Franchising | Uma Grande Oportunidade De Negócio14 min read


Franchising não é um negócio em si, mas uma maneira de fazer negócios. É essencialmente um conceito de marketing – um método inovador de distribuição de bens e serviços.

O franchising é uma relação comercial na qual o franqueador (o proprietário do negócio que fornece o produto ou serviço) atribui a pessoas independentes (os franqueados) o direito de comercializar e distribuir bens ou serviços do franqueador e usar o nome comercial por um período de tempo.

É uma relação contínua em que o franqueador fornece um privilégio licenciado para fazer negócios, além de assistência na organização de treinamento, merchandising e gerenciamento em troca de percentual do franqueado.

Franchising é usado para descrever uma série de modelos de negócios, sendo o mais comumente identificado franquia de formato de negócios. Mas existem outros modelos que também dependem das relações de franquia. Esses incluem:

  • Fabricante-Varejista

Onde o varejista como franqueado vende o produto do franqueador diretamente ao público. Por exemplo, concessionárias de veículos novos.

  • Fabricante-Atacadista

Onde o franqueado sob licença fabrica e distribui o produto do franqueador. Por exemplo, engarrafamento de refrigerante.

  • Atacadista / Varejista

Quando o varejista como franqueado compra produtos para venda no varejo de um atacadista franqueador. Frequentemente uma cooperativa de varejistas franqueados que formaram uma empresa atacadista através da qual eles são contratualmente obrigados a comprar, por exemplo, lojas de produtos de hardware e automotivo.

  • Varejista-Varejista

Onde o franqueador comercializa um serviço, ou um produto, sob um nome comum e sistema padronizado, através de uma rede de franqueados. Esta é a franquia de formato de negócios clássico.

As duas primeiras categorias acima são frequentemente referidas como franquias de produtos e marcas comerciais. Estes incluem acordos nos quais os franqueados têm o direito de distribuir o produto de um fabricante dentro de um território específico ou em um local específico, geralmente com o uso do nome de identificação ou marca comercial do fabricante, em troca de taxas ou royalties.

A franquia de formato comercial, no entanto, difere das franquias de produtos e marcas comerciais por meio do uso de um formato ou de um sistema abrangente para a condução dos negócios, incluindo elementos como planejamento de negócios, sistema de gerenciamento, localização, aparência e imagem e bens.

Padronização, consistência e uniformidade em todos os aspectos são marcas da franquia de formato de negócios.

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Como funciona o franchising?

Digamos que você queira administrar uma franquia. Como o processo funciona do seu ponto de vista como franqueado?

A primeira coisa que você precisa fazer é encontrar uma oportunidade. Você pode começar com alguns recursos úteis da Web, como a lista Franchise 500 do Entrepreneur ou o diretório pesquisável de franquias da Franchise Direct.

Tenha em mente que existem muitos tipos diferentes de franchising e o tipo escolhido depende do que você está procurando. O investimento inicial exigido de você pode ser de dezenas de milhares a milhões de reais.

Algumas franquias podem oferecer diferentes níveis de risco e diferentes níveis de recompensa potencial também.

Alguns franqueadores podem oferecer muito apoio aos franqueados, enquanto outros oferecem menos. Alguns são muito estruturados, com muitas regras a seguir, enquanto outros podem permitir mais independência.

Alguns podem exigir que você trabalhe mais horas do que outros. Alguns podem oferecer locais em sua área, enquanto outros exigem que você se mude.

Todas essas coisas afetarão qual oportunidade de franquia é ideal para você, por isso é importante definir seus critérios com antecedência e tr claro em mente o que você está procurando.

Então, quando você identificar algumas possibilidades, precisará avaliar cada uma delas. Certifique-se de entender o modelo de negócios e faça perguntas para descobrir quanto você pode esperar ganhar, quanto treinamento e suporte de marketing é fornecido e assim por diante.

Investir em um Negócio de Franchising

Para investir em uma franquia, o franqueado deve primeiro pagar uma taxa inicial pelos direitos ao negócio, treinamento e equipamento exigido por essa franquia específica.

Quando o negócio começar a operar, o franqueado geralmente pagará ao franqueador um pagamento de royalties em andamento, seja mensal, trimestral ou anual. Esse pagamento é geralmente calculado como uma porcentagem das vendas brutas da operação de franchising.

Após o contrato ter sido assinado, o franqueado abrirá uma réplica do negócio de franquia, sob a direção do franqueador. O franqueado não terá tanto controle sobre o negócio quanto teria sobre seu próprio modelo de negócios, mas poderá se beneficiar do investimento em uma marca de nome já estabelecida.

Controle do Franchising

Geralmente, o franqueador exigirá que o modelo de negócios permaneça o mesmo. Por exemplo, o franqueador exigirá que o franqueado use os uniformes, métodos de negócios e sinais ou logotipos específicos para o próprio negócio.

O franqueado deve lembrar que ele não está apenas comprando o direito de vender o produto do franqueador, mas está comprando o direito de usar um processo de negócios bem-sucedido e testado.

O franqueado geralmente também terá que usar o mesmo preço, ou similar, para manter a publicidade simplificada. Além de usar o modelo de negócios determinado pelo franqueador, o franqueado continuará sendo um proprietário independente da franquia.

Tipos de Franchising

Franchising é uma ótima maneira de se tornar um proprietário de uma pequena empresa. Existem três tipos diferentes de franquias que variam em termos de sua posição, sua entrada no negócio e a quantidade de envolvimento do franqueador.

Os três tipos de franquias são: a franquia de formato de negócios, franquia de distribuição de produtos e franquia de gerenciamento. Cada franquia opera de forma diferente e neste guia você encontrará as diferenças entre os três.

Franchising de formato de negócios

Este tipo de franquia é talvez o que a maioria das pessoas se refere como uma franquia típica. Esse tipo de franquia é quando o franqueador dá os direitos de marcas, nomes comerciais, processos de negócios e o sistema para que o franqueado venda o produto, por uma taxa.

O franqueador está fortemente envolvido em termos de como o serviço é fornecido e o negócio é executado. Este tipo de relação de franquia vem com orientações e expectativas do franqueador que o franqueado tem de aderir.

Há também um contrato / acordo vinculativo entre as duas partes para vincular os dois por um determinado período de tempo. A grande coisa para os franqueados é que o apoio contínuo, aconselhamento e treinamento é dado por franqueadores experientes.

Conselhos e boa formação podem fazer um enorme diferencial para o sucesso de um negócio, portanto, esse é um grande benefício.

A franquia de formato de negócios é o tipo mais popular de sistema de franquia que é escolhido pelos franqueados. Algumas das maiores marcas que aderem a este tipo de franchising são o McDonalds, Dunkin ‘Donuts, Starbucks e KFC.

Você pode dizer até que ponto o franqueador e o franqueado trabalham entre si a partir dessas grandes marcas pela similaridade do produto e serviço em cada filial que você visita.

Por exemplo, se você pedir um Big Mac no Brasil, você pode obter exatamente o mesmo hambúrguer em Londres. Algumas das indústrias mais populares para franquias de formato de negócios são fast food, fitness e restaurantes.

Distribuição de produtos

Esse conceito de franchising é semelhante a um relacionamento fornecedor – distribuidor. O franqueador é responsável por fornecer o produto e o distribuidor é então capaz de vender o produto.

A principal coisa que é dada pelo franqueador é o produto, enquanto que com o formato de negócios inclui treinamento, suporte etc. Com esse tipo de franquia, o franqueado pode ser muito mais independente em termos de não ter a restrição e diretrizes que um formato de negócios franqueado tem.

No entanto, um franqueado de distribuição de produtos ainda precisa seguir certas diretrizes, como vender os produtos em uma base exclusiva ou semi exclusiva. O franqueado tem que pagar taxas pelo uso do nome e marcas registradas da marca e dos produtos que deseja vender.

O método de franquia de distribuição de produtos é usado frequentemente para produtos maiores, como máquinas de venda automática e carros.

Algumas das grandes marcas que usam esse conceito são a Coca Cola e a Ford Company. Curiosamente, embora a franquia de formato de negócios seja a mais popular, a franquia de distribuição de produtos representa, na verdade, o maior percentual do total de vendas no varejo.

Franchising de Gestão

Esta franquia se concentra no franqueado que gerencia a franquia. O gerente não precisa realmente participar do dia a dia do negócio. Esse tipo de franquia seria ideal para alguém com experiência anterior em gerenciamento, pois permite que indivíduos com habilidades transferíveis realmente se apropriem de um negócio e o conduzam ao sucesso.

Habilidades relacionadas a negócios, como ter um talento empreendedor, de preferência da experiência, só o ajudarão na jornada para o sucesso.

Para este tipo de franquia, você também será obrigado a pagar taxas pela capacidade de usar as marcas registradas de uma franquia, e seu foco é no desenvolvimento de negócios, supervisionando os negócios e gerenciando a equipe.

O franchising de gestão é excelente para franquias de revenda, que são franquias compradas de um franqueador existente, uma vez que todas as tarefas e atividades operacionais do dia a dia estão em vigor, incluindo o pessoal.

Pode parecer que você não precisa fazer alterações e é fácil executar uma franquia existente, no entanto, há certas coisas que você precisa considerar. Se a sua franquia escolhida não tiver um bom desempenho, talvez seja necessário implementar mudanças sérias na equipe ou nas operações do dia a dia.

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O papel de um franqueador

Como um franqueador, basicamente, você estará tomando o que funciona e o que funcionou em seu negócio e formalizando esses sistemas e procedimentos para que eles possam ser ensinados e implementados por seus futuros franqueados.

Seu contrato de franquia servirá como o contrato principal pelo qual você concede aos franqueados a licença e o direito de estabelecer e operar seus negócios. Seu papel como franqueador incluirá:

  • Expansão Franqueada

É a expansão de seus negócios, sistemas de negócios, marcas registradas e trade dress que ocorrerá através de seus franqueados.

  • Formalizando seus sistemas

Para alcançar sua expansão franqueada, você estará formalizando e documentando o que funciona em sua empresa e os passos que os franqueados deverão seguir.

Estes sistemas formalizados serão identificados em documentos legais, preparados por advogados especializados na área de franchising.

O Relacionamento Franqueador e Franqueado – Funções e Responsabilidades

Pesquisando para comprar uma franquia? É importante conhecer os detalhes de qualquer negócio, especialmente quando se trata de franchising e familiarizar-se com os papéis e responsabilidades de um franqueador e franqueado.

O relacionamento franqueador e franqueado é um componente vital para a estrutura de negócios de franchising. Como resultado, um relacionamento franqueador e franqueado bem equilibrado é a chave para o sucesso de qualquer negócio de franquia.

Uma boa estrutura de negócios de franquia sempre tem um modelo bem estabelecido. No entanto, é necessário que tanto o franqueador quanto o franqueado sigam as regras e responsabilidades que cada função exige. Não tem certeza do que isso implica? Temos uma lista acessível descrita abaixo.

Os papéis e responsabilidades de um franqueador

  • Assessoria empresarial e papel de apoio

O franqueador é responsável por fornecer treinamento adequado em uma base contínua para os franqueados. Os franqueadores também são responsáveis por fornecer suporte contínuo, seja ouvindo e respondendo a consultas ou fornecendo as ferramentas e os recursos necessários.

O franqueador também desempenha um papel de solução de problemas para quaisquer questões que possam surgir, como dificuldades técnicas com um produto.

  • Concentre-se na expansão e inovação contínuas dos negócios

Um dos muitos benefícios de comprar uma franquia é que o franqueador assume a responsabilidade de inovar e se manter à frente da concorrência. Isso inclui produtos novos e atualizados e monitoramento de concorrentes e tendências do setor.

  • Seja uma máquina bem lubrificada

Uma estrutura de negócios de franchising bem estabelecida desempenha um papel fundamental em ajudar o franqueador e franqueado.

Procedimentos operacionais eficazes e padronizados são necessários para fornecer orientação e unidade em todos os negócios de franquia. É por isso que é importante para o franqueador implementar um sistema que possa ser facilmente adotado por novos parceiros de franquia.

  • Gestão e crescimento da reputação da marca

Um dos outros benefícios de comprar uma franquia é que a empresa já terá uma marca registrada. O franqueador é responsável por manter a reputação, o reconhecimento e o desenvolvimento geral dessa marca. Isso elimina uma das principais etapas na criação de um novo negócio.

Os papéis e responsabilidades de um franqueado

  • Siga o sistema e as operações da franquia

Comprar uma franquia tem suas vantagens, uma das quais é ter um modelo de negócios eficaz configurado. Isso não só elimina a adivinhação para as operações do dia a dia, mas é a base necessária para que o franqueador e o franqueado tenham sucesso juntos!

  • Gerenciar o sucesso e o crescimento do negócio franqueado

Embora o franqueador forneça suporte e recursos gerais para ajudar os parceiros de franquia a serem bem sucedidos, os franqueados ainda são responsáveis por gerenciar seus negócios e garantir seu crescimento.

Assumir a posse de um negócio de franchising é da exclusiva responsabilidade do parceiro de franquia. No entanto, não se esqueça do modelo de negócios abrangente e siga as diretrizes descritas pelo franqueador.

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  • Marketing e defesa da imagem da marca

Enquanto o franqueador é responsável pela gestão da reputação da marca, os franqueados são responsáveis ​​por comercializar seus negócios em suas áreas de mercado.

Os parceiros de franquia também desempenham um papel na proteção e promoção da imagem da marca. Isso geralmente significa cumprir as políticas estabelecidas e buscar aprovação ao implantar quaisquer campanhas de marketing próprias.

Isso cria uma unidade de marca mais forte, que ajuda o franqueado e o negócio como um todo. Tenha em mente que é um esforço coletivo – a equipe de marketing está lá para facilitar o trabalho do franqueado!

Lembre-se de que um relacionamento franqueador e franqueado bem sucedido é aquele que é bem equilibrado por meio de uma comunicação eficaz e eficiente.

No geral, o franqueador fornece orientação e suporte aos franqueados, enquanto assume as nuances do desenvolvimento de negócios e reconhecimento da marca.

Como franqueado, você ainda tem margem de manobra para usar suas habilidades de empreendedor, concentrando-se no crescimento de seu próprio negócio. Não se esqueça do modelo de negócios do franqueador!

Considerando ser seu próprio patrão? Comprar uma franquia é uma ótima maneira de se apropriar de uma empresa sem o estresse de iniciar sozinho.  Um dos maiores benefícios de comprar uma franquia é o suporte que vem junto com ela.

  • Organização

Em seu papel como franqueado, você deve estar preparado para ter muitas responsabilidades. Ao operar o negócio, você provavelmente terá que gerenciar todas as operações diárias envolvidas, incluindo pedidos de suprimentos, reuniões com clientes e fornecedores, preparação de folha de pagamento, resolução de discrepâncias, etc.

Esses são apenas algumas das suas funções dependendo do tipo de negócio que você está executando. É essencial poder organizar todas as suas responsabilidades para que tudo seja feito com precisão e em tempo hábil.

Contanto que você entenda seu papel como um franqueado e faça todos os esforços para realizá-lo completamente, você deve ser capaz de gerenciar uma franquia de sucesso.

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