Saiba como evitar ações trabalhistas2 min read


Aprenda como manter seus empregados sempre satisfeitos e não ter dor de cabeça com ações trabalhistas.

Ações trabalhistas

Ações trabalhistas são temidas para a maior parte dos empregadores, senão por todos. Na busca pelos seus direitos, trabalhadores que se sentem diminuídos ou que acreditam que foram demitidos injustamente, buscarão por ações de acordo com a lei que os protege. Algumas formas de prevenir que ocorram são consagradas e adotadas pela maioria.

Por isso, as leis trabalhistas devem ser  observadas para não dar margem a estas ações, benefícios devem ser proporcionados a fim de que os colaboradores se sintam valorizados e o cuidado com a documentação deve ser rigoroso e detalhado. Mas, tudo isso pode não ser o suficiente para evitar uma ação trabalhista.

O modelo de gestão utilizado pela empresa pode definir se o colaborador abrirá uma ação trabalhista ou não. A maneira como o gestor conduz sua equipe e aborda problemas e resoluções pode fazer toda a diferença no futuro profissional do empregado e da empresa.

Relacionamentos interpessoais ainda são a maior causa de conflito no convívio diário. As pessoas permanecem muito mais tempo em contato com quem pouco conhecem em seu ambiente de trabalho do que em sua casa, com aqueles que amam. Importante que a boa gestão prevaleça para que, motivado, o colaborador produza e permaneça satisfeito.

A Avaliação de Desempenho é o segredo para evitar ações trabalhistas

Uma ferramenta que auxilia na gestão e previne ações trabalhistas é a Avaliação de Desempenho. Através deste instrumento, os recursos humanos de sua empresa terão subsídios para identificar os gaps e de forma preventiva, trabalhar junto com as lideranças para saná-los. A comunicação com o gestor e subordinados se torna mais efetiva, fugindo da subjetividade, ampliando o olhar e entendimento para casos diversos.

Há muitas formas de utilizar uma avaliação de desempenho na empresa. Questionários mais direcionados, com foco nas entregas por cargo e os objetivos institucionais farão toda a diferença ao final deste processo.

Clique Aqui e saiba como implementar a Avaliação de Desempenho em sua empresa de maneira prática e rápida.

Com as ferramentas corretas e uma gestão satisfatória, as ações trabalhistas serão reduzidas e até mesmo zeradas do histórico do seu empreendimento.