Tipos de Avaliação de Desempenho3 min read


Saiba qual tipo de Avaliação de Desempenho é melhor para a sua empresa.

Tradicionalmente, as Avaliações de Desempenho fornecem informações para ajudar a melhorar o desempenho, aumentar a eficiência e definir as expectativas da administração.

Atualmente, elas tem se tornado mais como o trabalho orientado para equipe e, agora, as avaliações de desempenho devem medir também como uma equipe executa as atividades, ao invés de apenas analisar como um indivíduo realiza seu trabalho.

Por esse motivo, uma empresa que trabalha com diferentes áreas deveria considerar a aplicação de mais de um tipo de avaliação de desempenho.

Os resultados individuais de um colaborador afetam diretamente os resultados de uma equipe, mas uma equipe também deveria estabelecer objetivos para serem alcançados em conjunto – do contrário não haverá necessidade da divisão em áreas, como Marketing, Vendas, Atendimento, etc.

Se você for pensar em parâmetros, na avaliação individual de desempenho o colaborador é avaliado por suas competências em seu cargo específico, separado das métricas de desenvolvimento do seu time.

Para a avaliação da equipe, são estabelecidos objetivos comuns que a equipe deve alcançar, em um esforço conjunto da área. É o caso, por exemplo, de uma equipe de marketing que tem o objetivo de aumentar o número de leads captados através de inbound marketing. Neste exemplo, o profissional responsável por cada canal de divulgação precisa trabalhar em conjunto para que a estratégia tenha o resultado esperado.

Avaliação individual seguida da avaliação em equipe

tipos de avaliação de desempenho

A cultura e estrutura organizacional do ambiente de trabalho influenciam na escolha do tipo de avaliação de desempenho mais adequado para avaliar e medir o trabalho dos colaboradores.

Se existe a divisão de equipes na organização, mas estas são usadas apenas ocasionalmente para realizar projetos, por exemplo, avaliações de desempenho individuais são importantes para determinar a classificação final do colaborador.

Quando uma organização usa o trabalho em equipe com mais frequência, as avaliações de desempenho ainda assim podem ser aplicadas para medir o desempenho individual, mas é interessante utilizar também uma avaliação da equipe, já que é uma forma importante de medir o esforço do conjunto e firmar bonificações maiores para o time.

Em uma avaliação individual de desempenho, o colaborador tem toda a responsabilidade sobre as suas metas e performance e existe uma ligação direta entre o seu comportamento e os resultados atingidos.

Um membro da equipe pode estar dificultando os resultados de todo o time, mas como o objetivo é a análise das metas gerais, ele não terá uma análise pontual sobre o que está errando.

Por isso, a avaliação individual detecta a dificuldade com mais facilidade e rapidez e impacta diretamente na performance do trabalho em grupo.

Uma vez que cada colaborador está alinhado conforme as metas estabelecidas com o seu gestor, a avaliação de desempenho em grupo surge para apoiar os esforços da organização em transformar cada área (Marketing, Vendas, Atendimento, etc.) em núcleos fortes e organizados, que geram resultados positivos e alinhados com as expectativas gerais da empresa.

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