que causam pouco dano ao meio ambiente durante sua construção ou ao longo da vida de seu uso.

Engenheiro ambiental

Esse tipo de engenharia tem tudo a ver com soluções para problemas relacionados à poluição do ar, contaminação da água, descarte de resíduos, degradação do solo e outras questões ambientais.

Por exemplo, alguns engenheiros ambientais criaram soluções como sistemas de esgoto de circuito fechado, sistemas de captura de metano em aterros sanitários e métodos de reciclagem aprimorados.

Técnico de Engenharia Ambiental

Profissionais nessa função normalmente estão envolvidos na execução dos planos que foram desenvolvidos por engenheiros ambientais.

Como parte de seu trabalho, muitos deles coletam amostras ambientais para testar os níveis de poluição. E alguns deles operam equipamentos especiais para limpar os ambientes poluídos ou evitar que a poluição ocorra em primeiro lugar.

Cientista de Conservação

Como alguém especializado em ciência ambiental, você pode desempenhar um papel importante na preservação, proteção, restauração e manejo dos recursos naturais.

Seus estudos e observações podem ajudar as empresas ou comunidades a manter suprimentos adequados de água, minerais, árvores e outros recursos para as necessidades atuais e futuras.

sustentabilidade ambiental

Gerente de Construção Verde

Saber construir edifícios com materiais sustentáveis e de uma maneira que minimize o dano ao meio ambiente, está se tornando um conjunto de habilidades cada vez mais vital.

Especializando-se nessa área de gerenciamento de construção, você pode fazer uma diferença maior do que poderia imaginar.

Conselheiro Financeiro Consciente de Sustentabilidade

O investimento ambientalmente responsável permite que as pessoas coloquem seu dinheiro onde estão seus corações. Mas pode ser desafiador navegar no mundo financeiro sem a ajuda de um conselheiro experiente, especialmente quando se trata de opções de investimento em sustentabilidade ambiental.

É por isso que os consultores financeiros especializados em investimentos verdes estão frequentemente em alta demanda.

Designer de interiores sustentável

Ser capaz de projetar, decorar e fornecer espaços interiores com produtos e materiais ecologicamente corretos é uma boa maneira de complementar o trabalho de arquitetos sustentáveis.

Além disso, significa que você se sente bem com o impacto mínimo que sua carreira tem no mundo natural.

Designer de Paisagismo Verde

A conservação da água é uma questão importante na maioria das regiões, e está se tornando cada vez mais importante a cada ano. Mas muitas propriedades têm paisagens que exigem grandes quantidades de água, o que as torna insustentáveis.

Então, os paisagistas verdes são necessários para mostrar às comunidades e aos proprietários que é possível ter um belo paisagismo sem gramados ou plantas excessivamente sedentas.

De fato, xeriscaping, ou seja, paisagismo tolerante à seca, está se tornando cada vez mais popular em muitas regiões.

Designer Industrial Sustentável

Os aterros do mundo estão cheios de produtos usados ​​e descartados que nunca se decompõem. Muitos deles contaminam o solo e o lençol freático ao vazar elementos tóxicos ou produtos químicos.

Além disso, muitas vezes são feitos de uma variedade de recursos naturais que não podem ser regenerados. É por isso que o trabalho de designers industriais é tão vital.

Aqueles que se especializam em design sustentável são capazes de desenvolver produtos que são fabricados de forma responsável e feitos de materiais que se decompõem, podem ser reciclados ou, melhor ainda, podem ser continuamente reutilizados sem qualquer degradação na qualidade.

Cientista Atmosférico

Como o aquecimento global causado pelo homem continua a acelerar, cientistas climáticos e meteorológicos são necessários mais do que nunca para ajudar a estudar o problema e prever seus impactos.

O clima extremo representa apenas um dos muitos aspectos que precisam ser estudados de forma contínua.

Advogado Ambiental

É uma realidade infeliz: algumas corporações e governos escolhem ignorar as regulamentações ambientais ou tentar esconder o dano que suas decisões causaram a pessoas, animais e ao mundo natural.

Como resultado, os advogados especializados em questões ecológicas podem ajudar a responsabilizar empresas e líderes por suas ações irresponsáveis ​​e prejudiciais.

Economista Ambiental

É possível criar uma economia próspera baseada no desenvolvimento sustentável e no respeito pelo meio ambiente? Essa é a questão que muitos economistas enfrentam.

E a resposta que muitos deles chegaram, é sim. Concentrar-se na sustentabilidade a longo prazo pode, na verdade, ter benefícios positivos para a economia, mesmo a curto prazo.

Os economistas ambientais se especializam em criar modelos econômicos mais holísticos que levem em conta a saúde de nosso mundo natural.

Empreendedor Verde

Você gosta da emoção de assumir riscos e defender novas e melhores soluções? Ao iniciar seu próprio negócio ecológico, você pode ajudar a criar um mundo mais sustentável vendendo serviços ou produtos, como alimentos orgânicos cultivados localmente, que resolvem problemas ambientais ou que não causam danos aos sistemas ecológicos dos quais dependemos.

Por que a sustentabilidade é importante?

Pense desta maneira: os seres humanos têm a opção de se tornar uma espécie sustentável ou extinta. Isso pode parecer excessivamente dramático, mas a possibilidade de extinção é muito real.

A história está repleta de civilizações que entraram em colapso por causa de suas práticas insustentáveis. A diferença agora é que somos uma civilização global.

Todos podemos entrar em colapso juntos. Desde 2016, a Terra já leva mais de um ano e meio para regenerar o que a humanidade usa em apenas um ano. Isso significa que estamos usando o equivalente a 1,6 planetas para apoiar nosso estilo de vida coletivo.

Até 2030, com base apenas em cenários moderados, poderemos exigir o equivalente a dois planetas para continuar apoiando nossas práticas atuais.

Claramente, essa alta taxa de consumo de recursos e desperdício não pode continuar. Nós só temos um planeta. A matemática não está a nosso favor.

Nossa civilização global é insustentável porque não pode ser mantida indefinidamente sem destruir a nós mesmos e a grande parte do resto do planeta ao longo do caminho, incluindo muitas outras espécies.

Algumas pessoas acreditam que podemos continuar inventando novas tecnologias que nos tirarão de problemas e atrasarão ou impedirão a catástrofe.

Mas não podemos ter certeza disso. E muitas de nossas novas invenções criam novos problemas, muitos dos quais nunca vemos acontecer.

Por exemplo, várias tecnologias modernas das quais dependemos agora, incluindo muitas das chamadas tecnologias verdes, só são possíveis devido a elementos de terras raras.

Mas esses representam um recurso muito limitado. E mais de 95% desses elementos são explorados na China, um país com um histórico ambiental pobre e valores sociais e políticos que não se alinham aos da maioria das nações desenvolvidas.

Todo o mundo precisa adotar um foco mais forte na sustentabilidade ambiental, enquanto ainda temos tempo para evitar os piores cenários possíveis. Quase todos os dias surgem novos fatos que apontam para nossa atual realidade insustentável. Por exemplo:

  • Com base nas tendências atuais, espera-se que a população mundial cresça de para 9,7 bilhões de pessoas até 2050 e para mais de 11 bilhões de pessoas até 2100;
  • Até metade de todos os alimentos do mundo são desperdiçados depois de serem produzidos. Somente as famílias americanas desperdiçam cerca de 14% dos alimentos que compram;
  • A cada ano, cerca de 12,6 milhões de pessoas em todo o mundo morrem porque vivem ou trabalham em ambientes insalubres. Problemas ambientais – como mudanças climáticas, exposição a produtos químicos, radiação ultravioleta e poluição da água, do ar e do solo – são fatores que contribuem para mais de 100 tipos de lesões e doenças;
  • Globalmente, o nível do mar tem aumentado quase o dobro do que no século passado. E a acidez das águas superficiais do oceano aumentou em cerca de 30% desde o início da Revolução Industrial;
  • Por mais de cinco décadas, a quantidade de cobertura de neve da primavera no hemisfério norte da Terra – uma importante fonte de água doce – vem diminuindo. E a neve que existe está derretendo mais cedo e mais cedo;
  • Além disso, o gelo marinho do Ártico continua em declínio, as geleiras continuam recuando em todo o mundo e as camadas de gelo da Groenlândia e da Antártida continuam a encolher rapidamente.

sustentabilidade ambiental

Mesmo que não mate nossa própria espécie, nossa insustentabilidade provavelmente criará ou intensificará problemas como:

  • Escassez de alimentos;
  • Epidemias e pandemias de doenças;
  • Escassez de água;
  • A extinção de outras espécies;
  • Incêndios florestais maiores e mais frequentes;
  • Guerras de recursos e outros conflitos;
  • Eventos climáticos extremos;
  • Inundações maciças – costeiras e interiores;
  • Migrações em massa de refugiados;
  • Colapso econômico;
  • Violência e agitação social;
  • Agravamento da qualidade de vida de todos, especialmente das classes de menor poder aquisitivo.

Seja parte da solução

Transforme sua ambição de carreira em um agente poderoso de mudança positiva.

https://youtu.be/tfHxjywyMDI&t

Clique no link abaixo e conheça a ferramenta que irá transformar os resultados dos seus colaboradores.

>> Clique Aqui e conheça o RHbot Gratuitamente <<