Os gestores são essenciais para o sucesso de uma empresa. Se sua empresa for mal conduzida, certamente seus colaboradores, por melhores que sejam, ficarão desorientados e sem rota.
Sendo assim, vou direto ao ponto. Por que as empresas devem investir mais na formação de gestores?
Aqui estão 10 razões que irão lhe convencer de investir no treinamento de seus gestores:
- A relação de um funcionário com o seu superior imediato é o fator mais importante no envolvimento dos colaboradores;
- Funcionários engajados são mais felizes e mais produtivos. Ao contrário de profissionais desmotivados, que geralmente são frustrados e não aplicam todo seu potencial na empresa;
- Porque não há nenhum conjunto de habilidades amplamente aceitas para a gestão (bons gestores de todas as formas e tamanhos), há um pressuposto de todos sabe como fazê-lo. Isto é semelhante a alguém que nunca dirigiu um carro e se ver no banco do motorista com as chaves nas mãos e alguém dizendo “Dirija”. Dessa forma, a gestão acaba sendo construída a partir de tentativas e erros, o que pode acabar causando grandes custos à empresa;
- Os princípios de boa gestão, que incluem ambiente claro e objetivo, sistemas estruturados de avaliação de desempenho, feedback honesto e aberto e de comunicação e entre outros fatores, não são algo de outro mundo para entender, não são ciência do foguete. Na verdade, eles são muito mais fáceis do que se imagina. É por isso que toda empresa deve tratar com maestria cada um desses fatores que incluem a boa gestão;
- Os seus jovens gerentes de hoje se tornarão seus líderes de amanhã. O modo como a empresa lidar com esses gestores será de fundamental importância na construção dessa liderança;
- Muitas empresas investem fortemente na formação, na parte superior (desenvolvimento de liderança, retiros executivos etc), mas não investe em questões mais simples como comunicação com os colaboradores, por exemplo. Dessa forma o gestor fica com uma ótima formação sobre gerência, mas não sabe se relacionar com seus colaboaradores;
- A gestão é muitas vezes desigual em toda a organização. Não é raro os gestores elegerem seus colaboardores preferidos;
- Gestores bem treinados acabam sendo mais respeitados, o que eleva a moral e também aumenta a retenção dos colaboradores na empresa, isto é, diminui o índice turnover. Isso incide em economia no recrutamento de novos profissionais
- Gestores bem treinados estão aptos a lidar com os mais diversos tipos de situação e buscarão sempre a melhor solução, tanto para a empresa, quanto para a equipe;
- Se os gestores fizerem seu trabalho corretamente, sendo verdadeiros líderes que influenciam e conduzem as equipes, você terá em sua empresa equipes forte, com colaboradores que valorizam a produção do grupo em prol de uma maior produtividade da organização.
Você sabia que a Avaliação de Desempenho é um grande passo para o desenvolvimento de gestores?
Cadastre-se no link abaixo e tenha acesso a uma breve apresentação do RHbot e a uma consultoria totalmente gratuita e sem compromisso sobre qual a melhor forma de aplicar em sua empresa.
Clique Aqui Para Acessar A Apresentação!