Como Ser Um Bom Líder | Obedecer Não É O Mesmo Que Seguir14 min read


Líderes são difíceis de encontrar,  mas se você busca entender como ser um bom  líder pode considerar que já começou no caminho certo, pois demonstra que você não quer apenas ser obedecido. Você quer ser seguido!

Bons líderes exibem uma mistura única de carisma, visão e traços de caráter que atraem as pessoas para segui-los.

Líderes respeitados sabem que não podem simplesmente entrar em uma sala e dizer: “Ei, eu sou o líder, sigam-me”. Se você agir assim, seus seguidores serão compulsórios e não o seguirão por escolha.

Eles obedecerão aos seus comandos, mas serão seguidores involuntários baseados em uma hierarquia organizacional em grande escala.

Saber como ser um bom líder é entender que, para liderar de maneira mais eficaz e bem sucedida, se faz necessário atrair pessoas que efetivamente queiram seguir.

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Como Ser Um Bom Líder e Atrair Seguidores

Os líderes reconhecem sua necessidade de atrair seguidores. Para seguir, as pessoas devem se sentir confiantes na direção em que o líder está indo. Para ter esse nível de confiança, o líder deve comunicar claramente a direção geral, os principais resultados desejados e as principais estratégias acordadas para alcançar os resultados.

Em seguida, os colaboradores são capacitados a fazer sua parte no cumprimento dos objetivos declarados. Eles têm a estrutura que precisam para guiar suas próprias ações.

Um dos fatores-chave para o fato de um colaborador permanecer com o empregador atual é que ele tem confiança de que os líderes sabem o que estão fazendo. Essa confiança dá o controle de que precisam para seu sustento e apoio à família.

Além disso, as pessoas líderes são responsáveis ​​e confiáveis. Se progredir no sentido de atingir as metas, o líder assume a responsabilidade de analisar o problema. Ele não busca culpar as pessoas.

Consequentemente, as pessoas podem ter confiança de que seu líder não irá puni-los por seus esforços se assumirem riscos razoáveis ​​e se forem bem pensados ​​e bem fundamentados. Eles são responsáveis ​​pela confiança de seus líderes.

Os seguidores precisam acreditar que, no final da jornada, seu líder irá reconhecê-los e recompensá-los por sua contribuição. Os líderes de sucesso são honestos sobre os riscos potenciais inerentes ao caminho escolhido, bem como as possíveis recompensas.

Eles se comunicam não apenas com seus superiores, mas fornecem informações que seus seguidores precisam para executar com sucesso e habilidade suas responsabilidades.

Saber como ser um bom líder é reconhecer que, para seus seguidores terem um desempenho mais eficaz, precisam entender o quadro geral.

Eles também sabem que seu trabalho é remover barreiras que possam ter um impacto negativo no sucesso dos colaboradores e não microgerenciar como eles realizam seu trabalho.

Os colaboradores precisam saber por que a organização está seguindo as estratégias atuais. Precisam de seu líder para orientação e ajudar a remover quaisquer barreiras que possam ter ao longo do caminho.

Principalmente, eles precisam da garantia de que seu líder tem confiança em sua capacidade de realizar e produzir os resultados desejados.

Se algum desses fatores estiver faltando, os líderes terão dificuldade em atrair seguidores. No final do dia, é o entrelaçamento do relacionamento do líder com os seguidores que faz com que sua organização ou parte da organização seja bem sucedida.

Quando o Líder Também é o Chefe

Ocasionalmente, o líder é a pessoa que está no comando, o fundador do negócio, o CEO, o presidente ou o chefe de departamento. As qualidades de liderança combinadas com o poder posicional aumentam a capacidade de um indivíduo atrair e reter os seguidores mais importantes.

Na verdade, os proprietários de empresas podem contar com uma certa quantidade de respeito e seguidores com base em sua propriedade e título.

A longevidade também desempenha um papel na atração e retenção de seguidores. As pessoas que seguiram o líder por dez anos continuarão a seguir, a menos que percam a confiança no líder.

Mas, nunca esqueça, não importa qual seja sua posição na organização, mesmo que seu trabalho atual seja um colaborador valioso, você pode se tornar um líder que os outros funcionários desejam seguir.

Na verdade, uma das razões pelas quais os funcionários são promovidos a cargos como líder de equipe, supervisor ou gerente de departamento é que demonstraram ao longo do tempo que as pessoas os seguiriam.

Características de um Estilo de Liderança Bem Sucedido

Muito é escrito sobre como ser um bom líder. Seja um gerente de escritório ou um líder de projeto, todos os bons líderes exigem várias habilidades para ajudá-los a interagir positivamente com os colaboradores ou membros da equipe.

Os empregadores procuram essas habilidades nos candidatos que contratam para cargos de liderança. Aqui estão as principais habilidades que fazem um líder forte no local de trabalho.

Comunicação de qualidade

Como líder, você precisa ser capaz de explicar de forma clara e sucinta aos seus colaboradores tudo, desde metas organizacionais até tarefas específicas.

Os líderes devem dominar todas as formas de comunicação, incluindo conversas pessoais, departamentais, bem como a comunicação via telefone, e-mail e mídia social.

Uma grande parte da comunicação envolve ouvir. Portanto, os líderes devem estabelecer um fluxo constante de comunicação entre eles e seus colaboradores ou membros da equipe, seja por meio de uma política de portas abertas ou conversas regulares.

Os líderes devem estar regularmente disponíveis para discutir questões e preocupações. Outras habilidades relacionadas à comunicação incluem:

  • Escuta ativa
  • Clareza
  • Concisão
  • Correspondência
  • Edição
  • Expressão
  • Facilitar conversas em grupo
  • Comunicação não verbal
  • Apresentação
  • Falar em público
  • Leitura da linguagem corporal
  • Reduzir a ambiguidade
  • Comunicação verbal
  • Comunicação escrita

Ser motivador

Como ser um bom líder passa por inspirar seus colaboradores a irem além. Pagar apenas um salário justo normalmente não é inspiração suficiente, embora também seja importante.

Há várias maneiras de motivar. Você pode aumentar a auto estima dos colaboradores por meio de reconhecimento e recompensas, ou dando a eles novas responsabilidades para aumentar seus investimentos na empresa.

Os líderes devem aprender quais motivadores funcionam melhor para incentivar a produtividade e a paixão. Habilidades relacionadas à motivação efetiva incluem:

  • Permitir a autonomia dos colaboradores
  • Pedir opinião
  • Avaliar os interesses do pessoal
  • Convencer
  • Mentoria
  • Estar aberto a preocupações dos colaboradores
  • Persuadir
  • Proporcionar trabalho produtivo e desafiador
  • Fornecer recompensas
  • Reconhecer os outros
  • Estabelecer metas efetivas
  • Team-building
  • Agradecer pessoal
  • Entender as diferenças entre os funcionários

Delegar e confiar

Líderes que tentam assumir muitas tarefas por si só vão se esforçar para fazer qualquer coisa. Esses líderes frequentemente temem que delegar tarefas seja um sinal de fraqueza, quando na verdade é justamente o contrário.

Portanto, você precisa identificar as habilidades de cada um de seus colaboradores e atribuir tarefas com base em seu conjunto de habilidades.

Ao delegar tarefas aos membros da equipe, você pode se concentrar em outras tarefas importantes. Algumas habilidades que fazem um bom delegador incluem:

  • Aceitando feedback dos colaboradores
  • Alocar recursos
  • Avaliando as forças e fraquezas dos colaboradores
  • Definindo expectativas
  • Avaliando o desempenho
  • Identificando resultados mensuráveis
  • Combinando a tarefa com o colaborador certo
  • Priorizando tarefas
  • Trabalhando em equipe
  • Gerenciando o tempo
  • Treinamento
  • Confiando nos colaboradores

Ter positividade

Uma atitude positiva pode percorrer um longo caminho em um escritório. Você deve ser capaz de rir de si mesmo quando algo não acontece como planejado.

Isso ajuda a criar um ambiente de trabalho feliz e saudável, mesmo durante períodos de estresse. Atos simples, como perguntar aos colaboradores sobre seus planos de férias, desenvolverão uma atmosfera positiva e elevarão o moral dos colaboradores.

Se eles acharem que trabalham em um ambiente positivo, estarão mais propensos a querer estar no trabalho e, portanto, estarão dispostos a trabalhar por longas horas quando necessário.

Algumas habilidades que ajudam a criar uma atmosfera positiva no local de trabalho incluem:

  • Cuidar
  • Gestão de conflitos
  • Desenvolvendo o rapport
  • Diplomacia
  • Encorajando
  • Empatia
  • Simpatia
  • Ajudar os outros
  • Humor
  • Interpessoal
  • Reforço positivo
  • Respeito
  • Social

Inspirar Confiança

Um item fundamental na questão de como ser um bom líder é a confiança. Os colaboradores precisam ser capazes de se sentir à vontade para falar com seu gerente ou líder sobre dúvidas e preocupações.

É importante que você demonstre sua integridade. Os colaboradores só confiam em líderes que respeitam.

Por ser aberto e honesto, você incentivará o mesmo tipo de honestidade. Aqui estão algumas habilidades e qualidades que ajudarão você a transmitir sua confiabilidade como líder:

  • Capacidade de pedir desculpas
  • Responsabilização
  • Ética nos negócios
  • Confidencialidade
  • Consciente
  • Consistente no comportamento dos colaboradores
  • Credibilidade
  • Inteligência emocional
  • Empatia
  • Honestidade
  • Integridade
  • Bússola moral
  • Confiabilidade
  • Respeito
  • Defendendo o que é certo

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Ter criatividade

Como líder, você tem que tomar uma série de decisões que não têm uma resposta clara. Você precisa ser capaz de pensar fora da caixa.

Buscar soluções não tradicionais ou abordar problemas de maneiras diferentes, ajudará você a resolver questões que pareciam insolúveis.

A maioria dos colaboradores também ficará impressionada e inspirada por um líder que nem sempre escolhe o caminho seguro e convencional. Aqui estão algumas habilidades relacionadas ao pensamento criativo:

  • Analítico
  • Flexibilidade cognitiva
  • Conceituação
  • Pensamento crítico
  • Curiosidade
  • Abraçando diferentes perspectivas culturais
  • Previsão
  • Identificando padrões
  • Imaginativo
  • Inovador
  • Ouvindo as ideias dos outros
  • Fazendo conexões abstratas
  • Observação
  • Mente aberta
  • Resolução de problemas
  • Julgamento sadio
  • Sintetizando
  • Visionário

Receber e dar feedback

Se o seu objetivo é aprender como ser um bom líder, saiba que o termo feedback é de extrema importância e fazer de maneira adequada não é uma tarefa tão simples.

Os líderes devem constantemente procurar oportunidades para fornecer informações úteis aos membros da equipe sobre seu desempenho.

No entanto, existe uma linha tênue entre oferecer conselhos e assistência aos funcionários e microgerenciar. Ao ensinar os colaboradores a melhorar seu trabalho e tomar suas próprias decisões, você se sentirá mais confiante delegando tarefas à sua equipe.

Eles também respeitarão o líder que fornece feedback de maneira clara, mas empática. Algumas habilidades para dar feedback claro incluem:

  • Estar aberto para receber feedback
  • Construindo confiança nos colaboradores
  • Expor claramente as expectativas
  • Coaching
  • Feedback frequente
  • Ouvindo as respostas dos colaboradores
  • Mentoria
  • Reforço positivo
  • Fornecendo conselho específico
  • Respeitoso

Senso de responsabilidade

Um líder é responsável pelos sucessos e fracassos de sua equipe. Portanto, você precisa estar disposto a aceitar a responsabilidade quando algo não for feito corretamente.

Se seus colaboradores veem o líder apontando os dedos e culpando os outros, eles perderão o respeito por você. Aceite erros e fracassos e, em seguida, elabore soluções claras para melhorias. Aqui estão algumas habilidades e qualidades que ajudam os líderes a transmitir sua responsabilidade:

  • Reconhecendo erros
  • Estar aberto ao feedback do cliente
  • Avaliando as melhores soluções
  • Previsão
  • Aprendendo com os erros do passado
  • Ouvindo o feedback de colaboradores e gerentes
  • Planejamento de projetos
  • Refletividade
  • Transparência
  • Resolução de problemas

Comprometimento

É importante que os líderes sigam com o que eles concordam em fazer. Você deve estar disposto a trabalhar em horas extras para completar uma tarefa. Os colaboradores verão esse compromisso e seguirão seu exemplo.

Da mesma forma, quando você promete recompensar sua equipe, você deve sempre cumprir. Um líder não pode esperar que os colaboradores se comprometam com suas tarefas se ele não consegue fazer o mesmo. Algumas habilidades relacionadas ao comprometimento no local de trabalho incluem:

  • Aplicando feedback
  • Compromisso com os objetivos da empresa
  • Determinação
  • Abraçando o desenvolvimento profissional
  • Mantendo promessas
  • Paixão
  • Perseverança
  • Priorização
  • Profissionalismo
  • Ética de trabalho

Ter flexibilidade

Desvios e mudanças de última hora sempre ocorrem no trabalho. Os líderes precisam ser flexíveis, aceitando quaisquer mudanças que surjam em seu caminho. Os colaboradores apreciarão sua capacidade de aceitar mudanças no ritmo e a resolução de problemas de forma criativa.

Da mesma forma, os líderes devem estar abertos a sugestões e feedback. Se sua equipe estiver insatisfeita com determinado aspecto, ouça suas preocupações e esteja aberto para fazer as mudanças necessárias.

Os colaboradores apreciarão a capacidade que um bom líder tem em aceitar feedback apropriado. Habilidades relacionadas à flexibilidade incluem:

  • Capacidade de aprender novas habilidades
  • Capacidade de responder a novos problemas
  • Adaptabilidade
  • Improvisando
  • Negociando
  • Aberto ao feedback
  • Reconhecendo os pontos fortes e habilidades dos indivíduos
  • Tratar os funcionários como indivíduos

O Que Um Bom Líder Não Pode Fazer

Se você perguntar a 10 CEOs e diretores sobre as causas mais evitáveis de falhas para executivos e líderes de negócios, você provavelmente obterá 10 respostas diferentes.

A maioria se concentrará na falta de habilidades, capacidades ou experiência. Na realidade, a resposta não tem nada a ver com habilidades ou experiência. É tudo sobre comportamento.

Isto não é sobre o tipo de falha que todos nós experimentamos ao longo de nossas carreiras. Em mercados competitivos, o fracasso é inevitável. Vem com o território. Nós ganhamos confiança do sucesso, mas ganhamos sabedoria do fracasso. É uma coisa boa.

Isto é sobre o fracasso que é evitável, que nunca precisou acontecer, intrínseco ao indivíduo, não resultado de forças externas.

Estes são comportamentos que os executivos e líderes empresariais devem sempre evitar. Eles não apenas diminuem sua capacidade de liderança, sua presença, sua credibilidade, sua reputação. Veja alguns exemplos:

  • Lamentar

Poucos comportamentos são menos parecidos com líderes do que lamentar, dar desculpas, apontar dedos ou jogar a culpa. Isso mostra uma séria falta de maturidade, autoconfiança, respeito e responsabilidade. E é um sinal muito ruim.

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  • Enganar

Quanto mais confortável você estiver sendo genuíno, falando o que pensa e sendo direto com as pessoas, melhor. Esforce-se para ser a melhor versão de você, não alguém ou algo que você não é.

O engano é um declive escorregadio e, uma vez que você comece a percorrer esse caminho, mais cedo ou mais tarde, ele voltará para assombrar você.

  • Agir como um ditador

Nós todos servimos a alguém. Os CEOs são indicados por seus conselhos. Os proprietários de empresas têm clientes. No minuto em que você começa a se comportar como uma espécie de líder supremo, pode dar adeus ao seu sucesso.

  • Fazer ameaças vazias

Líderes maduros, confiantes e competentes nunca fazem ameaças vazias. É o mesmo que uma criança birrenta. Isso destrói sua credibilidade. Seja decisivo. Faça o que você diz que vai fazer ou não diga nada.

  • Desejar poder

É saudável buscar realização e riqueza. É assim que medimos o sucesso. É também como crescemos empresas e cuidamos de nossas famílias. O poder é para políticos e burocratas. No mundo dos negócios, aquele que deseja somente poder, terminará mal.

  • Ser grandioso

Muitos CEOs acreditam que sua magnificência por si só pode fazer as coisas acontecerem. Mas não é assim que funciona. Uma empresa é um organismo vivo, funcionando ou não de maneira sincronizada.

  • Fazer o que você sabe que está errado

Quer se trate de sacrificar princípios pela cobiça, por pegar atalhos ou por não fazer a coisa certa por medo de repercussões, esse é um caminho muito perigoso. Você até pode escapar das consequência disso uma ou duas vezes, mas vai alcançá-lo.

Obter resultados não é a imagem completa. Se, por exemplo, um líder governa com mão de ferro e alcança o objetivo final desejado, mas o moral entre o pessoal é baixo e a rotatividade de colaboradores é alta, então essa pessoa pode realmente ser considerada um bom líder?

Uma coisa é certa: a importância de acertar quando se trata de gerenciar colaboradores é a chave para ter algum tipo de equilíbrio em seu local de trabalho.

Lembre-se de que não é sobre você. É sobre como você age com seus colaboradores. Se você realmente quer saber como ser um bom líder, deve pensar seriamente nisso em uma base diária.

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