Pesquisa quantitativa significa coletar opiniões das pessoas de maneira estruturada, para que sua empresa obtenha dados e produza estatísticas, utilizando posteriormente tais informações em um determinado objetivo.
Seu cliente escolherá você ou seu concorrente? Você deve segmentar um grupo demográfico diferente? As pessoas estão satisfeitas com o atendimento de seus funcionários?
A pesquisa é a única maneira de obter respostas para perguntas como essas.
Na condução da pesquisa quantitativa, as empresas elaboram as consultas e as enviam para um grupo de entrevistados.
Depois que as perguntas forem respondidas, os profissionais de marketing analisam as informações sintetizadas e criam estratégias que levam a uma marca ou produto mais bem sucedido e lucrativo.
Nesse sentido, a pesquisa não é apenas uma despesa para o seu negócio. Pode ser um investimento bastante útil.
Para obter resultados confiáveis, é importante pesquisar as pessoas em números relativamente grandes e garantir que elas sejam uma amostra representativa do mercado-alvo.
Técnicas de pesquisa quantitativa, incluindo pesquisas e questionários de clientes, podem ajudar você a melhorar seus produtos e serviços, permitindo que tome decisões com base em dados concretos.
A pesquisa quantitativa pode fornecer informações sobre seu mercado, seus concorrentes, seus produtos, seu marketing e seus clientes.
É um primeiro passo essencial antes de empreender muitas tarefas importantes de marketing, incluindo a preparação de um plano de marketing, a análise SWOT, o desenvolvimento de produtos, a marca e o preço.
A pesquisa quantitativa também deve informar sua estratégia de marketing on-line – tudo, desde o design do seu site até boletins informativos por e-mail, SEO e redes sociais.
A pesquisa pode ser inestimável na formação de suas ideias e planos futuros.
Diferença entre Pesquisa Quantitativa e Pesquisa Qualitativa
De uma forma simplificada, pense em dados quantitativos como dados estruturados, geralmente numéricos, que podem ser conectados a uma planilha e analisados com métodos estatísticos.
Por outro lado, pense em dados qualitativos como informações não estruturadas, como comentários de grupos focais, observações, etc., que são resumidos subjetivamente, em oposição à matematicamente.
Pesquisa Quantitativa
Estudos quantitativos são melhores para implementar quando você precisa de respostas conclusivas para perguntas de pesquisa.
Ao contrário dos estudos qualitativos, a pesquisa quantitativa envolve amostras de grande porte, em que as questões da pesquisa são definidas e específicas, em vez de exploratórias.
O objetivo da pesquisa quantitativa é fornecer informações estatísticas sobre questões para que conclusões precisas possam ser tiradas dos dados.
Este tipo de estudo ajuda a entender quantas pessoas comprarão seus produtos ou serviços e a qualificar esses clientes em perspectiva de maneira estatisticamente válida.
Devido ao grande tamanho da amostra e às respostas categorizadas às perguntas, os dados podem ser agregados e quantificados.
Isso torna possível tirar conclusões que são projetáveis para o público-alvo que você deseja alcançar. Esse público pode ser sua base de clientes atual ou sua base de clientes em potencial.
O tamanho da amostra, por si só, não torna os resultados da pesquisa projetáveis para o seu público-alvo. Há muitas maneiras diferentes de determinar o número e o tipo de pessoas que devem ser pesquisadas para um projeto específico.
Isso é conhecido como um plano de amostragem. É parte integrante de qualquer estudo quantitativo e terá impacto direto na projetabilidade dos resultados do estudo.
Pesquisa Qualitativa
Estudos qualitativos são geralmente de natureza exploratória e envolvem amostras pequenas. Ao contrário da pesquisa quantitativa, as questões são estruturadas de maneira mais frouxa para promover a discussão.
São utilizadas para entender o raciocínio por trás da decisão de alguém de comprar ou não comprar um determinado produto ou serviço.
Essa abordagem de pesquisa também pode ser usada para explorar ou até mesmo gerar novas ideias para produtos e serviços.
Esse tipo de estudo permite fazer perguntas para identificar os fatores que impulsionam o comportamento de compra e entender por que os fatores são importantes. A seguir, uma lista de alguns tipos de estudos qualitativos:
- Teste de conceito
- Pesquisa do processo de compra
- Histórias de sucesso
- Análise de necessidades do usuário
Como Realizar Pesquisa Quantitativa
A pesquisa de mercado quantitativa geralmente inclui pesquisas e questionários de clientes. Estes podem ser realizados face a face com uma prancheta e caneta, por telefone, via correio ou e-mail, on-line ou através do seu site.
As perguntas da pesquisa devem ser cuidadosamente consideradas para que os resultados forneçam dados significativos. Não pergunte apenas se as pessoas conhecem o seu negócio – pergunte com que frequência eles visitam, que produtos compram e onde mais vão comprar os mesmos produtos e porquê.
As respostas sobre um questionário estruturado geralmente são fechadas. Elas exigem serem escolhidas em uma seleção específica e não permitem que sejam qualificadas ou elaboradas.
Assim, o proprietário de uma floricultura, por exemplo, poderá perguntar: “Com que frequência você compra plantas e material de jardinagem?” E os entrevistados teriam que escolher entre cinco opções:
- nunca;
- toda semana;
- uma vez por mês;
- duas a três vezes por ano;
- uma vez por ano
Ao fazer muitas perguntas às mesmas pessoas, é possível criar uma imagem mais clara de como os clientes se comportam. Você pode usar esses dados quantitativos para orientar suas decisões de negócios.
Se você repetir suas pesquisas regularmente, poderá monitorar como as opiniões estão mudando e como suas novas iniciativas estão sendo recebidas. Tente manter algumas das mesmas perguntas para que você possa fazer comparações verdadeiras com pesquisas anteriores.
Uma pesquisas elaborada de forma correta e direcionada pode responder a muitas questões críticas de negócios, incluindo:
- Existe um mercado para seus produtos e serviços?
- Qual é a consciência do seu produto ou serviço?
- Quantas pessoas estão interessadas em comprar seu produto ou serviço?
- Que tipo de pessoas são seus melhores clientes?
- Quais são os seus hábitos de compra?
- Como as necessidades de seu mercado alvo estão mudando?
Nos dias de hoje, os questionários podem ser realizados on-line. Fazer isso é cada vez mais barato e simples, desde que o design da sua amostra seja representativo de uma base de clientes que usa a Internet.
O tamanho da amostra que você procura deve depender da confiabilidade estatística que você está buscando. Por exemplo, uma pesquisa política pesquisará dezenas de milhares de pessoas para tentar aproximar uma imagem precisa.
Mas, para questões de pesquisa quantitativa mais simples, como se o cliente gostasse ou não dos novos recursos de um telefone celular, as pesquisas nas centenas podem ser capazes de fazer o trabalho.
Mas é sempre importante lembrar o desenho da amostra ao fazer o trabalho de campo, ou seja, se você tiver 10 tipos de clientes, precisará de 10 tipos de pesquisa.
Meios de Pesquisa Quantitativa
A escolha de como conduzir sua pesquisa é uma questão importante. Face a face funciona bem se você precisar explicar algo ou mostrar um produto para o entrevistado.
A pesquisa por telefone também pode ser muito eficaz, mas é difícil saber quando as pessoas têm tempo de conversar, correndo o risco de ser inconveniente e prejudicar a imagem da empresa.
Se você está enviando pesquisas por correio ou e-mail, pode criar um incentivo para persuadir as pessoas a preencher seu questionário.
Um bom momento para realizar a pesquisa quantitativa é logo que você entrega um produto ou serviço. Uma pesquisa de satisfação do cliente dá a eles a oportunidade de apontar qualquer dúvida que possam ter e também elogiar.
Pode ser uma boa maneira de obter depoimentos positivos que você possa usar em seu marketing.
Ao mesmo tempo, aproveite para reunir os detalhes de contato e adicionar o cliente à sua lista de e-mails para que você possa comunicar-se novamente com eles no futuro, mas certifique-se de obter a permissão deles.
Se você deseja pesquisar um grande número de clientes em potencial, você pode contribuir para uma pesquisa coletiva on-line. Estas são pesquisas gerais que são preenchidas por grandes grupos de consumidores pré-selecionados.
Ao adicionar duas ou três perguntas à pesquisa, você pode obter algum feedback útil. Isso é ideal se você está pensando em entrar em um novo mercado.
Qual é o Seu Objetivo?
Antes de realizar uma pesquisa quantitativa, o melhor primeiro passo é começar afirmando seus objetivos. Quais questões comerciais você quer responder e quais são as lacunas na sua base de clientes?
Grande parte das empresas possui um conjunto confuso de ideias sobre seus clientes. Isso pode levar a pesquisas difusas, e o resultado é que você não aprende muito.
É importante ser franco sobre seus objetivos para a pesquisa, tendo em mente um resultado específico.
Muitas vezes as empresas iniciam pesquisas, mas não sabem exatamente o que buscam em troca. Por exemplo, podem querer aumentar sua participação no mercado, ou talvez estejam perdendo clientes e tentando reconquistá-los.
Talvez busquem aumentar a conscientização de sua marca ou ter uma consideração de compra maior por seus produtos.
Toda a pesquisa é exclusiva para o produto e para o cliente em potencial, portanto, fazer as perguntas certas, visando um determinado objetivo, é vital para o sucesso da campanha.
Usando Pesquisa Quantitativa Efetivamente
A pesquisa quantitativa permite generalizar os resultados de um grupo de amostra para um grupo inteiro de pessoas. Sendo tanto estruturada quanto estatística, a pesquisa quantitativa fornece a você a capacidade de tirar conclusões e tomar uma decisão instruída sobre um curso de ação.
A maioria das pesquisas quantitativas é usada para provar ou refutar uma hipótese predeterminada que você pode ter durante a pesquisa qualitativa.
As perguntas quantitativas ocupam a maior parte da maioria das pesquisas, mas são frequentemente usadas de maneira ineficiente.
Ao criar uma pergunta quantitativa, verifique se ela permitirá que você atinja uma dessas três metas:
Definindo uma característica de seus respondentes
Todas as perguntas fechadas visam definir melhor uma característica de seus respondentes. Isso pode incluir informações sobre:
- Uma característica: identificar idade, sexo, raça, renda, etc.;
- Um comportamento: identificação dos hábitos dos entrevistados, como horas gastas na Internet a cada semana, hábitos de deslocamento, rotinas de exercícios, etc.
- Uma opinião ou atitude: identificar os pensamentos do entrevistado, como o quanto uma pessoa está satisfeita com um produto ou se gosta do seu político eleito.
Conhecer essas características ajuda você a entender quem são seus respondentes, como eles agem e o que eles gostam ou esperam.
Medindo tendências em seus dados
Ao executar a mesma pesquisa ao longo do tempo, você começa a reconhecer tendências em seus dados. Talvez as opiniões estejam mudando lentamente em determinada direção, ou talvez você reconheça padrões sazonais. Olhar para as tendências ao longo do tempo dá o contexto dos resultados da sua pesquisa.
Por exemplo, digamos que você faça uma pesquisa para avaliar o seu serviço de assistência ao cliente. Você utilizará a escala de muito satisfeito a muito insatisfeito e 20 por cento dizem que estão muito satisfeitos.
Embora seja bom para você saber em que posição você está atualmente, esse número também pode ser usado como parâmetro para medir seu progresso no futuro.
Digamos que, após a pesquisa original, você faça alterações para melhor atender às necessidades do cliente. Você pode aplicar a mesma pesquisa novamente e ver se a porcentagem de clientes muito satisfeitos aumentou ou diminuiu.
Isso permite medir com eficácia o progresso que você está fazendo com a satisfação do cliente ao longo do tempo, bem como medir diretamente os efeitos de novas iniciativas e processos implementados entre as pesquisas.
Comparando grupos
As perguntas da pesquisa também podem ser usadas para fazer comparações entre grupos de respondentes.
Vamos voltar ao exemplo acima. Ao adicionar perguntas demográficas sobre a idade, o sexo e a renda dos participantes, você poderá analisar as respostas e levantar questionamentos como: jovens do sexo masculino estão mais satisfeitos com seu serviço do que as mulheres mais velhas.
Ao comparar diferentes grupos, você poderá descobrir quem segmentar e quando o produto precisa mudar para um determinado mercado.
Você também pode comparar o percentual de seus clientes que estão satisfeitos com o benchmark para ver como você está em comparação com seus concorrentes.
Usos Alternativos de Pesquisa Quantitativa
Você pode usar pesquisas quantitativas de várias maneiras. Confira alguns exemplos.
Observando dados reais
É provável que você colete dados todos os dias para ajudá-lo a tomar decisões com base em resultados quantitativos. Pode ser qualquer coisa, desde quando um cliente visita seu site até o período de pico de suas vendas.
Essa informação do mundo real, que recentemente ganhou o nome Big Data, pode ser tão útil para direcionar suas decisões quanto conduzir sua própria pesquisa.
O Big Data pode dizer muito sobre o que as pessoas fazem, mas lembre-se de que isso indica por que elas agem de determinada maneira. Você precisará de uma pesquisa qualitativa e quantitativa mais direta para isso.
Experimentação causal
Para tentar entender por que fazer um pouco melhor, a experimentação causal procura determinar uma relação de causa e efeito, observando o que acontece quando algo novo é adicionado a um ambiente.
Esse novo elemento pode ser qualquer coisa, desde medir o efeito de um comercial nas vendas ou nas festas do escritório no envolvimento do funcionário.
Digamos que você planeje mudar a embalagem de algo que você vende e queira entender seu impacto potencial nas vendas. Você poderia introduzir as novas embalagens em apenas algumas lojas e comparar suas vendas com as embalagens antigas. Experimentação causal é o conceito por trás do teste A / B.
Como Elaborar o Questionário
Questionários de pesquisa são um dos principais métodos para a realização de pesquisas quantitativas. Eles são baratos e você pode dar um questionário pessoalmente, ao telefone, por e-mail ou correio.
Pesquisas quantitativas fazem perguntas com respostas específicas, geralmente numéricas, para que você possa analisar os dados rapidamente. Elas são úteis para coletar grandes quantidades de dados, mas não são projetados para coletar informações descritivas.
Identifique o objetivo da sua pesquisa. Isso irá guiá-lo através do processo de redação do questionário. Seu objetivo deve ser o mais claro possível e destacar informações específicas que você deseja descobrir.
Determine o número de pessoas que irão responder o seu questionário. Este é o tamanho da sua amostra. Isso dependerá da quantidade de tempo e dinheiro que você pode gastar em pesquisa, mas você deve escolher um tamanho de amostra alvo.
Desenvolva uma escala numérica para suas questões de pesquisa quantitativa. Escalas populares de pesquisa vão de 1 a 5, ou de 1 a 10. Você precisará explicar sua escala para seus participantes.
Por exemplo, se você usou a escala de 1 a 10 para medir a satisfação, você irá explicar que responder com “1” significa “não satisfeito” e ao responder “10” significa “muito satisfeito”.
Escreva perguntas de pesquisa quantitativa que se encaixem na escala que você criou. Por exemplo, você poderia perguntar: “Em uma escala de 1 a 10, o quanto você está satisfeito com o nosso produto?”
Revise seu questionário. Verifique se as suas perguntas são claras e alcançam o objetivo geral da sua pesquisa. Você também pode pedir a amigos e colegas de trabalho que visualizem seu questionário antes de publicá-lo para ter uma ideia da sua eficácia.
É importante considerar a ordem em que as perguntas são apresentadas. Questões sensíveis, como perguntas sobre renda, devem ser colocadas no final da pesquisa.
Isso permite estabelecer confiança antes de fazer perguntas que possam embaraçar os entrevistados. Os pesquisadores também recomendam colocar questões de rotina, como idade, sexo e estado civil, no final do questionário.
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