Como o Yahoo mantém seus colaboradores engajados2 min read


Desde construir um ambiente vibrante na empresa, até fornecer refeições gratuitas. O Yahoo tem feito sucesso no cenário corporativo por suas iniciativas para aumentar o engajamento interno.

Não foi uma surpresa quando a empresa de tecnologia ganhou o prêmio de Excelência em Engajamento de Funcionários (Excellence in Employee Engagement) do HR Excellence Awards 2015.

Engajamento Funcionários

Motivar Colaboradores

A empresa se empenha em melhorar a saúde e o bem estar dos colaboradores, enquanto constrói um ambiente de inovação, mas ao mesmo tempo criando um contexto de colaboração, integrando cada departamento da Yahoo. Com um objetivo único: motivar colaboradores.

A empresa organiza eventos de entretenimento e atividades para engajar colaboradores e também seus familiares. No Dia da Família, por exemplo, o Yahoo faz um evento para todos colaboradores e familiares dentro da sede da empresa.

Os programa oferecidos aos colaboradores incluem  workshops para gerenciar o estresse, palestras sobre saúde, vacinas grátis contra gripe, entre outros. Veja aqui cinco dicas de como manter seus colaboradores motivados.

Yahoo-Barcelona
Escritório da Yahoo em Barcelona, na Espanha

O vice-presidente de Recursos Humanos do Yahoo, Vineet Gambhir, acredita que todos os programas de engajamento devem ser criados com base no respeito ao colaborador. “Iniciativas de engajamento são como salas diferentes da casa: algumas são direcionadas para um grupo específico de colaboradores e outras mais gerais, cada uma com um objetivo diferente”, diz Gambhir.

“Respeito é o que os colaboradores procuram, e respeito é o que eles querem em seu próximo passo na carreira. Mudança de cargo, alteração salarial e as responsabilidades são todas manifestações de uma necessidade de respeito. O princípio universal subjacente comum é o respeito”, afirma.

Iniciativas de Engajamento

A empresa tem um time dedicado à criar iniciativas de engajamento nos departamentos. Tudo que envolva melhorias no espaço físico, por exemplo, passa também pelo time, desde a construção de uma academia de ginástica para os colaboradores, até uma nova área de convívio.

O engajamento profundo e o senso de solidariedade são marcas dos colaboradores do Yahoo, segundo o organizador da premiação. “Respeite os seus ex-colaboradores e possíveis colaboradores da mesma forma que você respeita os atuais”, sugere Gambhir.