Fazer parte de um negócio de sucesso é uma das coisas mais emocionantes que um profissional pode experimentar. É algo que pode ser comparado a acompanhar o crescimento dos filhos.
É difícil descrever a sensação boa que temos ao perceber que estamos ajudando nossos colaboradores a serem profissionais melhores e, dessa forma, contribuindo para o sucesso e realização do sonho deles.
Mas, não é fácil. Cada negócio tem seus altos e baixos, seus problemas e questões culturais.
Todo mundo adora uma boa história de sucesso. Contudo, geralmente atrás de um profissional bem-sucedido há uma história de dor, luta e trabalho que o fizeram chegar lá.
Aqui estão 8 passos que são encontrados em negócios de sucesso que estão em processo de crescimento, que são:
- Contrate as pessoas certas – Essencial para o ajuste de cultura
- Gerenciando os benefícios dos empregados – Use softwares para tornar sua vida mais fácil
- Mantenha um pulso firme com seus colaboradores – Tenha seus dados sempre atualizados
- Valorize a comunicação – Use a comunicação interna para manter todos conectados
- Falta de clareza do trabalho – Faça reuniões para tornar a comunicação mais frequente
- Falta de objetivos claros – Mantenha os colaboradores alinhados e bem informados
- Excesso de trabalho – Balanceie vida profissional e pessoal
- Permaneça competitivo – Construa uma mentalidade de crescimento
1.Contrate as pessoas certas
À medida que o negócio de sucesso começa a crescer, é preciso contratar as pessoas certas para sustentar esse crescimento.
Obviamente, é mais fácil dizer do que fazer. Quando sua empresa está crescendo rapidamente, você irá na mesma proporção querer aumentar sua equipe e fazer contratações imediatas, o que pode levar a alguns grandes erros.
É importante que você contrate alguém que se encaixe com a cultura organizacional da empresa, se dê bem com a equipe e mantenha-se no cargo por um tempo. Vale ressaltar, que problemas de contratação representam cerca de 80% do índice turnover, isto é, a rotatividade dos colaboradores.
Por vezes, os colaboradores irão pedir para sair da empresa, voluntariamente, pois o trabalho não é exatamente aquilo que eles esperavam. Em outras vezes, os colaboradores serão demitidos por não se adequarem e serem capaz de acompanhar o crescimento da empresa.
Como um primeiro passo básico, você precisa ter boas descrições de cargo para que os candidatos saibam o que esperar. Além disso, um processo de entrevista aprofundado irá aumentar a chance de você contratar o melhor profissional.
SOLUÇÃO PARA ESSE PROBLEMA:
Você precisa de um tempo médio para fazer a contratação certa, caso contrário, é bem provável que você tenha problemas em longo prazo.
Ao fazer uma contratação errada, você irá ter perda em produtividade. Sua equipe de colaboradores é o seu bem mais importante, e a partir deles que seus negócios irão crescer.
Por isso, não cometa o erro de fazer contratações rápidas e precipitadas.
2. Gerencie os benefícios dos empregados
Com o crescimento de sua empresa, você irá querer se certificar de manter seus colaboradores felizes, oferecendo-lhes regalias como plano de saúde, bonificações, auxílios e entre outras incentivos importantes.
Esses benefícios podem ser difíceis de serem gerenciados, pois você pode não ter tempo de pesquisar os melhores fornecedores e, dessa forma, escolher as melhores opções.
Depois de descobrir como gerenciar tudo isso, a maioria dos gestores usa o Excel ou o Google Docs para lidar com a administração das informações. Contudo, com o tempo não é raro que essa administração se torne insustentável.
Além disso, você precisa se manter atuante em relação à concorrência. É provável que a maioria, se não todos os seus concorrentes ofereça benefícios, vantagens agradáveis, horários flexíveis e entre outras regalias a seus colaboradores.
Assim, para ficar à frente da concorrência, você precisa oferecer benefícios iguais ou melhores à sua equipe.
Isso tudo pode ser muito para você lidar. Contudo, enquanto ainda está crescendo e não puder terceirizar esse serviço, utilize a administração do Recursos Humanos para manter tudo em ordem.
SOLUÇÃO PARA ESSE PROBLEMA:
Você pode buscar um software que lhe ajude a administrar as bonificações e associá-las aos perfis de seus colaboradores. O processo de Avaliação de Desempenho também pode ser muito útil nesse sentido.
3. Mantenha um pulso firme perante seus funcionários
Quando você tem 10 ou 20 colaboradores, manter um domínio e vínculo familiar com sua equipe é relativamente mais fácil.
À medida que seu negócio de sucesso começa a crescer, isso se torna cada vez mais difícil. Depois de ultrapassar um certo número de colaboradores (50 é um número considerado crucial), não é raro que se iniciem os problemas com os colaboradores.
Isso porque, já não é mais possível conhecer seus colaboradores da mesma maneira de quando sua equipe era reduzida.
Assim, você precisa elaborar uma maneira simples que irá permitir saber aquilo que os colaboradores querem, como eles se sentem e se tem alguma coisa que está os incomodando. Se essas informações não forem colhidas, é provável que os colaboradores se sintam desmotivados.
Quando você tem um empregado que está desmotivado por um tempo, é provável que ele deixe o emprego, o que ocasionará dor de cabeça para substituí-lo, além de deixar a moral da equipe abalada. Dessa forma, a empresa perde em produtividade e ainda tem a sua imagem abalada.
SOLUÇÃO PARA ESSE PROBLEMA:
Uma boa forma de resolver esse problema e saber o que os colaboradores pensam e esperam da empresa é usar softwares que ajudam na coleta de feedback anônimo em tempo real.
Esse processo é importante pois dá voz aos colaboradores para que eles expressem quaisquer preocupações e/ou sugestões, podendo ser até mesmo de forma anônima.
4.Valorize a comunicação
À medida que sua equipe cresce, a comunicação torna-se mais difícil, mas também se torna mais importante.
Torna-se mais complexa porque é fácil esquecer de fazer a atualização dos canais de comunicação, mas lembre-se que a informação é poder, e que você quer que sua equipe possua o máximo de conhecimento possível, além de precisar se certificar que os colaboradores estão trabalhando de acordo com a cultura organizacional da empresa.
Também é necessário haver uma maneira de manter tudo organizado e de fácil acesso, em caso de ser preciso consultar alguma informação.
Se a sua empresa tiver problemas de comunicação, é essencial corrigi-los o mais rápido possível para que a troca de informações entre as equipes seja fluida e eficaz.
SOLUÇÃO PARA ESSE PROBLEMA:
Utilize softwares que otimizem a comunicação organizacional. No geral, esses programas permitem fazer um registro completo e de fácil acesso, onde é possível pesquisar toda a comunicação da empresa.
Esses softwares podem ser disponibilizados para acesso restrito aos gestores ou para que toda a equipe possa acessar.
5. Falta de clareza do trabalho
Uma das coisas mais frustrantes para um profissional é a falta de clareza acerca do trabalho que faz. Infelizmente, como sua empresa está crescendo, isso pode ser uma coisa fácil de ocorrer com aqueles colaboradores que não possuem muita experiência. Há tanta coisa acontecendo que você pode não ter tempo para notar essas coisas.
É importante manter os colaboradores felizes e certificar-se de que não há confusão de sua parte. Essa confusão leva a um estresse extra e totalmente desnecessário.
Às vezes, quando uma empresa está crescendo rapidamente, os colaboradores acabam assumindo papéis extras ou preenchendo funções antes que a equipe possa se expandir, o que é bom, mas é importante que todos (gerente e colaborador) estejam na mesma sintonia.
SOLUÇÃO PARA ESSE PROBLEMA:
Como gestor, você deve fazer reuniões com seus adores para se manter atualizado sobre o que está acontecendo com eles.
Isso irá ajudá-lo a se certificar de que eles podem falar sobre qualquer dessas preocupações, inclusive tendo clareza do seu papel de trabalho. Qualquer mal entendido você pode solucionar rapidamente antes que as coisas fiquem desconfortáveis para a equipe, pois não quer que um de seus colaboradores fiquem ressentidos ou percam a motivação no trabalho.
6. Falta de objetivos claros
Outro grande problema das empresas que estão crescendo diz respeito a ter certeza que todos estão na mesma sintonia, ou seja, trabalhando para o mesmo objetivo.
Para que o crescimento da empresa se sustente e prospere, é preciso que toda a equipe esteja em sincronia. Para que isso ocorra, você precisa definir metas claras e certificar-se de que todos os colaboradores estão de acordo e compreenderam o que precisa ser feito.
O que frequentemente acaba acontecendo é que os colaboradores não tem a mesma paixão ou não sabem o que é importante (e podem acabar trabalhando cegamente em tarefas que não possuem muita relevância). Assim, você pode acabar correndo o risco de ter uma visão totalmente oposta de seus colaboradores.
SOLUÇÃO PARA ESSE PROBLEMA:
Usar qualquer tipo de estrutura de definição de metas é uma parte importante para monitorar e manter o crescimento forte dentro de sua equipe.
Objetivos e resultados principais: Você pode definir metas específicas e mensuráveis para os três meses seguintes. Esta é uma ótima maneira de manter sua equipe alinhada e motivada para determinada função.
Você pode imprimir e publicar essas metas em um local onde todos possam ver e acompanhar o progresso.
Os objetivos ajudam a manter sua equipe responsável e garantir que não haja confusão quando for implantada a Avaliação Anual de Desempenho.
7. Excesso de trabalho
Este é provavelmente o problema mais comum em uma empresa que está crescendo rapidamente.
O que acaba acontecendo, é que você quer trabalhar duro para sustentar o seu crescimento e, assim, alcançar o próximo nível.
Essa é uma ótima atitude para se ter, e é claro que você deve trabalhar duro, mas caso não haja moderação, o excesso pode acabar diminuindo a produtividade e a qualidade do trabalho.
A falta de equilíbrio entre trabalho e vida pessoal é bastante perigosa, pois pode acabar levando ao esgotamento, favorecendo o aparecimento de doenças relacionadas ao estresse, como depressão.
É difícil para os colaboradores dizerem não ao chefe, ainda mais com o crescente índice de desemprego, que faz com que os profissionais queiram se manter no emprego e fazer tudo o possível para agradar.
Sabendo disso, como um líder, você precisa falar e demonstrar aos colaboradores que a empresa não deseja que eles trabalhem horas extras, até a exaustão. A produtividade deve ser incentivada no horário de trabalho, sempre respeitando os horários de entrada e saída, folgas e intervalos para almoço.
É mais fácil dizer do que fazer, porque novamente, você quer manter o seu crescimento e continuar a crescer, mas a longo prazo não irá valer a pena.
SOLUÇÃO PARA ESSE PROBLEMA:
Você tem que ter um certo rigor que favoreça o equilíbrio entre a vida profissional e familiar. É difícil explicar como isso é importante, mas uma pessoa que vive só para o trabalho não é feliz.
Nosso cérebro precisa de tempo para reabastecer antes que possa ser produtivo novamente. Se trabalharmos demais, o resultado não será bom, pois é humanamente impossível se concentrar por tanto tempo. Daí a importância do descanso e dos momentos de lazer.
Lembre-se que os colaboradores irão querer impressioná-lo, e se eles veem você trabalhar além do horário, eles irão achar que também devem fazer isso. Assim, passar do horário não é um bom exemplo para a sua equipe.
Você deve ser o primeiro a mostrar que sua empresa respeita a saúde e bem-estar da equipe.
8. Permaneça competitivo
Jovens startups parecem ser mais ágeis e dinâmicas, ou pelo menos esse tipo de negócio aparenta ser. À medida que você cresce, é fácil perder essa agilidade.
Por isso, é importante estabelecer alguns processos de trabalho conforme você cresce, mas você precisa tentar fazer o seu melhor para manter essa vantagem competitiva.
Isso exige muito trabalho, porque é difícil equilibrar a implementação de novas funções e responsabilidades com a dinamicidade e agilidade para o crescimento, mas é possível de ser feito a partir de um planejamento eficaz.
Essas implementações irão beneficiar tanto os colaboradores, que poderão se desenvolver em suas carreiras, quanto a empresa que ganha em produtividade e competitividade.
SOLUÇÃO PARA ESSE PROBLEMA:
Tenha uma mentalidade de crescimento. Você sempre deve lembrar a seus colaboradores que o erro também faz parte do aprendizado.
Uma mentalidade de crescimento (em oposição a uma mentalidade fixa) é onde você e sua equipe olham para cada oportunidade como uma chance de crescer e aprender, ou seja, você não tem medo de cometer erros e experimentar coisas novas.
Pensando assim, seu negócio terá uma cultura que valoriza a inovação, o que será essencial para que se mantenha o crescimento.