O que é o engajamento dos funcionários?
O engajamento é o compromisso emocional que um empregado tem para com uma organização. Muitas vezes, as pessoas confundem o envolvimento com a felicidade ou satisfação do empregado e, embora esses dois fatores estejam bastante próximos, esta não é necessariamente a definição correta.
A definição de engajamento é muito mais complexa do que isso e requer uma visão mais completa da vida de um colaborador no trabalho.
Esse compromisso vem de como os objetivos e valores pessoais de um funcionário estão alinhados com os objetivos e valores da organização.
Definição de engajamento dos funcionários
Quando os funcionários estão envolvidos, eles não estão lá somente pelo dinheiro, eles estão lá porque se importam e realmente querem que a empresa tenha sucesso, estando dispostos a trabalhar duro para isso.
Como Medir o engajamento dos funcionários
A forma mais comum de definir o quanto o funcionário está engajado em sua função é a partir do uso de avaliações e pesquisas.
Este é o primeiro passo que o bom gestor dá para melhorar o desempenho dos colaboradores de sua organização.
Essas avaliações são processos projetados com a finalidade específica de medir o engajamento dos colaboradores, usando para isso estatísticas que buscam mensurar os níveis de comprometimento.
Quanto mais rápido os dados sejam coletados e exibidos melhor será para a organização, em especial para o departamento de Recursos Humanos.
Atualmente, há softwares que tornam todo o processo mais fácil e rápido, pois geram automaticamente gráficos e estatísticas a partir das informações coletadas. Mais rápido você pode coletar os dados e exibi-los, o que é melhor para o seu departamento de RH.
Por que as empresas devem trabalhar para melhorar o engajamento dos funcionários?
Não há melhor razão para melhorar o engajamento do que o fato de que ele vai tornar sua empresa mais bem sucedida, e isso implica em dizer lucrativa e competitiva em relação a seus concorrentes.
O retorno sobre o investimento de ter funcionários engajados pode acabar fazendo sua empresa economizar milhões por ano.
As métricas sendo medidas permitirão que as empresas identifiquem pontos fracos e, antes que seja tarde, transforme essas variáveis em pontos fortes.
As empresas que dispensam um tempo para avaliar seus funcionários, fazem com que sua imagem e cultura organizacional sejam mais sólidas e fortes. Estas organizações figuram constantemente entre os melhores lugares para se trabalhar.
Quando os colaboradores vêm em primeiro lugar, o sucesso flui naturalmente. Dar aos funcionários uma voz, dando-lhes a autonomia de exercerem a sua criatividade e serem inovadores é essencial para que qualquer organização seja bem sucedida.
Benefícios de medir o engajamento dos funcionários
É certo que funcionários engajados são mais produtivos. Isso porque eles entendem o motivo por trás do seu trabalho e, por isso, encontra alegria e satisfação no que fazem.
Nada melhor do que funcionários que vestem a camisa da empresa, se tornando verdadeiros embaixadores da organização. Dessa forma, eles ficam mais propensos a se destacarem e a recrutar outros funcionários motivados que se encaixarão adequadamente dentro da cultura da empresa.
Funcionários engajados são sinônimo de sucesso no negócio. Veja um trecho do livro “Ganhe mais dinheiro fazendo seus funcionários felizes”:
“Um estudo da Organização Jackson mostra que as empresas que efetivamente apreciam o valor do empregado desfrutam de um retorno sobre o patrimônio e os ativos mais que o triplo que a experimentada por empresas que não o fazem”.
Veja 10 variáveis que você precisa considerar para aumentar o envolvimento de seus funcionários
Há dez componentes que um bom gestor precisa mensurar. Estes fatores devem ser considerados tanto na contratação quanto no decorrer do trabalho do colaborador.
Se você conseguir melhorar aquilo que já é bom, certamente você criará uma cultura organizacional forte em sua organização. E isso é uma característica dos verdadeiros líderes. Vejamos:
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Reconhecimento
A falta de reconhecimento é a principal razão para que os colaboradores deixem seus empregos. Isso acontece, pois mesmo as ações criativas e lucrativas realizadas por eles são tratadas como “nada nais que a sua obrigação” e não lhe rendem nenhum tipo de reconhecimento emocional ou financeiro.
Dessa forma, não há o engajamento e diversos estudos e pesquisas em Recursos Humanos já comprovaram que empresas que possuem cultura forte e funcionários engajados possuem um menor índice turnover (rotatividade).
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Feedback
Funcionários anseiam pelo feedback, isto é, pelo retorno que seus superiores lhe dão que irão colocá-los no caminho certo ou reconhecer seus esforços na organização.
Muitas vezes, os gestores ficam relutantes externar críticas construtivas aos funcionários, temendo que isso pode perturbar ou desmotivá-los.
Para que isso não ocorra, é preciso que junto com o feedback negativo venha a solução do problema e formas para melhorar o desempenho do colaborador.
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Felicidade
É importante manter um olho sobre a felicidade do seu empregado dentro e fora do trabalho, pois funcionários mais felizes são 12% mais produtivos e são mais apaixonados pelo trabalho.
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Crescimento pessoal
Os funcionários querem crescer dentro e fora do trabalho. Os seres humanos são realmente motivados para ter autonomia, domínio e propósito. Isso tudo está incluso do crescimento tanto pessoal, quanto profissional.
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Satisfação
Os empregados precisam estar satisfeitos com o que estão fazendo. Isso inclui tanto o lado financeiro (salários e benefícios) quanto a felicidade e prazer em desempenhar determinada função.
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Bem estar
O estresse é, atualmente um dos principais motivos que fazem com que os colaboradores se afastem do trabalho.
Sendo assim, empregados mentalmente saudáveis possuem mais energia para ter um bom desempenho no trabalho. Comer e dormir bem, juntamente com o exercício, irá dar a seus colaboradores a disposição necessária para que eles se sobressaiam no trabalham e sejam mais produtivos.
Sendo assim, nunca permita que eles pulem a hora do almoço para trabalhar e fiquem até bem mais tarde. E também, você como gestor, não deve fazer isso, para que eles não se sintam obrigados em seguir seu exemplo.
Pense sempre no seguinte: meu empregado estaria disposto a recomendar nossa empresa como um bom lugar para se trabalhar?
Como falamos anteriormente, funcionários “embaixadores” fazem com que o recrutamento de novos funcionários tenha mais rendimento, além de fortalecer a cultura da empresa.
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Relacionamento com os administradores
Ter um bom relacionamento com a gestão vai permitir que os funcionários desempenhem suas funções de forma mais fácil e feliz.
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Relacionamento com colegas
Ao se sentir parte integrante e importante de uma equipe de trabalho, certamente o engajamento e a motivação fluem normalmente nos colaboradores.
Por isso, favoreça a otimização da comunicação no interior das equipes de trabalho. Faça reuniões constantes e dê voz para os funcionários expressarem suas opiniões e fazerem suas colocações.
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Alinhamento com a empresa
É importante saber como os funcionários se sentem sobre a missão, valores fundamentais, e a direção da empresa. Isto ajuda com envolvimento e dá sentido claro a razão pela qual eles estão na organização.
Usando um software de Avaliação de Desempenho, é possível identificar tudo isso e traçar planos e metas que incluam o objetivo dos funcionários e dos gestores.
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Avaliação de Desempenho
A Avaliação de Desempenho é uma maneira eficaz de manter as suas iniciativas em execução durante todo o ano de trabalho. No final do calendário anual ou a cada trimestre, você deve reunir com os funcionários para avaliar o que deu errado e o que foi bem sucedido a partir nas metas traçadas no processo de revisão.
A Avaliação de Desempenho também fornece uma grande flexibilidade com a comparação de dados, permitindo que os gerentes visualizem quais os departamentos que mais precisam de ajuda.
Mais importante, o processo permite que se recolha o feedback dos funcionários sobre a forma como as coisas podem ser melhor.
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