Como Acabar Com O Turnover: Tudo Sobre Retenção De Colaboradores10 min read


Turnover

O índice turnover dos empregados é uma das métricas mais importantes de rastreamento a serem consideradas para fazer a análise da situação da empresa. Sendo assim, este índice não apenas deve ser monitorado, mas trabalhado para que seja reduzido.

Uma taxa pequena de rotatividade é totalmente normal, mas é claro que como um bom gestor você vai querer que esse número se mantenha o mais baixo possível e você deve fazer um trabalho constante para diminuir esse indicativo.

Além da implicação financeira que é bastante marcante, a alta rotatividade possui vários efeitos emocionais, que iremos discutir alguns mais à frente.

Os efeitos financeiros do volume de negócios são realmente bastante assustadores. Algumas estimativas colocam que sejam mais que o dobro do salário inicial do colaborador que resolve sair. Agora imagine isso ocorrendo com muita frequência, como o caixa da empresa poderá ficar abalado.

O problema fica ainda pior quando você está tentando substituir uma função muito especializada, que é mais difícil de fazer o recrutamento.

Contudo, o efeito sobre a moral da empresa é igualmente ou ainda mais devastador. A saída em massa de colaboradores é um dos fatores que favorece a criação na empresa de uma cultura organizacional tóxica, onde os que ficam na empresa pensam em deixar o cargo e não se esforçam ou se importam com o trabalho que realizam.

Infelizmente, muitas empresas operam dessa forma, e por isso, acabam fechando as portas.

Antes de analisarmos como calcular e reduzir o índice turnover, vamos avaliar rapidamente a definição de rotatividade de colaboradores:

Definição de índice turnover:  refere-se ao número ou porcentagem de trabalhadores que deixam uma organização e são substituídos por novos trabalhadores. Medir o turnover é uma ótima maneira de entender por que as pessoas deixam sua empresa e o que você pode fazer para corrigir esses problemas.

Estatísticas de turnover dos funcionários

Turnover

O índice turnover é algo que os líderes não podem ignorar. Confira algumas estatísticas relacionadas a decisão dos colaboradores de deixarem a empresa:

  • Mais de 70% dos colaboradores de alto risco de retenção dizem que pretendem deixar a organização para avançarem em suas carreiras;
  • Mais de um quarto dos colaboradores com alto risco de retenção, possuem alto desempenho e/ ou alto potencial de desenvolvimento de habilidades e competências;
  • 44% dos empregados dizem que considerariam um emprego em outra empresa, caso tivessem um aumento de 20% ou até menos. Para colaboradores que já foram desligados, esse percentual sobe para 59%. Com uma empresa diferente para um aumento de 20% ou menos (para colaboradores ativamente desligados, esse número é de 54%);

Sendo assim, empregados que estão engajados são cerca de 59% menos propensos a procurar um emprego em outra empresa nos próximos 12 meses.

Dessa forma, concentrar-se no envolvimento e crescimento pessoal de seus colaboradores vai trazer motivação e engajamento para as equipes, além de aumento de dividendos para empresa.

E o melhor, as coisas que você precisa fazer são extremamente simples e não precisa um grande orçamento para isso.

Em primeiro lugar, você deve ouvir o que seus colaboradores têm a dizer e não apenas dar feedback a eles, mas incentivá-los a falar como se sentem em relação ao trabalho e o que consideram que pode melhorar suas atividades.

Você pode perguntar-lhes coisas como o que os levariam a deixar a empresa e o que você deve fazer para se certificar que eles irão continuar na equipe. Dessa forma, eles se sentirão importantes e peças chave na organização.

É importante você desenvolver um relacionamento saudável com seus colaboradores, sempre valorizando o bom diálogo e a transparência.

Custos do Turnover

De um modo geral, o turnover custa cerca de 20% do salário anual de um empregado. Contudo, esse percentual pode variar de acordo com a posição do colaborador.

Para cargos mais elevados e especializados que levam um tempo maior para serem preenchidos, o custo do turnover é muito maior. Já para colaboradores que ocupam cargos que possuem muita demanda de profissionais (como vendas, call center e etc.) o prejuízo com o turnover será menor.

Outro problema com o cálculo proveniente da rotatividade dos colaboradores é que há fatores que são difíceis de calcular exatamente o prejuízo em dinheiro, como:

  • Custos associados à contratação (postos de trabalho, entrevistas, testes técnicos, etc.);
  • Custos d0 onboarding (adaptação dos colaboradores na empresa, que demoram cerca de três meses para se tornarem lucrativos à organização);
  • Custos do investimento para formação e treinamento;
  • Tempo que os outros colaboradores irão perder ensinando ou respondendo perguntas dos novatos.

Causas do Turnover

Turnover

Existem muitos fatores que favorecem a rotatividade de colaboradores. Esses motivos estão principalmente ligados com um ambiente de trabalho negativo e tóxico. Confira a seguir alguns motivos que aumentam o turnover:

  • Contratação

Problemas com a contratação de profissionais inadequados também são bastante comuns, representando cerca de 80% do turnover dentro de uma empresa.

É por isso que é tão importante certificar-se de que você tem um processo de contratação incrível, e sempre buscar melhorar o recrutamento.

A primeira etapa, é garantir que a descrição do trabalho feita ao anunciar a vaga inclui tudo aquilo que é necessário, pois dessa forma os candidatos saberão exatamente o que esperar.

Testar os candidatos na prática do trabalho antes de contratá-los também pode ser uma boa técnica para ver como eles irão se sair. Você pode dar a eles um projeto de teste e analisar se a execução está de acordo com o que a empresa espera.

  • Chefes ruins

Outra causa significativa para a rotatividade de colaboradores é um gestor ruim e mal preparado.

Nem todos os gestores são realmente ruins, contudo, muitos deles estão estressados e sobrecarregados e acabam descontando essa carga negativa nos colaboradores, os tratando mal e com desrespeito.

Uma pesquisa realizada com colaboradores que deixaram seus trabalhos apontou que a maioria deles não deixam seus cargos, mas sim seus patrões.

Isso significa que é realmente muito fácil de corrigir esse ponto se os gestores se comprometerem a tratar sua equipe com empatia, respeito e justiça. Ou seja, tratá-los como gostariam de ser tratados.

Como calcular a taxa de rotatividade de funcionários

Temos uma fórmula para calcular o índice turnover, que é:

Por exemplo, suponha que você tenha uma empresa com 200 colaboradores e 30 deles saem ao longo do ano. No início do ano, eles tinham 200 colaboradores, e agora eles têm 195 (você precisa incluir os novos contratados).

Sem título

Maneiras de reduzir o turnover

A maioria das atitudes que realmente funcionam para reduzir o turnover são extremamente simples. Contudo, você precisa saber que este é um compromisso a longo prazo.

Veja 10 ideias que você pode usar para reduzir o turnover em sua empresa:

1. Melhorar o processo de contratação

Como mencionamos acima, de longe a coisa mais importante para atentar é o processo de contratação. Se você contratar os colaboradores certos, que irão se ajustar perfeitamente ao trabalho e cultura da empresa, pode ter certeza que o número de demissões voluntárias irá diminuir.

 

2. Treine seus gerentes

Também mencionamos o quão é difícil para os colaboradores se manterem no emprego se tiverem sob uma má gestão.

Assim, uma maneira fácil de reduzir a rotatividade de colaboradores é treinar os gestores.

Neste sentido, a psicologia pode desempenhar um papel importante no que diz respeito ao desenvolvimento da liderança, além de ajudá-los a manter o equilíbrio emocional mesmo em situações de estresse.

Não esqueça que, muitas vezes, a culpa dos chefes tratarem sua equipe mal é o excesso de trabalho e esgotamento.

 

3. Dê oportunidade para seus colaboradores crescerem

Turnover

O que os colaboradores realmente desejam é ter a autonomia, isto é, saber que possuem o domínio daquilo que realizam e que podem decidir sobre seus projetos.

Você pode dar autonomia a sua equipe, na mesma medida que favorece que eles possam melhorar suas habilidades e competências, promovendo o desenvolvimento profissional de seus colaboradores.

Isto é algo incrível que realmente beneficia os dois lados, pois quanto mais você investe em seus colaboradores mais eles se tornam produtivos e fidelizados à organização.

 

4. Reconheça seus colaboradores

Empresas que passaram a investir em uma cultura de reconhecimento de seus colaboradores obtiveram uma queda de cerca de 30% do índice turnover. Estes dados foram coletados a partir de pesquisas da Bersin, que é um instituto norte-americano especializado em Recursos Humanos.

Estas pesquisas apontam a importância de se criar um caminho tanto para que os gestores elogiem os colaboradores quanto para que os trabalhadores se elogiem e reconheçam uns aos outros.

Mostre a seus colaboradores que eles são valorizados e apreciados, oferecendo reconhecimento em tempo real que celebre seus sucessos e seus esforços. Torne-os especiais, apoiados por uma recompensa tangível, e assim você também será recompensado com sua lealdade.

 

5. Seja flexível

O equilíbrio entre vida profissional e vida pessoal é uma das partes mais importantes de manter seus colaboradores satisfeitos, saudáveis e produtivos.

Sendo assim, ao oferecer a sua equipe opções flexíveis de horário e entrega de demandas, você fornecerá a eles uma vida mais agradável e sem a pressão típica dos ambientes corporativos. Certamente, a produtividade de sua equipe irá apresentar crescimento.

Percebemos que com o avanço das tecnologias, mais e mais empresas estão aderindo a flexibilidade, o que significa que se você ainda não implantou em sua empresa, pode acabar ficando para atrás em relação a seus concorrentes.

 

6. Solicite feedbacks frequentes

Muitas empresas ainda utilizam a Avaliação de Desempenho uma vez por ano. Sendo assim, essa é a única oportunidade em que os colaboradores recebem o feedback e também podem falar como se sentem.

Isso é um grande erro, pois os colaboradores querem se sentir ouvidos e perceber que a opinião dada por eles importa.

Uma ótima maneira de reduzir o turnover é solicitar  feedback com frequência de sua equipe, e mais do que isso, trabalhar em cima do que eles falam e dos problemas que você perceber certa tendência e recorrência.

Se você solicitar o feedback e não fizer nada, seus colaboradores irão se sentir enganados. Portanto, ouvir ativamente e genuinamente cuidar do bem-estar de seu equipe vai garantir que a rotatividade de seus colaboradores fique baixa.

7. Manter a compensação e os benefícios atualizados

Certifique-se de que você está pagando aos empregados o salário justo para seu trabalho e esta oferecendo benefícios competitivos, ao contrário, quem pode culpá-los por abandonar você?

Isso pode parecer besteira, mas você ficaria surpreso com a baixa quantidade de empresas que realmente traçam uma linha paralela entre aumento de trabalho e responsabilidades com valorização financeira e benefícios.

8. Fornecer uma visão inclusiva

Um fator chave no envolvimento dos colaboradores e felicidade, de acordo com especialistas, é fornecer propósito e significado em seu trabalho. Oferecer aos colaboradores uma visão forte de metas para seu trabalho e aumentar seu senso de peça fundamental à sua organização.

9. Demonstrar e cultivar respeito

Finalmente, não esqueça do respeito quando se trata de criar uma cultura organizacional saudável. Na verdade, em um estudo de 2016, o respeito no local de trabalho revelou-se um fator-chave no volume de negócios. Encontre maneiras de cultivar e nutrir o respeito em seu local de trabalho e ele vai proporcionar uma maior retenção de funcionários.

10. Ofereça um plano de carreira

Eis um objetivo desafiador para as empresas que ainda não possuem essa filosofia. Assim que possível, a oportunidade de crescimento profissional deve ser disponibilizada ao colaborador, acompanhada das formas de alcançá-lo.

 

O que você faz para calcular o índice turnover em sua empresa? Você possui alguma dica para compartilhar conosco? Conte para nós nos comentários!

Turnover