Desenvolvimento Organizacional | Aumentando A Eficiência Da Sua Empresa15 min read


O que é desenvolvimento organizacional e por que o termo está tão profundamente entrelaçado com a mudança?

Há poucas palavras que causam medo tão rapidamente quanto a palavra mudança. Apesar de ser indutor de ansiedade, são as organizações que abraçam a mudança que sobrevivem.

No entanto, aqueles que permanecem estagnados muitas vezes falham. Como Benjamin Franklin disse uma vez: “Sem crescimento e progresso contínuos, palavras como melhoria, realização e sucesso não têm significado”.

O desenvolvimento organizacional é um tópico amplo com muitas facetas. Por isso, é difícil atribuir uma definição abrangente.

Beckhard define o conceito como todas as intervenções usadas para aumentar a eficácia e a saúde da organização.

Tolbert e Hanafin baseiam-se nisso argumentando que o objetivo do desenvolvimento organizacional é atender às necessidades humanas e organizacionais.

Uma definição de Cheung-Judge e Holbeche identifica o desenvolvimento organizacional como um campo de conhecimento para guiar o desenvolvimento da eficácia organizacional, especialmente durante a mudança.

Assim como um médico trata um paciente doente, o desenvolvimento organizacional utiliza um diagnóstico informado para facilitar a mudança intencional.

Para uma organização projetar um plano de desenvolvimento organizacional eficaz, ela precisam entender o que impulsiona sua organização que é única.

Por exemplo, aos olhos dos colaboradores, que mudanças e melhorias são necessárias? O que pode ser feito para aumentar o comprometimento, a motivação e o desempenho dos colaboradores? A resposta a essas perguntas pode ser encontrada em uma pesquisa de eficácia organizacional personalizada.

Processo de Desenvolvimento Organizacional

O processo do desenvolvimento organizacional começa quando uma organização reconhece que existe um problema que afeta a missão ou a saúde da organização e a mudança é desejada.

Também pode começar quando a liderança tem uma visão diferente e melhor impulsionar a organização. Uma organização nem sempre precisa estar com problemas para implementar as atividades de desenvolvimento.

Uma vez tomada a decisão de mudar a situação, o próximo passo é avaliar a situação para compreendê-la completamente. Essa avaliação pode ser conduzida de várias maneiras, incluindo revisão de documentação, sensoriamento organizacional, grupos focais, entrevistas ou levantamentos.

A avaliação pode ser conduzida por especialistas externos ou por membros da organização. Depois que a situação é avaliada, definida e entendida, o próximo passo é planejar uma intervenção.

O tipo de mudança desejado determinaria a natureza da intervenção. As intervenções podem incluir treinamento e desenvolvimento, intervenções em equipe, como a formação de equipes para a administração ou colaboradores ou o estabelecimento de equipes de mudança, intervenções estruturais ou intervenções individuais.

Uma vez planejada a intervenção, ela é implementada. Durante e após a implementação da intervenção, dados relevantes são coletados.

Os dados coletados seriam determinados pelas metas de mudança. Por exemplo, se a intervenção fosse treinamento e desenvolvimento para colaboradores individuais ou para grupos de trabalho, os dados a serem coletados mediriam mudanças no conhecimento e nas competências.

Esses dados são usados para determinar a eficácia da intervenção. É relatado aos tomadores de decisão da organização. Eles determinam se a intervenção atingiu seus objetivos.

Se a intervenção atingir seus objetivos, o processo pode terminar, o que é representado pelo aumento da barra de desenvolvimento. Caso contrário, a decisão é tomada para continuar o ciclo, planejar e executar outra intervenção ou para finalizá-la.

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Características do Processo

O desenvolvimento organizacional é uma estratégia educacional para trazer mudanças planejadas. O conceito de mudança planejada faz com que seja diferente de outras abordagens de mudança nas organizações. Conheça algumas características deste processo.

  • Engloba toda a organização

Essa alteração abrange toda a organização para que ela possa responder à mudança de forma eficaz. O processo tende a garantir que todas as partes da organização são bem coordenadas, a fim de resolver os problemas e as oportunidades que são trazidas pela mudança.

  • Mudança de longo alcance

O desenvolvimento organizacional é um processo de longo prazo. Pode levar meses ou anos para implementá-lo. Ele nunca se destina a ser um arranjo ou medida paliativa.

  • Orientação de sistemas

O processo é voltado para vários grupos da organização e suas interações entre si. Ele está preocupado com relações formais, bem como informais ou sociais. Igualmente com estruturas de grupo, processos e atitudes. Enfatiza as relações entre os grupos, mas não nos próprios grupos.

  • Agente de mudança

Serviços de especialistas externos geralmente são contratados para implementar o processo. Neste caso, os programas faça você mesmo são desencorajados.

Quando o agente de mudança principal é um consultor de fora da organização, ele pode operar de forma independente, sem vinculação com a hierarquia organizacional e política da organização.

O gestor de pessoal é o agente interno da organização que coordena o programa, juntamente com o agente externo.

Como o agente externo também trabalha com a administração, existe uma relação de três vias entre o gestor de pessoal, a administração e o consultor externo, à medida que desenvolvem o programa de desenvolvimento. Muito raramente, um agente interno de mudança é utilizado pela organização para encaminhar o processo.

  • Solução de problemas

O processo enfatiza a resolução de problemas, em vez de apenas discussão teórica dos problemas. O foco são questões reais, contínuas, em vez de teóricas ou artificiais.  É chamado de pesquisa de ações e é uma característica muito importante do processo.

  • Aprendizagem experiencial

Nas abordagens tradicionais, o treinamento era oferecido aos participantes por meio de palestras e métodos de discussão, nos quais as pessoas falavam apenas sobre ideias abstratas.

Mas no desenvolvimento organizacional, particularmente a lição é absorvida experimentando no ambiente de treinamento os problemas humanos que enfrentam no trabalho.

Essa abordagem tende a produzir mais comportamentos alterados do que a abordagem tradicional. A teoria também é necessária e desejável, mas o teste final é como ela se aplica na prática real. Essas respostas são fornecidas pelo processo.

  • Gestão colaborativa

Em contraste com a estrutura de gestão tradicional, onde os pedidos são emitidos em níveis superiores e simplesmente realizados por níveis abaixo, o desenvolvimento enfatiza a colaboração entre os níveis. As organizações são vistas em uma perspectiva de sistemas.

  • Processo de grupo

Neste processo é feito um esforço para melhorar as relações interpessoais, abrir canais de comunicação, construir confiança e encorajar a resposta aos outros.

Para tanto, se baseia em processos de grupo, como discussões, conflitos entre grupos, confrontos e procedimentos para cooperações.

  • Cultura organizacional

O processo pressupõe que a cultura de cada organização é diferente. A suposição de que uma determinada solução pode ser aplicada aos problemas de todas as organizações geralmente não é feita no processo de desenvolvimento organizacional.

Em vez disso, a cultura de cada organização deve ser entendida e as relações consistentes com essa cultura devem ser desenvolvidas.

  • Feedback

O feedback é dado a todos os participantes sobre si mesmos, o que lhes fornece uma base para as suas próximas atividades. Eles geralmente baseiam suas decisões nesses dados concretos.

Com a ajuda de feedback de informações, os colaboradores serão incentivados a compreender uma situação e tomar uma ação auto corretiva antes que alguém lhes diga o que fazer.

  • Situacional e contingência orientada

O processo é flexível e pragmático, adaptando as ações para atender necessidades específicas. Embora alguns agentes ocasionais de mudança possam ter de impor uma única melhor maneira ao grupo, geralmente há discussão aberta de várias alternativas melhores, em vez de uma única maneira melhor.

  • Team Building

O objetivo básico é construir um melhor trabalho em equipe em toda a organização. O processo tenta amarrar todos os grupos, pequenos e grandes, trabalhando na organização, juntos para formar um grupo integrado e cooperativo.

Se algum grupo tiver algumas diferenças, o desenvolvimento organizacional ajudará a descobrir as formas de resolver as diferenças. O resultado do trabalho em equipe irá se tornar ainda mais eficaz.

Etapas do Desenvolvimento Organizacional

Conheça as sete principais etapas do processo de desenvolvimento organizacional, ou seja:

  • Diagnóstico inicial;
  • Coleta de dados;
  • Feedback de dados;
  • Estratégia de planejamento;
  • Intervenção;
  • Formação de equipe e
  • Avaliação.

Diagnóstico inicial do problema

Na primeira etapa, a gerência deve tentar descobrir uma visão geral da situação para encontrar o problema real. A alta administração deve se reunir com os consultores e os especialistas para determinar o tipo de programa necessário.

Somente na primeira etapa, os consultores encontrarão várias pessoas na organização e as entrevistarão para coletar algumas informações.

Coleta de dados

Nesta etapa, o consultor fará as pesquisas para determinar o clima da organização e os problemas comportamentais dos colaboradores.

O consultor se reunirá com grupos de pessoas fora de seu ambiente de trabalho para obter algumas respostas às perguntas, tais como:

  • Quais condições de trabalho específicas contribuem mais para a eficácia na realização das tarefas?
  • Que tipo de condições interferem em sua eficácia no trabalho?
  • Que mudanças gostariam de fazer no trabalho?

Feedback de dados e confrontação

Os dados que foram coletados na segunda etapa serão entregues aos grupos de trabalho, aos quais será atribuída a tarefa de revisá-los. Quaisquer áreas de discordância serão mediadas entre si e serão estabelecidas prioridades para mudança.

Estratégia de planejamento

Nesta etapa, o consultor sugerirá a estratégia de mudança. Ele tentará transformar o diagnóstico do problema em um plano de ação apropriado, envolvendo as metas gerais de mudança, a determinação da abordagem básica para atingir esses objetivos e a sequência do esquema detalhado para implementar a abordagem.

Intervenção no sistema

Intervir no sistema refere-se às atividades programadas planejadas durante o curso de um programa de desenvolvimento organizacional.

Essas atividades planejadas trazem certas mudanças no sistema, que é o objetivo básico do desenvolvimento. Pode haver vários métodos através dos quais um consultor externo intervém no sistema, como educação e treinamento em laboratório, consulta de processo, desenvolvimento de equipe, etc.

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Team Building

Durante todo o processo, o consultor incentiva os grupos a examinar como eles trabalham juntos. O consultor irá educá-los sobre o valor da comunicação livre e da confiança como elementos essenciais para o funcionamento do grupo.

O consultor pode ter gerentes de equipe e seus subordinados para trabalhar juntos como uma equipe em sessões de desenvolvimento organizacional para incentivar ainda mais a formação de equipes.

Após o desenvolvimento de pequenos grupos, pode haver desenvolvimento entre grupos maiores, que incluem várias equipes.

Avaliação

O desenvolvimento organizacional é um processo muito longo. Portanto, há uma grande necessidade de um monitoramento cuidadoso para obter um feedback preciso sobre o que está acontecendo após o início do programa.

Isso ajudará a fazer as modificações adequadas sempre que necessário. Para avaliação do programa, o uso de sessões críticas, a avaliação dos esforços de mudança e a comparação dos padrões comportamentais pré e pós-treino são bastante eficazes.

As etapas do desenvolvimento organizacional fazem parte de todo um processo, portanto, todas elas precisam ser aplicadas se uma empresa espera obter todos os benefícios do plano.

Uma organização que aplica apenas alguns passos e deixa os outros ficará desapontada com os resultados.

Importância do Desenvolvimento Organizacional

O desenvolvimento organizacional é o uso de recursos organizacionais para melhorar a eficiência e expandir a produtividade. Ele pode ser usado para resolver problemas dentro da organização ou como uma maneira de analisar um processo e encontrar uma forma mais eficiente de fazê-lo.

Implementar o desenvolvimento organizacional requer um investimento de tempo e dinheiro. Mas quando você entende sua importância, percebe que os custos são justificáveis.

Mudança Organizacional

O processo de desenvolvimento organizacional identifica áreas de operações da empresa onde a mudança é necessária. Cada necessidade é analisada e os efeitos potenciais são projetados em um plano de gerenciamento de mudanças.

O plano descreve as maneiras específicas pelas quais a mudança melhorará as operações da empresa, que serão afetadas pela transição e como ela pode ser implementada de maneira eficiente para os colaboradores.

Sem o desenvolvimento organizacional como parte do gerenciamento de mudanças, uma empresa teria dificuldade em desenvolver programas eficazes de gestão das transformações.

Crescimento

O desenvolvimento organizacional é uma ferramenta importante na gestão e planejamento do crescimento corporativo. Uma análise de desenvolvimento organizacional reúne projeções de vendas e demanda do consumidor para ajudar a determinar a taxa de crescimento da empresa.

Essas informações são usadas para alterar o plano de negócios da empresa e planejar a expansão e o uso de recursos, como pessoal e rede de distribuição, para acomodar o crescimento futuro.

Processos de trabalho

Quando uma empresa está envolvida no desenvolvimento organizacional, analisa processos de trabalho para eficiência e precisão. Quaisquer medidas de controle de qualidade necessárias para atingir os padrões da empresa são colocadas em prática.

Os avaliadores analisam processos duplicados, ou processos que podem ser combinados para maior eficiência, desenvolvem e implementam planos detalhados sobre como melhorar os métodos.

Inovação de Produto

A inovação de produtos requer a análise de vários tipos de informação para obter sucesso. O desenvolvimento organizacional é essencial para a inovação de produtos, pois pode ajudar a analisar cada elemento do desenvolvimento do produto e criar um método para usá-lo efetivamente.

Alguns dos processos que se reúnem no desenvolvimento organizacional para auxiliar na inovação de produtos são análise competitiva, desenvolvimento de tecnologia, preferências do consumidor, pesquisa de mercado alvo, análise de capacidades de fabricação e patentes e marcas registradas.

Principais Benefícios do Desenvolvimento Organizacional

Sua organização poderia se beneficiar de alta eficiência e aumento de produtividade? Com certeza! Uma boa maneira de alcançar esses resultados e uma miríade de outros benefícios é através do desenvolvimento organizacional.

Consiste na prática de mudanças sistemáticas e planejadas nas crenças, atitudes e valores dos colaboradores para o crescimento individual e da empresa.

O objetivo do desenvolvimento é permitir que uma organização responda melhor e se adapte às mudanças do mercado e aos avanços tecnológicos. Conheça alguns benefícios, da melhoria contínua ao aumento dos lucros.

Melhoria contínua

Empresas que se envolvem no desenvolvimento organizacional comprometem-se a melhorar continuamente seus negócios e ofertas.

O processo cria um ciclo contínuo de melhoria, pelo qual as estratégias são planejadas, implementadas, avaliadas, aprimoradas e monitoradas.

Este processo é uma abordagem proativa que abrange a mudança interna e externa e a alavanca para a renovação.

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Comunicação aumentada

Uma das principais vantagens é o aumento da comunicação, feedback e interação dentro da organização. O objetivo de melhorar a comunicação é alinhar todos os colaboradores aos objetivos e valores compartilhados da empresa.

A comunicação sincera também leva a um maior entendimento da necessidade de mudança dentro da organização. A comunicação é aberta em todos os níveis da organização e o feedback relevante é compartilhado de forma recorrente para aprimoramento.

Desenvolvimento do colaborador

O desenvolvimento organizacional se concentra no aumento da comunicação para influenciar os colaboradores a realizar as mudanças desejadas.

A necessidade de desenvolvimento de colaboradores deriva de constantes mudanças no setor e no mercado. Isso faz com que uma organização aprimore regularmente as habilidades do seu potencial humano para atender às crescentes exigências do mercado.

Isso é alcançado por meio de um programa de aprendizado, treinamento, aprimoramento de habilidades / competências e melhorias no processo de trabalho.

Melhoria de produtos e serviços

Um dos principais benefícios do desenvolvimento organizacional é a inovação, que leva ao aprimoramento de produtos e serviços.

A inovação é alcançada através do desenvolvimento de colaboradores, que se concentra em recompensar os sucessos e impulsionar a motivação e o moral.

Nesse cenário, o engajamento é alto, levando ao aumento da criatividade e inovação. O desenvolvimento organizacional também aumenta a inovação de produtos usando análise competitiva, pesquisa de mercado e expectativas e preferências do consumidor.

Aumento do lucro

O desenvolvimento organizacional afeta a linha de fundo em uma variedade de maneiras. Através da inovação e produtividade elevadas, a eficiência e os lucros são aumentados.

Os custos também são reduzidos, minimizando a rotatividade de colaboradores e o absenteísmo. À medida que o processo alinha os objetivos e se concentra no desenvolvimento, a qualidade do produto / serviço e a satisfação do colaborador aumentam.

A mudança de cultura para uma melhoria contínua já é por si só uma vantagem distinta no mercado competitivo.

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