Durante a rotina de trabalho, organizar uma avaliação de colaboradores pode ser um desafio, devido à falta de tempo ou empenho para a organização e entendimento deste processo.
Por exemplo, frequentemente, os colaboradores de uma empresa não recebem treinamento para realizar uma Avaliação de Desempenho. Por isso, é importante que haja um treinamento antes desse processo. Nesta ocasião, deve ser explicado o que está sendo buscado e o que se espera da avaliação.
Veja 5 aspectos que influenciam sucesso de uma Avaliação de Desempenho:
- Quando as avaliações de desempenho tem um formato muito longo, os colaboradores acabam ficando cansados e sem interesse em responder tudo. Escolha tópicos diretos e úteis, que exijam mais do que uma respostas “Sim” e “Não”. A partir daí, limite o questionário da Avaliação de Desempenho de sua empresa a um total de até dez itens;
- Tente diminuir o quanto for possível o tempo do processo de aplicação da avaliação, pois depois de passar pelos funcionários, ela ainda irá ser enviada para os gestores da empresa. Também não faça a avaliação de forma apressada, pois é preciso de uma análise criteriosa dos itens.
Limite um prazo de uma a dois meses para o processo todo ocorrer, pois se demorar muito tempo tanto os funcionários quanto os gestores podem acabar perdendo o interesse;
- Cuide de enviar vários e-mails com lembretes para os funcionários falando dos prazos e expectativas. Utilize a intranet, o mural de avisos, o jornal interno e qualquer meio disponível para a comunicação da empresa para reforçar para os funcionários os benefícios da avaliação e o por que desse processo é essencial para a empresa;
- Esteja sempre atento ao andamento da avaliação, se está tudo certo ou se algo precisa de suporte;
- Busque sempre tornar tudo mais fácil para os funcionários. Isso também incidirá no tempo.
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