Ser um bom líder e ter a responsabilidade pelo bem-estar e sucesso de muitas pessoas é uma grande responsabilidade a assumir. Gerir o seu próprio trabalho e seus colaboradores e ter certeza que a equipe está trabalhando de forma coesa são desafios que nem todos estão aptos a alcançar. Mesmo se ler toneladas de artigos de liderança, ele ainda pode sentir como uma tarefa colossal.
Nós entendemos. E, por isso, montamos este guia passo a passo para ensinar-lhe exatamente como ser um bom líder com quem os funcionários vão amar trabalhar e irão se inspirar.
O que é liderança?
Exercer liderança dentro de uma organização é estabelecer uma visão clara, e depois orientar sua equipe para trabalhar a partir dessa visão, a capacitando e treinando com grandeza.
Sendo assim, o líder é aquele profissional que permanece calmo durante uma crise, ficando sempre focado em seu objetivo final.
Para ser um bom líder, é preciso ter grande poder de comunicação, respeito, humildade e paixão pelo que faz.
Muitas pessoas são líderes natos. Mas, é possível que esta característica seja desenvolvida ao longo do tempo, através da orientação adequada. Os melhores líderes estão sempre aprendendo e buscando melhores maneiras de desenvolver as habilidades de seus colaboradores.
Isso acontece, pois os líderes tem consciência de que muitas pessoas estão contando com ele e se inspirando em seu trabalho.
Certamente, este é um trabalho difícil, que requer um equilíbrio entre os estilos de personalidade, conflitos e interesses de todos os envolvidos.
Introdução à Liderança
Ser um bom líder é a parte mais importante de ter uma equipe engajada e produtiva. Então, é preciso começar a pensar sobre o Retorno Sobre o Investimento (ROI) que está diretamente ligado ao envolvimento dos colaboradores e sobre a importância do papel do gestor nos resultados financeiros da empresa.
Se o gestor não é eficiente, muito potencial é desperdiçado por erros bobos. Dessa forma, tanto os colaboradores quanto a empresa ficam insatisfeitos e frustrados.
Como líder faça sua equipe ser melhor
Uma das melhores partes de conselho para os gestores é mudar seu foco para longe de si e redirecioná-lo para a sua equipe.
Há um conceito chamado de “liderança servidora“, originalmente cunhado em um ensaio de 1970. Neste ensaio esta liderança que está sempre pronta a servir é descrita como um sentimento natural em que satisfazer seus colaboradores e clientes vêm em primeiro lugar, pois também se trata de uma satisfação pessoal.
A diferença se manifesta no cuidado tomado pelo líder em tornar como prioridade as necessidades dos colaboradores.
Os melhores líderes entendem que é sua equipe quem irá conduzir o seu sucesso. E a sua missão é garantir e trabalhar para que os colaboardores desenvolvam suas carreiras e sejam bem sucedidos.
Uma 2015 pesquisa da Gallup descobriu que cerca de 50% dos 7.200 profissionais entrevistados deixou um emprego “para ficar longe do seu chefe”.
Em seu livro, Andy Grove apresenta 5 passos para resgatar um colaborador desmotivado:
- Encontrar com eles, o mais rápido possível, e perguntar o motivo da desmotivação;
- Ouvir atentamente que eles tem a dizer e ponderar suas colocações;
- Encontrar maneiras claras para ajudar a mudar as coisas para eles para fazer as coisas melhor;
- Acompanhar e implementar as mudanças que você disse que faria rapidamente;
- Ainda que você os perca para outro departamento, você ainda poderá fazer com que esses profissionais continuem na empresa. Como você sabe, o índice turnover, isto é, a rotatividade dos colaboradores, prejudica a imagem da organização e acarreta custos desnecessários de recrutamento e treinamento para a empresa.
Os gerentes são mesmo necessários?
Será que os gerentes são realmente necessários ou só são uma capa democrática na empresa?
O Google, para fazer uma experiência se livrou de todos os seus gestores por um tempo. Após o período de teste, os gestores foram trazidos de volta para que os funcionários avaliassem se eles eram importantes ou não.
A hipótese original do projeto, foi que, especialmente para engenheiros, gerentes são desnecessários. Eles pensaram que os gestores só acrescentaram camadas de burocracia no serviço excluindo o “trabalho real”.
Afinal da pesquisa, que mediu os comportamentos de gerenciamento de chaves e seu impacto usando dados de pesquisas e Avaliações de Desempenho, eles descobriram que os bons gerentes realmente fazem diferença em uma empresa.
As equipes com bons gestores possuem menor índice turnover e maiores pontuações em métricas de felicidade e motivação dos empregados.
A conclusão desse experimento é que: os gerentes são incrivelmente importantes, mas os gerentes ruins podem, certamente, destruir uma empresa.
Como ser um bom líder
Tornar-se um bom líder não acontece de uma hora para outra. Como você está lidando com pessoas diferentes, ser um bom gestor para todos é uma medida difícil de acertar. Certamente, isto é algo que é preciso trabalhar continuamente.
Vamos determinar os fatores que fazem um gestor ser um bom líder e, após isso, lhe dar algumas dicas para construir e aperfeiçoar sua liderança.
Qualidades de um bom líder
Como mencionado anteriormente, os gestores realmente importam e são essenciais para uma empresa, pois possuem enorme impacto sob a linha de fundo e no envolvimento dos colaboradores.
Muitas vezes, as empresas pecam por não escolher pessoas por talentos para liderança para exercer a gestão. Na maioria das vezes, quando alguém é promovido para gestor, é porque eles estão no trabalho por mais tempo, ao invés de ser porque possuem mais talento.
Grandes líderes muitas vezes têm características semelhantes, é isso que os tornam tão simpáticos e amáveis diante de seus colaboradores.
Felizmente, a maioria dessas qualidades podem ser aprendidas e desenvolvidas ao longo do tempo, com treinamento e com a prática. O que é preciso mais do que qualquer coisa é um verdadeiro compromisso para realmente querer ser um bom líder.
Depois de ter esse objetivo em mente, você pode trabalhar conscientemente na construção dessas habilidades.
A pesquisa da Gallup descobriu que grandes líderes têm estas 14 qualidades:
- Motivam os colaboradores com uma missão e visão convincente;
- Tem foco para dirigir os resultados;
- Criam uma cultura clara de responsabilização;
- Constroem relacionamentos que criam confiança, diálogo aberto e total transparência;
- Tomam decisões com base na produtividade e não em preferências pessoais;
- São bons treinadores;
- Buscam capacitações para suas equipes;
- Expressam interesse no sucesso e bem-estar pessoal dos membros da equipe;
- São bons comunicadores;
- Focam em bons resultados;
- Ajudam os colaboradores no desenvolvimento de suas carreiras;
- São produtivos e orientados para resultados otimizados;
- Possuem uma visão clara e uma estratégia para a equipe;
- Tem habilidades técnicas fundamentais que ajudam a aconselhar a equipe.
Você pode usar seus próprios questionários e recolher feedback dos funcionários para compreender quais qualidades seus colaboradores consideram essenciais em bons gestores. Converse com eles para saber o que esperam de seus líderes.
As relações interpessoais são essenciais nesse processo. Não adianta saber tudo na teoria e na prática ser um gestor frio e sem envolvimento emocional com seus colaboradores e com a função que desempenha.
Assim, trabalhar na melhoria e evolução de sua inteligência emocional pode ser a chave para a criação desses relacionamentos significativos com os empregados.
A relação entre colaborador e gestor
A chave para construir um bom relacionamento com seu empregado é mostrar a eles que você realmente se importa não apenas no quanto eles podem ser produtivos e lucrativos para a empresa, mas também os valoriza como pessoas e profissionais em constante evolução. Afinal, nenhum profissional gosta de ser tratado como uma máquina que ao ficar obsoleta é colocada de lado.
Se você começar a construir e estreitar as relações de confiança com seus colaboradores, eles irão começar a respeitá-lo e o sucesso virá naturalmente para ambos os lados. Como em qualquer relacionamento, as fundações da relação gestor e empregado é a confiança e o respeito.
Você deve se concentrar em três elementos quando olhar para o relacionamento com seu empregado e como deseja melhorá-lo, que são:
- o conhecimento técnico da função desempenhada;
- a frequência de comunicação; e
- qualidade do relacionamento.
Aplique o processo de Avaliação de Desempenho para identificar os pontos fortes e fracos de seus colaboradores e assim conseguir desenvolvê-los com maior assertividade!
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