A gestão organizacional é o processo de liderar uma empresa e efetivamente usar ou controlar seus ativos e recursos.
O sucesso do negócio requer uma estratégia ponderada desenvolvida em um plano que seja executado de forma eficaz. A gestão organizacional vai muito além de uma estrutura corporativa.
Requer que os líderes tenham métodos para resolver problemas e desenvolver soluções que ajudem os negócios a se aproximarem dos objetivos e da visão desejados.
O gerenciamento organizacional é uma combinação de muitos componentes de liderança dentro de uma empresa. A estrutura atual da empresa é utilizada para coletar informações para analisá-la.
Esta análise é então usada para desenvolver estratégias que são implementadas e executadas através de reuniões, treinamento e promoção.
Toda empresa utiliza a gestão organizacional de maneira diferente, dependendo das necessidades exclusivas do negócio.
Depois que um plano é implementado, o gerenciamento organizacional deve monitorar e ajustar as atividades, dependendo dos resultados.
Se uma empresa não é ágil para mudar com base no feedback, o gerenciamento organizacional não está completo.
Deve haver um ciclo completo de feedback que define as estratégias fluidas definidas de cima e delegadas aos canais mais profundos da empresa, onde os resultados de desempenho devem permitir que a liderança saiba se as estratégias estão tendo sucesso.
O objetivo do gerenciamento organizacional é usar os vários níveis de liderança da empresa na hierarquia de liderança para definir metas, monitorar resultados e construir uma empresa mais forte.
As estratégias podem envolver treinamento de funcionários, estratégias promocionais, eficiência operacional ou qualquer outro aspecto da empresa.
Estrutura Organizacional vs. Design Organizacional
A estrutura organizacional e o design organizacional são termos semelhantes, mas não intercambiáveis. Ambos são componentes da gestão organizacional geral.
A estrutura organizacional é a forma como a hierarquia da empresa é apresentada. Isso pode parecer um fluxograma com o CEO no topo e vários vice-presidentes e diretores operacionais subordinados a ele.
Sob isso pode ser gerentes de filiais e outros líderes de departamento com as pessoas que fazem o trabalho logo abaixo. Embora haja derivativos para esse tipo padrão de estrutura organizacional linear, a ideia permanece: estrutura refere-se a quem está subordinado a quem. É a cadeia de comando.
O design organizacional descreve como a cadeia de comando funciona com processos e procedimentos. É um plano. A organização pode executar o fluxo de informações com base em correspondência de e-mail ou outras formas.
A informação pode ir para um superior para depois ser resumida e divulgada, enquanto outro design organizacional pode ter o mesmo relatório para quatro ou cinco pessoas na cadeia acima dele.
Ele revisa e cataloga todas as tarefas e funções de todas as posições em todos os níveis da estrutura organizacional, agrupa esses itens e define um fluxo de trabalho para a eficiência de toda a empresa.
Os gerentes de nível inferior geralmente têm métodos específicos de design para seus departamentos e para seus colaboradores.
Um departamento de contabilidade pode projetar um recurso de verificações e balanceamentos onde os membros da equipe compartilham o relatório para outra equipe, antes de enviá-los para obter feedback e uma revisão da precisão.
Também pode haver um design de nível mais alto que seja implementado de cima para baixo. Isso pode ser algo tão simples quanto analisar a folha de pagamento por um determinado prazo para ser processada em tempo hábil.
Importância da Gestão Organizacional
Uma empresa deve priorizar o estabelecimento de um sólido gerenciamento organizacional para criar um negócio que claramente persiga o alcance das metas.
Os líderes precisam ser claros sobre os objetivos da empresa e implementar procedimentos, estando dispostos a monitorar e ajustar com base em feedback crítico.
Quando isso acontece, os subordinados têm noção clara sobre como concluir tarefas. Isso cria um equilíbrio na empresa, permitindo que ela se adapte conforme necessário em ambientes que estão sofrendo mudanças.
Também oferece aos funcionários da empresa a capacidade de apresentar ideias a partir do nível de linha de base da produção ou serviço que fornece aos executivos seniores os dados brutos necessários para melhorar as atividades.
Empresas enfatizando os detalhes e como executá-los adequadamente, mas dispostos a aceitar feedback é uma empresa posicionada para o sucesso, porque usa recursos de forma otimizada.
Gerentes de nível sênior que vivem em uma bolha sem considerar o que o leigo na linha de montagem sabe estão deixando a empresa vulnerável a erros e problemas.
Este modo de gestão organizacional também significa que a empresa pode perder oportunidades de inovação que a deixem exposta a concorrentes inovadores.
Má gestão leva a erros, oportunidades perdidas e, finalmente, custos mais elevados. O gerenciamento adequado efetivamente usa recursos financeiros e reduz os custos gerais.
Gestão Organizacional vs. Desenvolvimento
Uma organização e gerenciamento são uma unidade, onde os gerentes são os líderes. Eles motivam e inspiram, além de manter as equipes responsáveis pelo trabalho.
A gerência é encarregada da responsabilidade de definir atividades regulares, desenvolver planos de ação específicos e garantir que uma equipe ou departamento seja bem sucedido em sua parte no sucesso da empresa.
Pode ser um gerente de produção certificando-se de que a linha retire os produtos sem uma alta porcentagem de quebra. Pode ser um gerente de vendas definindo metas e as atividades que devem acontecer para alcançá-las.
Desenvolvimento aborda questões ou trabalha para melhorar as o que já existe. Questões podem ser deficiências no processo ou lacunas de habilidades entre os trabalhadores.
Realizar melhorias pode consistir na identificação de funcionários que devem ser treinados ou desenvolvidos para ter mais responsabilidade e até mesmo liderança.
O desenvolvimento procura encontrar áreas para melhorar. É a base da inovação de uma gestão organizacional em todos os níveis.
A inovação vai muito além de algum novo avanço científico. Inclui encontrar uma maneira mais rápida ou mais eficiente de fazer algo.
Se um gerente é capaz de desenvolver sua equipe e inovar em um processo para economizar tempo em cada pedido, o gerente pode melhorar de forma substancial a eficiência do departamento.
Estrutura Organizacional e Gestão
Estrutura organizacional é a relação de poder, trabalho em equipe e responsabilidade. Sem responsabilidade, a direção da empresa pode sair do curso e perder de vista as metas pertinentes ao sucesso.
Por exemplo, se a força de vendas de uma empresa passa do foco nos negócios para as vendas ao consumidor, para as vendas entre os negócios, a lucratividade pode diminuir.
A equipe de vendas é a equipe de implementadores de estratégia e os gerentes de nível superior podem não querer sacrificar as vendas aos consumidores, o que é um processo mais rápido para um processo de vendas mais lento.
É por isso que a administração é importante. As estratégias e metas de revisão do gerente são filtradas nas equipes de gerenciamento de topo e, em seguida, delegam tarefas aos subordinados para implementá-las.
A estrutura diz quem se reporta a quem. A gerência define como essa comunicação é fornecida e oferece insights para análise. Apenas ter uma estrutura organizacional não garante uma gestão organizacional bem sucedida.
Muito pelo contrário, uma empresa mal estruturada ainda tem a oportunidade de ter sucesso se os gerentes puderem efetivamente delegar e relacionar informações.
Mas a má gestão organizacional deixa uma empresa sem ninguém assumir o controle, embora a estrutura possa dizer que certas pessoas estão no comando.
Um navio tem um capitão e uma tripulação. Dentro da equipe, há chefes de departamento para garantir que o navio funcione corretamente.
Pode haver um gerente na sala de máquinas delegando tarefas para garantir que todas as máquinas na sala de máquinas sejam mantidas e operando adequadamente.
Poderia haver um médico encarregado de uma equipe que cuida de membros da tripulação doentes e feridos. Há um refeitório com um gerente encarregado de garantir que toda a tripulação do navio seja alimentada.
Todos esses departamentos trabalham com um objetivo: levar o navio para o próximo porto. Se a equipe na sala de máquinas decidisse que preferia estar no convés, não haveria ninguém para ligar os motores.
A estrutura começa com o capitão e trabalha para baixo numa cadeia de comando com os líderes de departamento, líderes de equipe e, finalmente, até os membros da tripulação. Uma estrutura organizacional de negócios funciona de maneira semelhante.
Estilos de liderança em gestão corporativa
Existem vários estilos de liderança que qualquer gerente de negócios pode utilizar. A maioria dos líderes de negócios tem um estilo de liderança dominante, mas pode incorporar outros estilos conforme necessário às situações apresentadas.
Existem seis estilos de liderança comumente reconhecidos e a alta gerência deve considerar como esses estilos afetam os diferentes departamentos.
Pode ser que uma empresa empregue líderes de um estilo primário consistente com a visão do CEO ou pode ser que uma empresa encontre gerentes com estilos mais eficazes para departamentos específicos.
Os seis estilos de liderança comuns, são:
- Diretivo
- Visionário
- Afiliativo
- Participativo
- Flexível
- Coaching
Cada um desses estilos tem vantagens e desvantagens. Alguns são mais eficazes em alguns departamentos da organização do que outros.
Diretiva
Um estilo de liderança diretiva é aquela em que o líder diz o que você deve fazer e espera que seja feito sem questionar. É autoritário e é considerado, em muitos ambientes empresariais modernos, um pouco desatualizado. No entanto, ele tem mérito quando precisa responsabilizar as pessoas em áreas como conformidade ou questões de segurança.
Visionário
O estilo de liderança visionário foi imitado por líderes organizacionais que buscam criar a mágica que Steve Jobs criou na Apple. Um líder visionário inspira pessoas dos mais altos níveis de gestão ao último colaborador na cadeia hierárquica, atraindo-as para trabalhar juntas para um propósito comum.
Afiliativo
Um estilo de liderança afiliativo é orientado pelo relacionamento. Esse líder gasta tempo desenvolvendo a confiança entre os funcionários e frequentemente está nas trincheiras de um dia de trabalho com as mangas arregaçadas, junto com sua equipe.
Na gestão organizacional, o problema com esse estilo é que o líder está menos preocupado com os resultados e está mais preocupado em ser amado e confiável. Posições que exigem muitas negociações podem se beneficiar desse estilo de liderança.
Participativo
O estilo de liderança participativo funciona como uma democracia. Todos participam do processo e dos objetivos.
Embora isso ajude a envolver a equipe na meta geral, ela pode diluir a autoridade de um gerente. A equipe deve ser competente e autoconsciente o suficiente para manter o foco na visão da empresa para que essa estratégia seja eficaz.
Flexível
Um estilo de liderança flexível é o modelo verdadeiro de exemplo. Esse modelo funciona bem em novos departamentos ou departamentos que têm trabalhadores inexperientes que podem não ter a convicção de que determinados objetivos são atingíveis.
Na gestão organizacional, o líder flexível está sempre à frente de todos os relatórios, como o funcionário que tem o maior número de vendas, os maiores números de produção ou as negociações financeiras mais lucrativas.
Coaching
Um estilo de liderança de coaching procura aumentar o nível de habilidade e a confiança de uma equipe.
Como um treinador de esportes, esse líder procura os pontos fortes e fracos dos membros da equipe e trabalha com eles para definir planos de ação para fortalecer os pontos fortes e melhorar os pontos fracos.
Um líder organizacional de nível superior precisa observar os estilos ao contratar pessoas para um departamento específico.
Um líder pode funcionar bem em um departamento de vendas altamente competitivo, mas esse líder pode queimar uma equipe de montagem.
Os coaches são eficazes em áreas nas quais o desenvolvimento é fundamental para o sucesso dos funcionários. Líderes-chave devem ser capazes de inspirar sua paixão pela visão, tornando esse estilo ideal para aqueles que criam as estratégias e as transmitem para os membros públicos e internos da organização.
Importância da Gestão Organizacional
A gestão organizacional auxilia na conquista dos objetivos do grupo, organiza os fatores de produção, montando e integrando recursos de maneira efetiva para alcançar os resultados definidos.
Ela direciona os esforços da equipe para o alcance de metas predeterminadas. Definindo claramente o objetivo da organização, não haverá desperdício de tempo, dinheiro e esforço.
A administração converte recursos desorganizados de homens, máquinas, dinheiro etc. em empreendimentos úteis. Esses recursos são coordenados, dirigidos e controlados de tal maneira que a empresa trabalha para atingir as metas.
Utilização ideal de recursos
A administração utiliza todos os recursos físicos e humanos de maneira produtiva. Isso leva à eficácia no gerenciamento.
O gerenciamento fornece o máximo aproveitamento de recursos escassos, selecionando o melhor uso alternativo possível no setor, a partir de vários usos.
Faz uso de especialistas, levando à utilização de suas habilidades e conhecimentos, evitando o desperdício. Se os funcionários e as máquinas estão produzindo seu máximo, não há subemprego de recursos.
Reduz Custos
Obtém ótimos resultados através de entrada mínima e saída máxima, por meio de planejamento adequado.
A administração usa recursos físicos, humanos e financeiros de tal maneira que resulta na melhor combinação. Isso ajuda na redução de custos.
Estabelece sintonia
Sem sobreposição de esforços. Estabelecer uma estrutura organizacional sólida é uma das metas da gestão que está em sintonia com o objetivo da organização e para o seu cumprimento, estabelece uma relação de autoridade e responsabilidade efetiva.
Isto significa saber quem é responsável perante quem, quem pode dar instruções a quem e quem são subordinados. A gerência preenche vários cargos com pessoas certas, tendo habilidades, treinamento e qualificação corretos. Todos os trabalhos devem ser liberados para todos.
Estabelece o equilíbrio
Permite que a organização sobreviva em um ambiente que está sofrendo modificações mantendo contato com esse ambiente. Com a mudança do ambiente externo, a coordenação inicial da organização deve ser alterada.
Por isso, adapta a organização à mudança de demanda de mercado e das sociedades. É responsável pelo crescimento e sobrevivência da organização.
Essencial para a prosperidade da sociedade
A gestão organizacional eficiente leva a uma melhor produção econômica que ajuda a aumentar o bem estar das pessoas. A boa gestão evita o desperdício de recursos escassos, melhora o padrão de vida.
Uma organização tem muitas obrigações para diferentes grupos que a constituem. O processo de cumprimento de todos os objetivos deve ajudar no crescimento e desenvolvimento da organização e da sociedade.
Por exemplo, fornecer bens e serviços de melhor qualidade, gerar oportunidades de emprego, aumentar a riqueza da nação, proporcionar salários justos aos trabalhadores, etc. A gestão eficaz contribui para que a organização a cumpra todas essas obrigações.
Realização pessoal
Uma gestão eficiente e responsável não apenas busca atingir os objetivos organizacionais, mas também os objetivos pessoais dos colaboradores.
Com a ajuda da auto motivação e técnicas de liderança, a gestão contribui para que as pessoas a desenvolvam o espírito de cooperação, compromisso e espírito de equipe, contribuindo para alcançar seus objetivos pessoais também.
A gestão organizacional é um recurso fundamental para criar um ambiente que suporte a melhoria contínua dos indivíduos e suas organizações para melhor prover as comunidades que eles atendem.
Toda organização precisa de um líder com uma compreensão clara dos problemas enfrentados e que esteja preparado para implementar as mudanças necessárias, mantendo as funções operacionais, desenvolvendo habilidades dos colaboradores e gerenciando recursos humanos.
O método organizacional permite aos gerentes decompor toda a operação de um departamento em várias fases. A divisão das funções operacionais em seções permite que o gerenciamento obtenha uma visão clara de quais são as metas de um departamento e como implementar as metas com mais eficiência.
Também permite que os gerentes respondam rapidamente a fatores que afetam as expectativas internas ou externas da empresa.
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